Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo strain B+

Diário de cultivo completo.
Pois bem, depois do primeiro cultivo, que nem chegou a ser um cultivo, pois a seringa pronta já estava muito velha e não colonizou nada, agora anuncio:

“Obrigado meu Deus e obrigado colaboradores do CM:
O MICÉLIO GERMINOU!!!!

Gente, exatamente 84 horas (3 dias e meio) após a inoculação, 3 dos 4 copos já apresentam micélio (lindo e muito esperado, como um pai espera um filho, e olha que eu sei o que é isso, tenho uma linda filha de 3 anos), bem branquinho parecido com algodão.

Bem, isso deveria vir no começo, mas a empolgação foi tanta, que tinha de começar com a melhor parte, mas aqui vai:

Raça: B+
Região, estação do ano e temperatura média: Centro-Oeste, Primavera. Variação de 16-23°C
Substrato: FAI e Vermiculita
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 60 minutos
Origem dos esporos: Um amigo chamado Eric
Tipo de inoculação: Seringa com esporos, 2 copos com quatro pontos eqüidistantes e 2 copos com um central
Data da inoculação: 06/12/2006 02:00 am
Data da germinação: 09/10/2006 aproximadamente
Temperatura de incubação: 27ºC constante
Data da colonização total: 25/12/06
Data do aniversário: ?
Bomba: ?.
Parâmetros do terrário: ?
Data da formação de primórdias: ?
Data do aparecimento de pins: ?
Observações: ?

Fotos dos copos com a colonização iniciando exatamente onde foram feitos os furos. Num dos 2 copos que fiz somente um furo central, a colonização ainda não iniciou-se, pelo menos visivelmente.

Fotos também da incubadora que é uma caixa de isopor 44L com uma lâmpada de microondas 25W fixada no meio da tampa e um dimmer que uso pra reduzir a luminosidade e com isso controlar a temperatura estável em 27°C, que verifico com a ajuda de um multímetro digital que possui verificação de temperatura.

Dentro da caixa de isopor tem uma caixa de sapatos embrulhada com papel alumínio, onde os copos estão dentro.

Então é só alegria, pois no meu ponto de vista, essa é a fase mais difícil de um cultivo, porque até a gente ver algo surgindo de um trabalho tão meticuloso que é uma esterilização e inoculação, a gente ainda não fica tão animado.

Agora me sinto mais dentro da comunidade, obrigado a todos que estão presentes no CM.

Paz.
 
Eae amigo, legal seus testes, eu suspeitava desde o inicio sobre a temperatura, a leitura do multimetro me parecia suspeita, temos que medir a temperatura de equilibrio dentro do terrario e não a temperatura "instantanea"
atraves multimetro.

Sobre acumular agua no fundo tenta diminui o intervalo do umidificador, se ta acumulando é pq está atingindo 100% de umidade relativa e o umidificador continua ligado dai a nevoa se precipita (não to conseguindo acerta esse parametro no meu terrario tmb e não tenho dinheiro pra compra um higrometro agora).

É isso ae, abraços.

rod, esse higrômetro ai pra falar a verdade nunca vi aki onde moro, e ja procurei.
quanto a agua no fundo ela ja inicia a formação no inicio do ciclo de trabalho do umidificador e o intervalo mínimo é de 15min, uma vez que uso timer analógico:D
 
Valeu grande Mauricio.

Gente acho que o multimetro que eu usava pra verificar temp não serve pro terrario, pois ele dava um resultado sempre 12º com o umidificador ligado, acho que é porque a ponta de captação ficava úmida e enganava o multímetro.:confused:

Comprei 2 termômetros de aquário, um daqueles de vidro com mercúrio e outro daqueles de fita que muda de cor.:p:

Resultado:
Temperatura ambiente: 22-23°;)
Temperatura Terrario fechado: 23°:)
Temperatura Terrário fechado e com aquecedor dentro de uma pet: 24-25°:)
Temperatura Terrário fechado e com aquecedor dentro de uma pet e umidificador ligado: 24-25°:D

A TEMPERATURA NÃO CAIU!!!!!!! IUPIIIIIIIIIIII:eek:
Agora é só esperar 100% de colonização.

Outra coisa, o nevoa produz agua que se acumula no fundo do terrario, como não vou colocar nada no fundo alguem tem alguma sugestão quanto a isso, devo secar a agua periodicamente ou posso deixa-la pois vou colocar os bolos em algum suporte alto.

Peace

Então quer dizer que o meu sonho e o do Maurício de ter um terrário resfriado e umidecido por um umidificador foi por água abaixo?
E agora?! :(
 
Eu consegui encontrar como uma certa facilidade esse higrometro aqui em pet shops na faixa de R$20,00 a R$25,00:
http://www.everythingforpets.com/exo_terra_hygrometer.pet/use.id.5.item_id.6372.dept.7/

Porem não sei se é eficiente a leitura na faixa de umidade de 80% a 100%.
E não tenho grana agora para pagar pra ver.

