Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Esqueça o milho de pipoca, agr é milho de mugunzá mais facil, rápido

Amanita53

Hifa
Membro Ativo
18/10/2019
57
6
26
Munguzátek foi criada por um colega de Cultivo @AgresteCubensis, um substrato nutritivo como o milho porém mais fácil de preparar.
Bom cultivo pessoal 🙌🍄
 

Anexos

  • Munguzátek.pdf
    547.1 KB · Visualizações: 931
É ele meu amigo, depois de ferver fica amarelo kk
Que isso @Cebolo kkkkkk
Canjica branca fica branca e Canjica amarela fica amarela...
Sao diferentes variedades de milho canjica.
O "milho canjica" ou "mugunza" que falamos é o milho comum (tipo pra alimentar galinha) quebrado pq eles retiram o gérmen da semente.
Na minha opiniao o germen de um grão de milho é perfeito para o alojamento de esporos de contaminantes... ja o canjica é só a parte dura do grão
 
Que isso @Cebolo kkkkkk
Canjica branca fica branca e Canjica amarela fica amarela...
Sao diferentes variedades de milho canjica.
O "milho canjica" ou "mugunza" que falamos é o milho comum (tipo pra alimentar galinha) quebrado pq eles retiram o gérmen da semente.
Na minha opiniao o germen de um grão de milho é perfeito para o alojamento de esporos de contaminantes... ja o canjica é só a parte dura do grão

HAHAHAH to usando canjica branca, ela fica amarela depois de cozinhar, e ta tudo perfeito kkkk

Nos mercados daqui, só existe uma canjica, da marca Yoki, na embalagem somente diz Canijca de Milho.
Nos empórios de grão daqui, só existe uma canjica, chamada canjica branca, que é identica a da Yoki.

Isso me foi uma duvida antes de comprar, eu só achava a branca, então comprei e logo após o cozimento na panela (seguindo a tek, antes da PP) eles ficaram amarelos, nesse momento eu pensei "ótimo, tudo certo" kkkkk

Obs: nota do Wikipédia.
Mungunzá ou munguzá[a] é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados
Aqui no sudeste por exemplo, eu fui descobrir o que era Mungunzá vendo esse tutorial no fórum, aqui esse milho se chama Canjica.
Igual tangerina aqui é chamado de bergamota no sul.

Dando uma pesquisada no google achei algumas citações que achei válido trazer:
Na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. Já no Nordeste, há o mungunzá. O mungunzá é a preparação com milho branco, e a chamada canjica é amarela, bem semelhante ao curau, que é um termo pouco utilizado pelos nordestinos.
Milho branco: De espigas longas e finas, o milho branco é utilizado principalmente para fazer a canjica e o mungunzá.

O milho branco é colhido imaturamente e muitas vezes tratado como vegetal ao invés de grão. De cor branca, ligeiramente amarelado, o grão possui sabor mais delicado, por ter em sua composição mais açúcar que amido.

Ou seja, resumindo, é tudo milho, pode usar branco ou amarelo que dá bom 😁

Aqui umas fotos dos meus potes de canjica branca.
IMG_20200819_084258734.jpgIMG_20200819_084302264.jpgIMG_20200819_084307902.jpg
 
Última edição:
Salveee

Comecei a fazer hoje com canjica branca mesmo, logo mais posto atualizações sobre a técnica.
 
Salve galera, primeiramente agradeço a todos que contribuem com diversas informações aqui. Sou muito grato pelo conteúdo.
Já fiz alguns cultivos com PFTEK padrão, e resolvi tentar a mugunzá tek.
Segui a risca todos os passos e tive uma colonização bem rápida e rizomórfica. Porém quando montei o casing com vermiculita o micélio travou.
Deixei na incubadora por mais um tempo, e depois arrisquei a mandar pro terrário mesmo assim.
No final das contas o casing não pinou e o micélio foi enfraquecendo até que terminou contaminado por trichoderma.
Descartei tudo e fiz higienização.
Já estou com outros potes na incubadora colonizando.

Alguém poderia me dar alguma dica para induzir a frutificação com o mugunzá?
Muito obrigado!!
 
Salve galera, primeiramente agradeço a todos que contribuem com diversas informações aqui. Sou muito grato pelo conteúdo.
Já fiz alguns cultivos com PFTEK padrão, e resolvi tentar a mugunzá tek.
Segui a risca todos os passos e tive uma colonização bem rápida e rizomórfica. Porém quando montei o casing com vermiculita o micélio travou.
Deixei na incubadora por mais um tempo, e depois arrisquei a mandar pro terrário mesmo assim.
No final das contas o casing não pinou e o micélio foi enfraquecendo até que terminou contaminado por trichoderma.
Descartei tudo e fiz higienização.
Já estou com outros potes na incubadora colonizando.

Alguém poderia me dar alguma dica para induzir a frutificação com o mugunzá?
Muito obrigado!!
Estou passando pela mesma situação que você @johnnsantos. Só que ainda estou eliminando as outras variáveis, como p.ex. o excesso de vermiculita na camada superior do casing (fiz com uma camada menos espessa dessa vez) e a falta de dunk após a incubação (antes não tinha "dunkado" o casing depois de ter passado pelo período incubação) para então concluir que casing não é viável com o milho de canjica mugunzá.

