Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo strain B+

Diário de cultivo completo.
Pois bem, depois do primeiro cultivo, que nem chegou a ser um cultivo, pois a seringa pronta já estava muito velha e não colonizou nada, agora anuncio:

“Obrigado meu Deus e obrigado colaboradores do CM:
O MICÉLIO GERMINOU!!!!

Gente, exatamente 84 horas (3 dias e meio) após a inoculação, 3 dos 4 copos já apresentam micélio (lindo e muito esperado, como um pai espera um filho, e olha que eu sei o que é isso, tenho uma linda filha de 3 anos), bem branquinho parecido com algodão.

Bem, isso deveria vir no começo, mas a empolgação foi tanta, que tinha de começar com a melhor parte, mas aqui vai:

Raça: B+
Região, estação do ano e temperatura média: Centro-Oeste, Primavera. Variação de 16-23°C
Substrato: FAI e Vermiculita
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 60 minutos
Origem dos esporos: Um amigo chamado Eric
Tipo de inoculação: Seringa com esporos, 2 copos com quatro pontos eqüidistantes e 2 copos com um central
Data da inoculação: 06/12/2006 02:00 am
Data da germinação: 09/10/2006 aproximadamente
Temperatura de incubação: 27ºC constante
Data da colonização total: 25/12/06
Data do aniversário: ?
Bomba: ?.
Parâmetros do terrário: ?
Data da formação de primórdias: ?
Data do aparecimento de pins: ?
Observações: ?

Fotos dos copos com a colonização iniciando exatamente onde foram feitos os furos. Num dos 2 copos que fiz somente um furo central, a colonização ainda não iniciou-se, pelo menos visivelmente.

Fotos também da incubadora que é uma caixa de isopor 44L com uma lâmpada de microondas 25W fixada no meio da tampa e um dimmer que uso pra reduzir a luminosidade e com isso controlar a temperatura estável em 27°C, que verifico com a ajuda de um multímetro digital que possui verificação de temperatura.

Dentro da caixa de isopor tem uma caixa de sapatos embrulhada com papel alumínio, onde os copos estão dentro.

Então é só alegria, pois no meu ponto de vista, essa é a fase mais difícil de um cultivo, porque até a gente ver algo surgindo de um trabalho tão meticuloso que é uma esterilização e inoculação, a gente ainda não fica tão animado.

Agora me sinto mais dentro da comunidade, obrigado a todos que estão presentes no CM.

Paz.
 
Aew ,,,, cultivo novo ,, hehe legal ,, estamos ai acompanhando e torcendo por seu cultivo ,,, !!!


[]'s SoBoRo
Good Vibes
:D :D :D :D
 
Fala MindStates

Potes colonizando, trabalho bem feito.

Parabéns !!!!
 
Fala MindStates.
Boa sorte pra você nesse cultivo.
Aguardarei ansiosamente para ver como eles se sairão no seu terrário hightech hehe.

Abraços.
 
Ai galera, algum problema se eu abrir uma vez por dia pra ver os copos e tirar uma fotinha nova?
Ainda tem muita chance de contaminação nessa fase?
Os copos estão bem fechados com fita durex larga, duas camadas de papel alumínio e um filtro de café no meio. E antes de abrir limpo tudo, inclusive eu:D , e ainda esterilizo os copos com álcool isopropílico na hora de guardá-los novamente.

Desculpem a pergunta besta, mas é que agora que tem micélio estou muito animado (não quero deixar essa empolgação atrapalhar... acho que vou praticar Origami)

Peace.
 
Ai galera, algum problema se eu abrir uma vez por dia pra ver os copos e tirar uma fotinha nova?
Ainda tem muita chance de contaminação nessa fase?
Os copos estão bem fechados com fita durex larga, duas camadas de papel alumínio e um filtro de café no meio. E antes de abrir limpo tudo, inclusive eu:D , e ainda esterilizo os copos com álcool isopropílico na hora de guardá-los novamente.