Agora eu não encontrei o topico, mais no mycotopia tem um cara ensinando a "acelerar" um timer analogico trocando algumas engrenagens pra haver ciclos menores, só não sei se vale todo esse trabalho. ;)

Abração, fui....
 
Então quer dizer que o meu sonho e o do Maurício de ter um terrário resfriado e umidecido por um umidificador foi por água abaixo?
E agora?! :(

Mas porque kiqstar, essa agua pode ser, creio eu, retirada com um pano seco e limpo, nao é tanta agua assim, mas é necessario uma exugada periodicamente senao sobe o nivel e pode molhar os bolos.
Peace
 
Abrir o terrário para qualquer intervenção que não seja a colheita é imprudente.

Umidificador, aquecedor, timer, etc são associados, justamente para dar autonomia ao terrário e evitar ao máximo a abertura para intervir.

O Psilocibec colocou uma torneira na caixa e escoava a água pela torneira.

Uma torneira pequena de filtro d'água.

Faça o furo bem próximo ao fundo e instale.
 
Mas porque kiqstar, essa agua pode ser, creio eu, retirada com um pano seco e limpo, nao é tanta agua assim, mas é necessario uma exugada periodicamente senao sobe o nivel e pode molhar os bolos.
Peace

Não é esse o problema. A questão é que parecia que o seu umidificador diminuia a temperatura dentro do terrário, sendo desnecessário um sistema de resfriamento. Ficaria um terrário bem simples e eficaz para regiões de clima quente como aqui e lá no norte do país.

Abraços.
 
Abrir o terrário para qualquer intervenção que não seja a colheita é imprudente.

Umidificador, aquecedor, timer, etc são associados, justamente para dar autonomia ao terrário e evitar ao máximo a abertura para intervir.

O Psilocibec colocou uma torneira na caixa e escoava a água pela torneira.

Uma torneira pequena de filtro d'água.

Faça o furo bem próximo ao fundo e instale.

Valeu a confirmação Mauricio, estava mesmo pensando em fazer algo parecido. Havia pensado num furo e uma tampinha dessas que vem em vidro de remedio por baixo da tampa de rosca.

Não é esse o problema. A questão é que parecia que o seu umidificador diminuia a temperatura dentro do terrário, sendo desnecessário um sistema de resfriamento. Ficaria um terrário bem simples e eficaz para regiões de clima quente como aqui e lá no norte do país.

Abraços.

Kiqstar, esse problema vc pode resolver colocando água gelada no umidificador e ligar mais tempo em dias quentes, nao tem como a temp nao cair.

Peace

É comunidade, os 2 copos que levaram somente 1 furo central estão indo. O que primeiro iniciou parece que desacelerou a colonização.:(

O outro que tinha um pontinho branco de 1 cm no maximo já está bem desenvolvido:)

Os outros 2 que levaram 4 furos estão quase que 100% colonizados:eek:

Agora esses 2 ultimos estão cheios de gotículas como se fosse suor por dentro do copo. Algum problema nisso?:confused:

E outra, como esse 2 ultimos estão bem a frente dos outros que levaram somente 1 furo, creio que terei de aniversariá-los antes né?:D
Peço ajuda à comunidade.

Peace
 
Fala MindStates

Dessa vez tudo esta correndo perfeitamente.

O atraso dos copos que tiveram apenas um furo central é esperado.

Os copos com 2 furos, estão colonizando normalmente.

A água no interior dos copos é devido ao metabolismo do fungo.

Por isso é melhor um substrato mais seco do que enchargado.

Logo os copos estarão 100%.

Reutilize os copos

Inoculação com pote vazio

https://teonanacatl.org/threads/inoculação-com-pote-vazio.1048/
 
Mauricio disse:

Mas é claro Mauricio, e eu vou perder uma chance dessas de multiplicar meus bolos!!!
Peace

Galera acabei de descobrir que esse tempo todo meu termômetro digital deveria estar com defeito, ele mostra 7 graus abaixo do real. Quer dizer quando estava com 27° na realidade era 34°:eek:

E ainda assim esta a colonizar:D

Agora estou usando dois termômetros comuns e estao se saindo muito bem, agora raramente preciso ligar a lâmpada para aumentar a temperatura, antes ficava direto:eek:

Peace
 
Galera acabei de descobrir que esse tempo todo meu termômetro digital deveria estar com defeito, ele mostra 7 graus abaixo do real. Quer dizer quando estava com 27° na realidade era 34°:eek:

E ainda assim esta a colonizar:D

Agora estou usando dois termômetros comuns e estao se saindo muito bem, agora raramente preciso ligar a lâmpada para aumentar a temperatura, antes ficava direto:eek:

Peace


7 graus é muita coisa para um instrumento de precisão.

