Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo P. Cubensis (South America) na casa do Cris

Diário de cultivo completo.
Olá a todos. Sou novo no forum e no cultivo de cogumelos.
Iniciei o processo há três semanas. Adquiri um kit EDUCATIVO. A finalidade foi tentar o processo de produção dos bolos uma primeira vez. Encomendei um pacote de vermiculita, e tres potinhos (esse era o "kit), alem de duas seringas com culturas liquidas de diferente strains: South America e SYZYGY.
Fiz a mistura para tres bolos: proporção de 1 vermiculita para 4 de arroz (em peso). Usei a panela de pressão com uma toalha e 4 dedos de água. Atingindo a pressão deixei uma hora e 20 minutos, esperei esfriar... No processo de preparação segui a risca as regras que a maioria dos guias indica para os bolos com esses materiais.
A inoculação do substrato foi dentro de um banheiro pequeno e higienizado. Usei potes de plastico semirrigido. Injetei em três pontos equidistantes aproximadamente 0,6 ml em cada ponto inoculado. fechei os tres potes numa caixa organizadora que foi então colocada dentro de uma caixa de isopor dessas de gelar bebida.
Aqui na minha região (pendotiba- niterói - Rj - BR) tem altitude maior que o restante da cidade de Niterói e do Rio. Estava fazendo 15 ºC/17 ºC a noite. Fiz um termostato com fio de cobre e um timer de tomada, usei o termômetro ao lado pra ter certeza que dentro do isopor estaria cerca de 28/30 ºC. Depois cheguei a ler que talvez estivesse muito elevado mas a incubação foi muito bem sucedida (minha impressão), como podem avaliar nas fotos !
Como foi minha primeira tentativa, não tive a intenção de registrar desde o início, então minhas fotos são com os bolos já dentro da incubadora, com uma semana. Depois no dia que tirei eles da incubadora improvisada.
WhatsApp Image 2020-05-31 at 15.00.37.jpegAqui já da pra ver os pontos de inoculação.
Foram exatos 18 dias até o momento de colocar os bolos no "terrário". Ainda estou aprendendo , então por favor, acabem com qualquer ignorância da minha parte.
WhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.31 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.31.jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.30 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.30.jpeg
Quando eu o fiz, os bolos já estavam totalmente encobertos pelo micélio inclusive a parte de vermiculita seca que coloquei por cima no pote, porem uma camada fina, ainda dava pra ver a cor do substrato. Usei essas pedrinhas de argila pra ajudar a manter a umidade com água no fundo e 4 furinhos nos cantos com algodão (imitei de um video).
Passados 2 dias na caixa organizadora preparada (da pra ver nas fotos) essa rede fina se tornou mais densa e volumosa, mais branquinha impossível.
WhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07.jpegWhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.06 (2).jpeg
Fiquei muito na duvida quanto à quantidade de luz. Deixei uma cobertura preta da base até 2/3 da altura da caixa.
Há 2 dias notei os primeiros sinais de frutificação
.WhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07 (2).jpeg
Estou deixando na estante no meu quarto, então fico de olho toda hora através do plástico e quando uso o borrifador pra umedecer a caixa.

Peço desculpas pela grande descrição, mas é que já comecei ha 25 dias, no dia 23/05
Hoje tem exatamente uma semana que que eles saíram do pote, a ultima foto é de hoje.
Nos próximos momentos vou alimentando o tópico com as novidades desse cultivo.
Gratidão!
 
fala brow, não espero ter que conservar por anos.. comprar silica agora tambem nao vai rolar. Então vou ter que ficar o ventinho mesmo.
Não creio que vai durar muito tempo oque esses bolos devem render, então não vou precisar armazenar por muitas semanas. 🍄

A ideia da silica é super interessante mas vai ficar de aprendizado pra uma próxima.
 
