Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Equador - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo, muitas noites sem dormir lendo fóruns, fóruns e fóruns e do meu grande interesse nos cogumelos e o seu poder na natureza, resolvi dar inicio a meu primeiro cultivo...

PFTek

Strain: Equador (Pró Fungos)
Substrato: Arroz integral moído e vermiculita para 5 copos de tamanhos diversificados
Carimbo: Médio, fiz 4 seringas de 5ml cada

Começando.....

Dia 04/01/10

Foi raspado o carimbo e dividido em 4 seringas, utilizando-se de água mineral, foi bem embalado com papel alumínio esterilizado e levado para a geladeira... Tudo foi feito na maior limpeza possível, com álcool96, lysol, protex, luva e máscara em um quarto fechado onde quase morremos com o cheiro do lysol(o que vai continuar durante em todo processo)...

Também foi feito o substrato com média de 1/4 de arroz, 1/4 de agua e 1/2 de vermiculita... Foi colocado no copo que recebeu uma camada final de vermiculita... Usamos 2 camadas de papel alumínio sem furo, vedado com fita isolante... Ferveu 1h na panela de pressão e ficou lá durante 24h para resfriamento...

Dia 05/01/10

Com todo o ambiente bem preparado fomos a inoculação... Em média foi 4ml por copos, divididos em 4 furos e imediatamente tapados com fita, limpa com álcool ate na parte da cola...

Foram colocados em uma estufa temporária(A caixa será o terrário)

Dúvidas...

Na estufa a umidade se mantém muito alta sem nenhum estimulante, fica em 90% e eu estou preocupado, já que o adequado seria 70% -

GEDC2034.JPGGEDC2011.JPGGEDC2017.JPGGEDC2018.JPGGEDC2005.JPGGEDC2009.JPGGEDC2035.JPGGEDC2022.JPGGEDC2010.JPGGEDC2036.JPGGEDC2033.JPGGEDC2016.JPG

Caraca...

Ele não deve ter jeito.. Eu não tive foi sorte

Sorte ou falta de pensar se um aquecedor de 40w sem termostato iria ficar um "pouco" quente dentro de um pote de detergente, virando uma panela de pressão e explodindo dentro da incubadora

uasdhuashdu

Bom tudo andando como normal....

Não sei se difunto de esporos tem alguma aparencia diferenciada...

Vou esperar e hoje vou fazer um bolo com o substrato que falei para testar e usar o pouco de esporos que sobrou na geladeira...

Vamos que vamos!!!

8 dias se passaram e nada

Ainda é normal esse tempo????

Espere mais um pouco.

Mas já está demorando.

Lol fez-me lembrar a nervoseira que tinha quando comecei também. Tem calma, isso la vai, se não der, não custa tentar outra vez, os mesmos erros já não os fazes hehe
Cumps

Eu acho 8 dias totalmente dentro do normal, até 15 dias é normal demorar a pinar, depois disso sim nao é normal... paciência hiago, se ta tudo direitinho não tem pq não pinar... sorte :pos:

Á tá, foi mal nao li direito o topico, ai ta estranho mesmo, 8 dias é d+ já...

Saudações novato plebeu!

Me chamo DutchQueen, e sou a rainha de Cogumelópolis... Queres entrar no meu Reino?? Que sejais pela porta da frente, então! Para isso, vamos lá!

Pro tamanho da sua caixa, um aquecedor de 5W tá mais que bom... Eu uso em minha incubadora de 20L e não tenho problemas, ele mantém exatamente em 27/28ºC... E detalhe: Custa R$10,00...
Se vc tá em SP, estes dias tem beirado a temperatura ideal, dispensando assim, qualquer aquecedor... Mesmo com chuva, meu terrário por exemplo está a 23/24ºC... E no seu caso, para incubar, é uma ótima temperatura também...
TODOS os meus testes com arroz integral moído não deram certo... Simplesmente não desenvolve micélio algum... Eu compro a FAI pronta já, e não me arrependo. ½ Kg por uns R$5,50/R$6,00... Pode ser isso a estagnação micelial...
Você colocou o selo de vermiculita embaixo? Pq pelo que eu observo nos meus filhos, o selo de baixo é a última parte a ser colonizada, não vire o copo, observe nas laterais, e se vc inoculou em cruz, verifique os lados que foram "molhados" pelos esporos, pois é dali que iniciará a colonização...
Sobre CL, sem muito segredo... Evite inocular com seringa, pegue um palito de dente esterilizado, e passe num filetezinho de carimbo, essa "sujeirinha" está mais que boa para a CL... Acredite...
Já tive copos que demoraram uns 15 dias pra começar a colonização... Mais que isso não é normal...