Ainda bem que foi corrigido.
 
Queridos amigos, atualizando.

Galera agora a temperatura está corrigida e ideal, os micélios estão gratos e me presentearam com 2 copos 100% colonizados.

Fotos dos 2 copos inoculados com 1 furo central, 2 primeiras o mais atrasado:

Fotos dos 2 copos inoculados com 4 furos:

Agora só uma perguntinha amigos cultivadores:
Tenho 2 copos 100% colonizados, posso já aniversaria-los ou devo esperar o micélio ficar mais forte?

Pergunto isso porque vejo tantas fotos de bolos BEM branquinhos parecem até que foi coberto com massa PVA!!! E os meus ainda dão pra ver substrato, embora estejam colonizados ainda consigo vê-los, as fotos não são 100% pois são de celular, mas dá pra ver.

Grato galera

Peace

Como estou muito ansioso por meus cogumelos amarelos estou procurando ocupações, estas fotos é de uma camiseta que eu estampei, o que acharam?
Photo day_061219_124621.jpgPhoto day_061219_124636.jpg
 
Bem MindStates, como havíamos conversado, é recomendado esperar pelo menos mais 3 a 5 dias depois do micélio colonizar 100% dos copos. É um tempo razoável para que o micélio consuma o interior do bolo.

Primeiramente ele envolve todo o substrato para que nenhum outro contaminante intervenha na sua comida. Após isso que começa a 'digerir' o alimento. (Estou certo, não?)

Por isso é interessante esperar alguns dias depois que o micélio cobrir visivelmente toda superfície do bolo, antes de aniversariar. Pensa em dunka-los? Fazer cold shock? Como pretende proceder?

Bela camisa!
 
Fala MindStates

Pra quem possui um umidificador no setup, não há necessidade de dunk, pois pelo próprio controle de intensidade do umidificador vc pode aumentar a umidade interna do terrário e consequentemente dos bolos. Os dunks podem ser feitos no intervalo de cada flush.


Pode também injetar água destilada ao invés do dunk.
 
Fala MindStates

Pra quem possui um umidificador no setup, não há necessidade de dunk, pois pelo próprio controle de intensidade do umidificador vc pode aumentar a umidade interna do terrário e consequentemente dos bolos. Os dunks podem ser feitos no intervalo de cada flush.


Pode também injetar água destilada ao invés do dunk.

Valeu Mauricio, e precisa ir antes pra geladeira ou posso levar logo pro terrario, pois o dunk consiste nisso, injetar agua e deixar na geladeira , nao?

GENTE ESTOU UM POUCO PERDIDO NESSA FASE DO CULTIVO, POIS NAO VEJO NENHUM TOPICO DE PESSOAS Q USAM UMIDIFICADOR PRA PODER ME BASEAR, GOSTARIA DE MAIS OPINIOES!!!
Grato

Peace
 
Olá pessoal, após uma breve sumida, atualizando.

Fotos de 26/12/06, 4 copos 100% colonizados, to pensando em fazer um casing usando pó de casca de coco com 2 copos e os outros 2 ir direto pro terrario mesmo.

1_4_COPOS_061226_214351.jpg1_4_COPOS_061226_214416.jpg

Aceito sugestões, uma vez que o substrato é FAI e vermiculita, e creio que não seja o ideal pra casing, to querendo aniversariá-los até 5ª.

A temp na minha região ta 27º direto, to preocupado como irei manter mais baixa no terrario...

Peace
 
Última edição por um moderador:
Se manter o terrário fechado aq temperatura vai ser mais ou menos 2 graus abaixo da temperatura hambiente. Como você disse que está 27 graus ai na sua cidade pode ficar tranquilo, temperatura ótima para frutificação dentro do seu terrário, 25 - 26 . Um abraço.
 
Aceito sugestões, uma vez que o substrato é FAI e vermiculita, e creio que não seja o ideal pra casing, to querendo aniversariá-los até 5ª.
Não precisa ser exatamente casing, você pode fazer um subtrato com pó de coco e café, depois misturar com um copo colonizado. Depois faz uma camada de casing usando 1/2 vermiculita e 1/2 pó de coco. Assim você terá uma quantidade bem alta de substrato, e seus cogumelos terão uma quantidade suficiente de nutrientes e água.
Se quiser mais informacões sobre como preparar a o subtrato e a camada de casing, de uma lida no meu diário, lá eu explico como fiz. Acho que seria super fácil adaptar o que eu fiz aos seus planos de cultivo.

Boa sorte.
 
Back
Top