Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
wowwwwww valeu figura!!!!!! otimo receber teu conselho, eu quero pegar esse cogumelo mais grandinho dessa especie pra clonar tb, sem duvidas vou tentar isso bro, muito boa a ideia da vermiculita úmida pra manter o papelao molhado, sempre tive o problema do papelao ressecar mto facilmente.
Os cogumelos parecem cambodian mesmo, mas acho que os frutos do cambodian sao mais grandes em geral, esse sao 80% pequeninos, a foto da primeira bag, a que ta com o flush mais avancado, esse cogumelo grandinho é o maior que to tirando ate agora dessa strain, sao bem pequeninos mesmo os meninos.
Uma outra coisa, uma vez voce tem o isolamento/papelao pronto, o que vc faz com eles? estou curioso pra saber como transferir de papelao a um subtrato altamente nutritivo, sera q nao tem problema de infectar o algo? o lance é que eu fiz as transferencias sem nenhuma assepsia, e como nao infectou achei q vai deboa... + na horade passar pra um ubstrato esterelizado pode ser perigoso por alguma espora que ainda ta la no papelao ou algo assim... sera q da pra transferi ainda assim?
Valeu. um abraco e obrigado o incentivo figura!!!!
Tamanho não é documento, mas aqui os cultivos cambodians normalmente apresentam uma grande porcentagem de cogumelos pequenos/médios e poucos grandes, isso varia muito também com o tipo de cultivo.
Meu tópico do cultivo com a strain https://teonanacatl.org/threads/cambodian-primeiro-cultivo-com-uma-strain.1929/!
Com o papelão parcialmente ou completamente colonizado, inoculo-o em substrato pasteurizado direto pois os riscos de se contaminar um substrato estéril (tipo grãos) pode ser alto para quem não gosta muito de glove-box (como eu). Se contaminar as chances são grandes de perder o clone, por isto utilizo as clonagens diretamente em substrato pasteurizado.
Tópico que demonstra alguns procedimentos que utilizo(zei) e funcionaram para se obter uma strain/sub-strain pura: https://teonanacatl.org/threads/tabelão-passos-dos-nossos-cultivos.5023/.
Ae figura, eu andei lendo o seu cultivo do link que vc postou, que por certo, magnifico cultivo
Mas eu notei essa contaminação chamada verticulum que o morta citou, e percebi uma no primeiro flush de uma das bolsas, e tem algo bem parecido, se alguém me pudesse confirmar se isso é verticulum também, só por precauções, mas ta com muita cara sim.
View attachment 25473
Uma duvida mais que me surgiu, é preciso abanar os substratos colonizados nas bolsas de pp5 com filtro? ou o filtro por si só ja é suficiente pra troca gasosa? Eu to abanado, 2 vezes por dia. Mas talvez isso já trouxe contaminação pras bolsas...
Valeu. os:
se fizer o cha nao tem erro.
deixe a agua ferver, coloque os cogus picados dentro aguarde 3 minutos, desligue espera esfriar depois bate no liquify e bebe rapido.
A contaminação é verticillium sim, os cultivos que tive problemas com esse tipo de contaminante foram os cultivos de cambodians (interessantemente), já mudei parametros de cultivo voltados para o terrário o que tem demonstrado bons resultados, ainda sim a strain parece fragil com relação a verticilium pois de vez em quando aparece um fruto ou outro contaminado por verti (coisa que para mim já virou quase uma caracteristica da strain),
Não é uma boa idéia coletar carimbos dos cogumelos contaminados.
Como o Mortan disse a ingestão pode ocorrer sem muitos problemas desde que com os devidos cuidados, eu testei comer eles secos, não tive problemas, desconheço os efeitos negativos se comidos frescos (sem fervura), o mortan citou diarréia ou problemas relacionados.
Belos cogumelos, agora estão parecendo os Orissa India (veja o cultivo da Ix Chel).
Muito bacana seu tunel do vento!
Pod crer, talvez tenha uma genética mais próxima do Cambodja mesmo, com o B+ eu ja tive isso tb, + era raro,e sempre comi seco e não deu nada.
Verticillium tem xero? pq justo nessa bolsa q é a única que tem cogus com Verticillium, o micélio tem um xero um pouco diferente das outras 2 bolsas, por isso achei q talvez estivesse contaminado, + como era um xero de micélio diferente e não um xero de AZEDO mesmo e alem do mais nascendo xapeludo atras de xapeludo, então fiquei na duvida se era uma contaminação...
Não tenho certeza se é o cheiro do verticillium, mas os cogumelos cambodians tinham um cheiro diferente do das outras strains. Mas não era azedo não. Azedo PODE ser bactéria.
É na verdade todas as bolsas sao a mesma strain mas 1 delas tem outro cheiro, parece como q o cheiro de micelio nao é tao saudavel como o das outras, talvez é alguma contaminacao invisivel, concidentemente a bolsa q tem o cheiro diferente é a unica q contem verticilium, e estou com o mal pressentimento de que vai acabar contaminando de vez... tenho a impressao de ter visto uma mancha rosa pequenina la no meio...
Fiz novas transferencias de papelao tb, com eses 2 papeloes rizomorficos fiz 6novas transferencias, desta vez com vermiculita úmida embaixo! Vamo ve noqq da
Valeu ai a tds os: