Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo multi-strains. Ecuador, Mazatapec & Thai na Muang em FAI

Diário de cultivo problemático.
Olá.

Este é o segundo cultivo que eu faço na vida, mas o primeiro que eu faço o diário aqui no CM. Na época do meu primeiro cultivo, a quase 3 anos atrás, eu era menos participativo, embora eu deva o parcial sucesso da primeira tentativa à tudo que eu aprendi aqui.

Bem. Começando.
O cultivo na verdade já está em andamento. Pode-se dizer que eu "trapaceei" por apenas ter criado o tópico depois de ver que as coisas estavam dando certo. Na realidade é que como eu já havia cultivado antes, eu já sabia bem o que esperar. Então achei que seria melhor abrir o diário ao ver os primeiros sinais de micélio do que criar um tópico que poderia logo ser abandonado caso o cultivo fracassasse no início.

Estou cultivando as strains Ecuador e Mazatapec, mas tenho ainda um carimbo fechadinho de Thai Na Muang, que estou decidindo se já meto de uma vez ou se deixo pra próxima.
Acho que vou metê-lhe.
Hahahaha

Os substratos são:
3 copos com milho de pipoca, mais 1, fruto de uma ideia que eu tive e resolvi testar (antes de ver que já havia no forum).
Este é uma mistura de:
1/2 copo de vermiculita
Quase 1/2 de milho quebrado (daqueles de dar pras galinhas)
Mais um punhado de quirela de arroz
Mais uma pitada de niger e semente de linhaça.
Mais água fervida até a mistura ficar úmida, mas sem pingar água quando apertada na mão.

Os quatro copos:
P9280029_1144x856.jpg

Nada de café nem estabilizantes de PH.
De todos os 4 copos serão feitos casings. Eu não tenho certeza se este substrato de vermiculita e milho quebrado frutificaria sem o casing, mas pelo sim pelo não, vou fazer casing, pq nunca me dei muito bem só com o bolo.

No próximo post colocarei os passos para este não ficar muito longo. Tenho mania de me empolgar falando.
 
Ok.

18/09/2011
Coloquei para cozinhar o milho de pipoca e o milho quebrado para pássaros por + ou - 1h, em panelas separadas, claro. Deixei de molho 24h.

19/09/2011
Peguei os milhos e fervi por mais 30 minutos. Após a fervura, já acondicionei o milho de pipoca em três dos copos. Preparei o que vai vermiculita e milho quebrado no copo restante e foi tudo pra panela de pressão. Meus copos são meio largos, então tive que usar duas panelas ao mesmo tempo poder fazer tudo de uma vez.

Deixei por 1h30 e enquanto isso eu fazia as seringas com a ajuda do meu primo e da minha namorada.
A seringa com esporos de Ecuador ficou com uma concentração de esporos muito menor que a de Mazatapec.

20/09/2011
Dia da inoculação.
A seringa havia ficado 24h horas hidratando na geladeira. Tiramos os potes das panelas, lacramos, e inoculamos:
2 potes de milho de pipoca com Ecuador.
1 pote de milho de pipoca e 1 pote com milho quebrado e vermiculita com Mazatapec.

Foram todos para a incubadora a uma temperatura entre 26º e 29º.
A minha incubadora é uma caixa de isopor pequena (deve ter uns 10 litros, não sei direito). Tem dentro um vidro cheio de água com um aquecedor de aquário. O aquecedor tem um termostato que me permite regular a temperatura, que é medida com um termômetro de mercúrio grudado na parede oposta. Os potes ficam empilhados o mais longe possível do vidro.

Incubadora:
P9280023_1144x856.jpgP9280024_1144x856.jpgP9280033_1144x856.jpgP9280040_1144x856.jpg

25/09/2011

Primeiro sinal de micélio no pote de milho de pipoca com Mazatapec.
Até o de vermiculita e milho germinou antes dos de Ecuador. Acredito que seja por que a seringa de Mazatapec tinha uma concentração de esporos muito maior.