Desculpem a pergunta besta, mas é que agora que tem micélio estou muito animado (não quero deixar essa empolgação atrapalhar... acho que vou praticar Origami)

Peace.
evite qualquer tipo de choque nosbolos.

eletrico, mecanico, termico ou choque de luz.
melhor olha ruma vez a cada 2 ou 3 dias, sem deixar o bolo por mais que 3 minutos fora da invcubadora, nao abra a sua incubadora e largue aberta, desligue ventiladores e feche janelas ao manusear os copos, lavem bem as maos e prenda os cabelos com boné ou toucas.
enquanto existir substrato nutritivo ainda nao colonizado dentro do copo existe a possibilidade de contaminaçao.
nao há nada a fazer com o bolo até que ele esteja 100% colonizado.
nesse caso " os olhos do dono nao engordam o boi".
 
evite qualquer tipo de choque nosbolos.

eletrico, mecanico, termico ou choque de luz.
melhor olha ruma vez a cada 2 ou 3 dias, sem deixar o bolo por mais que 3 minutos fora da invcubadora, nao abra a sua incubadora e largue aberta, desligue ventiladores e feche janelas ao manusear os copos, lavem bem as maos e prenda os cabelos com boné ou toucas.
enquanto existir substrato nutritivo ainda nao colonizado dentro do copo existe a possibilidade de contaminaçao.
nao há nada a fazer com o bolo até que ele esteja 100% colonizado.
nesse caso " os olhos do dono nao engordam o boi".

:pos: brigadu mano, bastante esclarecedor, essa do choque é boa, uma coisa q as vezes a gente nao se toca.

Será que sacudir um pouco o copo que ainda nao apresenta colonização ajuda?
 
:pos: brigadu mano, bastante esclarecedor, essa do choque é boa, uma coisa q as vezes a gente nao se toca.

Será que sacudir um pouco o copo que ainda nao apresenta colonização ajuda?
se eu falei pra EVITAR choques...isso quer dizer que vc nao entendeu nada.
ok vou explicar como faria pra uma loira de 25 anos:

sacudir o copo seria um choque mecanico.
NAO SACUDA
choque elétrico seria vc sei lá ligar uma tomada aop substrato,
NAO LIGUE FIOS AO BOLO
choque termico é você tirar o bolo quentinho de dentro da incubadora e deixar ele esfriar a temp. ambiente ou aquecer até temperatura embiente:
NAO FICA MOSCANDO COM O BOLO FORA DA INCUBADORA A TOA.
ok ou precisa explicar mais?:?:
 
se eu falei pra EVITAR choques...isso quer dizer que vc nao entendeu nada.
ok vou explicar como faria pra uma loira de 25 anos:

sacudir o copo seria um choque mecanico.
NAO SACUDA
choque elétrico seria vc sei lá ligar uma tomada aop substrato,
NAO LIGUE FIOS AO BOLO
choque termico é você tirar o bolo quentinho de dentro da incubadora e deixar ele esfriar a temp. ambiente ou aquecer até temperatura embiente:
NAO FICA MOSCANDO COM O BOLO FORA DA INCUBADORA A TOA.
ok ou precisa explicar mais?:?:

po Boca, naum foi isso cara.
Sei e muito bem diferenciar o que é um choque termico, de luz ou choque eletrico. Apenas quiz mostrar gratidao

Agora, se é sobre sacudir o copo que vc esta se referindo, isso li em algum lugar do forum, pra acelerar a colonização e tal, como nunca fiz, achei melhor perguntar pra alguem mais experiente ne?
Mas vlw
Peace
 
só se "usa" chacoalhar os copos, quando se trabalha com graos inteiros.
no caso milho, trigo ou arroz, sem adiçao de vermiculita, o bolo fica solto, facilitando a criaçao de casings, ou de spawn a partir de graos colonizados.(inoculaçao G2G grao a grao)

ok nfiquei brabo nao, prefiro explicar 2 ou 3 vezes e ter CERTEZA que vc entender do que eu explicar uma vez e achar que vc entendeu e vc vai lá e mata o copo chacoalhando. :)
 
Atualizando

Querida Comunidade,

Como uma vez disse, se me lembro bem, o Kliphos: Como pode a natureza de um simples copo com alguns grãos fazer seu ecossistema?

Hoje na hora do almoço fui dar uma olhadinha nos copos, passados 7 dias da inoculação, e pra minha felicidade um dos 2 copos que foi feita a inoculação com um furo central já iniciou a colonização.
1º copo 1 furo

O outro copo de um furo central, já está com quase todo fundo colonizado.
2º copo 1 furo

Essas fotos são do copo que foi feito 4 furos:
3º copo 4 furos

E essa do outro copo com 4 furos:
4º copo 4 furos

O micélio é LINDO. Branquinho e parece fibra de vidro. Agora sei o que é RIZOFÓRMICO (quem gostava dessa palavra era nosso amigo mortandelo).
O copo que está mais avançado está quase 80% colonizado.

