Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo strain B+

Diário de cultivo completo.
Pois bem, depois do primeiro cultivo, que nem chegou a ser um cultivo, pois a seringa pronta já estava muito velha e não colonizou nada, agora anuncio:

“Obrigado meu Deus e obrigado colaboradores do CM:
O MICÉLIO GERMINOU!!!!

Gente, exatamente 84 horas (3 dias e meio) após a inoculação, 3 dos 4 copos já apresentam micélio (lindo e muito esperado, como um pai espera um filho, e olha que eu sei o que é isso, tenho uma linda filha de 3 anos), bem branquinho parecido com algodão.

Bem, isso deveria vir no começo, mas a empolgação foi tanta, que tinha de começar com a melhor parte, mas aqui vai:

Raça: B+
Região, estação do ano e temperatura média: Centro-Oeste, Primavera. Variação de 16-23°C
Substrato: FAI e Vermiculita
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 60 minutos
Origem dos esporos: Um amigo chamado Eric
Tipo de inoculação: Seringa com esporos, 2 copos com quatro pontos eqüidistantes e 2 copos com um central
Data da inoculação: 06/12/2006 02:00 am
Data da germinação: 09/10/2006 aproximadamente
Temperatura de incubação: 27ºC constante
Data da colonização total: 25/12/06
Data do aniversário: ?
Bomba: ?.
Parâmetros do terrário: ?
Data da formação de primórdias: ?
Data do aparecimento de pins: ?
Observações: ?

Fotos dos copos com a colonização iniciando exatamente onde foram feitos os furos. Num dos 2 copos que fiz somente um furo central, a colonização ainda não iniciou-se, pelo menos visivelmente.

Fotos também da incubadora que é uma caixa de isopor 44L com uma lâmpada de microondas 25W fixada no meio da tampa e um dimmer que uso pra reduzir a luminosidade e com isso controlar a temperatura estável em 27°C, que verifico com a ajuda de um multímetro digital que possui verificação de temperatura.

Dentro da caixa de isopor tem uma caixa de sapatos embrulhada com papel alumínio, onde os copos estão dentro.

Então é só alegria, pois no meu ponto de vista, essa é a fase mais difícil de um cultivo, porque até a gente ver algo surgindo de um trabalho tão meticuloso que é uma esterilização e inoculação, a gente ainda não fica tão animado.

Agora me sinto mais dentro da comunidade, obrigado a todos que estão presentes no CM.

Paz.
 
O que eu fiz funcionou muito bem, mas foi gracas ao Shroower e ao Maurício, esses sim sabem muito bem do que falam e seus conselhos são regras a serem seguidas.
Qualquer um que siga corretamente as instrucões desses mestres só pode ter um cultivo feliz :D

Desculpem me escrever sem usar cedilha, preciso urgentemente configurar meu teclado :D
 
Obrigado Mauricio e Infected, acho que vou usar essa Tek mesmo, é simples e já foi aprovada ne?

Oi galera, hoje 28/12/06 às 00:44 dois copos que estavam 100% colonizados receberam 20ml de agua destilada cada e estão na geladeira pra amanhã no mesmo horario serem sacados e irem pro terrario. :)

Ah Mauricio, o milho ja ta no molho!:cool:

Peace
 
Pois bem galera hoje dois bolos foram pro Terrário e os outros dois foram transformados em 2 casing de acordo com a receita by Boca;)
receita mestre:
2 copos de vermiculita
1 1/2 copo de pó de casca de coco
2 colheres calcareo (qualquer fonte)
1 colher borra de café
2 copos de água por ultimo
misture tudo com garfo e corra pro abraço


Os casings estão na incubadora no escuro pra colonizar tudo antes de ir pro Terrario.

Os copos onde estavam os bolos agora estão com milho pra colonização by Mauricio
Inoculação com pote vazio
https://teonanacatl.org/threads/inoculação-com-pote-vazio.1048/ :D
Agora é só esperar e ver no que vai dar, estou muito entusiasmado, o Terrario ficou show de bola, colei Papel Contact preto em todo ele e instalei dois leds azuis alto-brilho na tampa o que deixou ele com o visual super High-Tech:cool:

Peace
1_Bolos_prontos_061229_003736.jpg1_Terrario__061229_015757.jpg
 
Fala Mindstates

Seu terrário com esse umidificador vai fazer os bolos ficarem cabeludos.

Já estou vendo o micélio crescendo e envolvendo os bolos como uma peruca de algodão.

Logo virão os chapeludos.
 
UIa qui chiki ,,, o tão esperado terrario high tec foi estreado ,, parabéns mindstates ,, os bolos estão muito bonitos ,,, e mais ainda o terrario ,, mandando boas vibrações sem perdas por estar aqui perto ,,, !!



