Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Alguém aqui já teve um micélio inoculado num copo PFtek, normal, mas que no final de sua colonização criou tipo uma capa protetora em volta, em toda supercie externa, as vezes tem uma textura meio porosa, grossa, com um aspecto liso e emborrachado??
 
Essas duas primeiras imagens são do primeiro cultivo.(já falecido kk)
Essas duas Ultimas é o bolo que está no terrário o especto é quase o mesmo, não está poroso como o primeiro, mas está com uma textura lisa e fofa, superfície grossa, como se fosse um marshmallow.
 

Anexos

  • 82831158_486541915573956_3506396744810233856_n.jpg
    82831158_486541915573956_3506396744810233856_n.jpg
    56.8 KB · Visualizações: 25
  • 83285708_582580505929835_1127355411129696256_n.jpg
    83285708_582580505929835_1127355411129696256_n.jpg
    54.4 KB · Visualizações: 24
  • 20200203_225925.jpg
    20200203_225925.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 25
  • 20200203_230005.jpg
    20200203_230005.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 22
Última edição:
Ola

Moro no Acre, e a temperatura media aqui é bem alta, como vou começar ainda o cultivo, gostaria de saber se tem alguma strain que seja um pouco mais resistente a temperaturas, ou que aproveite melhor o clima amazônico
 
Ola

Moro no Acre, e a temperatura media aqui é bem alta, como vou começar ainda o cultivo, gostaria de saber se tem alguma strain que seja um pouco mais resistente a temperaturas, ou que aproveite melhor o clima amazônico

Na última vez que me pediram isso eu respondi o seguinte: pelo jeito que os cogumelos se reproduzem, com centenas de milhares de esporos, cada um um pouco diferente dos outros, uma cepa seria mais adequada por um cultivo, depois se adapta ao ambiente que cresce.

Mas se mesmo assim, quiser ter essa pequena vantagem, é só você pegar cepas com nomes se lugares quentes, tipo Ecuador, Mexican, Palenque, etc.

E na minha opinião, ou seja, não comprovei (até pq sou do Sul e aqui tenho o problema inverso) , um cultivo em grãos é melhor, idealmente com lã acrílica e o pote menos cheio que o normal.

E o motivo eh bem simples, o micelio quando está colonizando ele gera calor, nos bolos de pftek ele chega a subir a temperatura interna em 2 graus Celsius (de acordo com o Roger Rabbit do shroomery). Então a ideia é ter menos spawn por pote pra ter menos calor sendo gerado e mais ar dentro do pote pra resfriar.
 
Essas duas primeiras imagens são do primeiro cultivo.(já falecido kk)
Essas duas Ultimas é o bolo que está no terrário o especto é quase o mesmo, não está poroso como o primeiro, mas está com uma textura lisa e fofa, superfície grossa, como se fosse um marshmallow.
Rapaz, não sei dizer o que é, mas que tá estranho tá. Espero que alguém mais experiente te der uma luz. Procura algo nos tópicos de contaminação também, vai que.
No mais, eu estudaria esses bolos suspeitos, e guarda essas fotos numa pasta de CONTAMINAÇÃO.

Boa sorte.
 
Galera, sei que umas manchas amareladas/douradas, pode ser xixi de micélio devido a luta contra algum contaminante, mas só que em um dos meu bolos da Strain Porto Rico, ja com 7 dias de inoculação apresentou em um ponto uma mancha laranja/amarelada, e esse ponto de inoculação é o maior (que se desenvolveu mais até agora), deixei os copos (lacrados ja) de substrato quase 2 hrs na panela de pressão, fiz a inoculação no meio das 4 bocas do fogão usando luvas e máscara, tudo esterilizado com álcool.
Na minha opinião, se for contaminação, veio do próprio recipiente, que apesar de eu ter limpado com álcool, pode ter sobrado algum contaminante.
Alguém já teve experiencia de uma contaminação que emitia esse tipo de cor laranja/amarelada logo no inicio do micélio?
 
Galera, sei que umas manchas amareladas/douradas, pode ser xixi de micélio devido a luta contra algum contaminante, mas só que em um dos meu bolos da Strain Porto Rico, ja com 7 dias de inoculação apresentou em um ponto uma mancha laranja/amarelada, e esse ponto de inoculação é o maior (que se desenvolveu mais até agora), deixei os copos (lacrados ja) de substrato quase 2 hrs na panela de pressão, fiz a inoculação no meio das 4 bocas do fogão usando luvas e máscara, tudo esterilizado com álcool.
Na minha opinião, se for contaminação, veio do próprio recipiente, que apesar de eu ter limpado com álcool, pode ter sobrado algum contaminante.
Alguém já teve experiencia de uma contaminação que emitia esse tipo de cor laranja/amarelada logo no inicio do micélio?

Tu sabes que não temos como saber direito se não enviar fotos né?
Parece com isso aqui?
 
Valeu pela ajuda @Ankardo
ta com essas gotas de água no fundo por causa da aguá que usei pra inoculação, porque não coloquei muita aguá no substrato
 

Anexos

  • 20200206_201345.jpg
    20200206_201345.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 16
  • 20200206_201358.jpg
    20200206_201358.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 14
Valeu pela ajuda @Ankardo
ta com essas gotas de água no fundo por causa da aguá que usei pra inoculação, porque não coloquei muita aguá no substrato

Bom excesso de água facilita o crescimento de bactérias, me parece que tens uma mistura de excremento micelial, substrato e bactérias.

Agora vamos a questão da água...

Esse pote ai parece meio baixo, se fosse comparar ele com a altura de copos, seria que copo mais ou menos 250?

Quantos ml de inoculante tu colocou?
 
Boa noite.

Farei uma pequena colheita em uns bolos e um casing no sábado e domingo. Na terça viajo e fico uma semana fora.
Existe alguma maneira de manter o bolo e o casing seguro nesse período? Não sei se arrisco deixar no terrário ou poderia por na geladeira?

Abraço!
 
Valeu pela ajuda @Ankardo
ta com essas gotas de água no fundo por causa da aguá que usei pra inoculação, porque não coloquei muita aguá no substrato
Na verdade é uma vasilha quadrada hehe, é um teste que estou fazendo com um recipiente maior, acho que a agua se condensou nos cantos pelo fato de ser quadrada.
inoculei ums 5 ml de soluçao de esporos nesse pote
Na verdade é uma vasilha quadrada hehe, é um teste que estou fazendo com um recipiente maior, acho que a agua se condensou nos cantos pelo fato de ser quadrada.
inoculei uns 5 ml de soluçao de esporos nesse pote
vou esperar mais alguns dias pro micelio se fortalecer mais e ver o que vai rolar.
Se a mancha aumentar ou ficar ficar mais escura vou injetar um pouco de agua oxigena pelo fundo e vedar o buraco, seria aconselhável?
 
Última edição:
Boa tarde, galera.

Gostaria de adquirir um conhecimento: Fiz carimbos de esporos com um Psilocybe Cubensis que nasceu espontâneo na natureza (claro, em cima de um fezes de vacas). Dará para cultivar indoor, inoculando em um substrato, mesmo ele sendo selvagem?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-02-05 at 08.04.56.jpeg
    WhatsApp Image 2020-02-05 at 08.04.56.jpeg
    72.6 KB · Visualizações: 9
@AdrielOD
Esses carimbos certamente tem uma grande carga de contaminantes, não vou dizer que é impossível, mas é muito mais difícil conseguir sucesso no cultivo.

O ideal seria fazer um isolamento em agar antes de tentar inocular esporos obtidos de cogumelos selvagens.
Caso você nunca tenha cultivado, não recomendo esse caminho.

Você vai economizar (muito) tempo e dinheiro conseguindo um carimbo de esporos limpo de contaminantes e iniciando seu cultivo com eles. Pense que em cada pote contaminado você não gastou apenas substrato, mas também gastou bastante gás de cozinha, materiais de limpeza, etc.
Sem falar no tempo para identificar a contaminação e começar tudo do zero novamente...

Existem diversas tentativas frustradas de cultivo com esporos selvagens pelo fórum. Poucas tem sucesso.

Caso você seja novato no cultivo eu recomendo você guardar esses carimbos pro futuro, quando estiver acostumado com o bê-a-bá do cultivo e quiser começar a brincar com técnicas avançadas.
 
Última edição:
Alguém já viu isso?
Q q tá acontecendo??
 

Anexos

  • 20200209_021611.jpg
    20200209_021611.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 25
  • 20200208_235452.jpg
    20200208_235452.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 26
Eae @Ankardo blz?? sempre ajudando to confuso sobre o aspecto dessas primordias cara, elas tem um orifício mesmo??? Tipo uma boca?
Seu cultivo está com um caso brabo de fuzzy feet, o pezinho algodoado...

Já passou da primordia, me parece que pins se formaram mas por causa da falta de ar fresco voltou pro estado vegetativo, ou seja, cresceu micelio ao redor do pin.

Nesse link tem exemplo:
Diferentes estados
 
Back
Top