Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário do rafael_111

Diário de cultivo completo.
Olá boa noite uma última dúvida anten de levar meu 1 PF ao terrario. Na minha opinião o copo já está com 85 a 95% colonizado , desde o dia 04/11 e pretendo leval ao dunk na segundo 16/11, ae vem minha primeira dúvida com essa colonização ainda não completa será que vou me prejudicar com pressa em levar ao terrario ??
E tbm meu. Terrario e pequeno, uso bomba de aquário com argila no fundo e tbm no reservatório por onde fik a ponta da mangueira da entrada de ar, mas aq em recife ta muito calor mesmo e n possui um termoigrometro, como saber a olho nu se ta bom ou não minha umidade e trocar de ar pois pretendo deixar ligada a noite e de dia em intervalos. Obg e serei grato por sugestões e dicas . a copos de arroz + pó de côco
 

Anexos

  • 1447536837120.jpg
    1447536837120.jpg
    60.1 KB · Visualizações: 32
  • 1447536922650.jpg
    1447536922650.jpg
    52.1 KB · Visualizações: 32
  • 1447537017236.jpg
    1447537017236.jpg
    55.5 KB · Visualizações: 28
No caso do compressor, é bom calcular o tempo necessário para não exceder.
Cuidado com o compressor de ar também
Eu deixo meu compressor ligado o tempo inteiro, sem problemas. Várias pessoas fazem isso, e ao contrário de ele ser considerado um fator de perda de umidade, ele é considerado um promotor da umidade, uma vez que agita as partículas de água e gera um "ar úmido". Vejam:
2- Sem higrômetro não há problema algum; a única ressalva é que você tem de desligar/ligar o borbulhador se quiser mexer na umidade (aqui no meu terrário ainda não mudei: ligado direto)

Mas o importante nesses primeiros dias é manter a umidade bem alta de qualquer maneira, para que chegue o mais proximo possível de 99%. Para isso vc pode borrifar água, colocar mais vermiculita úmida, ou usar um borrifador nas pareder do terrário, ou um borbulhador etc....

Já na frutificação, o aquecedor que você está utilizando já daria conta da umidade, pois com este método ela já se acumula nas paredes por evaporação, o que é um bom sinal. Mas para garantir, dá para colocar um borbulhador em um copo de água.

já que a humidade está garantida pelo borbulhador de aquário...

Então, foi tudo automático pela bomba/borbulhador de aquário. Deixo ligada 24 horas até os pins se formarem, depois troco para 30 minutos on/off. :)

A umidade vem principalmente do borbulhador de ar, que fica dentro do pote de vidro.

Eu considero que o borbulhador vale muito a pena, até pq se a umidade relativa do ar estiver muito baixa, não sei se a perlita dá conta. No meu caso, no meu primeiro cultivo de Austrálian, não deu certo. Nesse caso o borbulhador nao só garante a troca de ar, mas também ajuda a aumentar a umidade a a 98% dentro do terrário.
 
Como a @Malahov citou acima, existem n casos.
Acredito que o melhor jeito de lidar com um borbulhador é adequá-lo de acordo com suas necessidades.
Se possível realize testes em seu terrário antes de aniversariar os bolos/casings. Isso dará uma preocupação a menos na hora em que os mesmos se encontrarem no terrário.
Também acho válido se atentar na umidade do ambiente externo. (Obviamente) Dias de chuva são mais úmidos e isso influenciará no uso de seu borbulhador.
Adapte os recursos disponíveis de acordo com suas necessidades e sempre tome nota dos resultados dos testes. :)
 
Por que aqui onde estou ta quente e tbm ainda não vi sinais de pinagen. ta com uma 3a 4 dias e só notei mais micélio crescendo no bolo !!
Por isso que queria saber se eu to fazendo errado ?
Algumas borifadas durante o dia, e o bolo ta criando um micélio tipo nuvem por fora do bolo e com pequenos pontos de micélio finos apontando para os lados ? Mais n vi aq fotos desse tipo ! Mais tarde posto fotos desse bolo
 

