Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Thai BPK iniciado em 02/05/2012

Diário de cultivo completo.
Olá galera, estou começando meu primeiro cultivo, porém faz algum tempo que estudo dedicadamente e com muito carinho sobre os cubensis. O cultivo me fascina pois podemos produzir a coisa mais magnífica do mundo, e sem contaminantes, como larvas que são comumente encontradas entre as lamelas dos cogús de pasto.

Adquiri meu carimbo da Prófungos a um ano atrás, e o mantive guardado dentro de uma ziplock em uma gaveta.

A confecção das seringas ocorreu no dia 26/04/2012. Utilizei um quarto pequeno, fechando as janelas e borrifando solução de água e cloro sobre a superfície e os materiais, deixando agir por 20 minutos e secando com papel toalha.

Primeiro eu fervi uns 500ml de água por uns 25 a 30 minutos em uma panela normal e suguei com a seringa de 20ml ejetando logo após, repetindo mais uma vez, e na terceira, retendo a água fervendo na seringa. As seringas foram tapadas e colocadas de volta na embalagem em que vieram. Fiz 3 seringas de 20ml.
Fervi também um copinho de cachaça em uma panela por uns 30 minutos.

Levei as 3 seringas para o quarto reservado, coloquei ao lado, na bancada de trabalho. Utilizei tbm um bico de bunsen a álcool, improvisado (QUE FICOU MUITO BOM, QUEM QUISER EU ENSINO COMO FIZ) para flambar as agulhas das seringas, além de agir como um exterminador de germes aéreos que cheguem perto da chama.

Peguei o carimbo de esporos, abri e raspei com a própria agulha aproximadamente 1/4 do carimbo. Peguei uma seringa, flambei até ficar vermelha, esperei esfriar, e injetei metade da água da seringa no copinho de cachaça com os esporos dentro. Suguei a água de volta, e novamente esguichei com força a solução na lateral do copinho, removendo a maior parte dos esporos grudados. Então suguei rapidamente toda a água com esporos, flambei a agulha, e fechei a tampinha. Enrolei a seringa com papel alumínio e coloquei em um saquinho de plástico. (FIZ O MESMO PARA AS 3 SERINGAS)

No dia 02/05/2012, eu comprei 100 litros de vermiculita =)) e 1kg de arroz integral e fiz 6 copos PF. Depois escrevo os detalhes da inoculação, está tarde e amanhã tenho aula. =) Vlaeu Galera, torçam pelo micélio que está nas minhas mãos =))

Boas vibes pra todos.
Paz!
 
Tá bem saudável, meio fraco mas saudável, tente manter uma temperatura constante de incubação para não ter atraso na colonização e assim ter riscos de perder para contaminantes. Boa sorte daqui pra frente!
 
tupy,
eu não tenho termostato, e esses dias o tempo fechou e a temperatura ta variando do dia pra noite. Porém é sempre quente onde eu moro. Tem algum jeito de controlar a temperatura sem ser com o termostato??

Valeu!!!
 
tupy,
eu não tenho termostato, e esses dias o tempo fechou e a temperatura ta variando do dia pra noite. Porém é sempre quente onde eu moro. Tem algum jeito de controlar a temperatura sem ser com o termostato??

Valeu!!!

sem termostato, fica difícil.
Mas uma caixa de isopor fechada ajuda, vai "manter a temperatura" mais estável dentro dela, não variando tanto com as temperaturas externas.
 
Boa tarde a todos,

hoje eu inoculei mais 8 copos de whiskey utilizando a mesma técnica PF dos primeiros 6.

1 - ESTERILIZAÇÃO

- Fiquei até duas da manhã esterilizando os copos com o substrato.
- Como só coube 4 copos na PP, tive que fazer em duas etapas de 1h e 30min na pressão.
- Os primeiros 4 copos que foram esterilizados, foram retirados da PP 20 min após ser desligada, vedados com fita crepe, guardados em um saco plástico e colocados na superfície de trabalho para usar na manhã seguinte.
- Os outros 4 copos ficaram na pressão por 1h e 30min. Desliguei o fogo e fui dormir.

2 - INOCULAÇÃO

- Segui os mesmos procedimentos que fiz antes.
- Enrolei os copos em saquinhos de congelar comida.
- Guardei no meu guarda-roupas.



Agora tenho mais duas seringas de esporos de 20ml guardadas na geladeira. Logo inocularei mais copos.
Fiz 4 copos de cultura líquida com mel e se der certo, vou inocular alguns bolos com ela.


Daqui uma semana posto fotos de tudo, vou ficar uma semana sem nem encostar nos copos

Valeu pessoal!

Paz pra todos!

OBS: Não sei se é correto eu postar estas informações aqui. Mas acredito que sim, pq vai fazer parte desse cultivo. Acho desnecessário abrir outro diário!
 
tá correto LamelaAzul, boa sorte :)
usou mel puro ou de mercado? seringas de esporos guardados muito tempo na geladeira estragam.
 
tá correto LamelaAzul, boa sorte :)
usou mel puro ou de mercado? seringas de esporos guardados muito tempo na geladeira estragam.

Fala tup, então, usei um mel que comprei na roça. E minhas seringas estão na geladeira a uns 15 dias, será que tem problema?? Pretendo utiliza-las no máximo em umas 2 semanas, devido a outras coisas que tenho que fazer esses dias.

Vlw!!! Abraço!
 
Fala tupy, então, usei um mel que comprei na roça. E minhas seringas estão na geladeira a uns 15 dias, será que tem problema?? Pretendo utiliza-las no máximo em umas 2 semanas, devido a outras coisas que tenho que fazer esses dias.

