Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cristianismo

Status
Não está aberto para novas respostas.
Não estou aqui pra discutir espistemologia, relembrando o nome do tópico é cristianismo, não cometa esse erro, vamos pular essa parte. Sim seu exemplo é muito mais simples do que o meu, exigindo praticamente nulidade de comparações, sendo essa sua intenção, voltar para o ponto “deus”, é um exemplo tendencioso que só leva a confirmar sua crença, repito, crença a respeito de algo que você mesmo não pode provar nada.

Se minha mãe fizesse isso um dia por livre e espontânea vontade, não poderia ficar triste nem chocado, pois a moral cristã não esta atazanando meus ouvidos, com certo e errado, e relembrando cara, nada disso é pessoal. Não tenho o que reclamar de você cara, então, esqueça os egos, vamos falar do cristianismo.

Você concorda comigo o tempo todo, e depois vem com o papo de que a igreja é uma mal necessário, estendendo sua lógica, posso dizer que a escravidão o holocausto foram um mal necessário, como exemplo do que não pode se repetir...
E melhor que nunca ocorra certo, levando isso pro nível do individuo, o pecado se torna, melhor dizendo o erro se tonar “bom” porque ensina o individuo a não cometer mais os mesmo erros, não aceito desculpas da igreja católica que vive tentando com meia dúzia de palavras limpar a vitrine, pratica comum entre os cristão o "real arrependimento", simplesmente não cometa mais o erros que continua cometendo, esse discurso é velhaco, na verdade demonstra a fragilidade, não somente sua, mas dos cristãos largarem a bengala da crendice e começarem a andar com as próprias pernas.

Sobre ser democrático ou não, isso é uma outra questão pra outro momento, e podemos pensar se a democracia é valida com 3,5% de votantes ativos com nível superior no Brasil. Então pra quem não sabe o que é ditadura o que é ser ditatorial, deixo um conselho não banalizem essas palavras, pois elas perdem o real sentido histórico.

E por favor peço a você meu caro amigo, que escreva com mais coerência, pois simplesmente esta difícil de entender as suas idéias nesse emaranhado de fios desencapados.

E galera, vamos diminuir as citações bíblicas, o assunto é cristianismo e não citações bíblicas, ou, discursos bíblicos, ou verdades bíblicas, ou como “proselitar” mudando o foco do assunto toda hora.

A religião é o ópio do povo.
Karl Marx

hahahaha sabiiia que era comuna.....em maioria são todos ateus e cheios da razão porque leu obrinhas de marx/engels/luxemburgo e todos esses Lumpens

Sobre ser democrático ou não, isso é uma outra questão pra outro momento, e podemos pensar se a democracia é valida com 3,5% de votantes ativos com nível superior no Brasil.

Volte a razão Andreas... esse tipo de comentário não acrescentara nada ao nosso dialogo, e não seja um detrator de pensadores de tal valor para humanidade, pois esses sim, esses existiram, e deixaram muitos documentos e provas pelos mundo, de seu vigor intelectual e pessoal, apesar de não serem meus favotiros.

Peço encarecidamente que o debate se de no nível da razão, em bom tom intelectual, e novamente sem citações longuíssimas da bíblia, o que nos leva pra uma espécie de monólogo discursivo, muito comum aos sacerdotes, penso que estamos dialogando e não ouvindo sermões religiosos, voltemos ao assunto do tópico, o cristianismo.

Sua afirmação esta parcialmente correta, pois Marx teve altos e baixos na sua vida, afinal ele também estava em uma sociedade de classes, com mobilidade social, contrária ao antigo regime, defendido a unhas pelos cristãos, relembrando que o antigo regime nasceu do feudalismo onde a prática da servidão, uma modalidade de escravidão era imposta junto com a religião goela a baixo das pessoas... e que posteriormente no antigo regime vivemos sobre a édige do absolutismo, sendo que o clero e a nobreza controlavam, política, social e econômicamente aquele momento histórico.

E Vejamos que a pouco tempo atrás, estavam a me denunciar como ditador, e o mesmo defendia o mal necessário da igreja, pela sua obra de caridade que não faz a mínima diferença nesse mar de miséria que nos encontramos, volto a repetir, que as igrejas vendam todos seus patrimônios para erradicar a fome mundial, ela tem dinheiro pra isso.

