Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo multi-strains. Ecuador, Mazatapec & Thai na Muang em FAI

Diário de cultivo problemático.
Olá.

Este é o segundo cultivo que eu faço na vida, mas o primeiro que eu faço o diário aqui no CM. Na época do meu primeiro cultivo, a quase 3 anos atrás, eu era menos participativo, embora eu deva o parcial sucesso da primeira tentativa à tudo que eu aprendi aqui.

Bem. Começando.
O cultivo na verdade já está em andamento. Pode-se dizer que eu "trapaceei" por apenas ter criado o tópico depois de ver que as coisas estavam dando certo. Na realidade é que como eu já havia cultivado antes, eu já sabia bem o que esperar. Então achei que seria melhor abrir o diário ao ver os primeiros sinais de micélio do que criar um tópico que poderia logo ser abandonado caso o cultivo fracassasse no início.

Estou cultivando as strains Ecuador e Mazatapec, mas tenho ainda um carimbo fechadinho de Thai Na Muang, que estou decidindo se já meto de uma vez ou se deixo pra próxima.
Acho que vou metê-lhe.
Hahahaha

Os substratos são:
3 copos com milho de pipoca, mais 1, fruto de uma ideia que eu tive e resolvi testar (antes de ver que já havia no forum).
Este é uma mistura de:
1/2 copo de vermiculita
Quase 1/2 de milho quebrado (daqueles de dar pras galinhas)
Mais um punhado de quirela de arroz
Mais uma pitada de niger e semente de linhaça.
Mais água fervida até a mistura ficar úmida, mas sem pingar água quando apertada na mão.

Os quatro copos:
P9280029_1144x856.jpg

Nada de café nem estabilizantes de PH.
De todos os 4 copos serão feitos casings. Eu não tenho certeza se este substrato de vermiculita e milho quebrado frutificaria sem o casing, mas pelo sim pelo não, vou fazer casing, pq nunca me dei muito bem só com o bolo.

No próximo post colocarei os passos para este não ficar muito longo. Tenho mania de me empolgar falando.
 
Os copos cobertos com máscara recortada.

PA170004_1144x856.jpg

Optei pela solução exagerada também, hehehe.
Espero que não contamine.

Penso em deixar eles de cabeça pra baixo um tempo. Li aqui na CM que isso faz o CO2 ser drenado por baixo...
 
Quero pedir alguns conselhos aos mais experientes.
Ainda não descobri as minhas técnicas preferidas, hehehe.

Bem. Um dos bolos já está perto de ser aniversariado. Quero um casing (com um dos outros potes, quando estiver 100%, vou fazer um sem casing, pra ver se dessa vez eu consigo.)

Minhas dúvidas são mais em relação a injeção de água, dunk e coisas do gênero.

1. Se os bolos estiverem com aparência saudável, sem sinais de falta de água, o dunk realmente vale a pena ou seria um risco a mais e desnecessário? E injetar água ainda dentro do copo um dia antes de aniversariar?

2. No caso de um casing, eu devo fazer o dunk antes de desmontar o bolo, ou é melhor fazer só quando a camada do casing já estiver colonizada? Não parece estranho fazer dunk em um casing? o_O
O substrato da camada que ainda estiver solto não espalha na água?
Faz diferença injetar água em vários pontos com um seringa abaixo da superfície do casing entre um flush e outro ( bem como logo antes do primeiro flush)? Parece mais seguro que o dunk...

3. Tem diferença de eficiência entre dunkar um bolo ou apenas injetar água antes de por no terrário, ou entre os flushes?

Se eu fizer qualquer um destes procedimentos, será com água destilada. Aqui tem onde comprar dês de galões de 5 litros até ampolas de 10 ou 20ml.

Por enquanto é isso.

Valeu galera. Até breve.
 
Vi que vc usou as máscaras nos copos, ficou bem legal...precisa virar os copos de cabeça pra baixo não,so esse filtro aí vai oxigenar bem os copos.

Sobre suas dúvidas:

1- Como aqui onde eu moro o clima é bem quente,eu sempre dou o dunk para que os bolos ja vão para o terrário bem hidratados.Outro fator positivo de dar o dunk,é que vc vai ganhar muito mas umidade nos bolos.
(caso vc opine por da o dunk injetando água nos copos um dia antes de aniversariar, tambem ta certo)

2- Da o dunk no casing depois que a camada superior estiver totalmente colonizada,como falou:se vc der antes disso as partes do micélio vão ficar solta na água...e sendo assim o casing não vai ficar como uma camada fixa.

3- Injetar água no bolo e dunkar é a mesma coisa, entre flushes e flushes é escolha própia.

Use água esterelizada,pois se não na hora do dunk vc pode botar tudo a perder!

Boa sorte no cultivo,aconpanhando...
 
Valeu Kleber.

Eu achava que o termo dunk se aplicava apenas ao ato de afogar os bolos de um recipiente com água, já injetar água teria outro nome.