Vlw!!! Abraço!

15 dias, os esporos já devem ter germinado, ia ser interessante uma foto bem detalhada das seringas, para fins de estudo aqui da comunidade, problema não tem, vai até colonizar mais rápido o substrato. Um dos problemas de seringas a muito guardadas é de contaminação.
 
15 dias, os esporos já devem ter germinado, ia ser interessante uma foto bem detalhada das seringas, para fins de estudo aqui da comunidade, problema não tem, vai até colonizar mais rápido o substrato. Um dos problemas de seringas a muito guardadas é de contaminação.
em meios sem nutrientes o suficiente porem aquosos a meia vida do micelio eh de 30 dias, apos isso ele morre de fome.
o ideal eh inocula-lo aos 10-12 dias assim ele ta NA PEGADA pra comer o que tiver que ser.
 
em meios sem nutrientes o suficiente porem aquosos a meia vida do micelio eh de 30 dias, apos isso ele morre de fome.
o ideal eh inocula-lo aos 10-12 dias assim ele ta NA PEGADA pra comer o que tiver que ser.


Na verdade fazem 11 dias que está na geladeira, fiz as contas. Então deve estar no ponto pra inocular. Estou com mais 10 copos de whiskey =)). mas vai sobrar muita solução de esporos ainda. Qualquer coisa eu coloque 2ml em cada copo logo, que ai pelo menos não vou perder a seringa né. Dessa forma, só vai sobrar uma seringa de 20ml, ai eu tento fazer várias culturas líquidas com meios diferentes (dextrose, mel, karo).
 
Eu tenho uma dúvida: deixar ou não a fita nos furo das inoculações??

Ví no site shroomery.org alguns cultivadores experientes falando para não tapar os furos de inoculação, porque vai permitir maior troca gasosa do micélio.

Lí uns tópicos da CM e alguns cultivadores experientes dizem o contrário, que deve-se tapar os furos IMEDIATAMENTE após as inoculações.

Espero que alguém me ajude.

Paz!
 
Eu tenho uma dúvida: deixar ou não a fita nos furo das inoculações??

Na minha opinião, eu recomendo que deixe os furos abertos, desde que, o ambiente que você os mantém seja limpo, com pouca circulação de ar.

E antes que venham me acusar de expor ideias "incorretas", deixo claro que todos devem usar o bom senso/discernimento e seguir às suas intuições.
 
Na minha opinião, eu recomendo que deixe os furos abertos, desde que, o ambiente que você os mantém seja limpo, com pouca circulação de ar.

E antes que venham me acusar de expor ideias "incorretas", deixo claro que todos devem usar o bom senso/discernimento e seguir às suas intuições.
um algodao ou gaze servem mais pra evitar insetos oportunistas, como drosofilas e formigas.
fica a dica.
 
Que bom, pois os meus estão todos destapados. Espero que o ambiente esteja limpo o suficiente. Vamos ver se vai dar certo!!

E minhas culturas líquidas estão indo mt bem, dá ra ver vários pontos de micélio flutuando, e demorou 2 dias só pra aparecer, e cada hora que vou mexer, parece que tem mais! =)))

Muito obrigado pelas respostas!!

Paz e luz!

Abaixo estão algumas fotos atualizadas de como estão os bolos com 8 dias de inoculação.
IMG_5594_912x684.jpgIMG_5583_912x684.jpgIMG_5584_912x684.jpgIMG_5586_912x684.jpgIMG_5587_912x684.jpgIMG_5588_912x684.jpgIMG_5590_912x684.jpgIMG_5592_912x684.jpgIMG_5593_912x684.jpg
 
Última edição:
Abaixo estão algumas fotos atualizadas de como estão os bolos com 8 dias de inoculação.

Todos os potes estão com uma ótima aparência! Muito promissores! :D

Agora é só segurar a ansiedade... :LOL:
 
Eu tenho uma dúvida: deixar ou não a fita nos furo das inoculações??

Ví no site shroomery.org alguns cultivadores experientes falando para não tapar os furos de inoculação, porque vai permitir maior troca gasosa do micélio.

Lí uns tópicos da CM e alguns cultivadores experientes dizem o contrário, que deve-se tapar os furos IMEDIATAMENTE após as inoculações.

Espero que alguém me ajude.

Paz!
Eu particularmente não gosto de deixar os furos abertos, todos meus inóculos que contaminarão estavão abertos, no momento ápos a inoculação tampo com microporo, aguardo a colonização superior e retiro o microporo para oxigenação, o microporo em si já favorece a oxigenação, já aconteceu de deixar os furos abertos e haverem mini mosquitinhos invasores: resultado contaminação em dois dias. Mais sem duvidas sem tampar os furos a colonização é bem mais rápida!
Tá indo muito bem esse seu cultivo estou acompanhando de perto parabéns!
 
Valeu galera!

Po to só torcendo pra não contaminar, já que estou sem a fita nos furos. Mas tomara que continue tudo certo como está!

Se contaminar, eu verei que não funcionou dessa forma, e farei diferente na próxima vez!

Agora é só segurar a ansiedade!!! kkkk
 
Valeu galera!

Po to só torcendo pra não contaminar, já que estou sem a fita nos furos. Mas tomara que continue tudo certo como está!

Se contaminar, eu verei que não funcionou dessa forma, e farei diferente na próxima vez!

Agora é só segurar a ansiedade!!! kkkk
vai dar certo Azul!
positividade:)
 
Back
Top