Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Culturas do Insider

Salve
entao man não esuqeça d edeixar a pp esfriar 100% poiis se abrir ela quente o ar quente dela sai e entra o ar de fora que esta frio podendo levar contaminantes para suas placas.
Esquece este lance de cremogema..... oque voce pode usar que tem mais nutrientes é CDA ao inves de BDA.
Aproveita o esporo e faz CL tambem pois assim vai saber se o esporo esta germinando bem e fulturamente pode usar a CL para inocular as placas e ter uma resposta bem mais rapida...
paz


Ae Paje so agora q vi tua msg, mas é tarde demais, hj fiz novas placas, entre elas 12 de BDA e 8 com uma comida pra bebes tipo cremogema baseado na receita de cremoagar do psilo, e alem disso novas transferencias dos 2 pratos de ecuador e o diminuto prato feio de B+.

Isso é a comparacao de uma placa com a mesma receita de BDA so q a primeira cozinhada a 22 min enquanto a segunda a 40 min.
comparacao agar.JPG

Boto fe de que estava realmente cozinhando tempo demais o meio BDA, mas desta vez eu contei 22min de pressao e desliguei o fogo, espeeeeeero que de certo desta vez............

E pra receita do cremoagar isso aqui foi o mais perto do cremogema que eu achei aqui na alemanha.
cremoalemao.JPG

Uma "papinha" pra bebe a base de farinha de trigo com nutrientes adicionados.
Tem vitamina A, D, E, K, C, B1, B6, Zinco, Ferro, Carbohidratos, Proteínas, Yodo, Cálcio, Sódio, Acido Fólico, Biotina entre algumas outras substancias mais.

Esava pesquizando na net informacao sobre a tabela de compostos da Cremogema e o unico q achei estava aqui mesmo no forum neste post das antiga.
Carboidratos --20g
Ferro----------6,0 mg
Zinco----------3,0mg
VitaminaA------254mcg
VitaminaB1-----0,51mg
VitaminaB3-----6,8mg
VitaminaB6-----0,55mg
VitaminaB12----1,0mcg
VitaminaC------19,0mg
Acido Folico---169,0mcg

O cremogema q achei aqui é praticamente igual a Cremogema como se ve na tabela com execao do amido de milho, pois em vez do amido de milho é farinha de trigo, estou na esperanca de que isso nao seja nenhum incoveniente pra desenvolver o micelio.

Valeu a ajuda a todos ai galera! :)
 
Última edição por um moderador:
Paje, o da CL tambem é uma otima e pratica ideia agora q penso, para a proxima trasnferencia de micelio eu vou tentar fazer CL. Valeu a dica man! Acho q vai ser bom pra ter uma ideia da genetica dos esporose ver se nao é uma coisa só do agar.

Abrax! :pos:
 
Paje, o da CL tambem é uma otima e pratica ideia agora q penso, para a proxima trasnferencia de micelio eu vou tentar fazer CL. Valeu a dica man! Acho q vai ser bom pra ter uma ideia da genetica dos esporose ver se nao é uma coisa só do agar.

Abrax! :pos:

Parabens pela dedicaçao
acho que agora da certo ....
cl é bem bacana pois tem como manter o micelio bem mais tempo que em bda.
a 2 meses atras fiz um cultivo de B+ uma strain bacana de se trabalhar
 
LINDOS frutos paje, vc usou musgo seco na receita? espero poder tirar umas belezuras assim ainda.

Kra eu to DECARA com o progresso das coisas aqui... os novos pratos ja levam 1 semana e apenas uns 5, 6 dos 20 se desenvolveram...apesar de todos saudáveis e densos o crecimento eh bem lento :/... na verdade minhas tentativas de germinar e desenvolver um bom micelio em placas me resultam bastante fustrantes ate agora, mas tive uma sorpresa com um experimento com papelao que fiz apartir de partes rizomorficas de um bolo pf de uma strain desconhecida que esta uns 4 dias no terrario frutificando...

