Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Culturas do Insider

Isolacao de Ecuador e B+ com BDA e Complemento Nutricional

Muito belos ainda pretendo,
trabalhar com isolamento muito bonito
ver o micelio se propagar no papelão,

muito bom mesmo.

Paz a todos.
 
Isolacao de Ecuador e B+ com BDA e Complemento Nutricional

tupynamba e bolo,

que bom que gostaram! Valeu :)

Aqui vai as fotos dos 4 papeloes depois de 20 dias incubados.
papelao velho.JPG

Hj fiz + 4 transferencia de algumas familias dos velhos papeloes para novos...
papelao novos.JPG
Vamos ver no que da..

Bom, e agora esse post ta virando um diario de c ultivo + to sme saco pra abrir um post novo entao dexo aqui mesmo.

Faz 3 dias que peguei da incubadora 4 bolos PF+Mingauvitaminado colonizados do qual 2 estavam 100% e 2 uns 80% e usei eles como spawn para bolsas-autoclave de substrato, no qual usei minha receita intuitiva que foi:
10 partes de vermiculita,
10 partes de enfagno seco picado
1 colher raza de sopa de borra de cafe,
meia colher de sopa de mingua vitaminado,
e 1 colher de sopa de gesso pra construcao(espero q sirva como corretor de ph).

Humedeci com a agua a vermiculita e o esfagno por separado, tirei o exesso de agua do esfagno(qdo espremer forte com a mao tem q cair soh umas gotinhas) e da vermiculita tb.
Ai misturei os 2 + a borra de cafe, o mingau vitaminado e o gesso.

Homogenizei a mistura, e coloquei dentro das bolsas de autoclave com filtro aclopado.

Selei as bolsas com menos ar dentro possivel pra caber bem na PP, puis agua no fundo da PP e um rack pras bolsas nao tocar na agua. Entao puis as bolsas emcima do rack e um prato emcima pra evitar q a bolsa qdo inxe dentro da PP e tape o escape de pressao. Fiz 3 bolsas no total. 2 medias e 1 grande, esterelizei por 1 hora e 40 min + ou - e esperei 4 horas pra esfriar ate comecar a inoculacao.

Para 2 bolsas usei os 4 bolos q estavam incubados, e pra outra grande, usei 4 bolos PF que etsavam no terrário no fim do 2° flush. dentro de uma glovebox inoculei todas as bolsas com os PFs respectivos, e recelei as bolsas com bastante ar dentro e despedacei os bolos dentro da bolsa pra homogenizar com o substrato.

Hj depois de 3 dias incubando a 26-27°C, nenhum sinal de infeccao até agora. as 2 bolsas medias q usei os PFs que estavam incubando estao reagindo maravilhosamente bem, estao devorando o substrato, 1 das 2, em 2 dias ja esta 70% do substrato colonizado, lindao mesmo. A segunda das medias está uns 40% colonizado, mas esta reagindo relativamente bem ao substrato tambem. E a terceira dos bolos PF que ja tinham sido induzidas a 2 flushes tambem ja vejo sinais de reacao, mas é o mais estagnado de todos aparentemente. O que acham disso?

Nao tenho certeza de que isso tudo é o melhor meio, segui muito a intuicao apartir do que eu ja tinha aprendido de outros cultivos e receitas aqui. Mas, sera q o micelio depois do segundo flush pode ser reinduzido a incubacao sem problemas?

Opinem loucomelos! Espero um bom conselho dos mestres aqui.

PS: logo vou postar fotos, estou dando tempo pros meninos crecerem bem

Valeu mta paz ai
 
Última edição:
As fotos tao meio ruim pela humidade dentro do saco. + Da pra ver alguma coisa já.

Foto do primeira saco depois de 4 dias da inoculacao de PF em substrato nitrogenado
full.JPGfull2.JPG
Acho que ja da pra ir pro terrario né? O que acham?