Em todo caso, se alguém aqui tiver tido algum insight que favoreceu o progresso do cultivo com essa tek, peço por favor que compartilhem aqui meus consagrados. :piscada:
 
Eu ja fiz alguns casings de canjica e vermiculita apenas... desmancha o spawn bota na marmita e uma pequena camada de vermiculita por cima. Incuba por 10 dias e bota pro terrario.
Porém achei sempre mais demorado do que casings de outros grãos.
 
Salve galera!
Tô na segunda tentativa dessa teck, e acho que deu bom. Alguém que já tenha montado cassing, aconselha qual ingrediente?
Normalmente eu uso fibra de coco embaixo, spaw no meio e outra camada de fibra de coco e depois fina camada de vermiculita.
 
Se não usar o café e nem o gesso, eu posso ter problemas ?
 
Esse aqui é meu resultado!!! Mudei algumas etapas do processo.
Antes desses 3 potes de 500 ml, eu já consegui mais 5 destes sem contaminações.... Um pote, dos 6 primeiros, perdi por excesso de umidade.
Primeiro fervi o milho já com o café e o gesso...Para garantir zero contaminação, fervi duas vezes e escorri a água.
Não lavei depois de ferver, como manda PDF, somente escorri a água.
Vi em um video um cara que colocava uma colher de mel....como tinha aqui, coloquei tbm.(Opcional.)
Depois coloco em uma bandeja e coloco no fogão para secar toda a água dos grãos, no ponto em que ficam úmidos, mas quando encosto a mão não molha.
Depois coloco nesses potes e deixo 1 hora na pressão.
Depois que esfriou fiz o grain to grain.
Os outros 5 potes já estão na bandeja com a camada de casing...Porém agora estou com problemas. Estão colonizando a camada de vermiculita muuuuito lentamente.
Os potes da foto estão com quase duas semanas. Os outros colonizaram 100% com quase 3 semanas.
Acabei fazendo muito subtrato e congelei o que sobrou....Quando descongelo coloco na bandeja pra secar.
Os outros potes ficaram mais claro, com menos café, porque era o milho que estava em cima...Já esses ai eram os milhos de baixo e ficaram com muito muito café, porém esta colonizando normal.
Acredito que se eu tivesse misturado depois de ferver teria melhorado isso...
Até agora, sem contaminação nenhuma.
OBS: Fiz essas mudanças porque já tinha tido problemas. Deu certo pra mim assim.
Se precisarem façam outras mudanças.
Espero ter ajudado.


Genética cambodian.
Fala Pisilotime, tranquilo?

Mano, engraçado que eu tive essa ideia de colocar tudo junto logo de cara: enchi a panela com milho, café e gesso com água a temperatura ambiente. (Fiz a lavagem antes em agua corrente conforme orientado). Porém, não sei se é por conta do volume de canjica que estou fazendo que é de 1,3 kilogramas, que a água não ferve de jeito nenhum mano, eu fiquei 1 hora no fogão mexendo o tempo todo para o milho cozinhar de forma mais uniforme possível, mas não cheguei a nem ver as bolinhas de vapor indicando fervura. Eu sei que pela química, quando se adiciona alguma substancia na água é normal retardar o tempo da água para entrar em ebulição, mas tô de cara com a água não ferver dentro de 1 hora com o fogo médio/baixo. Alguma dica?


Uma dica boa para secar grãos é colocá-los na geladeira. Eu já fiz essa tek com sucesso porém em outras quantidades. Só que como eu tava agilizando outras paradas, os grãos ficaram no frigobar 4 dias kkkk.. mesmo assim colonizou perfeitamente. Eu só não cheguei a colher cogumelos porque tive que me mudar, então não pude aniversariar e ai acabei não sabendo como ia ser caso colocasse no terrario..


Abração!
 
Boa vida a todos!

Pesquisando sobre o grão para comprar, marca, preço e qualidade, me deparei com um produto interessante e pesquisando pelo nome aqui no fórum não encontrei nada relacionado.

Existe uma marca chamada V@pza que vende canjica cozida no vapor. Alguém já fez uso dela?

Segundo site do Fabricante: "As matérias-primas são selecionadas e certificadas por uma equipe de técnicos especializados e que aplicam um alto controle de qualidade. Os produtos são cozidos a vapor dentro da própria embalagem, o que preserva as propriedades nutricionais dos alimentos. São saborosos, em embalagens Longa Vida, sem conservantes, que dispensam refrigeração, garantem segurança alimentar e proporcionam praticidade e rapidez para o consumidor."

Segundo embalagem: ingredientes "canjica e água"

Preço anunciado em 04/11/21 R$8,10 e a canjica em grão cru Y0ki R$4,79 ambas pesando 500gr. Sabendo que o grão cru ganhara massa após o cozimento, levar em conta o custo benefício desse quesito.

