Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Equador - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo, muitas noites sem dormir lendo fóruns, fóruns e fóruns e do meu grande interesse nos cogumelos e o seu poder na natureza, resolvi dar inicio a meu primeiro cultivo...

PFTek

Strain: Equador (Pró Fungos)
Substrato: Arroz integral moído e vermiculita para 5 copos de tamanhos diversificados
Carimbo: Médio, fiz 4 seringas de 5ml cada

Começando.....

Dia 04/01/10

Foi raspado o carimbo e dividido em 4 seringas, utilizando-se de água mineral, foi bem embalado com papel alumínio esterilizado e levado para a geladeira... Tudo foi feito na maior limpeza possível, com álcool96, lysol, protex, luva e máscara em um quarto fechado onde quase morremos com o cheiro do lysol(o que vai continuar durante em todo processo)...

Também foi feito o substrato com média de 1/4 de arroz, 1/4 de agua e 1/2 de vermiculita... Foi colocado no copo que recebeu uma camada final de vermiculita... Usamos 2 camadas de papel alumínio sem furo, vedado com fita isolante... Ferveu 1h na panela de pressão e ficou lá durante 24h para resfriamento...

Dia 05/01/10

Com todo o ambiente bem preparado fomos a inoculação... Em média foi 4ml por copos, divididos em 4 furos e imediatamente tapados com fita, limpa com álcool ate na parte da cola...

Foram colocados em uma estufa temporária(A caixa será o terrário)

Dúvidas...

Na estufa a umidade se mantém muito alta sem nenhum estimulante, fica em 90% e eu estou preocupado, já que o adequado seria 70% -

GEDC2034.JPGGEDC2011.JPGGEDC2017.JPGGEDC2018.JPGGEDC2005.JPGGEDC2009.JPGGEDC2035.JPGGEDC2022.JPGGEDC2010.JPGGEDC2036.JPGGEDC2033.JPGGEDC2016.JPG

Disponha... Acho que to ovulando essa semana, e estou mais maternal... Aproveite! AUHahuAHUA Fraternos abraços também!

uahsUAHSUhaUHSUhasuH

Muito obrigado pela ajuda.... Um grande abraço!!

A partir do próximo, caso queira, para evitar umidade excessiva, coloque um selo embaixo de uns 0,5cm, tá ótimo...
Na parte de cima, deixe um dedo e meio para o selo, coloque 1 dedo de vermiculita, e deixe essa folginha de 0,5cm também entre o selo e a tampa...

Para que deixar meio dedo de folga vazio em cima? Só vai diminuir a massa do seu bolo e dificultar a inoculação.

Também não vejo muito sentido em colocar uma camada inferior de vermiculita.

Gente....

O micélio continua crescendo, ja esta 20% do copo...
Os outros copos começaram a aparecer sinais também...
Acho que a grande temperatura que eles receberam, foi só um atraso, pois também não ficou muito tempo...

O primeiro CL que fiz ja esta cheio de "pelos" navegando na agua submergidos... O segundo começou aparecer também...

Ainda não fiz os furos nos copos de CL.. Será que ja é bom fazer???

Bom com o tempo não estou mais tanto preocupado... Já que tudo esta indo no caminho certo..

A foto ficou um pouco ruim de qualidade, não sei porque, ja que tirei com a mesma camera.. (acho que foi o angulo)

GEDC2065.JPG

cara, vc fez a mesma merda que eu com o termostato. eu pus um de 250w do aquario de casa a 28ºC dentro de uma garrafa pet VAZIA. quando abri, dps de uns 10 minutos saiu um fumação, e a pet tinha derretido no isopor e nos copos. quase estraguei meu cultivo todo. perdi 50% dele pra contaminantes. droga.

OMG....

250w???? VAZIA ?????

Ta ficando doido, isso é uma bomba dentro de casa...

UHADUhaduHADUhaushUA

40w ja fez mó estrago... to tentando imaginar a cena, com tudo derretido...