26/09/2011
Primeiros sinais de micélio nos potes de Ecuador. \o/

28/09/2011
Tudo correndo bem.
Os potes de Mazatapec visivelmente mais adiantados que os de Equador. Mas estes estão lentamente crescendo também.

Mazatapec:
P9280028_1144x856.jpgP9280034_1144x856.jpg

Dei uma mexida nos copos de pipoca hoje para espalhar um pouco o micélio. Assim vai mais rápido. Até o final de semana já vou agilizando o terrário, pq não vai demorar pra eu precisar dele!

29/09/2011
Estranhamente o pote de vermiculita e milho quebrado parece ser o que está se desenvolvendo mais rápido. Acho estranho pq sempre li que o milho costuma colonizar mais rápido.
Mais estranho, não sei pq, parece que todos os copos de milho estão meio parados. Eu agitei um pouco, e os grãos colonizados se espalharam um pouco para o interior do copo, mas o micélio que ficou na borda parece não ter aumentado nem um pouco. Não vou misturar mais por enquanto. Os de Ecuador continuam na mesma, parecem estacionados, e muito menos adiantados que os Mazatapec. Vamos esperar mais uns dias pra ver o que acontece.

Em breve vou postar os procedimentos mais detalhados que eu tomei para a esterilização, seringas, inoculação, etc.

Nica:
P9230022_1144x856.jpg

Pandora:
P9280025_1144x856.jpg
 
Muito bom!

A colonização está normal para o tempo descrito. Paciência que daqui a pouco tá tudo branco :D

Boa sorte no cultivo!
 
Valeu irmão.

Espero que esteja tudo certo mesmo. No meu outro cultivo de uns anos atrás parecia que estava mais rápido só. A diferença era notada de um dia por outro. Agora parece que deu uma parada, especialmente depois que eu revirei os milhos.

Tem um de Ecuador que não tem praticamente nada.

Detalhes de procedimentos.

Esterilização.
Milho de pipoca e o milho quebrado: Fervi por uma hora, deixei de molho na mesma água por mais de 24h.
No dia seguinte fervi por mais trinta minutos e mandei para a panela de pressão por 1h30.
No caso do milho quebrado, preparei ainda o substrato contendo o milho + niger + linhaça + arroz + vermiculita. Aí sim, PP.

Uma vez a uns anos atras eu fui tirar os copos da penela no outro dia e vi que a água tinha toda secado.
Para evitar, agora eu sempre procuro colocar uma elevação para os potes, para que assim eu possa colocar mais água.
Nesse caso eu pequei um escorredor de macarrão que cabia certinho dentro da panela e coloquei lá dentro com a parte furadinha para cima. Em cima disso, coloquei os vidros, e enchi de água até a metade dos vidros.
Na outra panela eu empilhei uns tapetinhos de descansar panela quente em cina da mesa (furados também, de preferencia usar alguma coisa que não diminua muito o volume possível de água na panela).

Cobertura dos potes:
4 quadrados de papel alumineo empilhados, entre as quatro, uma máscara com as bordas recortadas.
Faço isso pq tenho a impressão de que após tirar a agulha na inoculação, as fibras da máscara se fecharão rapidamente, reduzindo o risco de contaminação nesse momento. Depois tapo os furinhos com durex.
Depois de medir o tampo de papel é máscara eu recorto os excessos.

Confecção da seringa.

Em frente a um forno aquecido, para que o ar quente mantivesse "caindo pra cima" as impurezas do ar ao redor.
Usando a tampa do forno como suporte para apoiar uma bandeja esterilizada que seria usada como uma bancada de trabalho. (tudo na cozinha foi bem esterilizado, dês de outras superfícies que seriam usadas, o chão foi limpo com água sanitária, o forno vou desinfetado, e eu me lavei com protex e passei muito álcool nas luvas que eu usava. também usei máscara).

Esterilizei com água fervente e depois álcool uma pazinha de passar manteiga. Raspei os esporos para dentro de um potinho de coleta de uria estéril que eu comprei. Peguei a seringa, suguei o conteúdo (10ml) da ampola de água destilada que eu comprei no laboratório (e tampei o potinho enquanto isso).
Esguichei a água dentro do potinho com esporos, agitei um pouco pra misturar, e suguei tudo.
Fiz o mesmo com as duas seringas, cada uma com seu próprio potinho de coleta.
Enrolei em papel alumineo limpo com álcool, guardei dentro de um pote, de deixei mais de 24h na geladeira.