Eu posso dunkar o bolo antes de aniversariar, e depois de novo o casing?

Notei que estes copos com milho estão exalando um cheiro meio azedo, como se estivessem fermentando.
Diferente do cheiro adocicado de micélio que eu lembro.

Dês de que eu cobri eles só com máscaras sinto esse cheio bem acentuado toda vez que eu abro a incubadora pra dar uma olhada.

Não há sinais visíveis de contaminação nos copos. Há sinais, sim, de muita umidade. Com a oxigenação extra, não teve nenhum aumento perceptível do micélio ainda. Talvez tenha enfraquecido por eu ter esperado um mês quase pra fazer isso.
Se bem que de um dia pro outro talvez seja pouco tempo ainda. Hoje mais tarde eu vou lacrar o copo de novo, e talvez eu deixe apenas uns furinhos com micropore.

Vamos ver no que dá.

Abraços!
 
uma outra observação eu sempre injeto á água nos bolos e deixo 24 horas na geladeira, depois coloco eles no terrário (aniversário). Levando em consideração o ciclo de vida dos mágicos em geral: ocorre uma intensa chuva e ao amanhecer ensolarado eles frutificam.

Quando vocÊ injeta o bolo e coloca na geladeira você está substituindo este periodo do ciclo de vida dos cogulas hehehehhhehehe. Mas é claro que os pins não vão se formar tão rápido como na natureza, em geral, leva até 5 dias.

abraço
 
esse cheiro deve ser da propria FAI,fique de olho em qualquer coisa estranha que apareça por ai...
 
Os bolos que estagnaram são todos de milho pipoca. O que está quase 100% é o único que não é. Eu usei milho quebrado, daqueles para pássaros, um pouco de quirela de arroz, e pitadas de niger e linhaça. 50% dessa mistura, 50% vermiculita.

Pois é. Até estou tranquilo porque lacrei bem todos os outros copos. De qualquer maneira, se algum desses copos contaminar, vou tirar da incubadora e borrifar água sanitária.

Eu tenho um pouco de substrato FAI congelado.
Será que daria certo eu tentar fazer um spawn desse micéio? Pegar pelo menos um grão de milho que esteja colonizado, e passa-lo para um copo de FAI esterilizado. Dentro da glovebox.
Dois no caso. Um pro Ecuador e outro pro Mazata.

Talvez seja melhor fazer isso do que ficar esperando esses bolos que estão problemáticos dês de o início contaminarem...
 
graos cozidos e armazenados fora da geladeira azedam mesmo... esse cheiro deve ser do milho ... como vc usou uma tampa que permite uma grande troca gasosa e cheiro acontece... mas nao que dizer que esteja contaminado...
 
Bonito de ver sua dedicação no cultivo DanBlotter, vai ter sucesso.
Boa sorte aí!
 
Valeu rodrigokvar.
Realmente gosto de me dedicar ao cultivo. Curto fazer cada parte do processo.

Me surpreendi hoje com a rapidês da germinação dos esporos nessa segunda inoculação que eu fiz.
Como eu já disse, à 1h da manhã do dia 17 eu inoculei 5 copos, sendo 1 Mazata, 2 Ecuador, 2 Thai na Muang.
E na tarde do dia 19 em pelo menos 3 deles já dava pra ver sinais de início de colonização!
Dois dias e meio! Bem rápido.
Aquelas manchinhas brancas que parecem meio "desfocadas". (viagem, heheh. to numa brizona de erva-doce)

Tirei essas foto agora, 2:25h do dia 20. Teve um aumento perceptível em relação à tarde de ontem.
Ainda não da pra ver tão bem em foto. Mas da pra ver que tem alguma coisa.
Eis:
PA200007_1144x856.jpg PA200005_1144x856.jpg PA200006_1144x856.jpg

E este é o copo da primeira inoculação que já está quase completo (os outros 3 estagnaram completamente).
PA200008_1144x856.jpg PA200009_1144x856.jpg

Mas estou estranhando que ele parece ter ficado mais lento no final da colonização.
Falta só esse pouquinho e ja está a quase uma semana. Aumentou bem pouco. Se demorar demais to até pensando e montar o casin assim mesmo.

Eu tenho uma dificuldade muito chata no cultivo que acredito que outros cultivadores também já devem ter enfrentado.

A dificuldade de colar durex em determinadas superfícies, como papel alumíneo um pouco úmido de álcool ainda. Ou aquela porra de micropore que não pegou de jeito nenhum nos copos de milho que tão fazendo troca gasosa.
Mas vou dar um jeito.

Por enquanto é isso. Em breve mais notícias.

Abraço!
 
Eu tenho uma dificuldade muito chata no cultivo que acredito que outros cultivadores também já devem ter enfrentado.
A dificuldade de colar durex em determinadas superfícies, como papel alumíneo um pouco úmido de álcool ainda. Ou aquela porra de micropore que não pegou de jeito nenhum nos copos de milho que tão fazendo troca gasosa.