Eu como novato e entusiasta vi que o mungunzatek tem entre uma das vantagens a economia de tempo no preparo, então minha falta de experiência não me permite dizer se não esse produto possa facilitar ainda mais ou é descartável perante o metodo

Pensei até na possibilidade de injetar uma cultura líquida direto na embalagem e tapar o furo com micropore, mas aí teria que fazer um outro furo/respiro (vácuo) e não sei se daria certo pela questão da embalagem, material, tamanho, por foto parece ser bem compacta ainda mais por ser submetida a vacuo.

Enfim, estou pensando em fazer uma experiência em breve, no caso seria misturar com o gesso e café e mandar pra PP.
 

Anexos

  • canjica.png
    canjica.png
    212 KB · Visualizações: 3
Tinha uma tek no shroomery que era comprar o arroz integral pronto da uncle's bens, que vem pronto para consumo, então seria esterilizado.

Eu comprei uns 2 pacotes para testar, acho que era uns 7 reais 250g.

No 1 pacote eu fui furar e atravessei os dois lados.
O outro não deu nenhum sinal de micelio.
E desisti porque não valia a pena o preço.

Essa canjica cozida também ficaria cara a longo prazo, mas podemos testar inocular ela diretamente.

Eu nunca vi aqui no mercado, se por acaso ver, compro e inoculo o saco.
Ou você testa pra gente, só por curiosidade.

Mas como é novato, deve estar preocupado em colher, então a melhor opção é sempre seguir a tek que já testaram
 
Tinha uma tek no shroomery que era comprar o arroz integral pronto da uncle's bens, que vem pronto para consumo, então seria esterilizado.

Eu comprei uns 2 pacotes para testar, acho que era uns 7 reais 250g.

No 1 pacote eu fui furar e atravessei os dois lados.
O outro não deu nenhum sinal de micelio.
E desisti porque não valia a pena o preço.

Essa canjica cozida também ficaria cara a longo prazo, mas podemos testar inocular ela diretamente.

Eu nunca vi aqui no mercado, se por acaso ver, compro e inoculo o saco.
Ou você testa pra gente, só por curiosidade.

Mas como é novato, deve estar preocupado em colher, então a melhor opção é sempre seguir a tek que já testaram
Obrigado pelo relato amigo!

Eu ainda estou esperando meus primeiros bolos terminarem de colonizar e só depois de colher, fazer uns carimbos e uma cultura etc... Vou proceder com o Mungunzá Tek, aí tento uma amostra com essa canjica pronta.

A tática do "time que tá ganhando não se mexe" é bem sabia e não é atoa, pra mim essas coisas, ideias que surgem são curiosidades aumentadas pela empolgação com um tema tão amplo e fascinante.

Por isso agradeço e concordo com sua sugestão para eu seguir em primeiro lugar com aquilo que já foi testado e comprovado antes.
 
Existe uma marca chamada V@pza que vende canjica cozida no vapor.


Nunca comprei essa canjica, mas a marca é muito boa. Já consumi outros produtos.

Porém é bastante cara. Nem para comer eu compro regularmente.
 
Nunca comprei essa canjica, mas a marca é muito boa. Já consumi outros produtos.

Porém é bastante cara. Nem para comer eu compro regularmente.
Eu já comi a carne seca e o frango desfiado. A minha véinha comprou uma vez e vi pela caixa, tomei um susto qnd vi o preço no mercado, a qualidade é ótima.

Isso faz um tempo, agora com o preço do gás de cozinha aqui, deve tá saindo mais em conta comprar ao invés de cozer, já já tô convertendo o fogão pra lenha.
 
Enfim, estou pensando em fazer uma experiência em breve, no caso seria misturar com o gesso e café e mandar pra PP.
Galera gringa usa isso aí.




Normalmente arroz integral do uncle ben's. Valeria muito a pena se nossa moeda fosse boa. Lá é praticamente de graça essas paradas, aqui é o olho da cara e ainda é difícil de encontrar.

Vai uns 3 reais de gás de cozinha + 6 reais 500g de canjica, então se o valor ficar ali nos 9 reais, tá tudo certo até. Porém, se tu usar vários potes, por exemplo, inoculando 1kg numa tacada só na panela de pressão, são 3 reais + 12 do spawn. 15 reais para 1kg. E a diferença vai aumentando conforme a panela aumenta...

Eu tô tentando achar faz tempo, se se for uns 9~10 reais, vou começar a fazer dessa forma. A parte mais chata para mim e talvez para a maioria, é a panela de pressão. Isso se eu conseguir fazer adequadamente, não costumo usar agulhas.
 
Sobre coisas cozidas ou pre cozidas. Sempre terá algum conservante. Nem tudo precisa estar escrito na embalagem. Obviamente vale o teste, mas se n der ja é a possível explicação.

Referente ao milho pensei em tentar um all in one com milho comum ou ate com o milho quebrado ( 18 reais 5 kg seco, muito barato).

Alguem ja tentou usar o milho comum quebrado?
 
Back
Top