Bem, estarei iniciando os novos testes no Terrário ainda esta noite.

O que vcs acham de colocar um aquecedor de aquário pra ligar junto com o umidificador, uma vez que a temp fica em 12° com o umidificador ligado, em menos de 5 min.

Peace
 
Atualizando

Bem, estarei iniciando os novos testes no Terrário ainda esta noite.

O que vcs acham de colocar um aquecedor de aquário pra ligar junto com o umidificador, uma vez que a temp fica em 12° com o umidificador ligado, em menos de 5 min.

Peace

MindStates... Bom.. seu umidificador baixa a temperatura então???

Eu pessoalmente usaria um sistema de serpentina para circulação de solução, para controlar facilmente a temperatura interna do mesmo... dá pra acionar a bomba de circulação juntamente com um aquecedor de aquário de 80w, pra aumentar a temperatura. Do mesmo modo, dá pra circular solução em baixa temperatura... eficiente pra inverno e verão!!!

Dá um pouquinho de trabalho pra fazer, mas depois é só alegria!!!

vlw, paz e luz...
 
Atualizando

MindStates... Bom.. seu umidificador baixa a temperatura então???

Eu pessoalmente usaria um sistema de serpentina para circulação de solução, para controlar facilmente a temperatura interna do mesmo... dá pra acionar a bomba de circulação juntamente com um aquecedor de aquário de 80w, pra aumentar a temperatura. Do mesmo modo, dá pra circular solução em baixa temperatura... eficiente pra inverno e verão!!!

Dá um pouquinho de trabalho pra fazer, mas depois é só alegria!!!

vlw, paz e luz...
´
É o umidifcador faz a temp cair muito e quando aabre o terrario cai mais ainda, acho q é porque circula o ar e o frio aumenta.
Irmãozinho me diga: este metodo da serpentina se encontra aqui no forum?
Terei de usa-lo no lugar do umidificador então?
Quanto a trabalho, sem problemas, afinal o que não da trabalho pra cultivar cogu?
Já tenho um aquecedor de 100W com Termostato.
Thanks a lot.
Peace
 
Atualizando

´
É o umidifcador faz a temp cair muito e quando aabre o terrario cai mais ainda, acho q é porque circula o ar e o frio aumenta.
Irmãozinho me diga: este metodo da serpentina se encontra aqui no forum?
Terei de usa-lo no lugar do umidificador então?
Quanto a trabalho, sem problemas, afinal o que não da trabalho pra cultivar cogu?
Já tenho um aquecedor de 100W com Termostato.
Thanks a lot.
Peace

Irmão...seguinte... a serpentina serve para circular água gelada ou aquecida, serve para auxiliar no controle de temperatura. Não tem nada a ver com o umidificador, que através de uma mangueira, injeta névoa gelada no seu terrário. Vc deve testar quanto tempo ele deve ficar ligado, em intervalos intermitentes. Talvez, funcionando 15 min. on e 60min off, já mostre resultado satisfatório.

Kara, tenho um sistema assim, porém ainda não consegui postar maiores detalhes, o bicho tá pegando aqui, tenho pouco tempo...

Procura no cultivo do irmão Kliphos, têm fotos que ilustram melhor o terrário. Tento fotografar o meu hoje... se conseguir posto fotos, ajudarão a formar a idéia na sua cabeça de como tem q ser....

Estuda, informe-se...visualize fotos dos terrários do pessoal, vc chegará fácil a uma conclusão que se adapte a seu ambiente.

Pode contar comigo, vamo se ajudá nessa empreitada!! abraço!

Paz e luz!!
 
Atualizando

Irmão...seguinte... a serpentina serve para circular água gelada ou aquecida, serve para auxiliar no controle de temperatura. Não tem nada a ver com o umidificador, que através de uma mangueira, injeta névoa gelada no seu terrário. Vc deve testar quanto tempo ele deve ficar ligado, em intervalos intermitentes. Talvez, funcionando 15 min. on e 60min off, já mostre resultado satisfatório.

Kara, tenho um sistema assim, porém ainda não consegui postar maiores detalhes, o bicho tá pegando aqui, tenho pouco tempo...

