Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário do rafael_111

Diário de cultivo completo.
Olá boa noite uma última dúvida anten de levar meu 1 PF ao terrario. Na minha opinião o copo já está com 85 a 95% colonizado , desde o dia 04/11 e pretendo leval ao dunk na segundo 16/11, ae vem minha primeira dúvida com essa colonização ainda não completa será que vou me prejudicar com pressa em levar ao terrario ??
E tbm meu. Terrario e pequeno, uso bomba de aquário com argila no fundo e tbm no reservatório por onde fik a ponta da mangueira da entrada de ar, mas aq em recife ta muito calor mesmo e n possui um termoigrometro, como saber a olho nu se ta bom ou não minha umidade e trocar de ar pois pretendo deixar ligada a noite e de dia em intervalos. Obg e serei grato por sugestões e dicas . a copos de arroz + pó de côco
 

Anexos

  • 1447536837120.jpg
    1447536837120.jpg
    60.1 KB · Visualizações: 32
  • 1447536922650.jpg
    1447536922650.jpg
    52.1 KB · Visualizações: 32
  • 1447537017236.jpg
    1447537017236.jpg
    55.5 KB · Visualizações: 28
com essa colonização ainda não completa será que vou me prejudicar com pressa em levar ao terrario ??
Provavelmente, sim.

n possui um termoigrometro
Termohigrômetro é importante, mas dá pra viver sem eles.

como saber a olho nu se ta bom ou não minha umidade
A umidade está boa quando tem gotas de água nas paredes do terrário.
Quanto ao temperatura, tenta colocar o terrário no lugar mais fresco da casa. Se tiver um ar condicionado, melhor ainda. Mas se não tiver, um guarda-roupa/armário geralmente serve.


Cara, tu já conseguiu fazer o mais chato, que é a parte de esterilização/inoculação. Espera colonizar 100%. Mas é 100% mesmo. Aí, então, tu espera mais uma semana, mesmo já estando todo colonizado.
Esse tipo de procedimento de espera pode te livrar de contaminações. Se levar pro terrário desse jeito, sem colonizar tudo.... vai contaminar.

Parabéns pela tua perseverança. Você já conseguiu algo muito legal. :)
 
Provavelmente, sim.

Vlw mano porque essas dúvidas e que vão finalizar meu primeiro cultivo. Futuros carimbos de mdk sou muito grato a todos aq pelos conselhos e pelo

Termohigrômetro é importante, mas dá pra viver sem eles.


A umidade está boa quando tem gotas de água nas paredes do terrário.
Quanto ao temperatura, tenta colocar o terrário no lugar mais fresco da casa. Se tiver um ar condicionado, melhor ainda. Mas se não tiver, um guarda-roupa/armário geralmente serve.


Cara, tu já conseguiu fazer o mais chato, que é a parte de esterilização/inoculação. Espera colonizar 100%. Mas é 100% mesmo. Aí, então, tu espera mais uma semana, mesmo já estando todo colonizado.
Esse tipo de procedimento de espera pode te livrar de contaminações. Se levar pro terrário desse jeito, sem colonizar tudo.... vai contaminar.

Parabéns pela tua perseverança. Você já conseguiu algo muito legal. :)

Vlw mano espero ter bons frutos desses 2 copos . e curiosidade nesse processo de inoculação eu achei que errei em um copo e na colocação dos esporos , terminei jogando ele fora onde eu tinha colocado uma estercos coletados. E não é que deu micélio em toda parte,oque vcs me a concelho a fazer ? Tira tudo e jogar fora ou cobrir com pó de coco ?
 
acho apenas o termômetro indispensável
Se você estiver habituado ao clima local, fica bem mais fácil. Minha incubadora mantem 2 ou 3 graus abaixo da temperatura ambiente, no verão. Então, dá pra me guiar 'de boa', mesmo sem termômetro.
Mas, foi mal pelo erro de concordância. Eu quis dizer, na verdade: 'Termohigrômetro é importante, mas dá pra viver sem ele'. ;)
É que eu gastei o triplo em um Termohigrômetro, ao invés de comprar apenas o termômetro. E já que o medidor de umidade é um cocô, não é valido gastar essa grana nisso.
 
Vlw pelas dicas de umidade. É outra dúvida que eu estou aqui , sobrou tipos alguns ml de uma seringa (no reservatório que VEI dos correios e mantido na geladeira ) TEM COMO FAZER ALGO OU ALGUMA COISA PRA ALMENTAR ESSA QUANTIDADE PARA EU INOCULAR MAIS VESES ?
 
TEM COMO FAZER ALGO OU ALGUMA COISA PRA ALMENTAR ESSA QUANTIDADE PARA EU INOCULAR MAIS VESES ?

Tomando os devidos cuidados de assepsia você pode aspirar mais água estéril com a seringa, completando o volume da mesma.
 
