Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Esqueça o milho de pipoca, agr é milho de mugunzá mais facil, rápido

Amanita53

Hifa
Membro Ativo
18/10/2019
57
6
26
Munguzátek foi criada por um colega de Cultivo @AgresteCubensis, um substrato nutritivo como o milho porém mais fácil de preparar.
Bom cultivo pessoal 🙌🍄
 

Anexos

  • Munguzátek.pdf
    547.1 KB · Visualizações: 935
Eaew cara blz? Tava pesquisando sobre essa receita, mais não achei nenhuma postagem do resultado, como tá seu cultivo seguindo essa receita? Teria fotos pra mostrar, acredito que assim como eu, com certeza tem outras pessoas curiosas.

o/


Olha, a ideia de colocar café enquanto ferve, para mim fez sentido...Mas colocar depois de ferver (o que já achei meio idiota na hora) fez com que desse coweb em todos os meus 6 potes de 500 ml. Mesmo depois de colocar na pressão por 1 hora e deixar esfriar por horas sozinho, não esterilizou o café que mandam colocar depois de ferver(Sei que a contaminação estava no café, porque o micélio cresceu bem separado da contaminação do coweb.). Nesse momento vou refazer todo o cultivo. Tentar retirar os grãos com micélio sem contaminação, porque gastei todo o esporo da seringa, e jogar o resto no lixo. Agora corro o risco de passando o micélio aparentemente sem contaminação, para outro pote, de passar o coweb junto.
Para quem colocou café depois de ferver e não contaminou, parabéns!!!! Mas para quem dá o azar de contaminar só digo que é muito risco para pouco retorno. Na minha experiencia eu só ferveria junto e depois colocaria um pouco de gesso. Horas de trabalho vão pro lixo agora e mais várias outras horas sendo gastas para tentar recuperar o prejuízo. Resumindo o aprendizado....Já tinha feito sem café e coloniza somente um pouco mais lento o milho puro, mas o risco de contaminação é muuuito menor sem café. Estou realmente puto de jogar horas de trabalho no lixo por colocar café e tentar uma vantagem muito pequena.
 
Olha, a ideia de colocar café enquanto ferve, para mim fez sentido...Mas colocar depois de ferver (o que já achei meio idiota na hora) fez com que desse coweb em todos os meus 6 potes de 500 ml. Mesmo depois de colocar na pressão por 1 hora e deixar esfriar por horas sozinho, não esterilizou o café que mandam colocar depois de ferver(Sei que a contaminação estava no café, porque o micélio cresceu bem separado da contaminação do coweb.). Nesse momento vou refazer todo o cultivo. Tentar retirar os grãos com micélio sem contaminação, porque gastei todo o esporo da seringa, e jogar o resto no lixo. Agora corro o risco de passando o micélio aparentemente sem contaminação, para outro pote, de passar o coweb junto.
Para quem colocou café depois de ferver e não contaminou, parabéns!!!! Mas para quem dá o azar de contaminar só digo que é muito risco para pouco retorno. Na minha experiencia eu só ferveria junto e depois colocaria um pouco de gesso. Horas de trabalho vão pro lixo agora e mais várias outras horas sendo gastas para tentar recuperar o prejuízo. Resumindo o aprendizado....Já tinha feito sem café e coloniza somente um pouco mais lento o milho puro, mas o risco de contaminação é muuuito menor sem café. Estou realmente puto de jogar horas de trabalho no lixo por colocar café e tentar uma vantagem muito pequena.
Já perdi 2 dos 5 copos que fiz. Mas acho que foi porque deixei úmido demais.

IMG_20200414_135045.jpg

Tô quase desistindo dos outros e começar outro.
 
Já perdi 2 dos 5 copos que fiz. Mas acho que foi porque deixei úmido demais.

View attachment 112911

Tô quase desistindo dos outros e começar outro.


