Sempre esterilizei a minha
água mineral para utilização em seringas / CL.
Como é que essa água vem esterilizada?
Não entendi o que vc quiz dizer, e nem se foi uma pergunta? Mas se a sua dúvida é quanto ao como a água comercial é esterilizada, existem diversos meios, destilação, uso de radiação, filtros especiais, e adição de produtos químicos (pré-tratamento).
Tava pensando aqui, partir um
bolo PFtek ao meio e colocar no
terrário aumentaria o numero de frutos? já que a área de superfície também iria aumentar
Sim cara, iria aumentar, mas acho meio trabalhoso e não iria funcionar de imediato, teria que esperar a parte interna novamente se colonizar, não que ela não estivesse antes, mas se vc cortar vc vai poder ver que a parte de fora fica branca proporcionando o crescendo do cogumelo enquanto a parte que vc cortou fica sem vestígio a olho nú de que ali o
micélio tenha se colonizado, mas não se engane pois ali há micélio.
Enfim, não seria mais facil cultivar em potes mais rasos da próxima vez, rs.
Eu vou cultivar assim tbm, e em varios potes, evita muito o disperdício, comprei uns de 240ml se não me engano e um de vidro 340ml ou algo em torno disso. Agora só te digo uma coisa, ao mesmo tempo que é bom devido a economia e a parte prática, não espere potes rasos renderem bastantes flushs, eu acho que no máximo 2 ou 3 até dá. E os cogumelos tbm não serão tão grandes, por isso é bom evitar potes rasos demais, digo rasos mesmos pq talvez vc até possa tentar fazer isso afim de economizar e pôr só uma fina camada de substrato quase a nível chapa ou folha e o cogumelo não terá força para crescer.
Os meus potes são bem razinhos, eu acho que dá no máximo 2 flushs, mas pelo menos podem crescer em tamanhos medianos até quase grandes, e garantem uma boa
frutificação sem disperdício. Dá até pra forçar uns 3 ou até 4 flushs quem sabe, mas se isso ocorrer será por mal cultivo aonde o cogumelo não teve as outras condições boas para se desenvolver bem.
Resumindo, o cogumelo consome quase tds os nutrientes do substrato em um único
flush, ainda mais se vc cultivar afim de boas produções forçando de várias formas as suas melhorias