Inoculação:

Lavei a cozinha toda de novo.
Aqueci o forno para o mesmo propósito citado acima.
Retirei rapidamente um copo de cada vez de dentro da panela e lacrei com durex.
Isso não foi assim tão fácil, porque os copos estavam úmidos e o durex não grudava direito. Dei tantas voltas que o durex acabou grudando em si mesmo.

Depois de todos os potes lacrados, peguei a bandeja, posicionei na frente do calor do forno, sempre tomando cuidado paras as coisas não ficarem quentes demais para os esporos. Sempre menos de 40º na sua cara.
Nos potes só com milho só fiz um furo no meio e tapei imediatamente com durex que já estava preparado. Depois mexi um pouco para espalhar os esporos.

Nos potes com vermiculita, fiz quatro furos e mais um no meio. Durex.

Em cima do durex ainda coloquei mais uma camada de papel alumineo em todos os copos.

Todos encubados.
 
... O cultivo na verdade já está em andamento. Pode-se dizer que eu "trapaceei" por apenas ter criado o tópico depois de ver que as coisas estavam dando certo. ...
Trapacear? o_O Que eu saiba não há essa regra/obrigatoriedade para postar um diário de cultivo. :)
... No próximo post colocarei os passos para este não ficar muito longo. ...
Postar duas vezes em seguida diminui o tamanho do tópico? :roflmao: Vou tentar fazer isso!
... Estranhamente o pote de vermiculita e milho quebrado parece ser o que está se desenvolvendo mais rápido. Acho estranho pq sempre li que o milho costuma colonizar mais rápido.
Mais estranho, não sei pq, parece que todos os copos de milho estão meio parados. ...
Não tem nada de estranho no tempo de colonização, isso é muito relativo de strain para strain, substrato, temp., etc.

Parabéns e boa sorte no cultivo! :)
 
vai lá DanBlotter, que bom ver que se está iniciando um 2º cultivo, boa sorte! :)
 
Atualizando.

Contruí uma Glovebox usando esse manual:
https://teonanacatl.org/threads/glovebox-como-construir.6463/

E hoje fiz uma seringa com o carimbo de Thai Na Muang que me mandaram, usando a glovebox.

É a primeira vez que eu uso uma dessas, e tive alguns problemas.

A caixa em si funcionou direito. Espaço suficiente e tal. Mas furei o dedo com a agulha. Só tinha uma lá dentro. Ainda bem que eu deixei lá dentro um papel toalha encharcado de álcool 70, pra qualquer emergência. Limpei a agulha e deixei o dedo furado pressionado contra o papel com álcool até parar de sangrar. Não sujei nada de sangue, mas foi um susto. Espero que não tenha estragado a seringa por causa desse acidente.
Outra coisa ruim que aconteceu (e eu já estava prevendo), é que a luva da mão direita rasgou um pouco bem na base.
To pensando em fazer a glovebox só com a luva de jardinagem mesmo. É menos sensível, mas eu achei uma tamanho P que vai ficar apertadinha até. E é muito mais prático e resistente se for feito assim.

Quanto aos copos encubados, o que parece estar melhor se desenvolvendo ainda é o Mazatapec em milho quebrado com vermiculita. Esse já deve estar uns 70% colonizado.
Os de milho de pipoca, de ambas as strains, estão bem preguiçosos. Não sei a razão. Talvez eu esteja olhando toda hora, ou então a luzinha do aquecedor, que fica acesa quando ele está aquecendo a água, esteja acendendo e ficando muito tempo acesa várias vezes por dia. Isso aconteceria se, por acaso, a água esfriasse pela mudança da temperatura ambiente e o termostato avisasse que é preciso aquecer mais. Comprei um saco de lixo preto. Acho que vou colocar o pote de água morna dentro dele.
Um dos copos de ecuador praticamente nem começou a colonizar.
Pensei também em fazer um furinho e deixar um tempo com ele aberto dentro da glovebox esterilizada pra trocar o ar, e depois fechar de novo. Já li que isso poderia fazer um micélio voltar a crescer.