Eu estava olhando as fotos, e queria entender o processo da PP (Panela de Pressão), por que daqueles copos de água destampados dentro dela e ela sem água em baixo?

Outra: Acho que seus copos tão muuuito cheios! Se vc raciocionar que vc está colocando "vida" ali dentro e eles precisam de espaço para se reproduzirem... Essa superlotação não é boa...
Mais uma: Seus bolos estão compactos demais, precisa de maior "aeração" para a colonização, espaço pra eles respirarem...
Eu tive O sucesso, com bolos PF básicos bem aerados, o próprio micélio se encarrega de uma rizomorfia lindaaa! E quanto mais aerado, mais rizomorfia... Pense nisso... Quando colocar a "massa" do bolo nos copos, coloque com um garfo, não assente, não nivele, não aperte, não compacte...

Vale esperar... Mas reveja alguns conceitos óbvios que passam batidos, como a umidade no primeiro estágio, todos passamos por isso... rsrs
Caso não vingue, procure pela FAI pronta, dá melhores resultados... (no meu caso foi assim)
No mais, poste mais fotos, estude mais um tico... Leia cultivos já finalizados e de sucesso... Errando e aprendendo... A vida é assim...

Faça anotações a fim de evitarmos os mesmos erros futuramente... Não irá se arrepender...

Este foi meu primeiro cultivo... Deu super certo, por se tratar do primeiro, tá bem explicadinho... Caso interesse:

https://teonanacatl.org/threads/vossa-majestade-anuncia-o-1º-cultivo-de-mdk.4984/

Hoje, já mais experiente, sei onde e o que posso fazer para melhorias e aprimoramentos... Cuidado com as adaptações! O Flap Jack é prova viva dos puxões de orelha sobre tal...

Leia também: https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/

É um tópico ótimo, que desmistifica alguma "leis" de cultivo... Vale a pena...

No mais, berre... Aqui do alto da torre do Castelo, farei um esforço para ouví-lo, no mais, temos habitantes extremamente competentes que já estão lhe auxiliando!

Ufa! Tava inspirada hoje!

Abraços plebeu! Boa sorte!

Primeiramente muito obrigado a todos por estarem aqui juntos me ajudando!!!!

Pro tamanho da sua caixa, um aquecedor de 5W tá mais que bom... Eu uso em minha incubadora de 20L e não tenho problemas, ele mantém exatamente em 27/28ºC... E detalhe: Custa R$10,00...
Se vc tá em SP, estes dias tem beirado a temperatura ideal, dispensando assim, qualquer aquecedor... Mesmo com chuva, meu terrário por exemplo está a 23/24ºC... E no seu caso, para incubar, é uma ótima temperatura também...

Depois do desastre com o super aquecedor, eu comprei um de 1w coloquei em um pote de 1l e com ele consigo manter a temperatura de 26 a 28ºC apenas ligando em poucos minutos de manha e outros de noite...

TODOS os meus testes com arroz integral moído não deram certo... Simplesmente não desenvolve micélio algum... Eu compro a FAI pronta já, e não me arrependo. ½ Kg por uns R$5,50/R$6,00... Pode ser isso a estagnação micelial...

Vou Fazer com o FAI também.. quem sabe também não seja a "solução" dos meus problemas(seguindo mais alguns outros passos)

Também vou testar também aquele substrato que postei, que depois mandarei para vocês se é bom ou ruim...