se tiver que guardar sem silica, a geladeira ajuda mais alguns dias... mesmo tendo secado no ventilador, se guardar sem silica em 1 semana vai estar mofado (expêriencia própria)
uma opção mais simples é ir no mercado e comprar aqueles anti mofo, que fica na sessão de limpeza pra casa, no máximo 10, só não pode deixar os cogus encostarem nisso que é toxico, bota tudo dentro de um pote fechado, ou um saco, e vc vai ver que esse produto vai criar uma água no fundo, é a umidade do ambiente ali.
86231_B (1).jpg
 
Última edição:
se tiver que guardar sem silica, a geladeira ajuda mais alguns dias... mesmo tendo secado no ventilador, se guardar sem silica em 1 semana vai estar mofado (expêriencia própria)
uma opção mais simples é ir no mercado e comprar aqueles anti mofo, que fica na sessão de limpeza pra casa, no máximo 10, só não pode deixar os cogus encostarem nisso que é toxico, bota tudo dentro de um pote fechado, ou um saco, e vc vai ver que esse produto vai criar uma água no fundo, é a umidade do ambiente ali.
View attachment 114525

Show de bola, posso isolar os cogumelos na metade de cima do pote e deixar o produto no fundo? usaria um algodão em cima do produto e uma telinha em baixo dos cogus, assim posso deixar fechado ?

Cogus:WhatsApp Image 2020-06-19 at 13.11.01 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-19 at 13.11.01.jpeg

Já rolou né? Acho que de devo esperar como falaram, se eu quiser pegar os esporos desses que já abriram, deve ser o tempo dos outros abrirem o chapéu tb.
Ou não? Alguém tem alguma recomendação?
 
posso isolar os cogumelos na metade de cima do pote e deixar o produto no fundo? usaria um algodão em cima do produto e uma telinha em baixo dos cogus, assim posso deixar fechado ?
Fiz isso por um bom tempo até vir a sílica. Dependendo de quanto peso vc vai secar pode ser que tenha que trocar o pote 1 ou 2 vezes. Antes de colocar no pote, tente colocar n frente de um ventilador por umas 5 horas no mínimo, assim eles perdem água mais rápido.
Já rolou né? Acho que de devo esperar como falaram, se eu quiser pegar os esporos desses que já abriram, deve ser o tempo dos outros abrirem o chapéu tb.
Acho que estão top, no ponto. Pra fazer carimbo eu deixaria mais um dia e aí já colhe tudo junto. Abração mano.
 
Aloha queridos.
Essa madrugada foi de colheita e produção.
Dei um upgrade no terrario; WhatsApp Image 2020-06-20 at 02.48.08 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 02.48.08.jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 02.48.09.jpeg
Estava faltando troca de gases e mesmo na ultima semana abanando direto o micélio continuou crescendo até a hora de colher, tinha muitos abortos e pins escondidos, tive que manipular bastante os bolos pra tirar. Achei que isso pode ser por que o terrário realmente não é muito grande pros três bolos, comparando com outros que vi por aqui e acolá. Então aumentei o número de buracos e troquei o algodão por fita microporosa. Também dei uma improvisada numa ventilação.
Estava com medo de um exaustor por que ele ia roubar toda a umidade, então preferi usar um cooler jogando ar fresco pra dentro, e deixar a pressão atmosférica cuidar do resto.
Tem uma foto do que colhi. WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.16.59.jpeg
Já estão secando. WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.16.59 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.17.00.jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.17.00 (1).jpeg
Tem um sem chapéu porque tirei ele antes no banheiro que eu uso pra fazer os procedimentos mais meticulosos e deixei carimbando num potinho.
A argila expandida eu deixei umas horas de molho na solução com água sanitária, enxaguei bastante e estão de molho só na água agora, num balde tampado.
Fiz o Dunk nos bolos, estão numa tigela tapada também, vou deixar até amanhã na hora de montar o terrário. Até agora são as novidades.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.16.58.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.16.58.jpeg
    81.7 KB · Visualizações: 20
Bons Dias queridos.