Segundo e terceiro saco.(PS: o terceiro é o dos bolos que ja tinham dado 2 flush previamente, e parecem estar se recuperando bem depois de inoculado no substrato nitrgenado)
halfnew.JPGhalf1.JPG

Abrax
 
Última edição:
Ae faz tempo que não posto nada aqui. As transferências que eu fiz dos papelão das 4 2 vingaram legal, to conseguindo uns isolamento lindos nessa segunda transferência, pena que só fiz 4, devia ter feito uns 10 pra vingar + uns, sempre tem uns que enfraquecem ou ficam estagnados por algum motivo.

isolamento 1.JPGiso 2.JPG

E agora das bolsas que eu fiz, todas estão correndo muito bem até agora, o único que agora aqui esfriou bastante aqui, e só estou conseguindo manter de 20 - 23 graus na estufa.. que pra pinagem esta ótimo, mas pra desenvolver o fruto não é o mais adequado. O subtrato nitrogenado que usei foi esfagno picado e úmido + vermiculita úmida + borra de cafe + mingau vitaminado pra bebes + gesso na medida 10-10-1-1-2, eu sempre ponho os bolos colonizados dentro do spawn e despedaço os bolos ate virar farinha, depois mecho bem o saco pra homogenar a mistura. Tudo isso dentro de uma glovebox bem limpa e fechada. Ai deixei uns dias mais dentro da incubadora a 25-27 graus pro micelio recuperar.

Agora 2 das bolsas q eu tinha feito spawn com bolos PF que tinham justo colonizado 80 a 100% estão no 1° flush, uma esta no começo ainda a outra esta mais avançada.
saco 2.JPGsaco 1.JPG

A 3° bolsa q eu fiz com 4 PFs que já haviam frutificado o 1° flush no terrário ta bem resistente, ela foi a primeira das bolsas a dar frutos, ja colhi 1 flush humilde de uns 3 gramos em secos cracker dr. Mas o segundo flush ta inchendo de pins, eu to tentando abanar umas 3 vezes por dia pra maxima troca de gas possível, espero que nao aborte tudo, essa strain ta rolando muitos pins mas muitos abortos ou muitos bem pequeninos.
saco re-spaw 2.JPG

Mas ja to super contento com o que esta rendendo, e agora por primera vez depois de 7 cultivos estou investindo em secar bem com tubo de vento por 18 horas e depois num pode com cloreto de cálcio(sem estar em contato claro). Antes dos 7 cultivos que eu fiz todos eu deixei secando sozinho em cima de um jornal secando por si só, e só 2 deles mantiveram altas quantidades de principio ativo, o resto ou era muito fraquinho ou nem batiam. Isso 1 semana e meia depois de deixar secando no jornal :/. E eu com o tanto que eu ja li sobre psilocbe nao sei como nao me dei conta q a psilocibina é bem sensível e se degrada fácil se não conservada direito. É crucial a secagem pra manter o principio ativo.

Agora espero poder fazer alguma coisa com esses isolamentos, pra ver se consigo uma strain mais resistentes e um melhor rendimento dos frutos.

Valeu galera! :):):):)


PS: Esse cultivo/isolamento ja ta bem deslocado do tema do titulo original que é o q eu abandonei literalmente depois de descobrir as maravilhas do papelao hahaha :D
 
Última edição:
Dexo a foto de uns frutos tirados antes de ontem de um bolo da strain essa que trasnferi para o papelao que ta no terrário , que por certo foi de um sueco que ja morreu, mas que desenvolveu essa strain por un 20 anos, mas agora nao sei que tipo de psilocibe sera. o que vcs acham?


Vlw :)

É um Psilocbe cubensis. Os frutos desta strain ai são muito semelhantes com os frutos cambodians que cultivei.

04Chapéus B. Arroz.jpg

Mas isso não quer dizer que de fato sejam cambodian.

Gostei muito do seu tópico e das tecnicas utilizadas, sacos de pp5 são muito úteis como você notou! Parabéns pelos sucessos com o papelão!

As clonagens em papelão funcionam muito bem aqui eu faço da seguinte maneira:

preparo os copos cheios de vermiculita molhada (responsável por manter papelão sempre úmido) cada um deles contendo duas rodelas ou quadrados de papelão, os copos são esterilizados ou pasteurizados (não notei grandes diferenças) mas tenho preferencia por pasteurizar, depois de frios, coleto um cogumelo, limpo-o em H2O2 e corto-o ao meio, retiro pedaços pequeninos do seu interior, coloco o pedaço entre as duas rodelas ou quadrados de papelão com auxilio de uma pinça longa flambada e um bisturi. guardo os copos e em pouco tempo obtenho 80% de sucesso.