Você colocou o selo de vermiculita embaixo? Pq pelo que eu observo nos meus filhos, o selo de baixo é a última parte a ser colonizada, não vire o copo, observe nas laterais, e se vc inoculou em cruz, verifique os lados que foram "molhados" pelos esporos, pois é dali que iniciará a colonização...

O selo eu coloquei na "boca" dos copos

Sobre CL, sem muito segredo... Evite inocular com seringa, pegue um palito de dente esterilizado, e passe num filetezinho de carimbo, essa "sujeirinha" está mais que boa para a CL... Acredite...
Já tive copos que demoraram uns 15 dias pra começar a colonização... Mais que isso não é normal...

O CL que fiz, vamos dizer que foi um "teste"... Após eu preparar as seringas para irem para geladeira, sobrou uma pequena quantidade de aguá no pote onde havia raspado o carimbo, e dilui mais uma pequena quantidade de aguá para aumentar o volume... Foi esse líquido que coloquei ao karo, seguindo as normas de preparação de CL comum(justamente do link que me passou)...

Eu estava olhando as fotos, e queria entender o processo da PP (Panela de Pressão), por que daqueles copos de água destampados dentro dela e ela sem água em baixo?

Aqueles copos com água, foram adicionados afim de remover os espaços entre todos os copos.. A foto foi depois da colocação dos copos, que por fim foi adicionado água no fundo da panela

Outra: Acho que seus copos tão muuuito cheios! Se vc raciocionar que vc está colocando "vida" ali dentro e eles precisam de espaço para se reproduzirem... Essa superlotação não é boa...
Mais uma: Seus bolos estão compactos demais, precisa de maior "aeração" para a colonização, espaço pra eles respirarem...
Eu tive O sucesso, com bolos PF básicos bem aerados, o próprio micélio se encarrega de uma rizomorfia lindaaa! E quanto mais aerado, mais rizomorfia... Pense nisso... Quando colocar a "massa" do bolo nos copos, coloque com um garfo, não assente, não nivele, não aperte, não compacte...

Ai que esta!!!
Realmente após colocar o substrato nos copos, eu fui batendo o copo na mão afim de pressiona-lo( Estava com medo de que quando eu fosse colocar os bolos no terrário, eles se desmanchassem )

Ficou tbm totalmente cheios... A camada de vermiculita ficou na "boca" dos copos

Faça anotações a fim de evitarmos os mesmos erros futuramente... Não irá se arrepender...

Minha agenda já esta ficando cheia, assim vou continuar... Quem sabe não passo ela para meu(inha) filho(a)(bem futuramente) se merecer ^^

......

Quero te agradecer bastante... Se não fosse seu PEQUENO post, esses erros não seriam percebido...
Já aprendi bastante com seu cultivo que é um grande exemplo de lições(como já havia comentado nele)

Outra coisa que não deveria ter feito é ter usado todo o carimbo no primeiro cultivo, mas como já foi, logo estarei pedindo outro, depois de esperar mais algum tempo para ter certeza dos resultados...

Muito obrigado mesmo e um ABRAÇO de coração!!!

Gente uma GRANDE surpresa...

Pequei um copo e abri para ver como ele se encontrava... Peguei o mais cumprido tirei todo o substrato quebrei no meio e nada de micélio, nenhum sinal...

Eles estava com consistência de borracha, meio elástico... Ali perdi as esperanças de qualquer coisa acontecer e fui desmanchar os outros copos para deixar tudo pronto para a próxima vez...

Peguei o Copo de Whisky e fui tirando o isolante das laterais... QUANDO EU FUI ABRIR A TAMPA vi uma nuvem branca no copo...

Tapei e fui CORRENDO pegar o alcool... Rapidamente limpei um pedaço de alumínio e fechei novamente com linha e elástico usado em roupas

dêem uma olhada

GEDC2064.JPG

Outra Coisa!!!

O primeiro CL que fiz esta com vários fiapos branco/transparente....