Procura no cultivo do irmão Kliphos, têm fotos que ilustram melhor o terrário. Tento fotografar o meu hoje... se conseguir posto fotos, ajudarão a formar a idéia na sua cabeça de como tem q ser....

Estuda, informe-se...visualize fotos dos terrários do pessoal, vc chegará fácil a uma conclusão que se adapte a seu ambiente.

Pode contar comigo, vamo se ajudá nessa empreitada!! abraço!

Paz e luz!!

Valeu mano, estou estudando e concluindo, acho q vou usar so o umidificador mesmo, um amigo usou e deu certo, colheu bons frutos. A circulação de ar não terei problemas, ja sai um pouco da névoa pela tampa. E a temp com o umidificador ligado esta estavel igual a ambiente, vou usar dois termometros pra ter um parametro mais certo, to em duvida sobre o meu.
Valeu manin
Peace


Grato mano Mauricio, este post elucidou mais minhas idéias.
Outra coisa, verifiquei que sai nevoa pelas frestas da tampa dop terrario, algum problema nisso, preciso isolar totalmente a tampa contra entrada e saida de ar?

Peace
 
Tenha sempre por perto uma bacia com solução de água sanitária.

Limpe frequentemente esses locais por onde escapa a névoa.

O perigo de ficar úmido e favorecer o aparecimento de microorganismos.

Use luvas para utilizar água satinária, do contrário suas mãos podemser prejudicadas.
 
Valeu grande Mauricio.

Gente acho que o multimetro que eu usava pra verificar temp não serve pro terrario, pois ele dava um resultado sempre 12º com o umidificador ligado, acho que é porque a ponta de captação ficava úmida e enganava o multímetro.:confused:

Comprei 2 termômetros de aquário, um daqueles de vidro com mercúrio e outro daqueles de fita que muda de cor.:p:

Resultado:
Temperatura ambiente: 22-23°;)
Temperatura Terrario fechado: 23°:)
Temperatura Terrário fechado e com aquecedor dentro de uma pet: 24-25°:)
Temperatura Terrário fechado e com aquecedor dentro de uma pet e umidificador ligado: 24-25°:D

A TEMPERATURA NÃO CAIU!!!!!!! IUPIIIIIIIIIIII:eek:
Agora é só esperar 100% de colonização.

Outra coisa, o nevoa produz agua que se acumula no fundo do terrario, como não vou colocar nada no fundo alguem tem alguma sugestão quanto a isso, devo secar a agua periodicamente ou posso deixa-la pois vou colocar os bolos em algum suporte alto.

Peace
 
Valeu grande Mauricio.

Gente acho que o multimetro que eu usava pra verificar temp não serve pro terrario, pois ele dava um resultado sempre 12º com o umidificador ligado, acho que é porque a ponta de captação ficava úmida e enganava o multímetro.:confused:


Comprei 2 termômetros de aquário, um daqueles de vidro com mercúrio e outro daqueles de fita que muda de cor.:p:

Resultado:
Temperatura ambiente: 22-23°;)
Temperatura Terrario fechado: 23°:)
Temperatura Terrário fechado e com aquecedor dentro de uma pet: 24-25°:)
Temperatura Terrário fechado e com aquecedor dentro de uma pet e umidificador ligado: 24-25°:D

A TEMPERATURA NÃO CAIU!!!!!!! IUPIIIIIIIIIIII:eek:
Agora é só esperar 100% de colonização.

Eu suspeitava disso
:D
Outra coisa, o nevoa produz agua que se acumula no fundo do terrario, como não vou colocar nada no fundo alguem tem alguma sugestão quanto a isso, devo secar a agua periodicamente ou posso deixa-la pois vou colocar os bolos em algum suporte alto.

Peace

Eae amigo, legal seus testes, eu suspeitava desde o inicio sobre a temperatura, a leitura do multimetro me parecia suspeita, temos que medir a temperatura de equilibrio dentro do terrario e não a temperatura "instantanea"
atraves multimetro.

Sobre acumular agua no fundo tenta diminui o intervalo do umidificador, se ta acumulando é pq está atingindo 100% de umidade relativa e o umidificador continua ligado dai a nevoa se precipita (não to conseguindo acerta esse parametro no meu terrario tmb e não tenho dinheiro pra compra um higrometro agora).

É isso ae, abraços.
 
Back
Top