é INCRÍVEL essa tecnica... eu simplesmente fervi uns 100ml de agua, joguei uma pitada de mingau vitaminado pra bebe, molhei um pedaco de papelao por uns segundos, e pus o pedaco rizomorfico do bolo no centro do papelao, e em 3 dias o resultados sao impressionantes. O micelio no papelao ja creceu mas que qualquer petridish transferidas a 1 semana a tras, e apresenta otimos rizomas, e NENHUMA infeccao.
Esta literalmente devorando o papelao. Tem muita cara de ser uma single-strain.

Estou impressionado, e me resulta iliária essa tecnica pela grana q gastei com material pra isolamento em petris.
Cada dia fico mais de cara com as pesquizas aqui..
Vou tentar postar umas fotos assim que der.

Valeu
 
Esse aqui foram B+ que o Pajé inoculou e incubou e eu frutifiquei aqui em casa.

Chegou a dar um cold shock + dunk? Ajuda bastante como "start" pra frutificação.
10092010505.jpg29082010501.jpg21082010492.jpg
 
Esse aqui foram B+ que o Pajé inoculou e incubou e eu frutifiquei aqui em casa.

Chegou a dar um cold shock + dunk? Ajuda bastante como "start" pra frutificação.

Otima ideia
Nunca tentei o cold shock com as petri nao, acho que vo por umas 24hrs na geladeira e volta ra emcubar pra ver o que acontece..
mas como seria esse lance de dunkar petri? dunk nao seria hidratar um substrato com agua??

Sobre as fotos sao os mesmos do cultivo seu que tem postado nos diarios né? Sao lindoes msm!! Sempre generoso com o tamanho dos frutos o B+.

Vc chegou a secar ou comeu fresh msm?
 
Desculpa! Me atrapalhei e nem vi direito o tópico, pensei que você já tinha partido pra frutificação em bolo ou casing.

Realmente o Dunk seria deixar mergulhado em água por 24 horas, mas no caso de petri desconsidere.

O B+ tem uns frutos gordões mesmo, mas em compensação não são muito potentes. Pra ter um trip com visuais e bastante magia é preciso de uns 6 a 8 entre médios, pequenos e grandes, já secos pra se ter uma trip de visuais eu recomendo pelo menos umas 10 gramas. A característica dele como parente do PESA é aquele aperto, aquela angustiazinha que depois que passa vem recheada de conhecimento.

Já comi secos e frescos, mas pela baixa potência o melhor mesmo é comer fresco.

Onde você pretende frutificar eles?

Aliás, belo trabalho. Tá tudo muito bonito e feito com bastante capricho. Profissa =]
 
Desculpa! Me atrapalhei e nem vi direito o tópico, pensei que você já tinha partido pra frutificação em bolo ou casing.

Realmente o Dunk seria deixar mergulhado em água por 24 horas, mas no caso de petri desconsidere.

No prob! :D

O B+ tem uns frutos gordões mesmo, mas em compensação não são muito potentes. Pra ter um trip com visuais e bastante magia é preciso de uns 6 a 8 entre médios, pequenos e grandes, já secos pra se ter uma trip de visuais eu recomendo pelo menos umas 10 gramas. A característica dele como parente do PESA é aquele aperto, aquela angustiazinha que depois que passa vem recheada de conhecimento.

Já comi secos e frescos, mas pela baixa potência o melhor mesmo é comer fresco.

É exatamente o mesmo comigo, apesar de eu nunca ter comido eles fresco ainda.
Mas vc acha que a secagem pro B+ pode deteriorar uma parte consideravel da psilocibina??

Pq tipo eu ja fiz uns 5 cultivos com B+, e das 5 consegui tirar 2 vezes B+ bastante potentes seco, mas as outras os cogus tinham menos psicoatividade, e curiosamente, teve uma vez que cultivei B+ que aparentemente eram super saudáveis mas nao tinham o menor efeito, tava mais pra efeito placebo que a real mesmo, lembrando que comparti com muitas outras pessoas e a maioria que tomaram disseram que nao sentiam nada.