Deste modo tenho poucos problemas com a úmidade, e consigo dois quadrados ou circulos de papelão colonizado com um só pedaço de cogumelo. a visualização do micélio é possivel embora não seja como quando inoculamos um só quadrado. De qualquer modo o micélio é visualizado na colonização dos substratos seguintes.
 
Última edição por um moderador:
wowwwwww valeu figura!!!!!! otimo receber teu conselho, eu quero pegar esse cogumelo mais grandinho dessa especie pra clonar tb, sem duvidas vou tentar isso bro, muito boa a ideia da vermiculita úmida pra manter o papelao molhado, sempre tive o problema do papelao ressecar mto facilmente.

Os cogumelos parecem cambodian mesmo, mas acho que os frutos do cambodian sao mais grandes em geral, esse sao 80% pequeninos, a foto da primeira bag, a que ta com o flush mais avancado, esse cogumelo grandinho é o maior que to tirando ate agora dessa strain, sao bem pequeninos mesmo os meninos.

Uma outra coisa, uma vez voce tem o isolamento/papelao pronto, o que vc faz com eles? estou curioso pra saber como transferir de papelao a um subtrato altamente nutritivo, sera q nao tem problema de infectar o algo? o lance é que eu fiz as transferencias sem nenhuma assepsia, e como nao infectou achei q vai deboa... + na horade passar pra um ubstrato esterelizado pode ser perigoso por alguma espora que ainda ta la no papelao ou algo assim... sera q da pra transferi ainda assim?

Valeu. um abraco e obrigado o incentivo figura!!!! :):):)
 
A espécie (Psilocybe cubensis) se propaga relativamente bem em papelão, o grande problema do papelão na nossa turma sempre acabou sendo o controle de úmidade.

Proponho que a adição da vermiculita úmida na utilização do papelão para clonagens e afins seja um padrão para quem vai trabalhar com este tipo de material.

Abaixo algumas fotos

:teo_seta_direita: fotos 1 e 2: tecnica sanduiche, o pedaço do cogumelo é depositado entre dois recortes circulares, com o desenvolvimento, o micélio cresce atinge a superfície do papelão.

S6301695 Clone I CM.jpg S6301695 Clone IV CM.jpg

:teo_seta_direita: foto 3: tecnica do papelão enriquecido com caldo de milho e dextrose. Consiste em deixar as circunferencias de papelão mergulhadas em caldo de milho diluido + dextrose. A concentração nutritiva é baixa visto que a intenção é só ajudar o desenvolvimento do micélio clone no papelão para então fazer a transferência para outro substrato. O papelão enriquecido é esterilizado, quando frio é feita a inoculação em que dispenso glove-box mas trabalho em uma bancada limpa com solução de álcool + hipoclorito diluidos em água, com uma lamparina acesa muito próxima das placas. Nesta tecnica não faço sanduiche pois necessita de mais cuidados, por isto quanto menos manipulo o papelão melhor, limito-me a posicionar o pedaço do cogumelo e guardar as placas, o desenvolvimento é mais bonito, mas os riscos de contaminação são maiores.


S6301698 Clone I e II CM.jpg

Em algumas postagens do Mauricio ele fala sobre outras receitas mais ricas (em nutrientes) para se utilizar no papelão. Trabalhar com papelão pode ser interessante para quem quer trabalhar com clonagens e fazer backups dos seus cultivos.

Abraço e boa sorte insider!
 
Última edição por um moderador:
wowwwwww valeu figura!!!!!! otimo receber teu conselho, eu quero pegar esse cogumelo mais grandinho dessa especie pra clonar tb, sem duvidas vou tentar isso bro, muito boa a ideia da vermiculita úmida pra manter o papelao molhado, sempre tive o problema do papelao ressecar mto facilmente.

Os cogumelos parecem cambodian mesmo, mas acho que os frutos do cambodian sao mais grandes em geral, esse sao 80% pequeninos, a foto da primeira bag, a que ta com o flush mais avancado, esse cogumelo grandinho é o maior que to tirando ate agora dessa strain, sao bem pequeninos mesmo os meninos.

