Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário do rafael_111

Diário de cultivo completo.
Olá boa noite uma última dúvida anten de levar meu 1 PF ao terrario. Na minha opinião o copo já está com 85 a 95% colonizado , desde o dia 04/11 e pretendo leval ao dunk na segundo 16/11, ae vem minha primeira dúvida com essa colonização ainda não completa será que vou me prejudicar com pressa em levar ao terrario ??
E tbm meu. Terrario e pequeno, uso bomba de aquário com argila no fundo e tbm no reservatório por onde fik a ponta da mangueira da entrada de ar, mas aq em recife ta muito calor mesmo e n possui um termoigrometro, como saber a olho nu se ta bom ou não minha umidade e trocar de ar pois pretendo deixar ligada a noite e de dia em intervalos. Obg e serei grato por sugestões e dicas . a copos de arroz + pó de côco

Anexos

• 1447536837120.jpg
    1447536837120.jpg
    60.1 KB · Visualizações: 32
  • 1447536922650.jpg
    1447536922650.jpg
    52.1 KB · Visualizações: 32
  • 1447537017236.jpg
    1447537017236.jpg
    55.5 KB · Visualizações: 28
Como corrijo isso?
E notei q esse bolo deu meio q uma parada no crescimento! E relativo as minhas condições? Como acertar isso?
O cultivo e um pouco complicado mas estou me adequando, quanto tempo dura um flush? Será q posso limpar esse bolo e re-dunkar ou não e o nível de água meu problema ? Vejo em fotos de outros cultivos e nenhuma e igual ou parecida com as minhas. Isso me deixa pensando se fiz algo errado
Segundo bolo está muito. Diferente

Como corrijo isso?
Já foi falado:
Sem problema, estão crescendo meio tortos porque tá vindo luz de todo lado. Por isso normalmente a gente encapa o terrário. Dá uma olhada em outros diários, pelo menos nas fotos...
E notei q esse bolo deu meio q uma parada no crescimento! E relativo as minhas condições? Como acertar isso?
É provável. Se as condições não estão boas, os pins abortam (não crescem mais). O mais importante é manter uma boa umidade (só um dedo de água na argila expandida, algumas borrifadas) e uma boa troca de ar. Luz, especialmente natural, também é importante para desenvolvimento, mas nunca luz direta.
quanto tempo dura um flush?
Indeterminado, depende muito. O flush termina quando não tem mais cogumelos de desenvolvendo (ou foram colhidos ou abortaram).
Será q posso limpar esse bolo e re-dunkar
Se esses pins pararam de crescer, por exemplo, de ontem pra hoje continuam exatamente iguais, pode fazer isso sim, mas tem que tirar eles primeiro.

Tampei o terrario
E esse q caiu já era nv
Hum então vou dar essa semana e re-dunkar ele.
Meu segundo bolo ta muito promissor
Mais tbm vi aq no site uma ideia que me deixou curioso se eu dunkar ele depois desse precesso eu posso corta o bolo e colocar ele mas espalhado e coberto embaixo e por cima de pó de côco ?
Se feito isso precisarem esperar colonizar antes de volta para o terrario ou não ?
Essa e minha primeira experiência,dentro dela dos ajustes e erros que não cometerei de novo não.
Esse bolo que está me aperriando será minha fonte de aprendizagem na pratica. Que vcs achao da ideia roubada de alguém aqui só nao sei nome

Anexos

• IMG_20151214_084327942.jpg
    IMG_20151214_084327942.jpg
    35.3 KB · Visualizações: 11
Última edição:
E esse q caiu já era nv
Provavelmente.
Mais tbm vi aq no site uma ideia que me deixou curioso se eu dunkar ele depois desse precesso eu posso corta o bolo e colocar ele mas espalhado e coberto embaixo e por cima de pó de côco ?
Isso se chama casing. O ideal é vermiculita, ou vermiculita+pó de coco. Mas tem que esterilizar tudo, usar luvas e etc. Muito mais fácil de contaminar.
Se feito isso precisarem esperar colonizar antes de volta para o terrario ou não
Você pode voltar imediatamente ou deixar uns 5 dias tampado e guardado no escuro.
O ideal para iniciantes é o bolinho PF. O recomendável é você pegar o jeito com eles e só depois começar a tentar outras coisas. É óbvio que você ainda tem muito a aprender, mas você quem sabe.

