Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de MDK (mexican duth king) Bolo PF Arroz integral + Fibra de coco.

Diário de cultivo completo.
Cogumelos Mágicos micologia amadora e enteogenia 08/07/2015

Olá a todos, venho através de está, mostrar o meu primeiro cultivo de psilocybe cubensis um cultivo de MDK
O carimbo comprei de uma loja virtual, foi até que caro para um carimbo tão pequeno, mas tudo bem isso não sera problema

:teo_seta_direita:1°: Seringa de esporos: com Aguá mineral Sem gás (pois não achei destilada)
IMG_20150708_230550030.jpg
:teo_seta_direita:2° Substrato: Arroz integral + Fibra de coco (Pois não achei vermiculita)
Foram 3 copos de fibra segue a foto:
IMG_20150708_124240109.jpg e mais 2 copos de arroz integral (cozido) ou seja, menos de um copo de arroz cru.

O Arroz foi cozinhado 20 min assim como a fibra de coco, que teve quer ser picada em pedaços menor antes de ir para a panela
IMG_20150708_115432729.jpgA fibra sendo picada
IMG_20150708_123224720.jpgApos ser picada
IMG_20150708_164444032.jpg Os substratos sendo cozinhado, Apos este processo enrolei cada substrato em um guardanapo e pendurei para retirar o excesso de aguá por 30 min

Após escorrer os substratos, foram misturados com as mão tentando deixar o mais homogêneo possível ( A fibra é bem chatinha para misturar)

:teo_seta_direita:Bolo: Os bolos foram feitos em 5 copos de requeijão segue as fotos:
IMG_20150708_183402456.jpgcoloquei um selo de fibra de coco em todos (vai que ajuda né)...
os bolos foram para a panela de pressão segue as fotos:
IMG_20150708_212422966.jpgFicaram por 1 hora após pegarem pressão
e é isso por enquanto, Amanha irei inocular os bolo.
 
Cogumelos mágicos micologia amadora enteogenia 09/06/2015.

:teo_seta_direita:4°: Inoculação:Olá a todos hoje fiz a inoculação dos 5 copos, foi uma inoculação tranquila 2 ml por copo.
Durante todo o experimento foi usado luva, máscara e jaleco, fiz uma solução de água sanitária de 1/10 de h2o e apliquei no quarto, fexei a porta e fui tomar um banho com protex.

IMG_20150709_163525438.jpgApós tomar banho e me vestir.

e algumas fotos da inoculação:
IMG_20150709_163343311.jpg Panela de pressão com os copos esterelizados e os materias
IMG_20150709_170951208.jpg Copos inoculados vedados com micropore

Apos isso coloquei todos eles na parte inferior do armário do meu aquário dentro de um saco de lixo preto (o aquário sera o futuro terrário) ==>https://teonanacatl.org/threads/terrário-no-aquário.11244/#post-162423
e coloquei um aquecedor de aquário em uma garrafa de 1 litro de aguá, pois aqui no sul ta fazendo um friozinho danado... e boatos que micélio gosta de uma temperatura um pouco mais elevada.

Bom é isso, obrigado a todos que visualizaram, volto quando o micélio começar progredir!
 
Olá amigos, é nessas horas que venho pedir ajuda dos mais experientes!
Após colocar os copos próximos do aquecedor mostrado na foto acima, as laterais do copo que ficaram próximo a garrafa, ficaram secas hoje, em relação ao lado oposto que ainda aparentar estar com uma textura mais escura (húmida)
Afastei os copos do aquecedor, e coloquei a uma boa distancia... Será que o desenvolvimento do micélio sera prejudicada? Grato!
 
Caramba, colonização sinistramente rápida hem :).
Em que faixa de temperatura está mantendo sua incubadora?
Exporo, a temperatura está na base dos 27 C°

15/07/2015
Micélio avançando muito bem...

IMG_20150715_123351299.jpg
IMG_20150715_123410258.jpg

16/07/2015
Acredito que mais uma semana encubando já poderei aniversariar os bolos, eles já estão cerca de 70% / 80% colonizados dia 24/07 uma sexta feira completara 15 dias de colonização, sei que o normal é 1 mês mas acredito que esse não será o caso, pois os bolos não são muito grandes, e final de semana já poderei admirar os meninos no terrário hehe...
 
Última edição:
23/07/2015
Olá a todos, hoje completou 14 dias de encubação dos bolos e eu resolvi aniversaria-los pois não via mais motivos para deixa-los encubando, o micélio já havia colonizado 100% todos os recipientes a cerca de 3 dias.
Apos tirar os bolos dos copos, optei a fazer um dunk.
IMG_20150723_111055845.jpg Os bolos na panela de pressão com água da torneira, (esterilizada e fria).
IMG_20150723_111306529.jpg coloquei uma tampa de um pote para mante-los afundados.

Bom é isso, eles estão na geladeira, e ficaram até amanha, porém mais tarde vou atualizar este cultivo novamente mostrando a montagem do terrário.
Muita paz e luz para todos!!
 
