- 18/10/2019
- 57
- 6
- 26
Munguzátek foi criada por um colega de Cultivo @AgresteCubensis, um substrato nutritivo como o milho porém mais fácil de preparar.
Bom cultivo pessoal
Bom cultivo pessoal
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Virsh, não sabia dessa kkkÉ ele meu amigo, depois de ferver fica amarelo kk
Que isso @Cebolo kkkkkkÉ ele meu amigo, depois de ferver fica amarelo kk
Que isso @Cebolo kkkkkk
Canjica branca fica branca e Canjica amarela fica amarela...
Sao diferentes variedades de milho canjica.
O "milho canjica" ou "mugunza" que falamos é o milho comum (tipo pra alimentar galinha) quebrado pq eles retiram o gérmen da semente.
Na minha opiniao o germen de um grão de milho é perfeito para o alojamento de esporos de contaminantes... ja o canjica é só a parte dura do grão
Aqui no sudeste por exemplo, eu fui descobrir o que era Mungunzá vendo esse tutorial no fórum, aqui esse milho se chama Canjica.Obs: nota do Wikipédia.
Mungunzá ou munguzá[a] é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados
Na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. Já no Nordeste, há o mungunzá. O mungunzá é a preparação com milho branco, e a chamada canjica é amarela, bem semelhante ao curau, que é um termo pouco utilizado pelos nordestinos.
Milho branco: De espigas longas e finas, o milho branco é utilizado principalmente para fazer a canjica e o mungunzá.
O milho branco é colhido imaturamente e muitas vezes tratado como vegetal ao invés de grão. De cor branca, ligeiramente amarelado, o grão possui sabor mais delicado, por ter em sua composição mais açúcar que amido.
Estou passando pela mesma situação que você @johnnsantos. Só que ainda estou eliminando as outras variáveis, como p.ex. o excesso de vermiculita na camada superior do casing (fiz com uma camada menos espessa dessa vez) e a falta de dunk após a incubação (antes não tinha "dunkado" o casing depois de ter passado pelo período incubação) para então concluir que casing não é viável com o milho de canjica mugunzá.Salve galera, primeiramente agradeço a todos que contribuem com diversas informações aqui. Sou muito grato pelo conteúdo.
Já fiz alguns cultivos com PFTEK padrão, e resolvi tentar a mugunzá tek.
Segui a risca todos os passos e tive uma colonização bem rápida e rizomórfica. Porém quando montei o casing com vermiculita o micélio travou.
Deixei na incubadora por mais um tempo, e depois arrisquei a mandar pro terrário mesmo assim.
No final das contas o casing não pinou e o micélio foi enfraquecendo até que terminou contaminado por trichoderma.
Descartei tudo e fiz higienização.
Já estou com outros potes na incubadora colonizando.
Alguém poderia me dar alguma dica para induzir a frutificação com o mugunzá?
Muito obrigado!!
Olá irmão, fica melhor do que com gesso!Irado esse relatório mano, no aguardo do 2.0.
Se eu jogar calcário e a borra de café no milho normal, tem a mesma eficácia ???
são opcionais amigo mas recomendoSe não usar o café e nem o gesso, eu posso ter problemas ?
Fala Pisilotime, tranquilo?Esse aqui é meu resultado!!! Mudei algumas etapas do processo.
Antes desses 3 potes de 500 ml, eu já consegui mais 5 destes sem contaminações.... Um pote, dos 6 primeiros, perdi por excesso de umidade.
Primeiro fervi o milho já com o café e o gesso...Para garantir zero contaminação, fervi duas vezes e escorri a água.
Não lavei depois de ferver, como manda PDF, somente escorri a água.
Vi em um video um cara que colocava uma colher de mel....como tinha aqui, coloquei tbm.(Opcional.)
Depois coloco em uma bandeja e coloco no fogão para secar toda a água dos grãos, no ponto em que ficam úmidos, mas quando encosto a mão não molha.
Depois coloco nesses potes e deixo 1 hora na pressão.
Depois que esfriou fiz o grain to grain.
Os outros 5 potes já estão na bandeja com a camada de casing...Porém agora estou com problemas. Estão colonizando a camada de vermiculita muuuuito lentamente.
Os potes da foto estão com quase duas semanas. Os outros colonizaram 100% com quase 3 semanas.
Acabei fazendo muito subtrato e congelei o que sobrou....Quando descongelo coloco na bandeja pra secar.
Os outros potes ficaram mais claro, com menos café, porque era o milho que estava em cima...Já esses ai eram os milhos de baixo e ficaram com muito muito café, porém esta colonizando normal.
Acredito que se eu tivesse misturado depois de ferver teria melhorado isso...
Até agora, sem contaminação nenhuma.
OBS: Fiz essas mudanças porque já tinha tido problemas. Deu certo pra mim assim.
Se precisarem façam outras mudanças.
Espero ter ajudado.
Genética cambodian.
Obrigado pelo relato amigo!Tinha uma tek no shroomery que era comprar o arroz integral pronto da uncle's bens, que vem pronto para consumo, então seria esterilizado.
Eu comprei uns 2 pacotes para testar, acho que era uns 7 reais 250g.
No 1 pacote eu fui furar e atravessei os dois lados.
O outro não deu nenhum sinal de micelio.
E desisti porque não valia a pena o preço.
Essa canjica cozida também ficaria cara a longo prazo, mas podemos testar inocular ela diretamente.
Eu nunca vi aqui no mercado, se por acaso ver, compro e inoculo o saco.
Ou você testa pra gente, só por curiosidade.
Mas como é novato, deve estar preocupado em colher, então a melhor opção é sempre seguir a tek que já testaram
Existe uma marca chamada V@pza que vende canjica cozida no vapor.
Eu já comi a carne seca e o frango desfiado. A minha véinha comprou uma vez e vi pela caixa, tomei um susto qnd vi o preço no mercado, a qualidade é ótima.Nunca comprei essa canjica, mas a marca é muito boa. Já consumi outros produtos.
Porém é bastante cara. Nem para comer eu compro regularmente.
Galera gringa usa isso aí.Enfim, estou pensando em fazer uma experiência em breve, no caso seria misturar com o gesso e café e mandar pra PP.