Tai ai a esperança do fim do poço!!!:D:D:D

Espere mais um pouco para saber se é micélio de cubensis.

Entretanto mesmo se for micélio de cubensis há grande chance de você ter contaminado o copo.

Sim sim!!!

Por isso fiquei desesperado na hora que vi e fui correndo pegar o alcool...

Antes de eu ter aberto não pode ter contaminações... Fiz todos os processos de limpeza PERFEITAMENTE...

Quando descartei um copo ele estava com cheiro muito suave e em todas as partes estava bem branquinho(do arroz ), sem nenhuma coloração diferente...

Agora é só esperar... isso quer dizer que os outros copos também podem ser colonizados...

To na torcida!!

To na torcida!!
Tu nao ta torcendo, ta mancando e a mancada eh com o micelio.
eh uma mancada atras da outra.
cuidado, eles sao MUITO vingativos.
leia mais, tenha mais calma e entenda o TEMPO DO FUNGO, nao tente adequar o fungo ao seu tempo que nunca vais conseguir cultivar assim.
eh voce que tem que ser cultivado, nao o cogumelo.
o cogumelo ja existe e eh eterno.

Tu nao ta torcendo, ta mancando e a mancada eh com o micelio.
eh uma mancada atras da outra.
cuidado, eles sao MUITO vingativos.
leia mais, tenha mais calma e entenda o TEMPO DO FUNGO, nao tente adequar o fungo ao seu tempo que nunca vais conseguir cultivar assim.
eh voce que tem que ser cultivado, nao o cogumelo.
o cogumelo ja existe e eh eterno.

Estava meio difícil de entender o tempo do fungo depois dos 50ºC acidental em cima dele...

Eu já estava preparando tudo para começar novamente... Se eu não fosse paciente já teria desistido delas e não tentado de novo...

Desmanchando eu vi a mancha branca e voltei atrás...

Não vejo uma mancada atrás da outra... Fiz tudo com o maior cuidado e carinho que eu posso... Segui todas as regras ao pé da letra, fiz todo investimento possível para que desse maiores chances de um bom resultado... Estudei bastante os fungos, principalmente nesse fórum... Pena que não achei nada do que aconteceu comigo nesse cultivo para que eu já pudesse estar preparado, mas tudo tem sua primeira vez... E se outros forem tão dedicados quanto eu fui, não ira acontecer isso com eles...
Fiquei quase uma noite inteira com o terrário tomando um BANHO DE LUA, olhando para eles e me planejando, pensando os passos a passos... Não sei se lembra, mas te enchi de perguntas em outro tópico, perguntando sobre a umidade do meu terrário, de como eu poderia deixar o ar totalmente estéril... Perdi equipamento, comprei outro, troquei outros...
Fiquei aqui no fórum 3 dias atualizando a página pra ver se alguém respondia as dúvidas sobre o acidente que aconteceu comigo..

Eu acho mancada com o micélio quem reproduz, faz um kit e sai vendendo por ai... E vendem!! Como alguns aqui na comunidade relatam, pois estavam sem tempo, sem disposição, sem experiência...

Metade do meu dia eu trabalho, outra metade eu me dedico ao cultivo... É... O primeiro cultivo... Ainda não consigo deixar todos os fatores estáveis e deixar a maior parte do processo ocorrer automaticamente...

Não.. Eu não acho isso um MANCADA com o micélio... Eu respeito os fungos, assim como a natureza, sua fauna e sua flora... Não fiz nada com relaxo... Não quis que nada disse acontecesse, mas simplesmente não posso prever erros, apenas impedir que eles ocorram novamente.........

Felizmente eu tenho consciência de de tudo que você disse, infelizmente você disse para pessoa errada...

Por favor não me fale que "você é o errado e que 5 anos de experiência não conta em nada"
Não estou tirando seu conhecimento, não estou te desmerecendo, não estou te rebaixando, muito menos omitindo o respeito que tenho por você como por todos do fórum...