Onde você pretende frutificar eles?

Vc diz substrato ou terrario?

Eu quero trabalhar com centeio e milho de pipoca mas pra frutificar uso um terrário tube in tube , com termostato a 19C pra pinar, e uns 23C - 25C pra desenvolver os frutos, + perlita ou bolas de argila, e ventilar 1 ou 2 vezes ao dia.

Aliás, belo trabalho. Tá tudo muito bonito e feito com bastante capricho. Profissa =]

Valeu hehehe!! apesar do insucesso até agora comfesso que aprendi e aprofundizei um pouco na micologia amadora. Cada dia me fascino mais com esse ciclo desde esporo até esporos denovo, qdo vc completa 1 e outra vez é impressionante entender o ciclo de vida de um cogumelo com tal proximidade.

Mas ainda to de cara com o papelao kkkkkk

Hj fui olhar na incubadora um bolo pf de uma strain que consegui com um broder de suecia, e tava com um pequeno foco de trichoderma..
cake trichnoderma.JPG

Mas com uns rizomas excelentes...
rizo 1.JPGrizo 2.JPG

Entao resolvi tirar esses rizos pra clonar no papelao(qq custa?? nao demora nada e ja ia jogar o bolo fora mesmo), coisa de 10 minutos.

Cortei papelao
cortando papelao.JPG

Tirei a capa de cima do papelao
capa de papelao.JPG

no total de 4
quantro papelao.JPG

peguei uma vasilhinha e pus meia colher de mingau vitaminado
cremo colher.JPG

pus os papelao e água dentro
apelao e cremo.JPG

desta vez diferente do primeiro pus no microondas por 2 minutos a potencia maxima
pronto para microondas.JPGno microondas.JPG

escorri a água
jogando agua fora.JPG

coloquei os 4 pedacos de papelao 1 em cada pote e cortei uma parte do micelio rizomórfico
pedaco rizo cortado.JPG

coloquei 4 pedacos de micelio rizomorfico nos 4 potes, 1 por 1.(os pedacos estao muito grandes na real...)
inoculacao em papelao.JPGpapelao inoculados.JPG

fechei os potes com a tampa e dentro de um saco de plastico e pus pra emcubar a 27°, vamo ve no que da...

O primeiro que eu fiz esta crecendo incrivelmente bem. Tudo muito rapido e prático.

Mas eu vi um cultivo do tchescko que contaminou e fiquei pensando se o risco de infeccao por inoculacao direta de papelao colonizado aumenta muito ou resulta compensavel? Nao li sobre muitos cultivos de inoculacao direta de papelao porisso fiquei na dúvida.

Dexo a foto de uns frutos tirados antes de ontem de um bolo da strain essa que trasnferi para o papelao que ta no terrário , que por certo foi de um sueco que ja morreu, mas que desenvolveu essa strain por un 20 anos, mas agora nao sei que tipo de psilocibe sera. o que vcs acham?

cogukiri.JPGcogukiri.JP2G.JPGcogukiri.JP2G.JPG

Vlw :)
 
Última edição por um moderador:
É exatamente o mesmo comigo, apesar de eu nunca ter comido eles fresco ainda.
Mas vc acha que a secagem pro B+ pode deteriorar uma parte consideravel da psilocibina??

Acho que eles secos proporcionam a facilidade de reduzir a quantidade de cogumelo a ser ingerida, pois secos são bem menores. Mas creio que a concetração de substância ativa seja menor só que mais concetrado.

Pq tipo eu ja fiz uns 5 cultivos com B+, e das 5 consegui tirar 2 vezes B+ bastante potentes seco, mas as outras os cogus tinham menos psicoatividade, e curiosamente, teve uma vez que cultivei B+ que aparentemente eram super saudáveis mas nao tinham o menor efeito, tava mais pra efeito placebo que a real mesmo, lembrando que comparti com muitas outras pessoas e a maioria que tomaram disseram que nao sentiam nada.

