Cultivo P. Cubensis (South America) na casa do Cris

crisgumelo

Esporo
Membro Novo
fala brow, não espero ter que conservar por anos.. comprar silica agora tambem nao vai rolar. Então vou ter que ficar o ventinho mesmo.
Não creio que vai durar muito tempo oque esses bolos devem render, então não vou precisar armazenar por muitas semanas. 🍄

A ideia da silica é super interessante mas vai ficar de aprendizado pra uma próxima.

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
se tiver que guardar sem silica, a geladeira ajuda mais alguns dias... mesmo tendo secado no ventilador, se guardar sem silica em 1 semana vai estar mofado (expêriencia própria)
uma opção mais simples é ir no mercado e comprar aqueles anti mofo, que fica na sessão de limpeza pra casa, no máximo 10, só não pode deixar os cogus encostarem nisso que é toxico, bota tudo dentro de um pote fechado, ou um saco, e vc vai ver que esse produto vai criar uma água no fundo, é a umidade do ambiente ali.
86231_B (1).jpg

Última edição:

crisgumelo

Esporo
Membro Novo
se tiver que guardar sem silica, a geladeira ajuda mais alguns dias... mesmo tendo secado no ventilador, se guardar sem silica em 1 semana vai estar mofado (expêriencia própria)
uma opção mais simples é ir no mercado e comprar aqueles anti mofo, que fica na sessão de limpeza pra casa, no máximo 10, só não pode deixar os cogus encostarem nisso que é toxico, bota tudo dentro de um pote fechado, ou um saco, e vc vai ver que esse produto vai criar uma água no fundo, é a umidade do ambiente ali.
Ver anexo 114525
Show de bola, posso isolar os cogumelos na metade de cima do pote e deixar o produto no fundo? usaria um algodão em cima do produto e uma telinha em baixo dos cogus, assim posso deixar fechado ?

Cogus:WhatsApp Image 2020-06-19 at 13.11.01 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-19 at 13.11.01.jpeg

Já rolou né? Acho que de devo esperar como falaram, se eu quiser pegar os esporos desses que já abriram, deve ser o tempo dos outros abrirem o chapéu tb.
Ou não? Alguém tem alguma recomendação?

Poeiraviva

Hifa
Contribuidor
posso isolar os cogumelos na metade de cima do pote e deixar o produto no fundo? usaria um algodão em cima do produto e uma telinha em baixo dos cogus, assim posso deixar fechado ?
Fiz isso por um bom tempo até vir a sílica. Dependendo de quanto peso vc vai secar pode ser que tenha que trocar o pote 1 ou 2 vezes. Antes de colocar no pote, tente colocar n frente de um ventilador por umas 5 horas no mínimo, assim eles perdem água mais rápido.
Já rolou né? Acho que de devo esperar como falaram, se eu quiser pegar os esporos desses que já abriram, deve ser o tempo dos outros abrirem o chapéu tb.
Acho que estão top, no ponto. Pra fazer carimbo eu deixaria mais um dia e aí já colhe tudo junto. Abração mano.

crisgumelo

Esporo
Membro Novo
Aloha queridos.
Essa madrugada foi de colheita e produção.
Dei um upgrade no terrario; WhatsApp Image 2020-06-20 at 02.48.08 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 02.48.08.jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 02.48.09.jpeg
Estava faltando troca de gases e mesmo na ultima semana abanando direto o micélio continuou crescendo até a hora de colher, tinha muitos abortos e pins escondidos, tive que manipular bastante os bolos pra tirar. Achei que isso pode ser por que o terrário realmente não é muito grande pros três bolos, comparando com outros que vi por aqui e acolá. Então aumentei o número de buracos e troquei o algodão por fita microporosa. Também dei uma improvisada numa ventilação.
Estava com medo de um exaustor por que ele ia roubar toda a umidade, então preferi usar um cooler jogando ar fresco pra dentro, e deixar a pressão atmosférica cuidar do resto.
Tem uma foto do que colhi. WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.16.59.jpeg
Já estão secando. WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.16.59 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.17.00.jpeg WhatsApp Image 2020-06-20 at 03.17.00 (1).jpeg
Tem um sem chapéu porque tirei ele antes no banheiro que eu uso pra fazer os procedimentos mais meticulosos e deixei carimbando num potinho.
A argila expandida eu deixei umas horas de molho na solução com água sanitária, enxaguei bastante e estão de molho só na água agora, num balde tampado.
Fiz o Dunk nos bolos, estão numa tigela tapada também, vou deixar até amanhã na hora de montar o terrário. Até agora são as novidades.

