Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Culturas do Insider

Depois do rizomorfismo no isolamento,a volta ao aspecto algodoado nos substratos.Isso também acontece comigo em isolamentos no papelao passando para substrato FAI

Continuo sem saber o porque que isso acontece.

Até onde eu sei, isso realmente é um misterio ainda, nao se sabe o porque de certos comportamento do micélio. Nao existe logica pra esse comportamento até onde eu sei.

Talvez algum experto no assunto poderia dizer algo mais especificamente.
 
Não sou expert em fungos, mas diria que isso provavelmente acontece porque o crescimento rizomórfico e o algodoado não representam diferenças genéticas entre partes do micélio, mas sim manifestações momentâneas do potencial do fungo.

Mal comparando, é como se você fosse em uma reunião onde há pessoas acordadas e outras dormindo, e separasse as que estão acordadas esperando que fiquem assim para sempre. Não vai funcionar. Elas podem até ter menos disposição a dormir que as outras, porém mais cedo ou mais tarde elas vão precisar dormir ...
 
Pode ser que sim.

Ou que alguma pequena mudança no ambiente, imperceptível para nós, o leve a isso.

Em alguns ambientes ou circunstâncias pode ser mais vantajoso a forma algodoada.
 
Em alguns ambientes ou circunstâncias pode ser mais vantajoso a forma algodoada.

ai eu fiquei na duvida Ecuador... algodão pina tb ? como ele pode ser vantajoso ? pensei q fosse como um estado "vegetativo", algo como se ele sofresse um choque, e aquilo da mais força pra ele, como um repouso... se for por ai, um repouso em certas circunstâncias pode ser vantajoso pra se recuperar né... mas ai, como depois trazer de volta pra ativa? pelo q vi ainda tem mt coisa a ser descoberta nessa area né...

sou só um novato adquirindo informações, e começando a experimentar...

saudações !!!
 
Quando a colonização do substrato está completa pina sim, tenha sido colonizado por micélio algodoado ou rizomórfico, ou pelos dois.

O algodoado pode levar um pouco mais de tempo para completar a colonização do substrato, mas o micélio rizomórfico não é indispensável para a colonização ou a pinagem. No fundo, não significa nem mesmo que você terá uma produção maior.
 
Atualizando o minibulk...

Tive que mudar o esquema do terrário de mono-tube mini-greenhouse a double-tube com argila expandida + água(a argila expandida tratada com meio profiláxico) pois a umidade do substrato em si não estava sendo suficiente e estava secando com o calor. E escapava a umidade toda pelos filtros de algodão.

Tive que viajar fim de semana passado e o crescimento ficou mais lento devido a baixa de umidade imposta por 3 dias. Viajei no 2° dia da pinagem e voltei no 5° dia, e não pude cuidar dos meninos no entanto. Quando voltei troquei o terrário para o double-tube.

Pinagem no 5° dia...
pincomeco.JPG
notem no lado direito inferior direito um pequeno foco de contaminação preta, ainda assim o micélio pina por cima aparentando dominar por completo a contaminação. Sinal de ótima resistência a contaminantes! Alem do prometedor pin set que parece esta pro vir.

pinagem no 6° dia, 1 dia depois de trocar o terrario
pino2.JPG

Tenho a impressão de que alguns frutos estão contaminados com verticillium.
De qualquer maneira, estou otimista com o pin set, se o numero de abortos for baixo este flush vai ser digno de um trabalho de cultura isolada! E ja é o melhor pin set que consegui até agora.
 
7° dia de pinagem...
pinacao.JPG
Como notado, mai sde 40% dos frutos estão contaminados com verticillium (listra marrom no decorrer do corte-transversal), devo dizer que apesar a ótima resistência contra bolores como tricoderma, cobweb e este fungo preto, esta strain é muito suscetível a contaminação por verticillium. Apesar disso, este é o proporcionalmente o melhor pinset que tive e de todos os meus cultivos. O isolamento se faz valer apena apesar de tudo! Estou bastante contente com este resultado.

Aqui fica a foto de como ficou o terrário no final das contas, o que na verdade não é mais que uma mini-glovebox velha q eu tinha tapada com uma capa tripla de alumínio e fita adesiva, seguido de uns filtros de algodão no meio + o ventilador ligado umas quantas horas pro dia pra ajudar na troca de gás.
terrarioglove.JPG ventilaterra.JPG

O problema é que com tantas mudanças que andei fazendo no terrário e de ficar mexendo muito nele as contaminações apareceram. Para os próximos experimentos com grãos de milho que estou fazendo vai ser diferente!

Valeu
 
Então quer dizer que quando aparece essas listras marrons quer dizer que está contaminado?
Explica isso direito, meu primeiro cultivo de ecuador aconteceu isto e eram quatro listras equidistantes. Eu até achei que fossem características da strain.
 
Então quer dizer que quando aparece essas listras marrons quer dizer que está contaminado?
Explica isso direito, meu primeiro cultivo de ecuador aconteceu isto e eram quatro listras equidistantes. Eu até achei que fossem características da strain.

Ae mexicano,

A linha marrom transversal que aparece durante o crescimento do fruto assim como o rachamento do caule na parte da linha e a deformação do chapéu do fruto, tomando as vezes forma de pênis circuncidado é uma característica típica de contaminação por verticillium, no entanto não saberia te dizer se existem mais razoes pela qual ocorrem as linhas marrons no decorrer da estípe. Eu diria que não, e menos, que as linhas sejam uma característica de raças.
 