Acho que B+ realmente é uma strain de baixo teor. Mas vale a pena pela beleza dos frutos.

(Sem reclamar porque tive trips de muito conhecimento com ele.)

Vc diz substrato ou terrario?
Eu quero trabalhar com centeio e milho de pipoca mas pra frutificar uso um terrário tube in tube , com termostato a 19C pra pinar, e uns 23C - 25C pra desenvolver os frutos, + perlita ou bolas de argila, e ventilar 1 ou 2 vezes ao dia

Apesar dos gringos só cultivarem com centeio, tenho péssimas referências dele, vejo que muitos contaminam ou não desenvolvem bem. Arroz integral e milho tem desenvolvimento melhor e acho que contaminam menos.

Esse micélio que você está isolando no papelão tá muito bonito. Acho que renderá um cultivo bom.

Aqueles frutos dessa strain parecem ser bem ativos, mas não faço idéia de qual seja.
 
Foto dia do isolamento em papelao da strain desconhecida depois de 6 dias..(notem as 2 sessoes na partemolhada em cima)
newstrain 6 days.JPG newstrain 6 (2)days.JPG

Foto do isolamento mais recente depois de 24h... o VACILAO aqui(eu) chacualhou os potes sem querer e o micelio se mexeu :mad: ...
newstrain 1 day.JPG

Alguns bolo da mesma strain frutificando..
newstrain.JPG

Outra burrice foi que esqueci de por um filtro na tampa dos potes com furos e todos os papeloes secaram... tive q remolhar em um pouco de agua -_- espero que nao de problema isso. :(

Mas apesar de tudo realmente o micelio apresenta uma ótima resistencia e crecimento rápido, e 0 infeccoes.

To bem otimista com isso.

O proximo passo to na duvida entre inocular em graos direto pra fazer CL ou continuar isolando em novos papeloes setores rizomórficos... Alguma sujestao?

Que o deus cogu me abencoe por manifestar a vida e o ciclo deles! :)
 
Última edição por um moderador:
lindo trabalho.... parabens o papelao é show mesmo

ferve ele para tirar as impurezas ai ferve centeio e molha os papeloes nesta agua ai ele vai ficar com bastante nutriente.

pinei os b+ em 23c e foram bem pacas

sim usei uma mitura de sphagnum + po de coco+ vermiculita+ calcario agricola.... umideci com um borrifador e deixei 10min no microondas

mano o sphagnum é treta ele combate os contaminantes e retem bastante agua, legal os isolamentos, ta mandando bem. qual temperatura tem deixado as petris?
 
Última edição por um moderador:
l
mano o sphagnum é treta ele combate os contaminantes e retem bastante agua,,,,
Um substrato ser seletivo nao quer dizer que ele combata os contaminantes, ele apenas nao fornece a plataforma necessaria pra que eles se desenvolvam.
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Sphagnum

"Secos Sphagnum musgo também é usado no norte do Ártico regiões como um isolante material. A turfa é também um elemento crítico para o cultivo de cogumelos; micélio cresce no composto com uma camada de turfa na parte superior, através do qual os cogumelos sair, um processo chamado de pinagem."
 
Mortandello disse:
Um substrato ser seletivo nao quer dizer que ele combata os contaminantes, ele apenas nao fornece a plataforma necessaria pra que eles se desenvolvam.

Com o papelao acontece a memsa coisa certo? Spahgnun eh basicamente celulose tb neh?