Uma outra coisa, uma vez voce tem o isolamento/papelao pronto, o que vc faz com eles? estou curioso pra saber como transferir de papelao a um subtrato altamente nutritivo, sera q nao tem problema de infectar o algo? o lance é que eu fiz as transferencias sem nenhuma assepsia, e como nao infectou achei q vai deboa... + na horade passar pra um ubstrato esterelizado pode ser perigoso por alguma espora que ainda ta la no papelao ou algo assim... sera q da pra transferi ainda assim?

Valeu. um abraco e obrigado o incentivo figura!!!! :):):)

Tamanho não é documento, mas aqui os cultivos cambodians normalmente apresentam uma grande porcentagem de cogumelos pequenos/médios e poucos grandes, isso varia muito também com o tipo de cultivo.
Meu tópico do cultivo com a strain https://teonanacatl.org/threads/cambodian-primeiro-cultivo-com-uma-strain.1929/!

Com o papelão parcialmente ou completamente colonizado, inoculo-o em substrato pasteurizado direto pois os riscos de se contaminar um substrato estéril (tipo grãos) pode ser alto para quem não gosta muito de glove-box (como eu). Se contaminar as chances são grandes de perder o clone, por isto utilizo as clonagens diretamente em substrato pasteurizado.

Tópico que demonstra alguns procedimentos que utilizo(zei) e funcionaram para se obter uma strain/sub-strain pura: https://teonanacatl.org/threads/tabelão-passos-dos-nossos-cultivos.5023/.


http://www.teonanacatl.org/forum/showthread.php?2716-CAMBODIAN-primeiro-cultivo-com-uma-STRAIN
 
Última edição por um moderador:
Tamanho não é documento, mas aqui os cultivos cambodians normalmente apresentam uma grande porcentagem de cogumelos pequenos/médios e poucos grandes, isso varia muito também com o tipo de cultivo.
Meu tópico do cultivo com a strain https://teonanacatl.org/threads/cambodian-primeiro-cultivo-com-uma-strain.1929/!

Com o papelão parcialmente ou completamente colonizado, inoculo-o em substrato pasteurizado direto pois os riscos de se contaminar um substrato estéril (tipo grãos) pode ser alto para quem não gosta muito de glove-box (como eu). Se contaminar as chances são grandes de perder o clone, por isto utilizo as clonagens diretamente em substrato pasteurizado.

Tópico que demonstra alguns procedimentos que utilizo(zei) e funcionaram para se obter uma strain/sub-strain pura: https://teonanacatl.org/threads/tabelão-passos-dos-nossos-cultivos.5023/.

OTIMO figura! Nunca mexi com pasteurizacao mas acho que vou ter que comecar a.. ou tento fazer transferencia em BDA pra sanear o micelio. Valeu a ajuda ai figurao, nota 10 mesmo. :):):):):)
 
Última edição por um moderador:
Ae figura, eu andei lendo o seu cultivo do link que vc postou, que por certo, magnifico cultivo :)

Mas eu notei essa contaminação chamada verticulum que o morta citou, e percebi uma no primeiro flush de uma das bolsas, e tem algo bem parecido, se alguém me pudesse confirmar se isso é verticulum também, só por precauções, mas ta com muita cara sim.

cogu contam.JPG

Uma duvida mais que me surgiu, é preciso abanar os substratos colonizados nas bolsas de pp5 com filtro? ou o filtro por si só ja é suficiente pra troca gasosa? Eu to abanado, 2 vezes por dia. Mas talvez isso já trouxe contaminação pras bolsas...

Valeu. :)
 
Última edição por um moderador:
Fotos do flush tirado hj.
flushimpw 1.JPG flushimpw2.JPG

Flush colhido(notem o caule raxado no mesmo cogu suspeito de estar contaminado com verticulum)

flush.JPG

Agora meu tubo de vento:
diss 2.JPG ´diss.JPG

Pena que tem essa contaminacao.. sera que se eu secar cracker dry tem ainda perigo? nao quero ter caganeira por causa desse verticulum....

Vlw
 
Última edição por um moderador:
se fizer o cha nao tem erro.
deixe a agua ferver, coloque os cogus picados dentro aguarde 3 minutos, desligue espera esfriar depois bate no liquify e bebe rapido.
 
Ae figura, eu andei lendo o seu cultivo do link que vc postou, que por certo, magnifico cultivo :)

Mas eu notei essa contaminação chamada verticulum que o morta citou, e percebi uma no primeiro flush de uma das bolsas, e tem algo bem parecido, se alguém me pudesse confirmar se isso é verticulum também, só por precauções, mas ta com muita cara sim.