Juro que quando entrei no fórum e vi em diários que você tinha sido o último a postar, vim correndo... Pena que quando cheguei aqui tomei um CHA DE DESMOTIVAÇÃO...

Só postou citando o meu "To na torcida" e não a mensagem toda, com meus procedimentos...

Abraços!

Relaxa, Mortandello é 8 ou 80. Você acostuma.
ahahahahahah

O micelio nao eh seu escravo.
pra qualquer duvida estamos ae.
(nos e os smurfs de plantao)

kkkkkkkkkkk...

Eu leio meu próprio tópico, não tem problema!!!

uma curiosidade:
Eu so ajudo quando eu vejo que a pessoa nao tem jeito.
gosto dos casos perdidos, e voce ta indo certinho.
ta errando aonde se erra normalmente, e pesquisando um pouquinho mais tu aprende um tantao a mais.
ta no caminho certo, ainda se saiu bem de um chacoalhao.
eh dos nossos, com certeza.

Primeiramente muito obrigado a todos por estarem aqui juntos me ajudando!!!!

Ah Hiago, você liga mesmo pro que o Morta fala?
Ele só é louco, mas é bonzinho... Sabe quando mãe te pega e começa a falar, falar, falar? Ele é assim...Meio "Pãe", vai falar, falar, falar, mas é por uma boa causa...

O selo eu coloquei na "boca" dos copos

A partir do próximo, caso queira, para evitar umidade excessiva, coloque um selo embaixo de uns 0,5cm, tá ótimo...
Na parte de cima, deixe um dedo e meio para o selo, coloque 1 dedo de vermiculita, e deixe essa folginha de 0,5cm também entre o selo e a tampa...

Aqueles copos com água, foram adicionados afim de remover os espaços entre todos os copos.. A foto foi depois da colocação dos copos, que por fim foi adicionado água no fundo da panela

Muito bem pensado... Parabéns!

Ai que esta!!!
Realmente após colocar o substrato nos copos, eu fui batendo o copo na mão afim de pressiona-lo( Estava com medo de que quando eu fosse colocar os bolos no terrário, eles se desmanchassem )

Impossível eles se desmancharem, cada grão será unido com o micélio, independente da aeração... Eles ficam extremamente resistentes, acredite... Leves, mas muito firmes... Tem bolo meu, que eu suo pra quebrar pra fazer os casings, tamanha a força do micélio!

Ficou tbm totalmente cheios... A camada de vermiculita ficou na "boca" dos copos

Isso não é um grande problema... Mas pode colaborar com a contaminação... Faça o que que disse acima, pode ajudar...

Minha agenda já esta ficando cheia, assim vou continuar... Quem sabe não passo ela para meu(inha) filho(a)(bem futuramente) se merecer ^^

Pois encha-a e já planeje o próximo cultivo, desde a receita do bolos, ou qualquer anotação imprescindível!

Quero te agradecer bastante... Se não fosse seu PEQUENO post, esses erros não seriam percebido...
Já aprendi bastante com seu cultivo que é um grande exemplo de lições(como já havia comentado nele)

Como disse o Morta, você tá errando onde a maioria erra... Nada absuuuurdo não...
Olha, seu esforço é notável, e por isso passo por aqui... Não agradeça, supreenda-me... ;)

Outra coisa que não deveria ter feito é ter usado todo o carimbo no primeiro cultivo, mas como já foi, logo estarei pedindo outro, depois de esperar mais algum tempo para ter certeza dos resultados...

C.H.O.C.A.D.A!!! 1 Carimbo inteiro? Faltou ler essa parte, talvez, como disse, a sujeirinha do palito ja rende uma CL e um tico a mais pra uma seringa... E olha que se leu meu primeiro cultivo, eu coloco a observação que eu usei ¼ do carimbo, e isso denotava um sinal de inexperiência... Acho que passou batido nessa OBS.

Muito obrigado mesmo e um ABRAÇO de coração!!!

Disponha... Acho que to ovulando essa semana, e estou mais maternal... Aproveite! AUHahuAHUA Fraternos abraços também!

Back