Eu já errei algumas vezes aqui e uma delas foi deixar úmido.
Em relação a umidade, a meu ver, você pode deixar o grão bem seco por fora....dentro dele ainda tem muita água.
No meu primeiro cultivo tinha pouca água e ainda deu errado por excesso de umidade.
Tinha uma condensação alta nas paredes e no fundo do pote, somente os potes com praticamente nenhuma condensação nas paredes, e zero no fundo, é que desenvolveram bem o micélio. De 10 potes de 500 ml de milho de canjica puro, dois salvaram.
Na segunda tentativa sequei bem o milho depois de ferver, e quando estava na panela de pressão, a umidade de dentro do milho condensou bastante nas paredes e no fundo do pote....Mas foi só sacudir e o excesso sumiu e colonizou muito bem.
Nessa terceira vez, coloquei café depois de ferver e contaminou tudo.
Enfim, muita tentativa e erro.
Estou escrevendo aqui, com meus erros de escrita...Para que alguém aprenda um pouco com meus erros e talvez economize tempo e dinheiro.
 
Minha contribuição a esta tek que por enquanto está muito forte a colonização.
Inoculados a 11 dias com cultura líquida. Irei criar um diário da continuação.
Valeu

20200601_103209.jpg20200601_103159.jpg 20200601_103005.jpg20200601_102915.jpg 20200601_102732.jpg
20200601_102647.jpg20200601_102743.jpg20200601_102803.jpg

Atualizando alguns dias após: 20200604_101606.jpg o primeiro pote ja estava por completo e dei uma agitada alguns dias atrás
 
Última edição:
Usei esse substrato recomendado de mungunzá, ajudem la por favor.
 
Munguzátek foi criada por um colega de Cultivo @AgresteCubensis, um substrato nutritivo como o milho porém mais fácil de preparar.
Bom cultivo pessoal 🙌🍄
Munguzátek foi criada por um colega de Cultivo @AgresteCubensis, um substrato nutritivo como o milho porém mais fácil de preparar.
Bom cultivo pessoal 🙌🍄

Munguzátek foi criada por um colega de Cultivo @AgresteCubensis, um substrato nutritivo como o milho porém mais fácil de preparar.
Bom cultivo pessoal 🙌🍄
Esperando o 2.0 do pdf
 
Esse aqui é meu resultado!!! Mudei algumas etapas do processo.
Antes desses 3 potes de 500 ml, eu já consegui mais 5 destes sem contaminações.... Um pote, dos 6 primeiros, perdi por excesso de umidade.
Primeiro fervi o milho já com o café e o gesso...Para garantir zero contaminação, fervi duas vezes e escorri a água.
Não lavei depois de ferver, como manda PDF, somente escorri a água.
Vi em um video um cara que colocava uma colher de mel....como tinha aqui, coloquei tbm.(Opcional.)
Depois coloco em uma bandeja e coloco no fogão para secar toda a água dos grãos, no ponto em que ficam úmidos, mas quando encosto a mão não molha.
Depois coloco nesses potes e deixo 1 hora na pressão.
Depois que esfriou fiz o grain to grain.
Os outros 5 potes já estão na bandeja com a camada de casing...Porém agora estou com problemas. Estão colonizando a camada de vermiculita muuuuito lentamente.
Os potes da foto estão com quase duas semanas. Os outros colonizaram 100% com quase 3 semanas.
Acabei fazendo muito subtrato e congelei o que sobrou....Quando descongelo coloco na bandeja pra secar.
Os outros potes ficaram mais claro, com menos café, porque era o milho que estava em cima...Já esses ai eram os milhos de baixo e ficaram com muito muito café, porém esta colonizando normal.
Acredito que se eu tivesse misturado depois de ferver teria melhorado isso...
Até agora, sem contaminação nenhuma.
OBS: Fiz essas mudanças porque já tinha tido problemas. Deu certo pra mim assim.
Se precisarem façam outras mudanças.
Espero ter ajudado.


Genética cambodian.
 

Anexos

  • IMG_2180.JPG
    IMG_2180.JPG
    682.9 KB · Visualizações: 39
  • IMG_2181.JPG
    IMG_2181.JPG
    660.4 KB · Visualizações: 38
  • IMG_2182.JPG
    IMG_2182.JPG
    582.1 KB · Visualizações: 41
  • IMG_2183.JPG
    IMG_2183.JPG
    600.6 KB · Visualizações: 39
2-3 semanas é muito para os 8 dias que o pdf deste substrato anuncia. Vou tentar da próxima vez com milho de pipoca. Este substrato deve ser bom, mas é muito arriscado. Essa é minha opinião.. ainda não trabalhei com o milho para comparar, mas tambem ja ouvi essa opinião de outros.
 