De ontem pra hoje já apareceram alguns pins, dessa vez apareceram em mais quantidade de primeira, enquanto no primeiro flush eles apareceram bem um de cada vez.
WhatsApp Image 2020-06-21 at 14.20.50.jpeg
Um bom Domingo a todos!
🍄
 
Seguem pipocando cogumelos.WhatsApp Image 2020-06-22 at 16.07.46.jpeg WhatsApp Image 2020-06-22 at 16.07.47.jpeg
Mas notei que o micélio ainda cresce em alguns pontos, ainda pode ser falta de troca gasosa? Junto com o cooler passei a arejar manualmente um pouco menos. Vou passar a arejar manualmente como antes, umas 3 / vezes ao dia.
 
Mais tarde (madruga) estou tirando carimbos esporos deste bolo aqui. WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.34.37 (1).jpeg No momento dos os chapéus ja abriram essa foto é de algumas horas atras. Ja preparei o local e a base pros carimbos.
Queria saber oque os os queridos acham de eu colher apenas esse bolo onde os cogus ja abriram o chapéu?WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.38.30 (1).jpeg
Só por que com algumas horas a mais os cogumelos dos outros bolos ja terão crescido mais, o bolo que tirasse primeiro iria pro dunk antes, mas todos iriam pro terrario no mesmo dia . Oque acham?WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.38.30 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.34.37.jpeg
Vi também em alguns videos e outros diários que o pessoal remove a vermiculita do ultimo roll na hora do dunk e e refazem o roll.
Alguma nota importante?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.38.30.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.38.30.jpeg
    116.4 KB · Visualizações: 12
Muito bonito cris :D
Espero que o terceiro flush venha ainda maior hehe
Tu saberia só me dizer quantas gramas fresco tu produziu mais ou menos até agora? Eu sempre fico curioso por esse dado xD

Boas safras o/
 
Muito bonito cris :D
Espero que o terceiro flush venha ainda maior hehe
Tu saberia só me dizer quantas gramas fresco tu produziu mais ou menos até agora? Eu sempre fico curioso por esse dado xD

Boas safras o/
Fala mano, nem tenho como te informar, não tenho balança.
estou guardando eles secos pra pesar quando tiver a oportunidade.. só que vai ter menos no final :rolleyes:🥴
Indo pro carimbo.. WhatsApp Image 2020-06-24 at 22.53.34.jpeg WhatsApp Image 2020-06-24 at 22.53.35 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-24 at 22.53.35.jpeg

Ornamental.

Já estão carimbando dentro do potinho que usei pra isso da outra vez.

Não cheguei a comentar, mas o primeiro carimbo foi doado para o querido @MusroomBrasil, que também mora em Niterói. Dessa vez fiz mais.
 
Última edição:
Fala mano, nem tenho como te informar, não tenho balança.
estou guardando eles secos pra pesar quando tiver a oportunidade.. só que vai ter menos no final :rolleyes:🥴
Indo pro carimbo.. View attachment 114770 View attachment 114771 View attachment 114772

Ornamental.

Já estão carimbando dentro do potinho que usei pra isso da outra vez.

Não cheguei a comentar, mas o primeiro carimbo foi doado para o querido @MusroomBrasil, que também mora em Niterói. Dessa vez fiz mais.

Tão LIndos demias mano!! fiz os bolo, inoculei e incubei ontem co o carimbo!! em breve postarei o meu diário!!
Gratidão!! <3 <3
 
Hoje tirei uma foto. Tem dois dias que fiz o Dunk e Roll. O micélio parece estar se desenvolvendo com muita rapidez sobre a camada de vermiculita. continuo arejando o terrario como no ultimo flush. Dessa vez notei que está levando mais tempo que da outra vez para surgirem pinos.
As diferenças principais em relação à ultima vez é que usei essa vermiculita de granulo menor dessa vez, só encontrei essa. Alem de a temperaturaessa semana estar bem mais elevada , uns tres/quatro graus, queno inicio da semana.
WhatsApp Image 2020-06-28 at 22.44.15.jpeg
 
Back
Top