Vlw
 
RESUMO

In the mushroom growing process, sphagnum peat amended with calcium carbonate added on top of mushroom mycelia-colonized substrate (compost) is called casing soil. No processo de cultivo de cogumelos, turfa Sphagnum alterado com carbonato de cálcio adicionado no topo do substrato micélio do cogumelo-colonizados (composto) é chamado de cobertura do solo. The objective of the present study was to determine the survival of the foodborne pathogens Listeria monocytogenes and Salmonella sp. O objetivo do presente estudo foi determinar a sobrevivência dos patógenos de origem alimentar monocytogenes Listeria e Salmonella sp. inoculated into sphagnum casing soils. inoculada em solos sphagnum caixa. Batches of casing soils were either untreated or autoclaved at 121[degrees]C for 90 min to destroy populations of native casing microflora. Os lotes de solos caixa eram tratados ou autoclavada a 121 [degrees] C por 90 min para destruir as populações nativas da microflora caixa. The casing soils were inoculated with L. monocytogenes and/or Salmonella sp., maintained under simulated mushroom-growing conditions (80 percent moisture, 23[degrees]C), and periodically sampled for enumerating populations of the foodborne pathogens. A camada de cobertura foram inoculadas com L. monocytogenes e / ou Salmonella sp., Mantidos em condições simuladas de cultura de cogumelos (80 por cento de umidade de 23 [degrees] C), e periodicamente amostrados para enumerar as populações dos patógenos de origem alimentar. Inoculated population levels of L. monocytogenes and Salmonella sp. Inoculado níveis populacionais de L. monocytogenes e Salmonella sp. remained largely unchanged in autoclaved (sterile) casing soil over the sampling period (35 days). manteve praticamente inalterado no solo (estéril) autoclavado caixa durante o período de amostragem (35 dias). However, populations of the foodborne pathogens rapidly declined in untreated casing soil. Entretanto, as populações dos patógenos de origem alimentar diminuiu rapidamente no solo sem tratamento carcaça. A 5.7-log population of L. monocytogenes was reduced to undetectable levels within 14 days of introduction into the untreated (unsterile) casing soil. Uma população de 5,7 log de L. monocytogenes foi reduzida a níveis indetectáveis em até 14 dias de introdução no solo (não estéreis) sem tratamento carcaça. Results demonstrate that commercial sphagnum-peat casing soils (that are not subjected to pasteurization or heat treatments) are effective in destroying introduced foodborne pathogens. Os resultados demonstram que comercial sphagnum-solos de turfa caixa (que não são submetidos a tratamentos de pasteurização ou calor) são eficazes na destruição de patógenos alimentares introduzidas. The results also suggest that the native sphagnum-peat casing microflora are beneficial for food safety. Os resultados também sugerem que a microbiota nativa caixa-sphagnum peat são benéficos para a segurança alimentar. Cultural practices such as thermal pasteurization may negatively affect the native casing microflora and hence compromise food safety. As práticas culturais como a pasteurização térmica pode afetar negativamente a flora nativa carcaça e, consequentemente, comprometer a segurança alimentar. Therefore thermal pasteurization of sphagnum-casing soils is not recommended. Portanto pasteurização térmica de solos sphagnum-caixa não é recomendada.

http://translate.google.com.br/tran...wAA&prev=/search?q=sphagnum+mushroom&hl=pt-BR
 
Isolacao de Ecuador e B+ com BDA e Complemento Nutricional

Sim eu sei, eu so queria saber pois o micelio adora transferencia pra novos meios.

Tem certeza disso meu irmao? Tive lendo alguns livros e conversado com alguns fungicultores, e oque me passaram e, que se variar muitas misturas, e enriquecer demais meios de cultivo voce podera desenvolver mutantes nutricionais, que podem ate mesmo desenvolver o fungo, mas pode ser um fungo esteril, sem corpo de frutificacao apos algumas repicadas, por enquanto consegui desenvolvimento apenas em tubos de ensaio e perdi algumas petri, otimo trabalho
 
Isolacao de Ecuador e B+ com BDA e Complemento Nutricional

Tem certeza disso meu irmao? Tive lendo alguns livros e conversado com alguns fungicultores, e oque me passaram e, que se variar muitas misturas, e enriquecer demais meios de cultivo voce podera desenvolver mutantes nutricionais, que podem ate mesmo desenvolver o fungo, mas pode ser um fungo esteril, sem corpo de frutificacao apos algumas repicadas, por enquanto consegui desenvolvimento apenas em tubos de ensaio e perdi algumas petri, otimo trabalho

Ae Azteca

nunca ouvi falar disso, interessante saber, o melhor seria nao nutrir ou mudar em excesso o meio do micelio mesmo.. eu ja perdi milhoes de petris aqui,e ainda nao sei porque nao se desenvolveram bem, ja tentei com 2 receitas diferentes... to comecando a achar que to borrifando alcool demais dentro da glovebox e ta matando o micélio huhu, a aconteceu isso com alguem??