2-3 semanas é muito para os 8 dias que o pdf deste substrato anuncia. Vou tentar da próxima vez com milho de pipoca. Este substrato deve ser bom, mas é muito arriscado. Essa é minha opinião.. ainda não trabalhei com o milho para comparar, mas tambem ja ouvi essa opinião de outros.

Esta colonizando mesmo eu tendo errado a mão no café. O negócio é que meu risco de contaminação quando for pro casing, sobe muito com tanto café.
Olha, já testei sem café e com muito café como pode ver, mas 8 dias ainda não vi não.
Posso estar errando em algo, e por isso demore um pouco mais.
A genética pra mim fez diferença tbm...Eu estava com o cambodian e o ecuador.
O cambodian seguiu 100% e o equador demorou tanto pra colonizar que eu desisti.
Enfim, estou aprendendo ainda...
Boa sorte pra ti!!!

Estou seguindo esse cara aqui....ele faz com milho normal, mas depois mistura com esterco.
Quando eu tiver mais experiencia, quero fazer tbm.
 
Última edição:
Esse aqui é meu resultado!!! Mudei algumas etapas do processo.
Antes desses 3 potes de 500 ml, eu já consegui mais 5 destes sem contaminações.... Um pote, dos 6 primeiros, perdi por excesso de umidade.
Primeiro fervi o milho já com o café e o gesso...Para garantir zero contaminação, fervi duas vezes e escorri a água.
Não lavei depois de ferver, como manda PDF, somente escorri a água.
Vi em um video um cara que colocava uma colher de mel....como tinha aqui, coloquei tbm.(Opcional.)
Depois coloco em uma bandeja e coloco no fogão para secar toda a água dos grãos, no ponto em que ficam úmidos, mas quando encosto a mão não molha.
Depois coloco nesses potes e deixo 1 hora na pressão.
Depois que esfriou fiz o grain to grain.
Os outros 5 potes já estão na bandeja com a camada de casing...Porém agora estou com problemas. Estão colonizando a camada de vermiculita muuuuito lentamente.
Os potes da foto estão com quase duas semanas. Os outros colonizaram 100% com quase 3 semanas.
Acabei fazendo muito subtrato e congelei o que sobrou....Quando descongelo coloco na bandeja pra secar.
Os outros potes ficaram mais claro, com menos café, porque era o milho que estava em cima...Já esses ai eram os milhos de baixo e ficaram com muito muito café, porém esta colonizando normal.
Acredito que se eu tivesse misturado depois de ferver teria melhorado isso...
Até agora, sem contaminação nenhuma.
OBS: Fiz essas mudanças porque já tinha tido problemas. Deu certo pra mim assim.
Se precisarem façam outras mudanças.
Espero ter ajudado.


Genética cambodian.

Gostei muito das atualizações que fizeste na técnica inicial. Também achei estranho lavar os grãos após colocar os enriquecimentos; a água da torneira pode recontaminar os grãos. Minha dúvida é sobre a secagem. Tu cita que colocaste no fogão: no forno? aceso ou apenas descansando? na boca de fogo? se sim, em qual recipiente?
 
