Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Thai BPK iniciado em 02/05/2012

Diário de cultivo completo.
Olá galera, estou começando meu primeiro cultivo, porém faz algum tempo que estudo dedicadamente e com muito carinho sobre os cubensis. O cultivo me fascina pois podemos produzir a coisa mais magnífica do mundo, e sem contaminantes, como larvas que são comumente encontradas entre as lamelas dos cogús de pasto.

Adquiri meu carimbo da Prófungos a um ano atrás, e o mantive guardado dentro de uma ziplock em uma gaveta.

A confecção das seringas ocorreu no dia 26/04/2012. Utilizei um quarto pequeno, fechando as janelas e borrifando solução de água e cloro sobre a superfície e os materiais, deixando agir por 20 minutos e secando com papel toalha.

Primeiro eu fervi uns 500ml de água por uns 25 a 30 minutos em uma panela normal e suguei com a seringa de 20ml ejetando logo após, repetindo mais uma vez, e na terceira, retendo a água fervendo na seringa. As seringas foram tapadas e colocadas de volta na embalagem em que vieram. Fiz 3 seringas de 20ml.
Fervi também um copinho de cachaça em uma panela por uns 30 minutos.

Levei as 3 seringas para o quarto reservado, coloquei ao lado, na bancada de trabalho. Utilizei tbm um bico de bunsen a álcool, improvisado (QUE FICOU MUITO BOM, QUEM QUISER EU ENSINO COMO FIZ) para flambar as agulhas das seringas, além de agir como um exterminador de germes aéreos que cheguem perto da chama.

Peguei o carimbo de esporos, abri e raspei com a própria agulha aproximadamente 1/4 do carimbo. Peguei uma seringa, flambei até ficar vermelha, esperei esfriar, e injetei metade da água da seringa no copinho de cachaça com os esporos dentro. Suguei a água de volta, e novamente esguichei com força a solução na lateral do copinho, removendo a maior parte dos esporos grudados. Então suguei rapidamente toda a água com esporos, flambei a agulha, e fechei a tampinha. Enrolei a seringa com papel alumínio e coloquei em um saquinho de plástico. (FIZ O MESMO PARA AS 3 SERINGAS)

No dia 02/05/2012, eu comprei 100 litros de vermiculita =)) e 1kg de arroz integral e fiz 6 copos PF. Depois escrevo os detalhes da inoculação, está tarde e amanhã tenho aula. =) Vlaeu Galera, torçam pelo micélio que está nas minhas mãos =))

Boas vibes pra todos.
Paz!
 
Boa sorte.

A descrição não ficou clara em um primeiro momento. Pensei até você tinha cozinhado os esporos na água quente, mas parece que não.

Mantenha atualizado e um abraço.
 
Muita positividade! :)

Não deixe de tirar algumas fotos também. Nós, por aqui, adoramos diários como fotos. :D
 
Obrigado por compartilhar seu cultivo, boa sorte estamos torcendo,

Boa sorte.

A descrição não ficou clara em um primeiro momento. Pensei até você tinha cozinhado os esporos na água quente, mas parece que não.

.

Também pensei isso
 
Bom cultivo pra ti :)
.......vamos acompanhando.
 
Boa sorte.

A descrição não ficou clara em um primeiro momento. Pensei até você tinha cozinhado os esporos na água quente, mas parece que não.

Mantenha atualizado e um abraço.

Olá galera, peço desculpas pela explicação estranha que coloquei. Estava um pouco exausto pois o dia todo eu estava em ecstasy fazendo os procedimentos. É muita emoção...hasuhasu =))

Mas então, respondendo as dúvidas que rolaram, eu esperei as seringas esfriarem totalmente (umas 3 horas) antes de capturar os esporos.

Para o substrato, eu utilizei a proporção de 2:1:1 de vermiculita, água, farinha de arroz integral (moída no liquidificador), misturando primeiro a vermiculita e a água, e depois a farinha de arroz integral. Preenchi os copos até uns 2cm da borda e por cima adicionei um selo de vermiculita seca. Foram 6 copos no total, de tamanhos diferentes pq era o que eu tinha, e vou aproveitar pra comparar os resultados de acordo com cada tamanho de copo.

Fiz tampas de papel alumínio de três camadas. A camada "fixa" com duas folhas, e mais uma folha por cima.
Coloquei na PP com um suporte no fundo que me permitiu colocar bastante água, sem ter perigo de entrar nos copos. Deixei na pressão por 1h e 30min, e deixei esfriar por mais ou menos 5 horas.

Limpei o exterior da PP com solução de cloro e água, deixando agir por uns 10 minutos e secando com um pano limpo e seco.

Levei a PP para a bancada de trabalho junto com a seringa, o bico de "bunsen", a fita crepe, o isqueiro, o álcool e o spray Lysol.

Coloquei luvas e máscara, espirrei Lysol no ar e em volta da PP, retirei os potes da PP e fui rapidamente colocando fita crepe para fixar a dupla camada de papel alumínio nos copos.

