Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Culturas do Insider

Maravilha seu hobbie insider!!! estou acompanhando seus passos camarada! Tenha preferencia pelos setores que se espalham mais, e consequentemente são mais vigorosos!

Boa sorte!
 
Maravilha seu hobbie insider!!! estou acompanhando seus passos camarada! Tenha preferencia pelos setores que se espalham mais, e consequentemente são mais vigorosos!

Boa sorte!

Ehnois figurassa!!!!!!!!!!! hehe

Olha o que as boas vibras de vcs me trouxeram:
isolamento1.JPGisolamento5.JPGisolamento3.JPG
E Esse é o Campeao dos rizomorficos kk:
isolamento4.JPG

E por fim todos os melhores pratos isolados até agora:

todos isolamentos.JPG

Mas to com tanta coisa pra fazer do outro cultivo q vou ter q guardar eles na geladeira até pode usar essas culturas, agora estou sem tempo. Guardar na geladeira é deboua né?

Valeu e abracos a todos.
 
Última edição:
Eu sempre botei maior fe no Habitue' .
Olha ae do nada ele sacou um dos melhores topicos do forum.
Amo esse lugar por isso.
 
pode guardar na geladeira tranquilamente...

valeu tchesko!


Eu sempre botei maior fe no Habitue' .
Olha ae do nada ele sacou um dos melhores topicos do forum.
Amo esse lugar por isso.

AAAAAAAAAAAAA maluuuco valeu demais daconta mesmo, eh uma graditao imensa pode compartilhar toda essa informacao, poder participar e incrementar o forum e a comunidade fungica com a minha parte. Nao te conheco pessoalmente mas teu incentivo vale muito camarada! To amando tudo isso aqui tb!! :D:pos::pos:!!

Abraco forte
 
Mais algumas fotos dos isolamentos antes da transferencia pra novas 16 pratos que fiz hoje...
rizera.JPGrizora.JPGrozasso.JPG

Notem a contaminacao sendo consumida pelo micelio agressivo na parte decima da placa
guloso contam.JPG

Contra a luz vc ve até aonde a contaminacao chegou e como o micelio devorou ela..
micelio guloso 2.JPGmicelio guloso.JPG

Muito lindo de ver... fiz 6 novas transferencias deste prato pela agressividade do menino. :):)

Esses foram os 3 pratos escolhidos para transferencia de 16 novas placas de agar.
super 3 power.JPG

Paz ai!
 
Última edição:
Lindo crescimento! Estou fervorozo para vêr as próximas etapas!
 
Fotos dos últimos isolamentos q fiz, essa foi a ultima transferência dessa serie de transferências q eu fiz, já 1 semana armazenados na geladeira a 8°C. Notei que alguns chegaram a colonizar tudo ou quase todo o prato mesmo estando a 8°C, porque eles cresceram uns 3 dias na geladeira ainda, a velocidade de crescimento foi diminuindo pouco a pouco até estagnar por completo do 4° pra frente.

isolamento final.JPG

O próximo passo vai ser testar diferentes os que aparentem melhores setores isolados e armazena-los em tubos de ensaios, e observar o ciclo de desenvolvimento de cada 1 em grãos. Mas no momento nao tenho a paciencia e o tempo necessario pra seguir os testes com isolamento. Então ficarão armazenados na geladeira por uns 1, 2 meses até eu voltar a retomar os experimentos.

Notem o prato q esta em cima de outros, fiquei de olho gordo nesse. Q raizao bunito de se ver viu!!

Vlw
 
Última edição por um moderador:
nunca consegui um misceli assim em bda...
parabens mesmo velho,
me diga qual a proporçao usada de agua , batata e agar.
 
nunca consegui um misceli assim em bda...
parabens mesmo velho,
me diga qual a proporçao usada de agua , batata e agar.

ae tchescko! Valeu mesmo

A receita q estou usando agora não é de BDA, é de farinha de milho.

Agar-agar 9gr
Dextrose 3gr
Farinha de milho 25gr
Água destilada 500ml

Achei bem mais simples de fazer que BDA.

Tentei umas 3, 4 vezes com BDA e não consegui, mas eu tinha feito as medidas sem balança digital na época, agar d+ ou d menos, e o micélio não se desenvolvia bem..

Abraços!
 
Estou dando bola a frente as culturas isoladas.
P1040259.JPG

Primeiro armazenei a cultura isolada em tubos de ensaio com um pedaço de palito de picolé dentro, segundo tenho informado, a madeira ajuda a conservar a cultura de micélio por mais tempo. Confeccionei no total de 6 culturas com receita de Milho-Agar. 3 das 6 culturas colonizaram os tubos, as outras enfraqueceram e joguei fora naturalmente.

