Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Thai BPK iniciado em 02/05/2012

Diário de cultivo completo.
Olá galera, estou começando meu primeiro cultivo, porém faz algum tempo que estudo dedicadamente e com muito carinho sobre os cubensis. O cultivo me fascina pois podemos produzir a coisa mais magnífica do mundo, e sem contaminantes, como larvas que são comumente encontradas entre as lamelas dos cogús de pasto.

Adquiri meu carimbo da Prófungos a um ano atrás, e o mantive guardado dentro de uma ziplock em uma gaveta.

A confecção das seringas ocorreu no dia 26/04/2012. Utilizei um quarto pequeno, fechando as janelas e borrifando solução de água e cloro sobre a superfície e os materiais, deixando agir por 20 minutos e secando com papel toalha.

Primeiro eu fervi uns 500ml de água por uns 25 a 30 minutos em uma panela normal e suguei com a seringa de 20ml ejetando logo após, repetindo mais uma vez, e na terceira, retendo a água fervendo na seringa. As seringas foram tapadas e colocadas de volta na embalagem em que vieram. Fiz 3 seringas de 20ml.
Fervi também um copinho de cachaça em uma panela por uns 30 minutos.

Levei as 3 seringas para o quarto reservado, coloquei ao lado, na bancada de trabalho. Utilizei tbm um bico de bunsen a álcool, improvisado (QUE FICOU MUITO BOM, QUEM QUISER EU ENSINO COMO FIZ) para flambar as agulhas das seringas, além de agir como um exterminador de germes aéreos que cheguem perto da chama.

Peguei o carimbo de esporos, abri e raspei com a própria agulha aproximadamente 1/4 do carimbo. Peguei uma seringa, flambei até ficar vermelha, esperei esfriar, e injetei metade da água da seringa no copinho de cachaça com os esporos dentro. Suguei a água de volta, e novamente esguichei com força a solução na lateral do copinho, removendo a maior parte dos esporos grudados. Então suguei rapidamente toda a água com esporos, flambei a agulha, e fechei a tampinha. Enrolei a seringa com papel alumínio e coloquei em um saquinho de plástico. (FIZ O MESMO PARA AS 3 SERINGAS)

No dia 02/05/2012, eu comprei 100 litros de vermiculita =)) e 1kg de arroz integral e fiz 6 copos PF. Depois escrevo os detalhes da inoculação, está tarde e amanhã tenho aula. =) Vlaeu Galera, torçam pelo micélio que está nas minhas mãos =))

Boas vibes pra todos.
Paz!
 
Bom dia a todos!!!!!!!!!!!!

Hoje faz 5 dias que inoculei os 8 copos de whiskey, fui olhar como estava e aproveitei pra tirar umas fotos. Tirei também umas fotos dos primeiros 6 copos, que estão com 12 dias desde a inoculação.

Os primeiro 6 copos, na verdade foram 4, porque após 5 dias de inoculação, 2 deles ainda não mostravam micélio algum. Então resolvi fazer uma reinoculação, e para minha surpresa, um dos 2, eu havia esquecido de inocular o_O. kkkkk Mas deu tudo certo, nas fotos vocês verão.

Nas fotos onde estão os 6 copos, os últimos 2 da direita é que são os reinoculados. A reinoculação ocorreu no mesmo momento em que inoculei os 8 copos de whiskey, ou seja, dia 09/05/12.

Dá pra notar que essa segunda inoculação (a dos 8 copos de whiskey) foi melhor realizada pelo fato de todos os pontos de inoculação estarem com micélio =)))) Dessa vez eu puxei ar na seringa (próximo a chama da lamparina) e chacoalhei bem, acredito que isso tenha espalhado melhor os esporos. Pois antes de chacoalhar dava pra ver pontos pretos relativamente grandes, e após chacoalhar, os pontos pretos diminuíram e se espalharam por toda a seringa.
Muita luz a todos!!!

Paz!
IMG_5597_1094x821.jpgIMG_5598_1094x821.jpgIMG_5601_1094x821.jpgIMG_5602_1094x821.jpgIMG_5605_1094x821.jpgIMG_5607_1094x821.jpgIMG_5608_1094x821.jpg
 
Boa tarde a todos!!!

Tirei algumas fotos das culturas líquidas que fiz e da seringa de esporos!

tupy , não consegui focar muito bem nas fotos da seringa como você havia pedido, devido principalmente ao fato delas estarem geladas e o vapor ficar condensando por fora!!!

Mas dá pra ver uns esporos germinados msm!!! =))) tenho que usá-las logo!