na boa sang,
se eu realmente acredita-se na bíblia eu levantaria essa questão que não é de cristianismo nem de marxismo nem nada...
quando voce menos preza a crença de alguem, não importa qual, voce deve pelo menos aceitar que menos prezem a sua... é um direito seu, é um direito meu, de todos...quando voce diz pois esses sim:
''esses existiram, e deixaram muitos documentos e provas pelos mundo, de seu vigor intelectual e pessoal, apesar de não serem meus favotiros.''
(eu posso discordar de voce) apesar de não discordar... ja fui muito simpatizante do pstu, marx, engels, e filmes, e atos políticos!!!provavelmente temos as mesmas crenças, lemos os mesmos livros...só que eu lí a bíblia tambem camarada, e ja presenciei eventos que permeiam o inexplicável com experiencias de cura, experiencias enteógenas...esse forum tambem trata disso não...lembrando um pouco e com uma dose de ''literalismo''.... enteógenos se não me esqueço significa Deus dentro....se não me lembro a bíblia tambem fala de Deus, e deus é o filho de cristo logo o estudo e e doutrina, caracteriza-se no cristianismo

detalhe: em nenhum momento disse que era um mal necessário....
concordo quando voce diz
''que as igrejas vendam todos seus patrimônios para erradicar a fome mundial, ela tem dinheiro pra isso.''
discordo quando voce diz que a caridade é nada, nula na vastidão de miséria.......se eu, voce e quem esta lendo isso agora parcero(independente de cristão ou ateu) refletirmos sobre esses tres conceitos:
Realidade, Verdade e Consciencia, e olharmos agora para a nossa condição e comparar a qualquer miserável, veremos que o único verme é aquele que realmente não faz absolutamente nada, nem sequer para ter prestígio aos olhos observadores, é pior do que um verme que é verme e faz alguma caridade...
Não vejo ateus como entidade organizada, muito menos fazendo caridade...

Andreas,

Por favor não poste duas mensagens seguidas sem uma mensagem intermediária de outro usuário entre elas. Edite a mensagem anterior e acrescente o texto.

E eu concordo com a posição do Lagostinha de que referências pessoais não acrescentam nada ao tópico.

Agradeço a orientação Ecuador...
Concordo com voces dois que referencias pessoais não acrescentam em nada ao tópico

Em vermelho, meus comentários...

O próprio Saulo disse:
"Mas seja assim; eu não vos fui pesado mas, sendo astuto, vos tomei com dolo." (II Coríntios 12:16)
Fonte: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/12

dolo
(ó) [Do lat. dolu.]
Substantivo masculino.
1. Qualquer ato consciente com que alguém induz, mantém ou confirma outrem em erro; má-fé, logro, fraude, astúcia; maquinação.
2. Jur. Vontade conscientemente dirigida ao fim de obter um resultado criminoso ou de assumir o risco de o produzir. [Cf. culpa (6).]

Paulo de Tarso - o Anti Cristo, confiram no apocalipse:

18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.

19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.

Paulo pertenceu a congregação de Damasco de onde foi saiu, fugindo descido pelo muro. Damasco na verdade é a congragação essênia de Qunran, pois assim eles denominavam aquele local.

20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.

21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

Sabeis a verdade portanto não ficarão em dúvida e não cairão na confusão gerada pelo Anti Cristo. Nenhuma mentira vem da verdade, e se Paulo mentiu, como sabemos pelo seu discursso contraditório e confuso, não pode ter vindo da verdade.
Esse comentário acima é seu mesmo ou você leu tudo isso em algum site? Se não fôr posso te dizer que é uma conclusão apressada e questionável, estudo a Bíblia já a alguns anos e nunca encontrei contradição gritante em Paulo (atos, cartas...)

22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.

Paulo nega toda a obra e vida de Jesus em carne com seus discípulos, substitui o trabalho dos 12 e O Evangelho do Reino pelo seu Evangelho pessoal recebido pelo espírito em contradição com a vida do Mestre.
Aonde ele nega?

25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

26 Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.

Mudar de opinião freqüentemente revela um discursso mal intencionado, sem uma linha ou referência de guia, ou talvez uma possível dissimulação para não revelar a verdadeira intenção.
Não vi a mudança...:confused:

27 E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.

A unção que recebestes fica em voz e não tem necessidade de que alguém vos ensine: ora, Saulo veio depois querendo ensinar aos verdadeiros ungidos a palavra do Jesus crucificado em contradição ao evangelho da Vida Perfeita proclamado pelos 12 apostolos escolhidos por Yahshua.
Saulo ou Paulo fala principalmente aos gentios, isto é, ensina aos que ainda não conheciam a Palavra, não aos apóstolos.

28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.

Claramente uma referência as dúbias e contraditórias, ainda confusas, palavras de Paulo de Tarso, o qual com seu discursso continua confundindo as pessoas
Mais conclusões tendenciosas! fique atenta...

29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

Se fosse justo não teria julgado as mulheres e etc...e não seria confuso
Sem comentários. Paulo fala até mesmo pelas mulheres quando diz que estas devem ser amadas pelo marido como Cristo amou sua Igreja. Se em outro trecho fala duramente, isto deve ser compreendido dentro de um contexto.