8° dia do mini-bulk com cultura isolada, dia da colheita...
flush 1.JPG P1040279.JPG vertic.JPGvaiq vai.JPG

colheita
colheita.JPG

carimbos...
carimba sim.JPG

OBS: Foram selecionados os frutos sem contaminação de verticillium, mas eu to na duvida de levar esses carimbos adianta ainda assim... talvez jogue fora e deixo a confecção de carimbo pra um próximo cultivo... :( uma pena pois queria aproveitar a genética isolada pra tirar uns carimbos de qualidade...

Secagem...
seca sim.JPG


Yami yami :D Bastante bom pra um primeiro flush!!
 
Última edição:
Rapaz, a coisa tá a milhão aí hein! Que fartura! :)

Voce não limpa os cogus pra secar? Depois de secos os resíduos de substrato ficam colados no cogu, bem difícil de tirar.
Uma solução pra secar com ventilador é um anel de cartolina e durex em volta do ventilador, como se fosse uma parede pros cogs não cairem quando forem ficando mais leves.

Outra coisa, se voce for uma pessoa alérgica, coloque o ventilador em um aposento fechado (banheiro) por que senão seu ambiente vai ficar cheio de esporos nos ar e tu vai virar uma maquina de espirro.
 
Rapaz, a coisa tá a milhão aí hein! Que fartura! :)

Voce não limpa os cogus pra secar? Depois de secos os resíduos de substrato ficam colados no cogu, bem difícil de tirar.

É eu tirei só o excesso de substrato mas ainda ficou bastante ali, deve ser meio tarde, mas vou tirar o resto agora que vc disse.

Uma solução pra secar com ventilador é um anel de cartolina e durex em volta do ventilador, como se fosse uma parede pros cogs não cairem quando forem ficando mais leves.

Ótima ideia! Eu já estava pensando em algo assim mas deu pra amontoar tudo sem q eles se mexessem, mas certo que pra uma quantidade maior me vai ser útil essa dica!

Outra coisa, se voce for uma pessoa alérgica, coloque o ventilador em um aposento fechado (banheiro) por que senão seu ambiente vai ficar cheio de esporos nos ar e tu vai virar uma maquina de espirro.

Não sou alérgico mas minha mulher um pouco, bom saber disso cara valeu!
 
Pois dá um trampo bom limpar os cogus, um por um, mas vale a pena.

Hehehe..eu fiquei meio nóia com isso de respirar esporos. Teve um dia aí que tava com a imaginação meio fertil demais e fiquei imaginando micélio crescendo na minha mucosa e depois cogumelos saindo pelo meu nariz. :roflmao:
 
Rapaz, a coisa tá a milhão aí hein! Que fartura! :)

Voce não limpa os cogus pra secar? Depois de secos os resíduos de substrato ficam colados no cogu, bem difícil de tirar.
Uma solução pra secar com ventilador é um anel de cartolina e durex em volta do ventilador, como se fosse uma parede pros cogs não cairem quando forem ficando mais leves.

Outra coisa, se voce for uma pessoa alérgica, coloque o ventilador em um aposento fechado (banheiro) por que senão seu ambiente vai ficar cheio de esporos nos ar e tu vai virar uma maquina de espirro.
Seria interessante fazer um ducto de ar com motores potentes tipo exaustor. Os cogumelos ficariam flutuando por cima da tela do ventilador, como se estivem caindo em queda livre, talvez essa trip minha, não fariam com que eles ficassem mais adrenalizados.

Ae mexicano,

A linha marrom transversal que aparece durante o crescimento do fruto assim como o rachamento do caule na parte da linha e a deformação do chapéu do fruto, tomando as vezes forma de pênis circuncidado é uma característica típica de contaminação por verticillium, no entanto não saberia te dizer se existem mais razoes pela qual ocorrem as linhas marrons no decorrer da estípe. Eu diria que não, e menos, que as linhas sejam uma característica de raças.
Então deve ter sido por isso que o segundo flush veio apenas cogus deformados. Eu notei uma coisa diferente do que foi falado aqui, tinha pontos amarronzados na superfície do substrato. Então, fiquei pensando em ser o verticillium colonizando o substrato. Imagino, pois, nasceram apenas dois cogus, o solo já devia estar competindo com o micélio completar seu ciclo de vida, de dar belos frutos). O Ecuador já tinha dado a possível ideia de contaminação. O post está lá na área de problemas.
Estava salvando os ecuador literalmente. Gostei da trip com eles. Apesar de ingerí-los crús, não tive problemas quanto a náuseas, a mistura com mel ficou ótima. Foi minha segunda trip com cogus domésticados.
 
Última edição por um moderador:
Então uma contaminação desta pode vir através de esporos já contaminados vindos de outras culturas contaminadas por este fungo parasita?
Os esporos dos contaminantes podem começar a desenvolver juntamente com o micélio, ou seja, no inicio da germinação dos esporos. talvez seja isto por essa coloração amarronzado por cima do micélio dos ecuador
 
Teria que estudar bem a biologia do Verticillium para responder tudo isso, mexicano.

Mas algumas das suas hipóteses fazem sentido.
 
Back
Top