Confesso que sim. Mas tbm confesso que dos espectativas de conceguir algumas gramas a mas ! Só que se mostrou muito mas difícil de cultivar no verão aq no nordeste.
CasingCasing hum...
Só pode de côco e insuficienente .
Tentarei mas teks pois pretendo ter uma quantidade boa pra passar tempo longos sem cultivos. Pq qero sempre saber e fazer sem erros.

O único pró de ter só os dois forao contaminações com milho.
Estarei fazendo mas durante essa semana
Outro ponto já falei n sei se aqui ou em outro topicotópico que eu tenho um resto de seringa num tubo de insaio mas ele por si só não dará pra várias inoculacoes.
Como DEVO proceder com esse restinho?
Acho que no máximo tenho ums 5 mls oq DEVO FAZER pra ALMENTAR esse total e INOCULAR mais

Eu injeto dois furos, 0,5ml em cada. Então 5mls dá pra cinco potes. É bastante. Você poderia acrescentar mais água (fervida, destilada), mas teria que ter muuuita higiene e fazer isso de preferência e uma glovebox, e pelo menos usar luvas, máscara, esterilizar tudo, etc.

Essa parte do injetar com assepcia e tal eu tou mas o menos ligado
Mas quando de água pra quanto de esporos? Em porcentagen

Eu injeto dois furos, 0,5ml em cada. Então 5mls dá pra cinco potes. É bastante. Você poderia acrescentar mais água (fervida, destilada), mas teria que ter muuuita higiene e fazer isso de preferência e uma glovebox, e pelo menos usar luvas, máscara, esterilizar tudo, etc.

Água destilada vendida lacrada nas farmácias pode ser usada sem ferver?

Não possui glove-box como farei! Local fechado onde fiz a inoculação antes servirá ?

É sim pra não esquecer o tubo de insaio tem tampão de Burracha que impede de passar sugeira (contaminantes ) será que com a seringa com a água destilada dentro só basteste acrescentar os esporos hidratados ? Do pote onde vem a água para os esporos e inoculo. tocar com luvas,máscaras e material td llimpo e flanbando a agulha pra enjetar a água e depois os esporos

Última edição por um moderador:
Água destilada vendida lacrada nas farmácias pode ser usada sem ferver?
Sim.
Local fechado onde fiz a inoculação antes servirá ?
Não é o ideal mas você pode tentar. Limpe bem tudo, use luvas, etc.
será que com a seringa com a água destilada dentro só basteste acrescentar os esporos hidratados
Provavelmente. Encha parte da seringa com água destilada e então pegue um pouquinho da água do tubo de ensaio. Depois chacoalhe a seringa.

Hum hum ...
Vou prepara umas 5. pq quero fazer um casing com milho+pó de coco+farinha de osso. Será que a farinha de osso segura a açides ? Ou vou ter que usar algum comtrolador?
Meu milho vai hj para o segundo dia de esterelização é vi aq no fórum uma certa preocupação com o tratamento do milho.
Eu mesmo já errei 3 vezes com o milho e não quero mais errar.
Ponto penso como falei em fazer um casing com meu bolo menos produtivo
Será=bolo+milho colonizado(mesmas strain)+pó de côco em cima e embaixo ? Servirá?
E ainda nao vi ou passei batido nesse ponto, podece cultivar várias strains em bolos juntos ou um bolo só?
Sim o cugo que tombou me parece que não soltou do bolo não. contínuo a crescer ainda ta lá e não muxou nen deformou. posso deixar ele ou e mesmo preciso retirar ?

rafael_111 disse: ↑
Será=bolo+milho colonizado(mesmas strain)+pó de côco em cima e embaixo.

Não entendindindi porque vai misturar o bolo com o milho.

Pq vi que pra técnicas de cultivo que se espera maior quantidade (frutos) e preciso mas material não é ?
No momento tenho arroz+pó de côco+milho+farinha de osso !
Oque concego faser com isso? penso em casing porque o bulk e um pouco mas complicado .
Ou terei que comprar mais coisa,meio obviu isso. Mas sou novato e curioso louco pra conceguir fazer algo certo. 2 Técnicas aprendidas pra mim vai ser suficiente para cultivar sempr que meu estoque acabar
Notei severamente a diferença do dunk de 12e o de 24!!! O segundo bolo ta se revelando promissor
Hum mas pq n e recomendado duas raças juntas ? E no mesmo terrario pode em bolos separados?