Agora estou sem fotos. Quando eu carregar as pilhas da minha câmera, hoje de noite, eu posto as fotos.

Cheers!
 
colocando fotos fica mais facil de ajudar... a quanto tempo os copos estao incubados?
 
Então, cogumeleiros.

Desculpem a demora para colocar novas fotos.

Hoje faz 25 dias que os potes estão incubados. e 20 dias dês do primeiro sinal de micélio.

Este é o copo de vermiculita + milho para galinhas quebrado + quirela de arroz. Já está quase 100%. Tudo certo quanto a ele.
PA140061_1144x856.jpg

O problema são os copos de milho de pipoca, que estão muuuuito lentos (inclusive o que foi inoculado com mazatapec, da mesma seringa que inoculou o copo de vermiculita e milho acima. Ou seja, não deve ser problema com o carimbo ou com a seringa).
Um deles praticamente nem saiu do lugar.

Fotos:
Ecuador e Mazatapec.
PA140062_1144x856.jpg

Na foto não da pra ver direito, mas tem algum crescimento micelial neles, embora estejam fracos e muito lentos.

E o outro copo com milho, inoculado com Ecuador:
PA140063_1144x856.jpg
Esse nem saiu do lugar.

É muito estranho, pois até onde eu sei, uma das características do milho de pipoca, é a rápida colonização.
Lamento por não ter inoculado um copo de vermiculita e milho quebrado com Ecuador. Talvez estivesse crescendo direito. Era a strain que eu mais queria com esse cultivo. As outras vieram de brinde.
Pelo menos ainda tenho um pouco da seringa e amanhã mesmo vou fazer outra inoculação.

Me parece que os copo de milho estão muito molhados por dentro.
Eu tomei cuidado para escorrer o milho e secar com papel toalha antes de colocar na panela de pressão. Mas a água da inoculação e a umidade adquirida do vapor da água dentro da PP devem ter fugido do meu controle.

Outra hipótese que me passa pela cabeça é falta de oxigenação. Mas acho pouco provável...

Alguma sugestão de quem já enfrentou esse problema?

Vou colocar umas fotos da glovebox agora.

Abraço!!!

Cheers.

Eis a Glovebox.

Está suja por dentro. Arrecém tinha usado e não tinha tirado tudo de dentro.
Mas as fotos são mais pra mostrar como ela é. :)

PA140057_1144x856.jpg PA140059_1144x856.jpg PA140060_1144x856.jpg

Funcionou legal aqui. Muito mais prático do que lavar a cozinha inteira também.

Só gostaria de ter Lysol ou similar pra borrifar dentro antes de usar. Mas aqui nunca achei pra vender.
Onde vcs compram? Em supermercado mesmo?

Hoje vou fazer mais bolos. Dessa vez usando a PF Tek mais básica.

Comprei meio quilo de arroz integral com casca, 100g de semente de linhaça e 100g de niger.

Vou fazer 50/50 em copo de whiskey.
Medi assim.

1/2 copo de farinha de arroz com casca, mais um punhado de semente de linhaça e niger. Não calculei esses punhados. Apenas joguei... um punhado de cada, hehehe. A quantidade que cabe nos seus dedos pegando como uma pinça (usando os 5 dedos, no caso).
Moí tudo junto de liquidificador, até ficar granulado, sem virar um pó.

1/2 copo de vermiculita.

Água mineral até ficar úmido, sem escorrer água por entre os dedos quando a mistura é apertada na mão.

Nada de café, cremogema e corretores de ph desta vez. Talvez pra próxima. ;)

Vou fazer 5 copos desses.
+ 1 Mazatapec (já que o outro é o único que ta dando certo)
+ 2 Ecuador com o que sobrou da seringa e do carimbo.
+ 2 Thai na Muang, que eu não usei no início deste cultivo, mas vou usar agora.