View attachment 25473

Uma duvida mais que me surgiu, é preciso abanar os substratos colonizados nas bolsas de pp5 com filtro? ou o filtro por si só ja é suficiente pra troca gasosa? Eu to abanado, 2 vezes por dia. Mas talvez isso já trouxe contaminação pras bolsas...


Valeu. :pos:

A contaminação é verticillium sim, os cultivos que tive problemas com esse tipo de contaminante foram os cultivos de cambodians (interessantemente), já mudei parametros de cultivo voltados para o terrário o que tem demonstrado bons resultados, ainda sim a strain parece fragil com relação a verticilium pois de vez em quando aparece um fruto ou outro contaminado por verti (coisa que para mim já virou quase uma caracteristica da strain),

Não é uma boa idéia coletar carimbos dos cogumelos contaminados.

Como o Mortan disse a ingestão pode ocorrer sem muitos problemas desde que com os devidos cuidados, eu testei comer eles secos, não tive problemas, desconheço os efeitos negativos se comidos frescos (sem fervura), o mortan citou diarréia ou problemas relacionados.


Belos cogumelos, agora estão parecendo os Orissa India (veja o cultivo da Ix Chel).

Muito bacana seu tunel do vento!
 
se fizer o cha nao tem erro.
deixe a agua ferver, coloque os cogus picados dentro aguarde 3 minutos, desligue espera esfriar depois bate no liquify e bebe rapido.

Nao posso tomar agora, estou secando eles já... eu tive isso umas vezes com o b+ tb mas era bem raro, neste é mais frequente, parecem menos resistentes q o b+. Voce sabe de outro caso de caganeira por ingerir cogu com verticillium?

A contaminação é verticillium sim, os cultivos que tive problemas com esse tipo de contaminante foram os cultivos de cambodians (interessantemente), já mudei parametros de cultivo voltados para o terrário o que tem demonstrado bons resultados, ainda sim a strain parece fragil com relação a verticilium pois de vez em quando aparece um fruto ou outro contaminado por verti (coisa que para mim já virou quase uma caracteristica da strain),

Não é uma boa idéia coletar carimbos dos cogumelos contaminados.

Como o Mortan disse a ingestão pode ocorrer sem muitos problemas desde que com os devidos cuidados, eu testei comer eles secos, não tive problemas, desconheço os efeitos negativos se comidos frescos (sem fervura), o mortan citou diarréia ou problemas relacionados.


Belos cogumelos, agora estão parecendo os Orissa India (veja o cultivo da Ix Chel).

Muito bacana seu tunel do vento!


Pod crer, talvez tenha uma genética mais próxima do Cambodja mesmo, com o B+ eu ja tive isso tb, + era raro,e sempre comi seco e não deu nada.

Verticillium tem xero? pq justo nessa bolsa q é a única que tem cogus com Verticillium, o micélio tem um xero um pouco diferente das outras 2 bolsas, por isso achei q talvez estivesse contaminado, + como era um xero de micélio diferente e não um xero de AZEDO mesmo e alem do mais nascendo xapeludo atras de xapeludo, então fiquei na duvida se era uma contaminação...
 
Pod crer, talvez tenha uma genética mais próxima do Cambodja mesmo, com o B+ eu ja tive isso tb, + era raro,e sempre comi seco e não deu nada.

Verticillium tem xero? pq justo nessa bolsa q é a única que tem cogus com Verticillium, o micélio tem um xero um pouco diferente das outras 2 bolsas, por isso achei q talvez estivesse contaminado, + como era um xero de micélio diferente e não um xero de AZEDO mesmo e alem do mais nascendo xapeludo atras de xapeludo, então fiquei na duvida se era uma contaminação...

Não tenho certeza se é o cheiro do verticillium, mas os cogumelos cambodians tinham um cheiro diferente do das outras strains. Mas não era azedo não. Azedo PODE ser bactéria.
 
Não tenho certeza se é o cheiro do verticillium, mas os cogumelos cambodians tinham um cheiro diferente do das outras strains. Mas não era azedo não. Azedo PODE ser bactéria.