Para que deixar meio dedo de folga vazio em cima? Só vai diminuir a massa do seu bolo e dificultar a inoculação.
Também não vejo muito sentido em colocar uma camada inferior de vermiculita.

Ah, amado...
É meu jeito de fazer... Só tive contaminação em bolos PF em 1 copo, de mais 50 inoculados desde que comecei...
De repente... Tem dado certo pra mim, pode dar certo pro moço...
Mas essa folga que falei pra deixar em cima, não é nada significativo, é só para evitar o contato do selo com a tampa do copo... Só...
O selo embaixo é pra suprir a umidade excessiva durante a colonização... Nada de mais tb... Se não há necessidade.. Descarte tais informações...
É bom, pq aprendo também aqui com seu diário...
Buenas Suertes!
AHauhA

Ah, amado...
É meu jeito de fazer... Só tive contaminação em bolos PF em 1 copo, de mais 50 inoculados desde que comecei...

Mais meio dedo de distância faz diferença para essas agulhas normais que compramos nas farmácias, por isso é mais difícil inocular. Não tem a ver com contaminação. Nem vejo porque a camada de vermiculita não poderia encostar na tampa do copo. Se é para introduzir algum detalhe novo é melhor ter justificativa. Ou então falar logo que é preferência pessoal mesmo.

Quanto ao seu índice, parabéns.

E diário meu, esqueça. Não pretendo fazer nenhum.

nó, foi mó bad. grudou plastico até na superficie de madeira do meu armário, por baixo do isopor da incubadora :/

derreteu plastico em cima dos copos, tive que abrir pra trocar o papel aluminio de alguns. dos que eu abri, só 1 nao contaminou.

sem contar que perdi um termostato de 200 reais.

é a pressa/ansiedade neguim

E diário meu, esqueça. Não pretendo fazer nenhum.

Ihh a láh! Eh contra as regras da moderação fazer diario? (rs) To comecando a achar que vc é algum agente secreto contratado pelo governo!

Voz de alienigena: MAOS AO ALTO AGENTE K!

kk

Pq vc nao faz diarios Ecuador?(curiosidade)

...

O primeiro CL que fiz ja esta cheio de "pelos" navegando na agua submergidos... O segundo começou aparecer também...

Ainda não fiz os furos nos copos de CL.. Será que ja é bom fazer???

Bom com o tempo não estou mais tanto preocupado... Já que tudo esta indo no caminho certo..

Alguém sabe me responder?

Pq vc nao faz diarios Ecuador?(curiosidade)

Tb tenho a mesma curiosidade, amado!
Nenhunzinho??? Nenhuma trip contada...
Desculpe amado, mas acabei lendo sua resposta ao Insider...
Tal paciência tb não tenho tanta... Mas o sr. podia né?
Vc fala com tanta segurança, amado, quando se faz de papagaio... Que eu tenho mó curiosidade pra saber como vc age quando algo dá errado, ou da maneira que vc absorve a trip...
Você é um dos tops do site... Presentei-nos com tal feito! :)
Só umzinho.. Aquele segredinho que só vc tem e que faz maior sucesso nos seus cultivos!
Ao menos pense com carinho!
Não precisa ser igual meu primeiro, passo a passo... Só o básico...
Ficaremos maior felizes! ^^

Bjs!

Hiago, não acho uma boa fazer furo agora não, Cl contamina.

eu tambem nao faco mais diarios, talvez alguns relatos(provavelmente inventados).

Apesar dos contratempos boa sorte
Hiago 26, apesar de ja ter cultivado esse strain
e ter obtido muita experiencia, e um strain de boa resistencia
estou com um balde em andamento ficou um bolo
gigante entende eo mais emprecionante esta no
oitavo flax ja vai pro Nono.

Paz e luz.

Só umzinho.. Aquele segredinho que só vc tem e que faz maior sucesso nos seus cultivos!

As mensagens nos perfis são públicas. É para todo mundo ler mesmo. Inclusive as regras do fórum valem para as mesmas, embora tenhamos usuários que não percebem isso.