Este é o melhor dos tubos de ensaio.
P1040180.JPG

Foram preparados 4 jarros mansons com centeio.

1 kg(seco) de grãos orgânicos de centeio foram lavados, pré-fervidos, deixados de molho com água, 2-4gr de calcário agrícola (85% Carbonato de cálcio, 3,5% Carbonato de Magnésio, 0,5% Ferro ...) e 1gr de café.

No outro dia foram escorridos em peneiras grandes por 1 hora, distribuídos em jarros mansons com filtro sintético, tampa, seguido de folha de alumínio e postos na PP junto com um bisturi por quase 2horas a 15PSI(aprox.) depois deixei esfriar por 18-20 horas.

Logo foram feito os procedimentos de assepsia:
banho
escovar os dentes
roupa limpa
luvas
glovebox bem limpa e hermeticamente isolada com filme plastico de cozinha
Banheiro fechado e limpo.
Lampião de fogo
Papel de cozinha
Desinfetante
4 placas de petri com culturas isoladas.
Panela FECHADA com o substrato esterilizado


Apos tudo estar limpo e preparado para o procedimento, tirei os potes e o bisturi da panela e rapidamente os pus na glovebox. Com um pano voltei a limpar as mãos e a glovebox com álcool.

Com o bisturi esterilizado e a lamina passada no lampião de fogo, as culturas foram cortadas como uma pizza para distribui-las melhor pelos potes.

Depois foram distribuídos 1 prato por pote. Importante: Sempre apos inocular 1 prato em 1 pote, voltei a esterilizar todo o ambiente de trabalho, as mãos, e o bisturi com o lampião de fogo.

Depois disso todos os potes foram postos na incubadora a 28°C.

Os resultados em 4 dias de incubação são esses:
P1040241.JPG P1040242.JPG
punk.JPG punk.JPG
punk 2.JPG P1040243.JPG

O micélio parece se recuperar bem em 3 dos 4 potes, 1 deles parece ter tomado aspecto algodoado novamente, um acontecimento bastante normal em grãos de centeio. Agora é esquecer e esperar q eles façam o trabalho e torcer pra não surgir nenhum foco de trich, a contaminação mais presente aqui em casa.

Esse é o resultado de um minibulk apartir de inoculo de grãos de cultura isolada que esta pra ser induzido a frutificação. Estou ansioso pra ver o que sai dai ^^

P1040237.JPGP1040238.JPG

O substrato utilizado é 50% fibra de coco 40% esfagno picado, 10% vermiculita e 2-3gr de gesso.

Agora é torcer pra ver! ^_^
 
Última edição por um moderador:
Tá bonito esse pote heim!

Esse substrato que fizeste é show.
 
fala insider !!! td tranquilo ? tem como me esclarecer umas paradas ai...

esse pequeno bulk fica ai em cima da mesinha mesmo? o substrato se encarrega da humidade e em temperatura ambiente? luz indireta do sol?

tou com um projeto assim tb... quero aproveitar esse outono q aqui esta quase cntp pros mushs...

olhando daqui parece q foi aquela "misturada" do milho/spawn com o substrato... q deixaste incubando um tempo, e botou pra frutificar... ou não ?




All We Need is LOVE !!! :)
 
esse pequeno bulk fica ai em cima da mesinha mesmo?
Não, no momento ele fica dentro da incubadora, mas logo vai ficar sim, mas com condições de frutificação. Só pus ele na mesa pra tirar umas fotos

o substrato se encarrega da humidade e em temperatura ambiente? luz indireta do sol?

Quando estiver frutificando, Sim, e sim.

olhando daqui parece q foi aquela "misturada" do milho/spawn com o substrato... q deixaste incubando um tempo, e botou pra frutificar... ou não ?

Como disse antes, ainda não pus pra frutificar, mas sim, é um mini-bulk colonizado a partir de inóculo de grãos de centeio.

Valeu!
 
vlw insider !!!

ajudou mt preu chegar em algumas conclusões...

saudações
 
Minibulk foi posto hoje pra frutificar, a receita pra camada de casing foi 50%/50% po de fibra de coco e esfagno e uns 5% do peso de calcário agrícola.

minibulk.JPGminibulk2.JPG

Como podem ver, peguei uma caixa exatamente igual a do mini-bulk, fiz 11 furos no total e coloquei filtros de algodão neles, e preguei a caixa invertida junto a do bulk com fita durex criando um mini-greenhouse. Agora estou dando luz e temperatura baixa para induzir a frutificação. Enquanto ao esquema de ventilação, estou pensando em colocar um ventilador ligado perto do mini-bulk mas apontado indiretamente umas 6 a 8 horas diária para promover a troca de ar. Estou na fé de que esses furos já vao ajudar os meninos a respirarem relativamente bem.