É na verdade todas as bolsas sao a mesma strain mas 1 delas tem outro cheiro, parece como q o cheiro de micelio nao é tao saudavel como o das outras, talvez é alguma contaminacao invisivel, concidentemente a bolsa q tem o cheiro diferente é a unica q contem verticilium, e estou com o mal pressentimento de que vai acabar contaminando de vez... tenho a impressao de ter visto uma mancha rosa pequenina la no meio...

Fiz novas transferencias de papelao tb, com eses 2 papeloes rizomorficos fiz 6novas transferencias, desta vez com vermiculita úmida embaixo! Vamo ve noqq da :D

Valeu ai a tds :pos:
 
É na verdade todas as bolsas sao a mesma strain mas 1 delas tem outro cheiro, parece como q o cheiro de micelio nao é tao saudavel como o das outras, talvez é alguma contaminacao invisivel, concidentemente a bolsa q tem o cheiro diferente é a unica q contem verticilium, e estou com o mal pressentimento de que vai acabar contaminando de vez... tenho a impressao de ter visto uma mancha rosa pequenina la no meio...

Fiz novas transferencias de papelao tb, com eses 2 papeloes rizomorficos fiz 6novas transferencias, desta vez com vermiculita úmida embaixo! Vamo ve noqq da :D

Valeu ai a tds :pos:

O cheiro pode estar relacionado ao contaminante então. Boa sorte com as transferencias!!
 
Ae, novas noticias, boas ou não, só resta esperar pra ver no que vai dar.

Bom, como ultimo dito fiz as transferências dos 2 pedaços de papelão para outros 6 novos meios de papelão pre-fervidos no micro-ondas com uma colher de levadura de cerveja imersos em água, depois escorridos e armazenados com vermiculita úmida embaixo pra promover umidade. Os resultados em 2 semanas e meia foram esse:
outras transferencias.JPGisolamento papelao ultima transferencia.JPG

Tenho a impressão que o micélio perdeu forca dês de ultimo isolamento pra esse de agora, nao é tao denso como antes e se nota menos rizos.

Mas de todas as formas parece crescer rápido no papelão. Decidi então fazer transferências para pratos de agar pra tentar sanear o micélio antes de transferir para um meio estéril. Pensei em optar por pasteurização de substrato seletivo, mas por nunca ter mexido com pasteurização ainda, prefiro continuar por esterilizar por conhecer melhor e me sentir mais seguro.

A receita que eu usei pro agar foi uma aqui que encontrei no fórum:

Agar de Dextrose e Farinha de Milho
25g de farinha de milho amarelo
3g de dextrose
9g de agar agar
500ml de água destilada

Ganhei um pote de um colega perfeito pra agar:
pote agar.JPG

Todo o processo foi feito na glovebox, com luva álcool e fogo de lampião e bisturi.

O que pelo fato de agora em vez de vidro o pote é de plastico, foi um pouco desastroso a confecção das placas com agar, eu deixei 2 horas esfriando o agar e ele endureceu mais rápido do que eu pensei, o vidro retinha mais calor que o plastico... :( no final só deu pra fazer 11 pratos porque o resto era uma bola dura de agar :/, de qualquer forma resolvi testar com essas 11 petris mal feitas e fiz transferência de 3 dos 6 exemplares de papelões para 9 petris, o que também foi desastroso pois tive que por a mão no papelão pra poder cortar ele.
transferencia papelao.JPG

Usei o bisturi mas não era suficiente pra cortar o papelão colonizado direito(uma tesourinha de metal pequena seria perfeito)... depois fui re-selando cada 1 das petri com para-filme.

Agora só resta esperar pra ver no que vai dar, o mais provável(acho eu) é que todos infectem, mas que possa conseguir aproveitar uma boa sessão de micélio, SE eles se recuperarem bem no novo meio MEIA-BOCA... pois sinto que poderia ter feito melhor do que fiz. Mas talvez ainda vingue.

O que sim esta vingando é os bolos da primeira geração de carimbos q eu fiz dessa mesma strain, todos os potes apresentam micélio saudável e de rápido crescimento. Lindo de se ver a predominância de rizos e o rápido desenvolvimento dessa strain.

cakes 2° geracao strain desconhecida.JPG

Quando as petris derem resultados posto aqui, abracos e valeu o incentivo a todos!
 
Última edição:
es
esssss
esssss!!!!!!!!!!!!