Anexos

crisgumelo

Esporo
Membro Novo
Seguem pipocando cogumelos.WhatsApp Image 2020-06-22 at 16.07.46.jpeg WhatsApp Image 2020-06-22 at 16.07.47.jpeg
Mas notei que o micélio ainda cresce em alguns pontos, ainda pode ser falta de troca gasosa? Junto com o cooler passei a arejar manualmente um pouco menos. Vou passar a arejar manualmente como antes, umas 3 / vezes ao dia.

Poeiraviva

Hifa
Contribuidor
Seguem pipocando cogumelos.Ver anexo 114681 Ver anexo 114680
Mas notei que o micélio ainda cresce em alguns pontos, ainda pode ser falta de troca gasosa? Junto com o cooler passei a arejar manualmente um pouco menos. Vou passar a arejar manualmente como antes, umas 3 / vezes ao dia.
Ta lindo mano, esse flush vai vir enorme! Mantém a ventilação 2 a 3x ao dia que não tem erro. Abração.

crisgumelo

Esporo
Membro Novo
Mais tarde (madruga) estou tirando carimbos esporos deste bolo aqui. WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.34.37 (1).jpeg No momento dos os chapéus ja abriram essa foto é de algumas horas atras. Ja preparei o local e a base pros carimbos.
Queria saber oque os os queridos acham de eu colher apenas esse bolo onde os cogus ja abriram o chapéu?WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.38.30 (1).jpeg
Só por que com algumas horas a mais os cogumelos dos outros bolos ja terão crescido mais, o bolo que tirasse primeiro iria pro dunk antes, mas todos iriam pro terrario no mesmo dia . Oque acham?WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.38.30 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-06-24 at 17.34.37.jpeg
Vi também em alguns videos e outros diários que o pessoal remove a vermiculita do ultimo roll na hora do dunk e e refazem o roll.
Alguma nota importante?

Anexos

Grako

Esporo
Membro Ativo
Muito bonito cris :D
Espero que o terceiro flush venha ainda maior hehe
Tu saberia só me dizer quantas gramas fresco tu produziu mais ou menos até agora? Eu sempre fico curioso por esse dado xD

Boas safras o/

crisgumelo

Esporo
Membro Novo
Muito bonito cris :D
Espero que o terceiro flush venha ainda maior hehe
Tu saberia só me dizer quantas gramas fresco tu produziu mais ou menos até agora? Eu sempre fico curioso por esse dado xD

Boas safras o/
Fala mano, nem tenho como te informar, não tenho balança.
estou guardando eles secos pra pesar quando tiver a oportunidade.. só que vai ter menos no final :rolleyes:🥴
Indo pro carimbo.. WhatsApp Image 2020-06-24 at 22.53.34.jpeg WhatsApp Image 2020-06-24 at 22.53.35 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-24 at 22.53.35.jpeg

Ornamental.

Já estão carimbando dentro do potinho que usei pra isso da outra vez.

Não cheguei a comentar, mas o primeiro carimbo foi doado para o querido @MusroomBrasil, que também mora em Niterói. Dessa vez fiz mais.

Última edição:

MusroomBrasil

Esporo
Membro Novo
Fala mano, nem tenho como te informar, não tenho balança.
estou guardando eles secos pra pesar quando tiver a oportunidade.. só que vai ter menos no final :rolleyes:🥴
Indo pro carimbo.. Ver anexo 114770 Ver anexo 114771 Ver anexo 114772

Ornamental.

Já estão carimbando dentro do potinho que usei pra isso da outra vez.

Não cheguei a comentar, mas o primeiro carimbo foi doado para o querido @MusroomBrasil, que também mora em Niterói. Dessa vez fiz mais.
Tão LIndos demias mano!! fiz os bolo, inoculei e incubei ontem co o carimbo!! em breve postarei o meu diário!!
Gratidão!! <3 <3

crisgumelo

Esporo
Membro Novo
Hoje tirei uma foto. Tem dois dias que fiz o Dunk e Roll. O micélio parece estar se desenvolvendo com muita rapidez sobre a camada de vermiculita. continuo arejando o terrario como no ultimo flush. Dessa vez notei que está levando mais tempo que da outra vez para surgirem pinos.
As diferenças principais em relação à ultima vez é que usei essa vermiculita de granulo menor dessa vez, só encontrei essa. Alem de a temperaturaessa semana estar bem mais elevada , uns tres/quatro graus, queno inicio da semana.
WhatsApp Image 2020-06-28 at 22.44.15.jpeg

Superior