Última edição:
O certo não seria fazer o dunk depois do primeiro flush ?!
Não etendirrrr :blackalien::blackalien::blackalien:
Amigo, observei que os bolos estavam relativamente secos, além disso neste estágio onde os bolos se encontrão 100% colonizados é difícil de contaminar, mas eu quero que você entenda é que eu fiz todo esses procedimentos com luvas,mascara e álcool 70%, sem falar que o experimento foi feito em uma velocidade rápida, nada de demora! Paz e luz. :)
 
Última edição:
@ygor Excelente trabalho, bem descrito, sem mais delongas, obrigado por compartilhar. Colonização sinistra mesmo hein!! Se o bolo ressecou é pq a água evaporou e saiu do copo, qualquer troca de calor gera uma certa evaporação, além da sublimação natural para o estado gasoso, eu lacraria melhor os copos.

O @little'eternium GOku, o dunk também pode ser feito pra estimular a frutificação, é o que acontece nos pastos, chove - o que é o dunk - e ele ve que é hora de mandar cogumelo. Costuma-se fazer após o primeiro fluxo para repor a água usada no primeiro, mas faze-lo de cara assim também pode aumentar a produção.
 
@ygor Excelente trabalho, bem descrito, sem mais delongas, obrigado por compartilhar. Colonização sinistra mesmo hein!! Se o bolo ressecou é pq a água evaporou e saiu do copo, qualquer troca de calor gera uma certa evaporação, além da sublimação natural para o estado gasoso, eu lacraria melhor os copos.

O @little'eternium GOku, o dunk também pode ser feito pra estimular a frutificação, é o que acontece nos pastos, chove - o que é o dunk - e ele ve que é hora de mandar cogumelo. Costuma-se fazer após o primeiro fluxo para repor a água usada no primeiro, mas faze-lo de cara assim também pode aumentar a produção.
Magneto, muito obrigado por acompanhar meu trabalho, os bolos não estavam muito secos, na verdade eu fiz o dunk mesmo para garantir que os bolos ficassem o máximo hidratados possivel. Paz e luz. ;)
 

Eu sei a denominação de dunk, apenas tinhas visto em outro diário de cultivo que o dunk era feito apartir do primeiro flush.

O @little'eternium GOku, o dunk também pode ser feito pra estimular a frutificação, é o que acontece nos pastos, chove - o que é o dunk - e ele ve que é hora de mandar cogumelo. Costuma-se fazer após o primeiro fluxo para repor a água usada no primeiro, mas faze-lo de cara assim também pode aumentar a produção.

Sim eu entendo, era so um curiosidade mesmo, mas contudo obrigado pelo conhecimento compartilhado... Paz
Viva los cubensis !
 
Última edição por um moderador:
Cogumelos mágicos micologia amadora e enteogenia 23/07/2015
Olá a todos, agora irei mostrar a vocês como montei o terrário.
IMG_20150723_134149790.jpg Argila expandida: ficou de molho nesse balde com cloro (água sanitária) por alguns dias.
IMG_20150723_135902315.jpg Esterilizei a mesma, fervendo por 30 min.
IMG_20150723_160451192.jpg IMG_20150723_160458572.jpg Isto é um recipiente com uma bomba de aquário e com um culler acoplados que serviram para oxigenar o terrário e para fazer a circulação do ar.
IMG_20150723_161545269.jpg O terrário.

e algumas fotos de como ficou no final:
IMG_20150723_163603462_HDR.jpg IMG_20150723_163633672_HDR.jpg IMG_20150723_163651970.jpg IMG_20150723_164142624_HDR.jpg

Bom é isso agradeço a atenção e até a próxima atualização.
 
Isto é um recipiente com uma bomba de aquário e com um culler acoplados que serviram para oxigenar o terrário e para fazer a circulação do ar.
Realmente isso ai é uma Bomba de aquário que no caso não é o adequado, pois sem água ira queimar em pouco tempo. Tem muitos posts de usuários no fórum como referencia citando o nome errado (isso é um problema), o certo seria compressor (oxigenador de aguario) e não bomba.
 
Última edição:
Última edição:
Realmente isso ai é uma Bomba de aquário que no caso não é o adequado, pois sem água ira queimar em pouco tempo. Tem muitos posts de usuários no fórum como referencia citando o nome errado (isso é um problema), o certo seria compressor (oxigenador de aguario) e não bomba.
Olha caro Arcturus, o ideal nem sempre é oque agente tem disponível não é mesmo? assim como também seria ideal eu ter um termostato mas não tenho, e a bomba do aquário está submersa na água, portanto não irá queimar, mesmo n sendo um compressor a bomba vai segurar as pontas muito bem, pois vejo que ela esta puxando bastante ar para dentro, claro existe um pequeno filtro de algodão na ponta da mangueira, que ira barrar a entrada de outros organismos, sem falar que o ar que chega dentro do pote branco passa pela água que tem cloro, ou seja nada de contaminantes! Paz e luz. ;)
 
Última edição:
Fala @ygor, beleza? Tenho duas sugestões para o seu cultivo:

1ª) Retirar um pouco de água do terrário,deixando apenas 3/4 da argila expandida submersa.
2ª) Cobrir as laterais do terrário com papel laminado, para que a única Luz a incidir nos bolos emane da lâmpada mostrada nas fotos.
Pode ser que eu esteja errado, mas pelo que eu pesquisei a luz não é de tão grande importância no cultivo, é apenas para dar orientação ao cogumelo, para ele saber qual direção deve crescer, até porque já vi cultivadores que usaram apenas 1 led como fonte de luz, portanto não faz sentido colocar papel laminado, e água realmente está um pouco acima do que eu gostaria que estive-se, Paz e luz.
 
Back
Top