Anexos

  • IMG_20151129_092920222.jpg
    IMG_20151129_092920222.jpg
    66.8 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20151129_092911025.jpg
    IMG_20151129_092911025.jpg
    62.5 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20151129_092904368.jpg
    IMG_20151129_092904368.jpg
    62.1 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20151129_092859831.jpg
    IMG_20151129_092859831.jpg
    59.9 KB · Visualizações: 31
Por que aqui onde estou ta quente e tbm ainda não vi sinais de pinagen. ta com uma 3a 4 dias e só notei mais micélio crescendo no bolo !!
Por isso que queria saber se eu to fazendo errado ?
Algumas borifadas durante o dia, e o bolo ta criando um micélio tipo nuvem por fora do bolo e com pequenos pontos de micélio finos apontando para os lados ? Mais n vi aq fotos desse tipo ! Mais tarde posto fotos desse bolo
Ainda é muito cedo, para forçar a pinagem abra o terrario e troque o ar 2x ao dia, faça o mais rapido possivel, abra abane moderadamente e feche rapidamente para não estressar o micelio. Mesmo que a temperatura esteja até 28° frutificara, porem praticamente quase não produzira esporos.
O micelio em forma de nuvem é sinal de que a umidade esta muito elevada, por isso so borrife agua quando for necessario e notar que as paredes do terrario esta secando.
 
As outras fotos que não coliquei e o segundo bolo colocado hj .
É me lembrei de um detalhe sobre meu terrario. Minha caixa é de 20litros acho que meus problemas são oriundos disso.
 

Anexos

  • IMG_20151201_082940915.jpg
    IMG_20151201_082940915.jpg
    44 KB · Visualizações: 22
  • IMG_20151201_082935494.jpg
    IMG_20151201_082935494.jpg
    64.9 KB · Visualizações: 21
  • IMG_20151201_082930432.jpg
    IMG_20151201_082930432.jpg
    55.8 KB · Visualizações: 23
  • IMG_20151201_082925513.jpg
    IMG_20151201_082925513.jpg
    58.4 KB · Visualizações: 22
  • IMG_20151201_082721250.jpg
    IMG_20151201_082721250.jpg
    43.9 KB · Visualizações: 22
@rafael_111 , aconselho que abra um tópico próprio sobre seu cultivo, para que lá possamos acompanhar melhor o andamento, pois este tópico é para dúvidas pontuais. Para acompanhamento de cultivos e eventuais ajudas sobre dúvidas que surjam, se aceitar este meu conselho, vá até o subfórum de diários de cultivo e crie um tópico próprio, que ficará melhor de ajudá-lo, além de contribuir com a organização do fórum ;).

Edit: tópico criado, é este aqui mesmo agora.
 
Última edição:
Olá volto com outra coisa que me chamou atenção . O segundo bolo ta se desenvolvendo muito bem e mais rápido do que o primeiro e notei tbm que o primeiorprimeiro bolo está com aparentando esta seco!! Oque posso é DEVO fazerFAZER??
 

Anexos

  • IMG_20151204_105033616.jpg
    IMG_20151204_105033616.jpg
    82.4 KB · Visualizações: 25
  • IMG_20151204_105028455.jpg
    IMG_20151204_105028455.jpg
    64 KB · Visualizações: 23
  • IMG_20151204_104954224.jpg
    IMG_20151204_104954224.jpg
    64.5 KB · Visualizações: 25
Olá volto com outra coisa que me chamou atenção . O segundo bolo ta se desenvolvendo muito bem e mais rápido do que o primeiro e notei tbm que o primeiorprimeiro bolo está com aparentando esta seco!! Oque posso é DEVO fazerFAZER??

Cara, isso ai logo logo vai estar cheio de cogumelos, relaxe e espere.
 
Tou sim . mais agora que coloquei o outro bolo no terrario foi que vi as diferencas, realmente ta bem mas seco que o outro

Cara, isso ai logo logo vai estar cheio de cogumelos, relaxe e espere.
Espero que sim tou colocando mas fé no segundo bolo espero algo até as festas de dezembro
 
Última edição por um moderador:
Cara, isso ai logo logo vai estar cheio de cogumelos, relaxe e espere.
Realmente vai ficar cheio !! Ontem dia 4 eu análise e notei ums ou 9 ou mais pins no bolo que eu estava cometendo que parecia estar seco.
Queria poder expressar minha felicidade em palavras mais n conceguirei pq, um momento mágico não tem explicação. Agredesso a TDs pelas dicas, TDs os relas(puchoes de orelha) mas td valeu apenaapena. As fotos não tão muito boas mas isso n importa mas agora vo querer posta as fts dos cogus
 

Anexos

  • IMG_20151205_073312094.jpg
    IMG_20151205_073312094.jpg
    29.4 KB · Visualizações: 26
  • IMG_20151205_073324901.jpg
    IMG_20151205_073324901.jpg
    38.2 KB · Visualizações: 27
  • IMG_20151205_073349084.jpg
    IMG_20151205_073349084.jpg
    57 KB · Visualizações: 28
Poxa! É como eu tive que me esforçar pra conceguir passei por muitas coisas e imprevistos junto com decepções. 3 tentativas contaminadas. Mais VC quando eu acordo tenho a felicidade de olhar e ver que o meu premio ta cescendo! Quero agora saber sobre tempo,condições de armazenagen ou seja se puderem me orientar nesta fase final serei grato. Espero que conciga algum carimbo pra cultivos futuros e ate divulgar e poder trocar com outros cultivadores
 
Sobre secagem (se fizer) e armanezamento, existem algumas opções.

Pra secagem e conservação, uso ventilador, pote pra secagem com sílica-gel e pote depois pra armazenar em ziplocks. Outros membros possuem jeitos mais práticos, como conservar em mel, que dispensa a secagem.

Mas a forma mais simples de todas é fazer o chá com a colheita fresca e guardar no congelador até o dia em que for tomar. O lado bom é que o chá mantém as propriedades dos cogumelos secos. O lado ruim é que se acabar a luz por tempo suficiente....

(Obs.: depois adiciono os links)
 
Mas a forma mais simples de todas é fazer o chá com a colheita fresca e guardar no congelador até o dia em que for tomar.

@ExPoro
confirme aí
meus primeiros flushs ( cerca de 100 gr in natura ) eu congelei, depois bati com suco e tomei, incomodo abdominal a parte, a trip foi muito, muito diminuta.

depois,, lembro de ter lido aqui que congelar faz alguma coisa com a psilo , tipo quebra-a ou algo assim.

já tomou algum chá antes congelado, e resultou em algo ?
 
@ExPoro
confirme aí
meus primeiros flushs ( cerca de 100 gr in natura ) eu congelei, depois bati com suco e tomei, incomodo abdominal a parte, a trip foi muito, muito diminuta.

depois,, lembro de ter lido aqui que congelar faz alguma coisa com a psilo , tipo quebra-a ou algo assim.

já tomou algum chá antes congelado, e resultou em algo ?

Não afeta a psilocibina, não. Não tenho fonte, mas ninguém até agora falou algo sobre, tampouco li... Mas se congelar chá não dá problema, creio que congelar o cogumelo também não reduza a potência :bigode:. -- edit: pois é, estava errada esta minha conclusão :D.

Já tomei sim chá congelado e fez efeito normalmente ;) :alien:.
 
Última edição:
Não afeta a psilocibina, não. Não tenho fonte, mas ninguém até agora falou algo sobre, tampouco li... Mas se congelar chá não dá problema, creio que congelar o cogumelo também não reduza a potência

John Allen sempre mostra essa fonte sobre congelar cogumelos:
Congelar cogumelos.jpg
 
John Allen sempre mostra essa fonte sobre congelar cogumelos:
View attachment 86396


Boa :).

Bem, parece que realmente não é bom congelar os cogumelos puros :bigode:.

Com base no texto em inglês, para fins de armazenamento para depois consumir e viajar, :!: pode congelar o chá feito dos cogumelos, mas não se deve congelar os próprio cogumelos.

Além disso, o mesmo texto também recomenda não curar cogumelos no mel. Não sei exatamente o que isso quer dizer, pois não uso este método. No entanto, há um tópico com a experiência dos membros que conservaram em mel os cogumelos. Não sei se eles no entanto notaram alguma perda na potência destes.
 
Última edição:
caramba.. vamos voltar a fisica basica.
reaçoes geralmente sao aceleradas pelo calor.
congelar seria desacelerar estas reaçoes.
PONTO, e simples assim.
nao quer perder psilas congele, depois bata uma raspadinha sem ferver.

John Allen sempre mostra essa fonte sobre congelar cogumelos:
View attachment 86396

citar qualquer trabalho do"seu jao" pós 2000 é até hilario.
hoje em dia ele é apenas um velho malucao.
tenho contato diario com ele, e acredite.... ele nunca mais voltou da thailandia.

Não afeta a psilocibina, não. Não tenho fonte, mas ninguém até agora falou algo sobre, tampouco li... Mas se congelar chá não dá problema, creio que congelar o cogumelo também não reduza a potência :bigode:. -- edit: pois é, estava errada esta minha conclusão :D.

Já tomei sim chá congelado e fez efeito normalmente ;) :alien:.
eu tambem, e nao acredito que sua conclusao esteja errada nao.
ja congelei até bolos colonizados por 3 anos pra frutificar depois, e meus ultimos experimentos sao com papelao desidratado e nmantido congelado dentro d freezer.
tem muita lenda urbana pra ser derrubada, caso DEIXEM certos nomes no passado.
a pesquisa esta sendo feita aqui e agora, somos o centro da psicodelia brasileira, ainda.



ainda espero (faz uns 10 anos hein) que me provem quimica e fisicamente porque nao devemos congelar cogumelos ou o chá.
 
Última edição:
Back
Top