Logo após, ascendi o "bico de bunsen", peguei a seringa e a desenrolei do papel alumínio, tirei a tampinha da agulha, flambei a agulha até ficar vermelha, esperei esfriar, retirei a folha de papel alumínio de cima do copo e inoculei 1ml dividido em 4 furos equidistantes em cada copo, encostando a agulha na parede interna do copo, e ao retirar a seringa passei fita crepe em cada furo. No primeiro copo foi complicado dosar, e acabei colocando 2ml da solução, tomei um susto na hora pq tinha 20ml e qnd terminei o primeiro copo tinha 18ml rsrs, mas acho que não tem problema, pois meu substrato eu achei até um pouco seco, mas talvez esteja enganado. Para todos os copos utilizei 7ml da solução de esporos.

Após inocular todos os copos, eles foram colocados dentro de um pote grande de plástico, revestido por uma sacola plástica de lixo, espirrada com Lysol. Fechei a tampa da vasilha, e coloquei dentro de um guarda-roupa escuro do meu quarto.

Agora tô no aguardo pra ver se dá algum sinal de micélio =))))))))))))))))))))))))))))))

TO muito feliz msm de estar começando finalmente a cultivar essa mágica. Tenho certeza que conseguirei, se nao for dessa vez, será da próxima. Mas to muito confiante!!!

Paz e luz pra todos, e obrigado por me darem essa força!!!!!!
IMG_5547_1459x1094.jpgIMG_5533_1459x1094.jpgIMG_5534_1459x1094.jpgIMG_5535_1459x1094.jpgIMG_5536_1459x1094.jpgIMG_5539_1459x1094.jpgIMG_5540_1459x1094.jpgIMG_5541_1459x1094.jpgIMG_5542_1459x1094.jpg
 
deixa isso fechado pelo menos 5 dias antes de abrir.
parece estar tudo certinho, copos com boa saida pros bolos e tudo muito organizado.
best vibes pro micelio e segura a ansiedade. nos proximos 15 dias voce nao pode fazer nada por eles, ALEM DE ATRAPALHAR o crescimento mexendo demais com os copos.
 
deixa isso fechado pelo menos 5 dias antes de abrir.
parece estar tudo certinho, copos com boa saida pros bolos e tudo muito organizado.
best vibes pro micelio e segura a ansiedade. nos proximos 15 dias voce nao pode fazer nada por eles, ALEM DE ATRAPALHAR o crescimento mexendo demais com os copos.


Eu abrí agora so pra tirar as fotos, mas espirrei Lysol em tudo de novo e recoloquei no pote, fechei, e vou seguir seu conselho, só abrirei daqui 5 dias =)))) minha ansiedade vai ter que se segurar msm...kkk

Obrigado!!!!
 
TO muito feliz msm de estar começando finalmente a cultivar essa mágica. Tenho certeza que conseguirei, se nao for dessa vez, será da próxima. Mas to muito confiante!!!

que ótimo! vai dar tudo certo!
´
Deixa eu te dar uma dica, se for de proveito, é que suas fotos estão muito grandes, 2mb pra cima, fica muito demorado pra carregar a visualização, te indico o software chamado fotosizer. Ele transforma uma foto de 2mb em 30kb sem perder a qualidade.

Quanto a quantidade da inoculaçaõ de esporos, não se preocupe, está de boa.
 
Fiz o download do software Tupy, muito obrigado pela dica. Eu concordo plenamente com isso, até pensei que seriam grandes demais as fotos, porém mandei mesmo assim. As próximas eu diminuirei os tamanhos para facilitar a visualização. Geralmente eu uso o paint para diminuir, mas acredito que esse sofware seja bem melhor! =)

Mudei todas as fotos, estão bem menores agora =)))

Obrigado e é isso aí!!

Paz!!
 
Opa,

pelo visto mais um belo diário para se acompanhar!

Boa sorte na empreitada, sigo acompanhando.

Abs,
Thug
 
Boa sorte no cultivo!
mando boas vibrações para seus mágicos aparecerem... :)
 
VC pode substituir essa lamparina por outra mais bem feita confeccionada com pote de geléia quensberry, usando a tampa metalica mesmo. eu arranjei um adaquelas velhas e classicas lamparinas nas coisas do meu pai hehehe
 
VC pode substituir essa lamparina por outra mais bem feita confeccionada com pote de geléia quensberry, usando a tampa metalica mesmo. eu arranjei um adaquelas velhas e classicas lamparinas nas coisas do meu pai hehehe

Acredito que fiquei muito bom msm. Mas a minha intenção foi fazer uma lamparina rápida msm, e com os materiais que eu tinha, e que qualquer pessoa tem em casa. Mas a idéia do pote é muito bom pra fazer um definitivo!!! =))

Boa tarde pessoal, estou atualizando meu diário com fotos novas de hoje. SOmente 2 dos 6 bolos mostraram crescimento de micélio =)) pelo menos ta 100% branco. Os oustros 4 copos ainda não mostraram sinal nenhum de micélio. Logo abaixo, as fotos dos 2 copos!
IMG_5577_912x684.jpgIMG_5570_912x684.jpgIMG_5575_912x684.jpgIMG_5576_912x684.jpg
 
LamelaAzul,

Por favor não poste duas mensagens em seguida sem nenhuma resposta entre elas.


Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo.
 
LamelaAzul,

Por favor não poste duas mensagens em seguida sem nenhuma resposta entre elas.


Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo.

Tá certo Ecuador =). Não sabia dessa regra.
 
Back
Top