Valeu e paz pra todos!
IMG_5611_1277x958.jpgIMG_5612_1277x958.jpgIMG_5620_1277x958.jpgIMG_5623_1277x958.jpgIMG_5626_1277x958.jpgIMG_5629_1277x958.jpgIMG_5638_1277x958.jpgIMG_5648_1277x958.jpgIMG_5651_1277x958.jpgIMG_5652_1277x958.jpgIMG_5653_1277x958.jpg
 
Só as tuas CLs não estão com cara de saudáveis, note aquela nuvem branca meio ouriçada, parece arrepiada, entende? não sei, inoculei tempo atrás 4 copos de FAI com uma CL de creeper identica a sua, com a nuvem assim meio ouriçada, perdi todos copos. A meu ver a "nuvem" deve estar serena, sem esse aspecto da sua.
Eu te aconselho a inocular em 1/4 de copo de milho antes.
 
Só as tuas CLs não estão com cara de saudáveis, note aquela nuvem branca meio ouriçada, parece arrepiada, entende? não sei, inoculei tempo atrás 4 copos de FAI com uma CL de creeper identica a sua, com a nuvem assim meio ouriçada, perdi todos copos. A meu ver a "nuvem" deve estar serena, sem esse aspecto da sua.
Eu te aconselho a inocular em 1/4 de copo de milho antes.

Fala ai tupy, então, eu estava achando que estava crescendo saudável, ele agarrou em toda a parte caramelizada que tinha ficado suspensa após a pressão.

Mas, se você está dizendo, irei testar hj mesmo uma inoculação em PF msm, pq é o que eu tenho disponível!

Obrigado pela dica!!!
 
Fala ai tup, então, eu estava achando que estava crescendo saudável, ele agarrou em toda a parte caramelizada que tinha ficado suspensa após a pressão.

Mas, se você está dizendo, irei testar hj mesmo uma inoculação em PF msm, pq é o que eu tenho disponível!

Obrigado pela dica!!!

Sim, lembrando que é minha umilde opinião de observador e cultivador, já fiz muitas CLs e pelo que venho observando, as CLs que mantém esse aspecto, acabaram por contaminar. Não é nada científico. É só uma dica pessoal, posso estar enganado. Nada como o empírico, manda ver LamelaAzul :)
 
Pois eu achei essas cls com cara de saudáveis.
Mas elas realmente tem um padrão ouriçado, talvez sejam carácterísticas da strain e/ou do tipo de mel utilizado, vc falou q eu foi mel de roça Lamela?

Não sei, mas observei tres tipos de micelio diferentes(densos, ramificados e leves comos nuvens) crecendo em cl aqui nuns copos de mazatapec que inoculei a dez dias e todos estao colonizando saudavelmente.

E, tb é minha humilde visão, não faço idéia do que possam ser essas características, só lido com elas.
 
Sim, lembrando que é minha umilde opinião de observador e cultivador, já fiz muitas CLs e pelo que venho observando, as CLs que mantém esse aspecto, acabaram por contaminar. Não é nada científico. É só uma dica pessoal, posso estar enganado. Nada como o empírico, manda ver LamelaAzul :)

Entendi tup, mas essa experiência empírica sua é muito válida, por que se aprende muito mais fazendo do que estudando somente!!! Vou inocular agora mesmo um copo PF. Como esterilizei 4 copos, vou guardar os outros 3 e esperar os resultados da inoculação com a cl. Caso seja ruim, vou usar a seringa de esporos mesmo pra inoculá-los.
Dessa forma eu perderei apenas um copo, e como as cls estão todas com a mesma característica, servirá mais ou menos como parâmetro pra todas!

Pois eu achei essas cls com cara de saudáveis.
Mas elas realmente tem um padrão ouriçado, talvez sejam carácterísticas da strain e/ou do tipo de mel utilizado, vc falou q eu foi mel de roça Lamela?

Não sei, mas observei tres tipos de micelio diferentes(densos, ramificados e leves comos nuvens) crecendo em cl aqui nuns copos de mazatapec que inoculei a dez dias e todos estao colonizando saudavelmente.

E, tb é minha humilde visão, não faço idéia do que possam ser essas características, só lido com elas.

Fala arcaico, eu também pensei que fosse por causa de alguma característica do mel, ou pelo fato do micélio ter se agarrado em todos resíduos que estavam na solução, deixando essa caracterísitca, mas como tup já teve umas experiência ruins com esse tipo de micélio, fiquei preocupado, mas nada que um teste não resolva =)))
Vou inocular agora mesmo, portanto logo saberemos se estava boa ou não!!!