Pq vi que pra técnicas de cultivo que se espera maior quantidade (frutos) e preciso mas material não é ?
Mas você não deve misturar um bolo PF com um Spawn de milho. Não faz nenhum sentido, cada um está numa etapa de desenvolvimento.
E no mesmo terrario pode em bolos separados?
Pode.
Rafael, o que acontece é que você é muito iniciante e nem conseguiu ter total sucesso com o bolo, está bastante perdido e quer tentar outras coisas que nem sabe como fazer. O bolo produz muito bem sim, se você fizer direitinho, é só ver alguns diários. O casing se mal cuidado vai produzir tanto quanto esses seus bolos. Eu te desejo boa sorte e que você aprenda a ser menos ansioso e se dedique mais a aprender.

Ancioso mesmo pq pelo meu procedimento axo que fiz serto ou mas o menos certo.
Quero o casing pq quero dominar 2 técnicas .
Não estou desesperado não. E não me concidero perdido pois só usei o PF tem
E meus experimentos e tentativas ainda não foram finalizados
Venho ao diario pq tudo quero mas do que
A minha única opinião, e tendo uma fonte mágica que são vcs não posso errar nao.
Vcs são mestres no assunto !
Tenho que APRENDERDER COM VOCES

Cogu que tonbou foi colhido e abriu o chapéu
Felicidades
Agora vou espera o flush do segundo bolo
Tbm uma dúvida pertinente sobre o processo do milho ?
Para retirar os traços da água sanitária e preciso um dos exemplos situados na receita ou posso só usar um tipo específica só ? Vi calcario,cal,carbonato
Tenho cal e carbonato já da. Ou terei qie usar tudo bem específico

Anexos

• IMG_20151217_080127178.jpg
    IMG_20151217_080127178.jpg
    36.3 KB · Visualizações: 22
Olá Galerinha venho novamente pra dar mas info do cultivo
Deu meio que uma parada no primeiro bolo e meu segundo ta pinando muito mas porém notei que o crescimento ta mas lento ?
E outra dúvida preparei um milho pensando em cultivos mas para frente.
Mas notei que o milho apois o processo não ficou branco, ta meio escuro isso e normal ?

Mas notei que o milho apois o processo não ficou branco, ta meio escuro isso e normal ?

Esse processo seria tindalização?? Mas o milho fica branco?? Até onde eu sei o milho só fica branco depois de colonizado pelo micélio...

Esse processo seria tindalização?? Mas o milho fica branco?? Até onde eu sei o milho só fica branco depois de colonizado pelo micélio...

O processo que eu site e o para preparar o milho para casing
E não sei se dará certo mas usei a água sanitária o bicarbonato , po de concha como vi descrito no tópico do fórum
E tbm coloca hj um dos meus bolos para um dunk pois ele parou de evoluir .
Penso em colocar na base de apoio do bolo no terrario um misto de pó de côco + humos de minhoca ! Seria uma boua ideia
E a esterilização (pesada) situada no tópico do Mauricio

Última edição:
Olá galera volto com fotos do cultivo
Aqui eam pe ta chuvendo muito e a temperatura baixou
Foto do meu 2 bolo com muitos cogus porém ta demorando muito?
2.foto. É do bolo que deu só dois cogus e parou. Depois de dois dias no terrario ele já pinou em dois lugares.
por último mas 2copos que preparei.
Um ponto que não me cituei bem ainda. Na fórmula as partes usadas( de arroz,côco em pó e água) na mistura se meus bolos ficarem com menos ou mais arroz isso efetaria em que na minha produção ?

Anexos

• IMG_20151225_061940408.jpg
    IMG_20151225_061940408.jpg
    39.6 KB · Visualizações: 19
  • IMG_20151225_061956899.jpg
    IMG_20151225_061956899.jpg
    30.2 KB · Visualizações: 18
  • IMG_20151224_183146068.jpg
    IMG_20151224_183146068.jpg
    42.2 KB · Visualizações: 17
  • IMG_20151224_183131499.jpg
    IMG_20151224_183131499.jpg