Um segredo? Só um. Persistência.

Já tive levas inteiros de bolos, tipo 8 copos, que contaminaram todos. Mas eu tentei novamente.

Quanto às experiências, bem, quando o cogumelo quer, são ótimas. A VIDA em todo o seu esplendor.

Quando não quer que sejam boas ele bate, eu me desvio até onde dá e depois não tem jeito.

eu tambem nao faco mais diarios, talvez alguns relatos(provavelmente inventados).

Sabe que eu confio mais nos seus relatos inventados que nos relatos reais que aparecem de vez em quando por aqui?

Bom relato Hiago.
Os problemas sempre acontecem nos primeiros cultivos, seja em casa, seja em laboratório.
Acho que vc já recebeu bons conselhos. Eu errei muito no início, mas havia uma criatura que me corrigia nos vacilos, e às vezes até antecipava as besteiras que eu estava prestes a fazer só em ver meu plano de trabalho. Então, entenda os conselhos dos colegas daqui como um "mentor" porque percebo que há muito know-how(com alto grau de empirismo.... alucinante...)nos posts. Outra coisa: postar um plano de trabalho ou check list como o Giuliano fez é bom, pois às vezes os deuses descem do monte Olimpo e direcionam vc pro mais apropriado. Aí vc já evita uns vacilos que são aceitáveis mas podem ser evitados e tornar o cultivo menos tenso. Peço que vc procure sanar o nervosismo com a fase anterior à micelização pois é uma fase da curva de crescimento em que o microrganismo está se adaptando às mudanças bioquimicas e ambientais(fase LAG). Sugiro que vc faça um tipo de "diário de bordo" pra suas experiências com meios/cultivos e anote TUDO. Deixe o pensamento rápido pra quem já faz isso há tempos como os mais experientes do fórum. E sim, acho que pro primeiro cultivo vc está bem.
Sucesso sempre e poste as fotos.

Bom esta aqui a atualização do cultivo... Desculpem a demora, pois tive alguns problemas e não abandonei o diário...

Segue os quatro copos.. 14/02/11

Obs... Os copos ainda não têm furos!

Esse aqui é o que esta mais "bonito"... Ja colonizou 100% igualmente branco pelo copo inteiro
GEDC2095.JPG

Esse ja esta 90% colonizado, em alguns lugares tem um pequena colocação de ferrugem...
GEDC2094.JPG

Esse foi o que começou primeiro, se vocês olharem nas fotos mais antigas pode ver esse parecido, criou mais alguns pontos de micelio e esse lugar de maior colonização esta "afundado" e parece bastante úmido por dentro
GEDC2097.JPG

Esse mostra uma área muito linda que esta sendo colonizada, mas ainda esta nos 40%
GEDC2096.JPG

Estranho essa ferrugem ai no 2° bolo... o 3° parece estagnado..
a troca gasosa é essencial pro desenvolvimento sadio do micelio.
O 4° bolo ta bunito tb, lindo micelio se desenvolvendo lá.
+ do resto tá massa, o 1° bolo ta bom pra fazer um dunk já.

Sorte ai hiago26

Eu vi uma técnica que seria injetar agua no bolo ainda no copo em vez de tirar e mergulhar... depois que for para geladeira ele pode ficar la ate os outros bolos ficarem 100%???

Eu vi uma técnica que seria injetar agua no bolo ainda no copo em vez de tirar e mergulhar... depois que for para geladeira ele pode ficar la ate os outros bolos ficarem 100%???

O dunk deve durar entre 12 e 24 horas máximo. Não é bom deixar muito mais tempo imerso em água.

A técnica de injetar água serve sim, destilada de preferencia. Se vc quer esperar pra aniversariar os outros bolos juntos, pode deixar ele dentro do copo ainda 1 semana mais no escuro total(pra evitar pinar precoce), até os outros colonizarem, mas não espere muito mais q isso pra dar o dunk e aniversaria-lo.

Back