Muito obrigado pelas opiniões, elas são todas bem vindas!!!!!! Só servem pra somar !!!

Paz e Luz!
 
Última edição:
Ae Lamela, alguma novidade? Podia postar umas fotos atualizadas.... Estou repetindo seus procedimentos rs rs! :)
Um abraço e sucesso!
Léo
 
Ae Lamela, alguma novidade? Podia postar umas fotos atualizadas.... Estou repetindo seus procedimentos rs rs! :)
Um abraço e sucesso!
Léo

Pooo, valeu aí pela força RedHat!! Espero que tenha muito sucesso em seu cultivo, e tenho certeza que terá!!! Logo postarei mais fotos, os copos estão muito bonitos, tem 2 que estão quase 100% brancos =))).


Tudo de bom mano!!

Abração!!

Muito bom, certeza que virão muitos cubensis.

Po irmão, valeu pelo otimismo e pela energia positiva!!! Espero mesmo que dê tudo certo até o fim nesse meu primeiro cultivo. (primeiro de muitos).

Muita luz por aí!


O copo que inoculei com a CL no dia 14/05 ta parecendo saudável. Ta bem branco o micélio, acho que não tem contaminante! =))) tupy e dá uma olhada aí pra ver o que vc acha, a foto não está boa pq foi a noite com flash, mas a cor tá bem branca!

Acabei de inocular com a CL os outros 3 copos que eu havia esterilizado na terça dia 14/05, espero que esteja boa mesmo essa CL.
Agora é só esperar esses copos todos colonizarem e partir pro terrário!! =))))

Valeu e até mais!
IMG_5666_1094x821.jpg
 
Última edição:
Pooo, valeu aí pela força RedHat!! Espero que tenha muito sucesso em seu cultivo, e tenho certeza que terá!!! Logo postarei mais fotos, os copos estão muito bonitos, tem 2 que estão quase 100% brancos =))).


Tudo de bom mano!!

Abração!!



Po irmão, valeu pelo otimismo e pela energia positiva!!! Espero mesmo que dê tudo certo até o fim nesse meu primeiro cultivo. (primeiro de muitos).

Muita luz por aí!


O copo que inoculei com a CL no dia 14/05 ta parecendo saudável. Ta bem branco o micélio, acho que não tem contaminante! =))) tupy e dá uma olhada aí pra ver o que vc acha, a foto não está boa pq foi a noite com flash, mas a cor tá bem branca!

Acabei de inocular com a CL os outros 3 copos que eu havia esterilizado na terça dia 14/05, espero que esteja boa mesmo essa CL.
Agora é só esperar esses copos todos colonizarem e partir pro terrário!! =))))

Valeu e até mais!

parece saudável LamelaAzul, inoculou em só um ponto?
 
parece saudável LamelaAzul, inoculou em só um ponto?

Não, eu inoculei em 4 pontos, igual eu fiz com a seringa de esporos. Acabei injetando um pouco demais da solução no copo teste, aproximadamente uns 4ml, sendo que foi 1ml por furo. Mas percebi que o fundo do copo está completamente colonizado, sendo que faz 7 dias que inoculei =)). A foto abaixo acabei de tirar!!!

Os outros 3 copos que inoculei com a CL, eu utilizei 1ml da solução por copo.

Paz e luz!!!
IMG_5674_1094x821.jpg
 
Parece muito bem.
 
Boa noite a todos!!!

Estou aqui para postar umas fotos dos meus copos. Tirei foto de 5 dos 8 que inoculei no dia 09/05/12. Os outros 3 estão muito bem tbm, não coloquei na foto pq estão guardados com os outros copos!

Um dos 5 está praticamente todo colonizado em 16 dias!!! Achei um tempo muito bom, colonizou mais rápido do que os que fiz dia 02/05/12 .

Já vou preparar meu terrário amanhã ou depois, e esperar pelo menos uns 6 copos colonizarem 100% pra fazer o dunk & roll em uns, "double end casing" em alguns e os dois em outros =))

Valeu aí!!

Paz e luz!
IMG_5678_1094x821.jpgIMG_5680_1094x821.jpgIMG_5681_1094x821.jpgIMG_5682_1094x821.jpgIMG_5684_1094x821.jpgIMG_5685_1094x821.jpgIMG_5686_1094x821.jpg
 
Esse cultivo promete, quero só ver! :alien:
 
Back
Top