Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Equador - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo, muitas noites sem dormir lendo fóruns, fóruns e fóruns e do meu grande interesse nos cogumelos e o seu poder na natureza, resolvi dar inicio a meu primeiro cultivo...

PFTek

Strain: Equador (Pró Fungos)
Substrato: Arroz integral moído e vermiculita para 5 copos de tamanhos diversificados
Carimbo: Médio, fiz 4 seringas de 5ml cada

Começando.....

Dia 04/01/10

Foi raspado o carimbo e dividido em 4 seringas, utilizando-se de água mineral, foi bem embalado com papel alumínio esterilizado e levado para a geladeira... Tudo foi feito na maior limpeza possível, com álcool96, lysol, protex, luva e máscara em um quarto fechado onde quase morremos com o cheiro do lysol(o que vai continuar durante em todo processo)...

Também foi feito o substrato com média de 1/4 de arroz, 1/4 de agua e 1/2 de vermiculita... Foi colocado no copo que recebeu uma camada final de vermiculita... Usamos 2 camadas de papel alumínio sem furo, vedado com fita isolante... Ferveu 1h na panela de pressão e ficou lá durante 24h para resfriamento...

Dia 05/01/10

Com todo o ambiente bem preparado fomos a inoculação... Em média foi 4ml por copos, divididos em 4 furos e imediatamente tapados com fita, limpa com álcool ate na parte da cola...

Foram colocados em uma estufa temporária(A caixa será o terrário)

Dúvidas...

Na estufa a umidade se mantém muito alta sem nenhum estimulante, fica em 90% e eu estou preocupado, já que o adequado seria 70% -

GEDC2034.JPGGEDC2011.JPGGEDC2017.JPGGEDC2018.JPGGEDC2005.JPGGEDC2009.JPGGEDC2035.JPGGEDC2022.JPGGEDC2010.JPGGEDC2036.JPGGEDC2033.JPGGEDC2016.JPG

A discussão é pertinente, desde que não vire ataques pessoais.

Antes que aconteça, talvez seja melhor todos pensarem melhor em que termos vão escrever.

Pela minha parte eu garanto que isso não acontecerá, não acho necessário, apesar de sentir certa "tristeza" em certas "palavras"

hummm, tb ainda não intendi a diferença entre profilaxia e prevenção... acaso a aplicação de meios tendentes a evitar contaminantes não é uma prevenção a contaminantes?

Do Dicionário:

profilaxia (cs)

s. f.
Med. Conjunto das precauções higiénicas que devem tomar-se para evitar uma doença ou um contágio.

Acho que você concorda comigo que precaução seria o mesmo que prevenção, certo?

No entanto acho q ta nao faz falta o peroxido + cloro na verm, ainda q usasse ela.. tanto q na perlita nunca usei nenhum meio de profilaxia. A vermiculita da uma impressão suja e feia mesmo, mas sera q não ajuda na umidade msm?

Em alguns processos que li aqui no fórum as pessoas usavam um pouco de cloro na vermiculita antes de coloca-la no terrário... Eu apenas adicionei o peróxido... Não vejo motivo algum de alguém julgar mal (não estou dizendo que alguém está) um aperfeiçoamento da esterilização, que pode até não ser o que vai certificar que estou livre de 100% de bactérias, mas para mim é um conforto maior, sendo que isso não prejudicaria em NADA meu cultivo....

O peróxido e o cloro enfraquecem o micélio enquanto os contaminantes estão sempre chegando vivos e fortes! E os contaminantes "caseiros", se é que posso dizer assim, já são mais resistentes, científicamente falando, aos produtos de limpeza convencionais (cloro e outros).

Eu sei que o peróxido e o cloro tem um grande poder de "eliminação" de bactérias, principalmente se for contra o micélio...

Mas em nenhum momento eu disse que havia desses produtos DENTRO do terrário.... Apenas usei para deixar a vermiculita de molho, e depois enxaguei com 5l de água mineral...

Ou seja..

Dentro do meu terrário só tem vermiculita LIMPA e vapor de água destilada...

Só gostaria de saber o por qual razão do esta totalmente ERRADO colocar vermiculita( Porca? ainda não entendi ) no fundo terrário e por qual a perlita é melhor...

Mas em nenhum momento eu disse que havia desses produtos DENTRO do terrário.... Apenas usei para deixar a vermiculita de molho, e depois enxaguei com 5l de água mineral...

Bom, neste caso está de parabéns por não ter colocado produtos químicos dentro do terrário, agora eu não vejo problema nenhum em colocar vermiculita (limpa) no fundo do terrário, nem vantagem.

Na verdade poderia ser vantagem se fosse colocado 3 cm de altura de vermiculita e 2 cm de água, pois a água mais bem distribuida é uma água desunida, e considerando o que dizem por aí: a união faz a força; então a desunião, neste caso, resultaria em evaporação sem necessidade de altas temperaturas. :)

Sei que isso acontece melhor com a perlita e com a argila expandida, respectivamente, mas com vermiculita também pode funcionar.

Só gostaria de saber o por qual razão do esta totalmente ERRADO colocar vermiculita( Porca? ainda não entendi ) no fundo terrário e por qual a perlita é melhor...

Não acho que vc esteja errado.. eu tb uso vermiculita pra manter culturas de papelão úmidas. É certo que tem um efeito de umidade... no caso de não ter nada pra colocar no fundo acho que colocaria vermiculita úmida também.
Mas a perlita é DE LONGE melhor, porque pela forma estrutural da perlita ela tem mais capacidade que a vermiculita de retenção de água e mantem sempre um bom nível de umidade.

Exatamente por isso que disse... Uso umidificador, vermiculita apenas para não forma lago"...

Obrigado pelo bate papo e pelos esclarecimentos. Sempre há algo a acrescentar..!

Ai como esta ficando "gordinho"

GEDC2141.JPG

ta lindao esse bolo.
vermiculita serve como base pro desenvolvimento de contaminantes.
a melhor opcao seria o fundo pelado ou com um espelho de agua.

Eu levei sua opinião a serio.. Eu realmente vou tirar a vermiculita!!

Não foi apenas 'Boa educação'

vlw mesmo mesmo Morta!

Bom... desculpem o afasto do fórum... Não tive escolhas..

Vamos ao que aconteceu...

O bolo que estava no terrário com a vermiculta contaminou...
Ficou como experiência uma coisa... Na minha opinião o umidificador além de deixar MUITO umido mesmo sendo ligado pouco ele não da uma boa troca de gases(ja explico)... Ele seria mais indicado para regioes de muita seca...

O bolo com manchas marrons e o que estava parecendo estagnados também contaminaram, confirmei depois de tirar dos copos que estavam muito mal cheirosos...

O bolo que faltava colonizar me trouxe uma surpresa...
Coloquei ele no terrário sem umidificador e sem aquecedor(minha regiao nao cai mais que 24)
Deixei apenas o espelho d'agua como Morta falou... Que por si só mantém tudo bem umido...
Enquanto nao tenho borbulhador de aquario estou abanando apesar de saber do risco, mas estou CORRENDO MUITO atras do equipamento...
E mais uma vez, esqueci de dar um roll na vermiculita...

E vejam como estão os jovens...

GEDC2342.JPGGEDC2343.JPG

Obs... As fotos foram tiradas na limpeza do terrario... Estava tudo limpo

O bolo está bonito.

Mas o cogumelos estão crescendo em direções diferentes, e até para os lados. O terrário tem uma boa fonte principal de luz?

É... Nisso eu também fiquei confuso, esqueci de perguntar...

Fica uma lâmpada florescente cerca de 10cm de distância numa média de 18h por dia. A unica barragem da luminosidade é a tampa do terrario que é transparente e faz a luz entrar azul..

Se reparar na foto 1 da para ver o reflexo da lâmpada

Mas tem mais luzes no ambiente? A caixa é transparente, então a luminosidade pode entrar por qualquer direção.

E esse plástico reflete a luz?

O plástico não reflete...

Apenas o claro do dia mesmo... As lâmpadas da casa a noite, mas como são em cima também acho que não interferem...

Alguma luminosidade está vindo de outra direção ...

Pode nem atrapalhar muito. O problema vai ser se algum cogumelo se inclinar em direção ao espelho de água.

Será que o espelho de água é que está refletindo a luz?

Acho que seria isso mesmo...

De cima da pra ver o reflexo no fundo e tem alguns cogumelos que já estão encostando na água...

Coloquei um saco de lixo em volta... Pode ate tirar a luz ambiente, mas no fundo continua o reflexo

Colha os que se inclinarem muito ou encostarem na água.

Ok irei colhe-los

A água afeta em que nesse caso?? Só para entender mesmo

Tive uma ideia..

Abaixei a lâmpada ficando um pouco para trás do terrario...

Desse modo ela não faz reflexo na água

Ela fica a 3cm do terrario, como é fria nao vai ter problema com temp...

Vou manter o saco também..

GEDC2344.JPG GEDC2345.JPG GEDC2346.JPG

Esses cogus que apareceram nas fotos da pagina anterior estão livres do verticillium? É que ouvi falar que ta rolando uma epidemia e tal, e queria aprender a identificar a diferença entre cogus com e sem esse troço aí. No mais parabéns cara, vc foi persistente e apareceram frutos do trabalho. Abs.

Belo bolo e belos Cogumelos! Parabéns!
Sucesso!

Brigadãoo Lupelius.... Continua aconpanhando ae!!

Esses cogus que apareceram nas fotos da pagina anterior estão livres do verticillium? É que ouvi falar que ta rolando uma epidemia e tal, e queria aprender a identificar a diferença entre cogus com e sem esse troço aí. No mais parabéns cara, vc foi persistente e apareceram frutos do trabalho. Abs.

Bom Calango... Eles não apresentaram nenhuma diferença à p.c saudáveis, eu também estou por fora desse verticillium... De qualquer forma muito obrigado pelo post... Como muitos mestres dizem aqui... Paciência "Você tem que ser cultivado, não os sagrados cogumelos"

....

Bom gente aqui vão os primeiros resultados... Queria saber, essa quantidade esta em pequena media ou grande?

GEDC2356.JPG

2 bom candidatos eu retirei para os carimbos

Pronto para o proximo...

Dessa vez não falta nada, acho que próximo ao perfeito...

Organizado, simples e completo

GEDC2370.JPG GEDC2373.JPG GEDC2375.JPG

Back