A dica é sempre ter uns papéis de guardanapo limpos para passar sobre o copo ou alumínio antes de passar a fita durex/isolante. Ou até o próprio papel toalha.
 
Pois é. Mas é que eu me preocupo muuuito com a assepsia de tudo. Sempre penso que aquele inocente papel toalha limpo e branco está na verdade abrigando milhares de esporos esperando por um pouco de umidade e nutrientes. Então fico meio assim de usar.

Talvez seja exagero meu, mas até agora, contando o outro cultivo que eu fiz a uns anos atras, nunca tive problemas de contaminação.

Eu tive uma ideia que talvez dê certo e me mantenha tranquilo quanto a isso.
Eleger um guardanapo de pano para ser usado apenas nos cultivos. Mante-lo sempre limpo.
Quando for fazer algum procedimento, umedeço ele com álcool ou germisul, espero fazer efeito, depois torço bem e seco passando a ferro com o ferro bem quente. Com álcool ainda que evapora de barbada, é só deixar o ferro quente parado ali em cima só por uns minutinho que secaria todo. Poderia fazer dos dois lados.
Depois rapidamente o jogaria dentro da glovebox e esperaria esfriar um pouco.

Acho que isso me daria um pano sequinho e esterilizado.

Para tampão de alumineo eu sei que não precisa ser tão asséptico, mas para uma pazinha de raspar esporos seria uma boa pedida. É sempre muito chato quando a pazinha ainda ta úmida de álcool e os esporos ficam grudados nela.

----/\==

Tava pensando se é possível editar o título do tópico. Mas agora não é mais um cultivo em milho, e tem uma strain a mais hauoehaoue. Ainda tenho os copos de milho, mas eles estão problemáticos e recebendo tratamento diferente. E de ver os outros copos dando certo, até meio que esqueço de me preocupar com eles.

Hoje. Ao meio-dia do dia 20 de outubro, todos os 5 copos de FAI tradicional inoculados na primeira hora do dia 17 (uma da manhã) já apresentam sinais de germinação dos esporos! Alguns que germinaram ontem já mostram um notável crescimento.
São copos pequenos. Acredito que em menos 20 dias já estarão quase 100%.

O outro copo quase 100% ainda está quase 100%... Ta lento. Mas falta tããão pouquinho que acho que se até sábado ou domingo não estiver colonizado aquele mísero espacinho vou acabar montando o casing assim mesmo.

Por enquanto é isso. Até mais tarde.

Cheers!
 
que tal um paninho perfex? por aqui tenho achado em rolos nos supermercados...
tambem sou meio paranoico com contaminaçao, entao eu molho o pano no alcool e deixo secar dentro da glover...:)
 
Sugiro tentar compressas de gaze estéreis, encontradas facilmente em farmácias.

Quer mudar para qual título, @DanBlotter ?
 
Tchescko. Não conheço esses panos perfex. Vou descobrir o que é, hehehe.

E vc me deu uma ótima ideia, Ecuador.
Acho que é a melhor pedida.

Quanto ao título, acho que algo mais condizente com a situação do cultivo.
Algo como "Cultivo multi-strains. Ecuador, Mazatapec & Thai na Muang em FAI"

Como agora estão as três strains nas exatas mesmas condições de substrato e incubação, acho que vai ser uma boa pra comparar.
 
é isso ae danblotter esta sua motivação acabou de me contaminar os proximos procedimentos que irei tomar em meus diários envolvem a mais compelta assepesia. Parabéns pelo diário.

esta preocupação trazem bons resultados!

abraço
 
Hoje vou fazer um rápido procedimento de troca gasosa no copo que já está há vários dias em quase 100%.
Acho que ele está com aquela preguiça de final de colonização que alguns falam, por falta de CO2.

Vou fazer tudo dentro da glover o melhor esterilizada possível. Vou fazer um furo pequeno com estilete e cobrir, na medida do possível, com micropore. Provavelmente não vai grudar direito.

Por isso vou fazer também o mesmo esquema que eu fiz nos copos de milho. Vou esticar uma máscara por cima e prender bem nas bordas com um durex mais fodão que eu comprei (aqueles com cor de papel pardo).
Espero que assim até segunda já esteja pronto pro aniversário.

Bem. Vou lá fazer isso. Já ta tudo pronto, me esperando.
Até mais!
 
Lí em algum lugar do forum...

Não sei explicar. Só sei que nem sempre acontece.

Li que alguns bolos podem (não quer dizer que sempre vai acontecer) ficar mais lentos depois de um certo tempo incubados. Normalmente a essas alturas já falta pouco pra colonizar. Alguns cultivadores promovem uma troca gasosa para terminar a colonização logo.

Agora acho difícil eu achar o lugar exato onde eu lí, mas tenho certeza que está em algum lugar do site, hehehe.
 
Back
Top