Os papelões estão dando resultado lindos! Principalmente o prato do meio, em 5 dias ele tomou conta de uns 50% (aprox) do prato.

papelao agar novos.JPGpapelao novos.JPGrizooo.JPG

Lindão né?? :) To bem contente de conseguir chegar a isso por primeira vez, foram gastos muitas petris pra conseguir faze-lo certo! Mas por sorte um amigo me doou uns 8 sacos de 25 petris de plastico pre-esterilizadas em cada. :D:)

Não deu pra tirar muitas fotos mas de 9 pratos pelo menos 8 o micélio reagiu e se acomodou ao novo meio, alguns mais rápido que outros, mas o performance em geral ta bem melhor que em qualquer petri que eu fiz e curiosamente não percebi nenhuma infecção visível até o momento. Depois de pensar no erro que eu cometi em todas as outras tentativas de isolamento em agar não acho que eu tenha falhado por ter caramelizado a dextrose como pensei e sim por não ter nenhuma balança pra medir com exatidão as receitas de agar que estava fazendo até então. Eu estava usando sistema de colheres, mas acho que não funcionou muito bem. Ou pelo menos me deu a sensação de que o micélio algodoado que se desenvolvia em 98% das petris(SE ele germinava) estavam mal-nutridos, fracos, e desenvolvimento muito lento. Se diz que agar demais alenta o crescimento do micélio nas petris, então o sistema de colheres me deixava muito inseguro, pois eu não sei até que ponto se pode permitir variação nas quantidades das receitas. Talvez 2 gramas de agar de mais ou de menos pode ter importância na hora de preparar um meio adequado pro micélio, e isso vale pra outros ingredientes da receita também.
De qualquer modo a nova receita de agar, dextrose e milho q optei por fazer, é bem mais pratica de fazer que a famosa BDA, e alem dela tentei varias outras receitas, mas essa de milho é a primeira que estou usando uma balança digital pras medidas. Noto também que usando pro agar o pote de PP5 em vez do pote de vidro, 1 hora e 20 minutos esfriando na Panela de pressão fechada já endurece uma pequena parte da mistura.. tem que tirar no máximo 1 hora depois de desligar, e é muito foda derramar agar nas petris dentro da glovebox enquanto o pote solta vapor que embaça tudo e dificulta a visão. Mas pelo menos o pote não ta PELANDO e queimando sua mão.

Hj fiz novas 20 placas e vou fazer novas transferências do micélio que se esta desenvolvendo agora nas 8 placas inoculadas com isolamento em papelão, depois desta transferência ja posso começar a pensar em inoculação em grãos ou cultura liquida.

-Duvidas-
1-É possível fazer cultura liquida a partir de um prato de agar de micélio isolado?
2-É possível esterilizar um pote com agar-media, seringas e potes pra confecção de seringas dentro de 1 PP só? O agar não pode cozinhar muito mais que 35 min, mas seringas precisam mais que isso pra esterilizar bem, alguém confirma isso?

Valeu ai paz a todos.
 
Última edição:
Aeeeeeeee, os pratos seguem um ótimo desenvolvimento até agora, os setores vão diminuindo pouco a pouco, mas ainda tem varias famílias ali. Agora que os pratos estão saindo legais, deem uma olhada:

single 1.JPGsingle 3.JPGsingle 2.JPG

Estão lindooooooooes uhuuuul, estou tao feliz e entusiasmado de estar a conseguir esses setores lindões. Apesar do muito trabalho ainda restante pra fazer, isso é um grande passo pros meus estudos. Decidi que antes de começar a trabalhar com grãos ou spawn, quero tentar isolar um setor único desses pratos promitentes.

Bom, agora como estou pensando em seguir fazendo transferências até conseguir um setor único, queria o conselho de vcs em relação a essas linhas que marquei, se são os melhores pontos a serem isolados, ou se existe alguma parte que seria melhor que eu não tenha marcado, ou alguma que seja desnecessária.
single 2 marcado.JPGsingle 1 marcado.JPGsingle 3 marcado.JPG

os setores ficam cada vez mais dificeis de identificar, mas ainda existem alguns setores, e estou tentando identificar esses setores. Acredito ser correto, e acredito ter deixado algum setor pra traz também, o que acham?

Valeu abracos.
 
Última edição:
Back
Top