Agora só resta fazer a macumba! rsrs

Edit importante:

Quase esqueci de um pequeno importantíssimo detalhe.

O de envolver a caixa de plastico do substrato bulk com papel alumínio e fita adesiva para evitar frutificações subterrâneas, oque pode aumentar consideravelmente o risco de infecções por apodrecimento de frutos no fundo do substrato.
 
Última edição por um moderador:
fala Insider, ficou maneiro...

diminuir a temp pra pinar? a incubação tava mais quente q a frutificação?

sei q de uma forma geral a humidade influencia mais q a temp... mas a temp pode acelerar ou diminuir o ritmo, certo?

tinha entendido q fosse a incubação mais ameno, uns 20-25. e frutificação um pouco mais, 25-30... o meu vai ficar a temp ambiente variando total de 20 a 32... so vou tomar conta pra num esquentar mt... então não terei tanto controle assim...

e pelo q entendi tb pra uma boa frutificação é importante a troca dos gases, eles precisam de boa quantidade de O2 né... acho q esses algodões vão dar caldo, ainda mais com um ventilador perto... mas esse esquema num seria uma boa chave pros contaminates?

sou meio assim com as experiencias de contaminações, eu conhecia os selvagens, nunca tive experiencia, mas eles sovrevivem na luta com mts contaminantes naturais, basta uma chuva humida a noite, e alguns crescem ja de manhã !!! entendo q todos os metodos de assepsia usados no cultivo são necessários, e sei q existem contaminantes invisiveis nos selvagens... mas acredito q depois do micelio já forte, ele pinando, um sistema de algodão e ventilador pra troca de gases como o seu não apresenta grandes riscos... certo?

saudações !!!
 
sei q de uma forma geral a humidade influencia mais q a temp... mas a temp pode acelerar ou diminuir o ritmo, certo?

Sim, se esta frio ou quente demais a tendencia é diminuir a velocidade de crescimento do fungo.

tinha entendido q fosse a incubação mais ameno, uns 20-25. e frutificação um pouco mais, 25-30...

Não, esta errado. 22-26 pra frutificação e 26-28 pra colonização.

e pelo q entendi tb pra uma boa frutificação é importante a troca dos gases, eles precisam de boa quantidade de O2 né... acho q esses algodões vão dar caldo, ainda mais com um ventilador perto... mas esse esquema num seria uma boa chave pros contaminates?

Isso espero rockflu, existem varias opiniões sobre ventilação do terrário. Tem gente que abre o terrário pra ventilar, já outros acham q isso aumenta muito o risco de contaminação. Eu não sou fan de abrir o terrário para ventilar e tento buscar por alternativas como esta agora com o ventilador. Pela minha experiência do cultivo passado,não são suficientes somente os filtros pra troca de gases, os filtros ajudam muito a evitar que contaminantes externos se instalem no terrário mas a ventilação ainda assim não foi suficiente.

sou meio assim com as experiencias de contaminações, eu conhecia os selvagens, nunca tive experiencia, mas eles sovrevivem na luta com mts contaminantes naturais, basta uma chuva humida a noite, e alguns crescem ja de manhã !!! entendo q todos os metodos de assepsia usados no cultivo são necessários, e sei q existem contaminantes invisiveis nos selvagens... mas acredito q depois do micelio já forte, ele pinando, um sistema de algodão e ventilador pra troca de gases como o seu não apresenta grandes riscos... certo?

Certo!
 
novamente de grande valia !!!

minha primeira tentativa eu num tenho tanto controle assim... mas nas proximas vou usar melhor as varias tecnicas dispostas no forum... e a ajuda na resolução das algumas duvidas é mt importante no processo...

vlw Insider :)
 
O micélio parece se recuperar bem em 3 dos 4 potes, 1 deles parece ter tomado aspecto algodoado novamente, um acontecimento bastante normal em grãos de centeio.

Depois do rizomorfismo no isolamento,a volta ao aspecto algodoado nos substratos.Isso também acontece comigo em isolamentos no papelao passando para substrato FAI

Continuo sem saber o porque que isso acontece.
 
Back
Top