E ainda vai sobrar água na seringa, que em breve já vai ser utilizada.
Can't stop the growing! hahahha

Este cultivo de Thai, estou pensando se uso esse tópico mesmo para acompanhar, ou se abro um novo, já que ele só vai ser iniciado agora.
O que vcs sugerem?

Abraço e paz a todos!

====\/------
 
O que vc me sugere pra oxigenar?

Só abrir um furinho, dentro da glovebox esterilizada, deixar um tempo aberto (com uma máscara cobrindo, presa com durex na borda do copo), e depois lacrar de novo. Isso basta?

Sei de gente que abre o furinho na tampa do copo e só tapa com esparadrapo micropore. O que seria melhor no meu caso?

Qual o tamanho da abertura seria o mais aconselhável? Tipo furinho mesmo, ou corte com estilete?

Aguardo a ajuda.

Abraço!
 
Eu sou um pouco exagerado,tiro toda a tampa de alumineo do copo e revisto com uma camada de filtro de café.De um dia pro outro o desenvolvimento é super,super satisfatório...o micélio navega pelo substrato como se tivesse ganhado uma força a mais para o processo de colonização.(oxigênio abundante)

Se não quiser se arriscar tanto,pode fazer um furo do tamanho de uma moeda de 50 centavos e cobrir com o esparadrapo micropore.
 
Valeu pela dica, Kleber. Vou tentar hoje mesmo.

Mas como não tenho filtro de café, e tenho muitas máscaras sobrando, to pensando em recortar uma na volta pra tirar fora os elásticos que prendem na orelha e o aramezinho de ajustar no nariz. Elas estão a um tempão guardadas e não devem estar limpas. Depois de recortada eu penso em enxarca-las de álcool 70 e torcer bem, para só depois tampar o copo.

Tudo isso dentro da glovebox bem limpinha. Já vou deixar lá dentro sem mexer até o dia seguinte. To pensando inclusive em passar o aquecedor e o termômetro para a glovebox durante este período, para não atrapalhar o crescimento dos pacientes.
 
Pedindo novamente por conhecimento.

O bolo de vermiculita + milho quebrado está quase 100% colonizado. Nos próximos dias já terei que fazer um casing. Não é a primeira vez que cultivo, e nunca consegui um fruto sem ser usando a casing tek.

Vou fazer a camada usando 50/50 de vermiculita e pó de casca de coco.

Esta aqui, que eu achei no supermercado:
PA160004_856x1144.jpg

Na embalagem não é informado o Ph.

Pergunto a quem já usou algo parecido sobre a real necessidade de se usar um corretor de ph nessa mistura.
Giz escolar branco serviria? Eu já tenho em casa. Ou casca de ovo também. Mas não tenho nenhum instrumento em casa para transforma-la num pó. Posso no máximo deixar bem quebradinha.

Prefiro usar só se for realmente necessário. Se for dispensável, prefiro deixar sem.
Tenho medo de tentar melhorar, e acabar estragando, como já me aconteceu...

Cheers!
 
Se for usar coco, é necessário usar no mínimo um "antiácido" (Carbonato de cálcio).
Giz de quadro-negro não é recomendável, muitos contém fungicida e outras misturas como Sulfato de cálcio.

Casca de ovo (CaCO3) serve sim! Basta deixá-la bem quebrada. :)

Biblioteca > Casing - Preparo da Camada
Perguntas frequentes > Casing
 
Valeu Cosmik.
Eu usei giz de quadro-negro na outra vez. Talvez tenha sido esse o problema... Não sabia que eles podiam conter fungicida. A camada de casing simplesmente não colonizou, e alguns cogus cresceram só pelas bordas. O rendimento foi bem fraco...

Tenho mais algumas perguntinhas.
Gostaria só de uma indicação de proporção.

1 - Para uma camada de mais ou menos uma polegada, ou 1,5 cm, em um pote de 15 por 20 centímetros, eu colocaria quanto de pó de casca de ovo?
Eu imagino meia colher de sopa, ou uma no máximo, mas não tenho certeza.
Se eu colocar demais pode inutilizar a camada?

