Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Equador - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo, muitas noites sem dormir lendo fóruns, fóruns e fóruns e do meu grande interesse nos cogumelos e o seu poder na natureza, resolvi dar inicio a meu primeiro cultivo...

PFTek

Strain: Equador (Pró Fungos)
Substrato: Arroz integral moído e vermiculita para 5 copos de tamanhos diversificados
Carimbo: Médio, fiz 4 seringas de 5ml cada

Começando.....

Dia 04/01/10

Foi raspado o carimbo e dividido em 4 seringas, utilizando-se de água mineral, foi bem embalado com papel alumínio esterilizado e levado para a geladeira... Tudo foi feito na maior limpeza possível, com álcool96, lysol, protex, luva e máscara em um quarto fechado onde quase morremos com o cheiro do lysol(o que vai continuar durante em todo processo)...

Também foi feito o substrato com média de 1/4 de arroz, 1/4 de agua e 1/2 de vermiculita... Foi colocado no copo que recebeu uma camada final de vermiculita... Usamos 2 camadas de papel alumínio sem furo, vedado com fita isolante... Ferveu 1h na panela de pressão e ficou lá durante 24h para resfriamento...

Dia 05/01/10

Com todo o ambiente bem preparado fomos a inoculação... Em média foi 4ml por copos, divididos em 4 furos e imediatamente tapados com fita, limpa com álcool ate na parte da cola...

Foram colocados em uma estufa temporária(A caixa será o terrário)

Dúvidas...

Na estufa a umidade se mantém muito alta sem nenhum estimulante, fica em 90% e eu estou preocupado, já que o adequado seria 70% -

GEDC2034.JPGGEDC2011.JPGGEDC2017.JPGGEDC2018.JPGGEDC2005.JPGGEDC2009.JPGGEDC2035.JPGGEDC2022.JPGGEDC2010.JPGGEDC2036.JPGGEDC2033.JPGGEDC2016.JPG

Bom acho que o unico que vai chegar em menos de 1 semana e o de cor de ferrugem, acho que vou ter que aniversariar os outros depois mesmo, tem problema nao ne?

hiago poderia tirar mais fotos do bolo cor ferrugem? Só pra ocnstatar q isso nao é contaminacao mesmo..

Agora q vejo bem a "ferrugem" parece focos de micelio algodoado... mas fica dificil ver pela foto.. de qqer jeito, antes de colocar bolos suspeitos no terrario, assegure-se de nao estar contaminado pra nao arruinar todo o cultivo.

Quanto a aniversariar outros bolos depois é deboua sim.

Sorte ai

Bom esta ai as fotos... foi terrivelmente difícil achar um ângulo que sai-se nitidamente

Olhando BEM de perto me parece alguns pontos de vermiculita que o micelio não conseguil cobrir... Como dar pra ver ele também esta bem umido
GEDC2110.JPGGEDC2111.JPGGEDC2112.JPG

O que acha que pode ser?

Os pontos marrons ta com cara de vermiculita mas estranho essas manchas cinzas mesmo, eu ja tive delas mas não parecem infecção mas sim algum tipo de dano do micélio. Não tive infecções por isso, foi posto tudo no mesmo terrário com outros bolos e ocorreram flushs normais.

É.. Não parece ser vírus algum, e vendo o post do Giuliano eu me lembrei que quando "lavamos" a vermiculita ela solta sua cor na água.... Pode ser isso que tenha causado a coloração marrom em volta dos pontos que parecem ser a própria vermiculita...

Ja essa manchas cinzas que parece na foto é por causa da luminosidade, pois na verdade ali é totalmente branco...

pode nao ser nada , mas tambem pode ser alguma bacteria...
colocaria esse bolo separado so pra nao correr risco ...

A foi meio complicado deixar tudo com a Aparência bonita, estava sozinho. Mas uma coisa eu garanti, total Assepsia durante todo o preparo do terrário, fora a água destilada do umidificador e os 4 dias de banho da vermiculita Porca na solução de Aguá + Hipoclorito de Sódio + Peróxido de Hidrogênio...

A daqui 15 dias quando eu for fazer total limpeza do terrário, eu coloco um laço colorido nele pra ver se fica um pouco mais bonito

hiago pra q a vermiculita no fundo? no caso vc ja esta usando umidificador certo? Então nao precisaria de nada no fundo pra umedecer.

E o bolo nao deu um roll na vermiculita pra aniversariar? Ajudaria a protejer e umedecer o micélio enquanto induz a frutificar.

De resto ta lindo isso tudo! Parabéns, e sorte! :)

Então... A vermiculita seria mais para não juntar excesso de água no fundo, mesmo assim acabou juntando como da pra ver na foto...