[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
DÚVIDA:?:

Devo deixar os dois casings no escuro ate colonizar toda a superficie? Tal cobertura foi feita de po de casca de coco e vermiculita.

Peace
 
Acho q vc pode deixar na luz pra já ir estimulando-o à frutificar.

Vc pode ter problemas com excesso de umidade nos seus casings por usar o umidificador ultrassonico, fique ligado. Bolos e casings no mesmo terrário com ultrassonico não dá muito certo, pros bolos vc vai umidificar bastante e frequentemente, pros casings umidifica pouco e com menos frequência (pra casings ar fresco é até mais importante, se for ar limpo).
 
Obrigado pelas dicas Cygnus:pos:

FELIZ 2007!!!

É com felicidade que anuncio o sucesso da tecnica de inoculação com pote vazio no meu cultivo. Todos os creditos ao Mauricio, valeu cara:pos: essa realmente é boa evita vc ficar preocupado em nao ter estoque de carimbos. Gostei muito mesmo, RECOMENDADO.

Um dos 4 copos colonizados reaproveitados ja apresenta colonização, o "resto" de micelio que ficou nas paredes do copo está se desenvolvendo e esta com a aparencia de um neuronio:eek: , muito bonito.

Nos dois casing o micelio ja ta subindo:D , ja vejo alguns pontos brancos em meio a cobertura.

E os bolos so felicidade ate agora, como o Mauricio falou, eles estao ficando cabeludos :p:

Nao postei fotos pois meu celular esta carregando, amanha abro de novo ai posto.

FELIZ 2007 PRA TODA ESSA GALERA LOUCA AQUI DO CM!

PEACE
 
Acho q vc pode deixar na luz pra já ir estimulando-o à frutificar.

Vc pode ter problemas com excesso de umidade nos seus casings por usar o umidificador ultrassonico, fique ligado. Bolos e casings no mesmo terrário com ultrassonico não dá muito certo, pros bolos vc vai umidificar bastante e frequentemente, pros casings umidifica pouco e com menos frequência (pra casings ar fresco é até mais importante, se for ar limpo).


Muito bem lembrada essa diferença entre bolos e casing.

É com felicidade que anuncio o sucesso da tecnica de inoculação com pote vazio no meu cultivo. Todos os creditos ao Mauricio, valeu cara:pos: essa realmente é boa evita vc ficar preocupado em nao ter estoque de carimbos. Gostei muito mesmo, RECOMENDADO.


Você soube executar com precisão a troca de substrato, daí o sucesso.


Um dos 4 copos colonizados reaproveitados ja apresenta colonização, o "resto" de micelio que ficou nas paredes do copo está se desenvolvendo e esta com a aparencia de um neuronio:eek: , muito bonito.


Não agite o copo antes de toda superfície está colonizada.

Deixe o micélio se fortalecer.



Nos dois casing o micelio ja ta subindo:D , ja vejo alguns pontos brancos em meio a cobertura.

Quando surguirem pequeninos pontos brancos, são primórdias, então mais uns 3 dias e pins.


E os bolos so felicidade ate agora, como o Mauricio falou, eles estao ficando cabeludos :p:


Como o Cygnus disse, encontre um ponto de equilíbrio da umidade para o bolo e o casing.

Nao postei fotos pois meu celular esta carregando, amanha abro de novo ai posto.

FELIZ 2007 PRA TODA ESSA GALERA LOUCA AQUI DO CM!

PEACE


Feliz ano novo para todos.
 
Última edição por um moderador:
Muita Paz, Luz e Chá de Cogumelos pra todos!:p: :luz: :D

Hoje 1° de 2007 os dois casing foram pro terrario, diferente, so a caixa de isopor com 2 leds em cima, uma entrada e uma saida de ar (com filtro de TNT duplo) controlada por um cooler ligado junto com os leds que por sua vez sao acionados no mesmo timer do terrario dos bolos.

Vou deixar os casing por 2 dias nesta e 1 dia de terrario umidificado, uma vez que o casing tem reserva de umidade. O micelio ja ta subindo para superficie.

Fotos do bolo que esta parecendo um gato Persa:D e de uma figura inusitada que apareceu mo meu caminho ontem:rolleyes:

Peace
Photo day_070101_132526.jpgPhoto day_061230_182105.jpg
 
Fala MindStates

A umidificação está preparando o bolo para soltar muitos pins.

Os casing podem ficar em definitivo no terrário sem umidificador.

Basta que você use um spray com água + H2O2, nas paredes e tampa quando abrir para ventilar (4 ou 5 vezes ao dia).

Assim você não precisa abrir o terrário que está com o bolo.
 
viu posso ser o chato que vai te perguntar isso ?
porque tá ROSA seu bolo?
é o balanço de branco da camera?
pq se nao for vc tá com uma crise de lipstick muld BRABA ae!

o desenvolvimento porém parece normal do bolo ... entao deve ser o white balance mesmo? tira uma foto do bolo com uma folha de a4 branca atrás pra eu matar a curiosidade?
 
viu posso ser o chato que vai te perguntar isso ?
porque tá ROSA seu bolo?
é o balanço de branco da camera?
pq se nao for vc tá com uma crise de lipstick muld BRABA ae!

o desenvolvimento porém parece normal do bolo ... entao deve ser o white balance mesmo? tira uma foto do bolo com uma folha de a4 branca atrás pra eu matar a curiosidade?

uaeueaueuaeuau é a camera mesmo, celular baixa qualidade,
ta bem branquinho

valeu a preocupaçao:pos:

Peace

Fala MindStates

A umidificação está preparando o bolo para soltar muitos pins.

Os casing podem ficar em definitivo no terrário sem umidificador.

Basta que você use um spray com água + H2O2, nas paredes e tampa quando abrir para ventilar (4 ou 5 vezes ao dia).

Assim você não precisa abrir o terrário que está com o bolo.

Desculpe a ignorancia H2O2 peroxido de hidrogenio? Vende em drogarias?

Valeu

Peace
Photo day_070101_201748.jpg
 
Gente hoje 4° dia que os bolos estao no terrario umidificado parece que o crscimento da camada de que cobre o bolo parecendo algodao parou.:confused:

Num deles cobriu toda a lateral e no outro cresceu pouco menos em tamanho mas a mesma quantidade.:(

Estou borrifando a mistura de h2o2 e agua nas paredes do terrario dos casing, borrifei tbm no terrario umidificado so pra garantir mais desinfecção:D

Peace
 
Gente hoje 4° dia que os bolos estao no terrario umidificado parece que o crscimento da camada de que cobre o bolo parecendo algodao parou.:confused:

Num deles cobriu toda a lateral e no outro cresceu pouco menos em tamanho mas a mesma quantidade.:(

Estou borrifando a mistura de h2o2 e agua nas paredes do terrario dos casing, borrifei tbm no terrario umidificado so pra garantir mais desinfecção:D

Peace



Se parou de crescer deve ser poruqe ele deve estar planejando te supreender com COGUMELOS :)

muito crescimento é sinal de excesso de umidade, nao esquece.!

já tá chegando a hora aperta o cinto e nao faz nenhuma loucura.

preste atençao na superficie desse algodão se ele nao está formando bolinhas, como as que forman na Lã qunado vc bate na maquina .

essas bolinhas sao primordias que com tempo se tornam pins e por sua vez cogumelos...

Calma.. até o fim da semana vc terá surpresas.
 
Se parou de crescer deve ser poruqe ele deve estar planejando te supreender com COGUMELOS :)

muito crescimento é sinal de excesso de umidade, nao esquece.!

já tá chegando a hora aperta o cinto e nao faz nenhuma loucura.

preste atençao na superficie desse algodão se ele nao está formando bolinhas, como as que forman na Lã qunado vc bate na maquina .

essas bolinhas sao primordias que com tempo se tornam pins e por sua vez cogumelos...

Calma.. até o fim da semana vc terá surpresas.

:pos:Terei calma, ainda nao formou essas bolinhas apenas ta bem umido, e a parte de cima dos dois copos (que na verdade é o fundo) esta como quando saiu do copo.
 
Fala MindStates!!
Calma que em pouquissimo tempo você tambem terá filhotes!!

Perguntas:
Como está ficando o fundo do terrario? está precipitando muita agua no fundo?

Você adicionou alguma coisa para promover a troca de ar ou está confiando no umidificador tambem?

Os cases estão ficando "cabeludos" tambem?


é isso ae, até mais velhinho.
 
Fala MindStates!!
Calma que em pouquissimo tempo você tambem terá filhotes!!

Perguntas:
Como está ficando o fundo do terrario? está precipitando muita agua no fundo?

Você adicionou alguma coisa para promover a troca de ar ou está confiando no umidificador tambem?

Os cases estão ficando "cabeludos" tambem?


é isso ae, até mais velhinho.

Os cases estao crescendo cabelo sim, ta devagar mas ta indo.

Nao coloquei nda pra troca de ar no terrario dos bolos, so umidificador mesmo, acho que a nevoa é o bastante. No terrario dos cases tinha colocado um cooler e uma abertura pra entrada de ar, mas depois de ver o mauricio falar sobre excesso de ventilação tirei, agora ta so com 2 aberturas com filtro de tnt.

A agua que forma é muito pouca, retiro a cada 2 ou 3 dias.

Flw:pos:
 
Back
Top