Gostei muito das atualizações que fizeste na técnica inicial. Também achei estranho lavar os grãos após colocar os enriquecimentos; a água da torneira pode recontaminar os grãos. Minha dúvida é sobre a secagem. Tu cita que colocaste no fogão: no forno? aceso ou apenas descansando? na boca de fogo? se sim, em qual recipiente?
Então, coloquei em uma bandeja com teflon que tem aqui e acendi o fogo em baixo.
Sendo de teflon, não tenho problemas de ficar pregando, nem nada disso.
Como a bandeja é grande, eu seguro com um pano e fico mudando o fogo de lugar em baixo...sempre mexendo com uma colher de pau.
Quando o grão fica no ponto de arroz cozido bem solto, sabe? Que tem umidade, mas não fica colando um no outro.
Espero esfriar um pouco, para a umidade que ainda esta saindo do calor que foi dado não condensar nas paredes do pote frio e acabar juntando água novamente.
Sinto que com o calor que é dado na bandeja ajuda a esterilizar ainda mais os grãos. Posso estar errado....
Depois vai pra panela de pressão 1 hora.
Depois da pressão costuma condensar nas paredes do pote muita água...Mas ai dou uma sacudida nos grãos e eles absorvem a água novamente.
Esse três potes foram para as bandejas e o micélio já passou a camada de pó de coco, estou esperando pinar e coloco as fotos aqui.
Eu não tive muito sucesso usando apenas vermiculita como camada de casing.
Já com pó de coco foi sucesso.
Fiz essas mudanças e não tive mais problemas de contaminação.
Boa sorte!!!
 
Então, coloquei em uma bandeja com teflon que tem aqui e acendi o fogo em baixo.
Sendo de teflon, não tenho problemas de ficar pregando, nem nada disso.
Como a bandeja é grande, eu seguro com um pano e fico mudando o fogo de lugar em baixo...sempre mexendo com uma colher de pau.
Quando o grão fica no ponto de arroz cozido bem solto, sabe? Que tem umidade, mas não fica colando um no outro.
Espero esfriar um pouco, para a umidade que ainda esta saindo do calor que foi dado não condensar nas paredes do pote frio e acabar juntando água novamente.
Sinto que com o calor que é dado na bandeja ajuda a esterilizar ainda mais os grãos. Posso estar errado....
Depois vai pra panela de pressão 1 hora.
Depois da pressão costuma condensar nas paredes do pote muita água...Mas ai dou uma sacudida nos grãos e eles absorvem a água novamente.
Esse três potes foram para as bandejas e o micélio já passou a camada de pó de coco, estou esperando pinar e coloco as fotos aqui.
Eu não tive muito sucesso usando apenas vermiculita como camada de casing.
Já com pó de coco foi sucesso.
Fiz essas mudanças e não tive mais problemas de contaminação.
Boa sorte!!!

Excelente, bem detalhado o teu processo.
Eu já fiz bastante grão para grão em escalas maiores e nunca precisei secar o milho - até porque ele seria combinado com substrato úmido. Deves ter retirado mais água do grão com essa secagem prática. Particularmente não creio necessário, talvez por isso ele tenha absorvido a água depois da pressão. Ontem testei aqui e aconteceu a mesma coisa. Apenas deixei o grão reabsorver sem mexer muito nele, já que estão no mesmo microambiente. Fiz um teste com a receita original e tuas adaptações. Assim que o micélio iniciar a colonização, também venho postar aqui.

Essa questão do coco é bem útil também. Quero testar!
2-3 semanas é muito para os 8 dias que o pdf deste substrato anuncia. Vou tentar da próxima vez com milho de pipoca. Este substrato deve ser bom, mas é muito arriscado. Essa é minha opinião.. ainda não trabalhei com o milho para comparar, mas tambem ja ouvi essa opinião de outros.


É necessário verificar se as condições de ambos experimentos são idênticas. Em lugares mais frios pode ser bem difícil manter estabilidade dos fatores exigidos para colonização.
 
Estava buscando uma tek para milho e me deparo com essa mais simples, vou tentar! Queria perguntar: esses pontos pretos que vejo no copo de alguns que postaram aqui é resultado do café? Vou tentar fazer sem para ter maior controle visual! Aguardo o pdf 2.0 aliás! Abs
 
Só a canjica frutifica sozinha?
ou tem q jogar depois no arroz ou fibra de coco?
 
Legal ein! Acabei de fazer o mesmo, ainda não chegou a colonizar. Fez o tempo de cozimento e de esterilização na panela igual o do PDF?
Lavei o milho, coloquei na panela até a unha conseguir dar uma afundada mínima nele depois esterilizei por 50 minutos na panela de pressão com um furo e micropore na tampa e inoculei no dia seguinte com uma CL. Fazem 14 dias hoje
 
Back
Top