Realmente esqueci do roll na vermiculita, mesmo depois de ler varias vezes isso...
O umidificador eu não deixo o tempo todo ligado, deixo ele cerca de 15 minutos três vezes por dia. Nesse tempo ele faz uma grande névoa que enche todo o terrário e que deixa bastante úmido, tanto que resultou na água no fundo...
O bolo já criou uma outra camada de micélio mais "gordinha" em volta de si, será que ainda é necessário dar um roll?

Bom.. Hoje preparei mais um bolo corrigindo os erros dos primeiros....

• Usei como substrato:

1. Água
  2. Pó de arroz integral (liquidificador)
  3. Fibra de trigo fina
  4. Vermiculita

• Utilizei do Cl que havia preparado a algum tempo para fazer a inoculação

• Obs:

1. Desta vez esterilizei o copo com furo no papel alumínio + camada para proteger da água
  2. Deixei o Substrato sem fazer nenhum pressão, assim ficando bem arejado
  3. Já deixei o furo com filtro após a inoculação

É isso ai, logo mais estarei postando fotos desse copo e do copo que parece ter estagnado, que mostrou uma ótima recuperação após eu ter colocado o furo+filtro no alumínio...

Então... A vermiculita seria mais para não juntar excesso de água no fundo, mesmo assim acabou juntando como da pra ver na foto...

Não seria o caso de uma camada mais grossa de vermiculita?

Eu não tenho umidificador, então deixei só vermiculita bem umida na caixa organizadora onde meu cultivo atual está frutificando, parece bem umido, sempre condensa água nas paredes da caixa.

É... Pensei que não traria tanta umidade... Realmente é o caso de uma camada mais grossa... Na próxima limpeza irei corrigir isso!

Ty

pra ficar certo:
TIRE ESSA VERMICULITA PORCA DO FUNDO.
o quanto antes tu puder.
ta totalmente ERRADO colocar essa vermiculita no fundo.
na falta de perlita deixe a agua se acumular.
outra coisa, peroxido + cloro servem ISOLADAMENTE como meio PROFILATICO nao como PREVENCAO de contaminacoes.
agora tu estas criando contaminacoes RESISTENTES A PROFILAXIA.
isso nao eh legal.

peroxido + cloro servem ISOLADAMENTE como meio PROFILATICO nao como PREVENCAO de contaminacoes.

A partir de que ano e qual o acordo que diz que PROFILAXIA é diferente de PREVENÇÃO?

agora tu estas criando contaminacoes RESISTENTES A PROFILAXIA.

Essa eu achei boa mesmo... Gostaria apenas de saber o nome da criatura que vai entra no meu terrário, sem nem se importar com a assepsia, vai comer meu bolo e ainda vai sair de boa, feliz da vida...

Então é bom começar avisar o pessoal do fórum que...

COLOCAR VERMICULITA LIMPA NO TERRARIO TRARÁ CONTAMINAÇÕES QUE NÃO SÃO ELIMINADAS COM NENHUM MEIO ASSÉPTICO

na falta de perlita deixe a agua se acumular.

Ok... na próxima limpeza do terrário eu tiro toda vermiculita... Quero evitar ficar abrindo o terrário, acho que ISSO traz contaminação.... vlw mesmo mesmo Morta!

Fonte Wiki:
Na área da saúde, profilaxia, do grego prophýlaxis (cautela), é a aplicação de meios tendentes a evitar as doenças ou a sua propagação.

o futuro dara as respostas, grande sabio.
gostei da tua boa educacao, espero sinceramente que isto se reflita no efeito conseguido ao consumir os fungos, por tu proprio.

A discussão é pertinente, desde que não vire ataques pessoais.

Antes que aconteça, talvez seja melhor todos pensarem melhor em que termos vão escrever.

hummm, tb ainda não intendi a diferença entre profilaxia e prevenção... acaso a aplicação de meios tendentes a evitar contaminantes não é uma prevenção a contaminantes?

No entanto acho q ta nao faz falta o peroxido + cloro na verm, ainda q usasse ela.. tanto q na perlita nunca usei nenhum meio de profilaxia. A vermiculita da uma impressão suja e feia mesmo, mas sera q não ajuda na umidade msm?

O peróxido e o cloro enfraquecem o micélio enquanto os contaminantes estão sempre chegando vivos e fortes! E os contaminantes "caseiros", se é que posso dizer assim, já são mais resistentes, científicamente falando, aos produtos de limpeza convencionais (cloro e outros).

Difícil discutir isto, pois, a profilaxia ou asfixiação é pode ser quase irrelevante, ou não, mas porém, sim, provavelmente, proporcional aos detalhes observados durante o levantamento de critérios, ou seja, muitos produtos químicos podem prejudicar o cultivo, mas pouco pode ajudar, mas desde que usado da maneira correta (dentro do terrário não pe uma boa idéia mesmo).

Back