2 - As cascas de ovo exigem algum preparo antes de serem utilizadas? Por exemplo, secagem ao sol?
A membrana interna tenho quase certeza que deve ser removida, mas não custa nada perguntar, né? jhuahuah

3 - O copo que vou usar é de 400ml eu acho. Se eu fizer uma camada de bolo colonizado medindo uns 3cm, em um recipiente suficientemente pequeno, eu poderia fazer até 2 casings com um só bolo, não?

Será que valeria a pena?

Valeeu pela atenção.

Cheers.
 
1. A quantidade de casca de ovo pode ser de 1% à 5% do volume da camada, que deve ser misturada antes da pasteurização/esterilização. Colocar demais (uns 10%) não faz muita diferença. O Carbonato de cálcio não altera imediatamente o pH, ele é usado como "estabilizador" (Buffer). Faz uma busca pelo fórum que você vai encontrar muitas informações. :)

2. Basta remover a membrana. Para guardá-las sempre é bom secar no sol ou microondas. Evitando qualquer umidade.

3. Hmm... pergunta meio vaga... Pode ser que sim, pode ser que não! :unsure:
 
maneiro danblother, vou acompanhar o andamento.

e mais uma que aprendo não sabia também que giz de quadro negro poderia ter fungicida até li na caixinha que eu comprei se tinha alguma informação, lá consta que é somente gesso moido. De qualquer maneira da próxima vez eu irei usar casca de ovo.

abraço e sorte danblother
 
Valeu basidio.

Também estou acompanhando o seu diário.

Boa sorte pra ti também!

Abraço!
 
Atualizando.

Hoje de madrugada dei início a um novo cultivo, pas assim dizer. Embora talvez eu ainda possa considerar como um recomeço deste mesmo cultivo que já está em andamento.

Bem. Na verdade o início mesmo foi a uns dias atrás, quando eu fiz novas seringas (uma eu aproveitei a solução de esporos que já tinha e dei uma reforçada com mais, usando o mesmo aparelho de injeção)

E anteontem esterilizei por 1:30h em PP, contando a partir do momento que a panela começa a chiar, cinco copos de whisky com o substrato de vermiculita + FAI reforçada com linhaça e niger.
Não fiz as medidas perfeitamente. Medi 50/50, e depois acrescentei um pouco mais de vermiculita. Aproximadamente um copo.
Depois umidifiquei com água mineral até ficar tudo homogêneo e não pingar água apertando um punhado da mistura na mão.

1 copo de Mazatapec
2 copos de Thai na Muang
2 copos de Ecuador.

Talvez seja mais difícil, mas eu curto trabalhar com mais de uma strain ao mesmo tempo para notar as diferenças e escolher uma preferida.

Umas fotos da glovebox pronta pro uso, com 3 copos já lacrados depois da esterilização:
Tudo dentro dela foi esterilizado com solução de água e água sanitária com um borrifador no interior da caixa, e com álcool 70%, em todos os objetos. Gostaria de ter lysol, mas não acho onde comprar.

PA160004_1144x856.jpg PA160007_1144x856.jpg

Detalhe da segunda foto, com a tesoura minúscula que eu tenho que é ótima para estes trabalhos.

Descobri que manusear um durex dentro de uma glovebox toda úmida de álcool, com luvas de jardinagem, pode ser algo extremamente estressante. hehehe

Agora está tudo incubado com os outros.

Outra coisa que eu fiz hoje (agora a pouco na verdade), foi seguir a dica do Kleber.
Dentro da glovebox tirei a tampa dos três copos de milho de pipoca e cobri com uma máscara recortada na volta. Prendi bem com muitas voltas de durex esticado ao máximo (se deformar demais a fita, claro).
Limpei a incubadora com água sanitária e tudo que tinha la dentro também. O aquecedor e os outros copos.
Coloquei os de milho no topo.

Vou deixar assim até amanhã. Espero que isso resolva.

Enfim. Agora é só esperar pra ver o que acontece com os novos copos.

Até breve. Namárië.PA160006_1144x856.jpg
 
Back
Top