Aqui e so estou obtendo bons resultados com a tecnica de papelao... Micelios rizos lindos desenvolvendose super rápido no papelao molhado. Vamos ver no que da, estou fazendo uns testes pra fazer CL com milho. Espero que de certo :rolleyes:
 
Isolacao de Ecuador e B+ com BDA e Complemento Nutricional

Ae Azteca

nunca ouvi falar disso, interessante saber, o melhor seria nao nutrir ou mudar em excesso o meio do micelio mesmo.. eu ja perdi milhoes de petris aqui,e ainda nao sei porque nao se desenvolveram bem, ja tentei com 2 receitas diferentes... to comecando a achar que to borrifando alcool demais dentro da glovebox e ta matando o micélio huhu, a aconteceu isso com alguem??

Aqui e so estou obtendo bons resultados com a tecnica de papelao... Micelios rizos lindos desenvolvendose super rápido no papelao molhado. Vamos ver no que da, estou fazendo uns testes pra fazer CL com milho. Espero que de certo :rolleyes:
os papeloes depois de 60-70% colonizados podem ser desidratados, guardados a vacuo e congelado para o pos hecatombe.
consegui re-germinar um papelao de 2 anos depois de ter apenas desidratado-o e guardado em um ziplok dentro do freezer.
(ao ser re-hidratado ele leva de 24- 36 horas para continuar seu desenvolvimento de onde parou.)
 
Isolacao de Ecuador e B+ com BDA e Complemento Nutricional

os papeloes depois de 60-70% colonizados podem ser desidratados, guardados a vacuo e congelado para o pos hecatombe.
consegui re-germinar um papelao de 2 anos depois de ter apenas desidratado-o e guardado em um ziplok dentro do freezer.
(ao ser re-hidratado ele leva de 24- 36 horas para continuar seu desenvolvimento de onde parou.)

Como eu fecho a vacuo? Se por num ziplock simplesmente ja ta valeno neh?. Valeu o toque vo usar um desses pra fazer isso msm.

foto dos resultado das milhoes de petris de b+ que delas só 3 estavam bem..
petri 1 b+.JPGpetri 2 b+.JPGpetri 3 b+.JPG

Agora foto do resultado da inoculacao dos 4 papeloes com pedacos do bolo..
papelao 1.JPGpapelao 2.JPGpapelao 3.JPG

Esse to querendo desidratar e congelar, so espero crecer um poquinho mais..
papelao 4.JPG

Resultado falhado do intento de fazer cultura liquida atravez de isolamento de papelao...
CL teste falhado.JPG

Acho que preparei o milho muito mal, pois estavam meio crus e nao muito bem hidratados entao o micelio enfraqueceu muito... e acho que isso deu vantagem ao trich pra se desenvolver. Mas agora to na noia de inoculacao de papelao direta a substratos altamente nutritivos, deve ser muito arriscado devido ao papelao nao bem esterelizado.

Pinta do mesmo micelio colonizando um bolo de FAI + Vermiculita + Mingau vitaminado pra Bebe..
bolocolonizado.JPG

Terrario com frutos da mesma strain, prontos pra carimbar...
cogulada.JPG

Carimbando..
carimbada.JPG
PS: a "fumaca" branca é o plastico da glovebox.

Vou continuar com novos experimentos de CL e PF Casing com uns bolos 100%colonizados.


Vlw :)
 
Última edição:
Back
Top