Vlw comunidade dezembro posto futuras fotos dos meus mdk. Seguem fotos dos copos para um veredito sobre meu futuro cultivo
 
Última edição:
Olá gente perto de colocar os meus bolos para o terrario segue a minha maior dúvida e o meu maior medo e problema. A TEMPERATURA AMBIENTE AQUI E MAS QUENTE MESMO NOS LOCAS MAS AMENOS OQ DEVO FAZER POIS NOTEI JA QUE NAO A CONDENSACAO DENTRO DO TERRARIO???
 

Anexos

  • IMG_20151119_114419668.jpg
    IMG_20151119_114419668.jpg
    94.9 KB · Visualizações: 34
Olá gente perto de colocar os meus bolos para o terrario segue a minha maior dúvida e o meu maior medo e problema. A TEMPERATURA AMBIENTE AQUI E MAS QUENTE MESMO NOS LOCAS MAS AMENOS OQ DEVO FAZER POIS NOTEI JA QUE NAO A CONDENSACAO DENTRO DO TERRARIO???
Uma coisa é umidade, outra coisa é temperatura. Se estiver fazendo mais de 30 graus provavelmente não vai conseguir produzir e tenha que esperar outra época do ano. Sobre a umidade, você deixou bastante tempo fechado e com tudo ligado pra ver como se sai? Lembrando que você também pode borrifar o terrário regularmente.
 
A TEMPERATURA AMBIENTE AQUI E MAS QUENTE MESMO NOS LOCAS MAS AMENOS OQ DEVO FAZER POIS NOTEI JA QUE NAO A CONDENSACAO DENTRO DO TERRARIO???

Condensação não quer dizer muita coisa... Mas, com esse excesso de agua, essa argila não tá servindo de nada. Não tem que ter água no fundo, a argila tem que estar apenas úmida, e não encharcada.
 
Condensação não quer dizer muita coisa... Mas, com esse excesso de agua, essa argila não tá servindo de nada. Não tem que ter água no fundo, a argila tem que estar apenas úmida, e não encharcada.
Nem tinha me atentado a isso, é verdade. Cubra só 1/3 da argila.
 
Olá camaradas bom dia
Venho hj informa q com algumas dicas que eu absorvi. Coloquei hj dia 24 um dis bolos no terrario. Espero conseguir que alguns deles para o natal ( eles me refiro aos frutos). Queria uma última informação sobre como proceder no dia a dia com a lunpesa do terrario até o dia da colveita. Desde já agradeço
 
Olá camaradas bom dia
Venho hj informa q com algumas dicas que eu absorvi. Coloquei hj dia 24 um dis bolos no terrario. Espero conseguir que alguns deles para o natal ( eles me refiro aos frutos). Queria uma última informação sobre como proceder no dia a dia com a lunpesa do terrario até o dia da colveita. Desde já agradeço

Acompanhe os Diários de Cultivo dos outros membros do fórum, que atualmente são vários, e você terá uma ótima noção de como deve proceder. A sua pergunta é muito ampla, sem um contexto, então fica difícil de te dar um norte. Mas, garanto que lendo os diários pelo fórum, a sua dúvida vai ser mais direcionada e poderemos te ajudar. Bons cultivos!
 
Queria uma última informação sobre como proceder no dia a dia com a lunpesa do terrario até o dia da colveita. Desde já agradeço
Basicamente vai limpar e desinfetar ele e tudo o que colocar dentro dele e depois só vai voltar a limpar quando tirar os bolos pro dunk. Você nunca vai limpá-lo com os bolos dentro, até porque enquanto bolos estiverem lá você nunca vai deixar muito tempo aberto.
 
Vlw pela explicação .
Tou com um bolo a 2 dias no terrario e está assim (foto). Queria saber se tem um limite de tempo ou dias pra começarem a brotar ?? É se vcs vêem se está mas o menos serto meu modo de cultivo ou falta alguma coisa ? Ou se DEVO atentar praoutra coisa que n vi ou notei. agagredesso
 

Anexos

  • IMG_20151126_092435040.jpg
    IMG_20151126_092435040.jpg
    52 KB · Visualizações: 32
Olá galera depois de 4 dias notei q meu terrario quando abro ele o ar de dentro sinto ele quente !!? Isso e normal ou posso tentar abaixar a temperatura utilizando algo específico ?? Estou usando caixa organizadora e bomba de aquário e notei isso . se alguém tiver uma dica pra baixar a temperatura vou ser muito grato
 
posso tentar abaixar a temperatura utilizando algo específico

Seu terrário parece ser pequeno, certo?! Colocar uma garrafa com agua congelada lá dentro deve ajudar...
Cuidado com o compressor de ar também, pelo que li aqui no forum o ideal seria entre uma e tres trocas de ar por hora. Se fizer mais que isso vai ser dificil deixar a umidade adequada.
 
tres trocas de ar por hora
Três trocas manuais por dia bastam. No caso do compressor, é bom calcular o tempo necessário para não exceder. Um timer/temporizador seria uma mão-na-roda.
 
Back
Top