I João 4
1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Paulo repetidamente diz que recebeu o evangelho por meio do espírito, muitas vezes dizendo que não estava em consciência em seu corpo mas sim o espírito, o que denota claramente uma possessão que o tomou.
Não necessariamente uma possessão maligna. O Espírito Santo também pode e fala através dos homens (e mulheres).

Qual o espírito que se apresentaria ao assassino dos Cristão Primitivos, ainda mais sem haver arrependimento ??? Colhem os homens uvas de espinheiros ou figos de cardos? ..aquilo que plantamos devemos colher.
Sem arrependimento? Não é isso que se depreende das palavras de Paulo, que muitas dores físicas e espirituais suportou humildemente como dizia "a exemplo das que Cristo sofreu". Peço que leia todos os escritos dele, de ponta a ponta.

2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

Ao proclamar seu próprio evangelho recebido por possessões inconscientes, Saulo anula toda a vida terrena e todo o trabalho realizado em carne por Jesus e seus 12, ou seja, NEGA JESUS EM CARNE e substitui o caminho, a verdade e a vida proclamada em carne por Jesus, por sua experiência mística de um Jesus espiritual que contradiz a pregação dos 12 apóstolos.
Mais do mesmo. E mentira... Paulo nunca negou que Jesus Cristo veio em carne, sofreu, foi crucificado...
Pelo que entendo, o Apocalipse é endereçado aos cristãos daquela época (e de qualquer tempo) para que tomem preucações contra o poder secular corrupto (a besta) e seu profeta, o Anticristo (pessoa ou poder religioso - ou não! - que se passa por Cristo, ou algo que se pretenda similar ou substituto). A meu ver o Papa ou o papado até há alguns seculos tinha esse poder de Anticristo. Hoje em dia a quem diga que esse papel está mais difuso, mais turvo e difícil de discernir, com a primazia do cienticifismo.

Por fim gostaria de te perguntar se esse estudo é de autoria sua. Se não, gostaria que me dissesse a fonte.
Maranata.

Não estou menosprezando a crença alheia, cristão, sejam felizes onde estão, mas levem seu proselitismo e seu segregacionismo pra outro lado, não tenho problema com as crenças alheias, por isso não aceito que menosprezem qualquer coisa que seja, simplesmente apelo para que tudo passe pelo crivo da razão e da ponderabilidade, como é o caso do criacionismo VS evolucionismo.

Crer que a mulher veio de uma costela, e que uma cobra fala, é o direito inalienável de um indivíduo se apropriar do seu cérebro pra crer nessas idéias imconprováveis, o problema é querer empurrar isso goela a baixo dos outros, como parte de uma verdade absoluta, assim como essa, existem outras idéias como a de céu e inferno que somos obrigados a ler, assistir e ouvir em todos os meios de comunicação diariamente.

Sem contar os atentados a educação, com a tentativa de cristão mais "fervorosos" de erradicar o evolucionismo darwinista dos livros didáticos para empurrar mais uma vez o criacionismo as nossas crianças, lembrando que a teoria de Darwin é irrefutável.

Não estabeleço relação de crença com a realidade, então não compartilhamos crenças comuns em absolutamente nada, e se você foi lobotomizado pelo PSTU meus pêsames, numca cheguei a me charfudar em nenhum partido político, se não creio em padres e pastores, imagina políticos.

A bíblia fala de muita coisa, e não diz nada, só em Genesis, uma cobra fala com uma mulher, e a mulher responde a uma cobra... sabemos sem duvidas que é impossível um ser humano se comunicar com uma cobra, então resolvi fechar o livro nessa parte e ir assistir cessão da tarde, entendi que ganharia mais...

se não me lembro a bíblia tambem fala de Deus, e deus é o filho de cristo logo o estudo e e doutrina, caracteriza-se no cristianismo

Que silogismo forçado esse em cara, mas acho que a parte da cobra já é o suficiente pra demonstrar meu ponto de vista sobre esses desatinos e devaneios, viajei nessa coisa ai do verme, você se expressa de maneira confusa... não sei o que os ateus fazem ou deixam de fazer, critiquei os ateus aqui em outro tópico, por ser uma não-religião, com pratica religiosa, ou seja, o proselitismo, então é isso.

O cristão comum é uma figura deplorável, um ser que não sabe contar até três, e que, justamente por sua incapacidade mental, não mereceria ser punido tão duramente quanto promete o cristianismo.

Friedrich Nietzsche.

o que importa conhecer grandes escritores do passado, se voce não consegue enxergar o seu irmão do lado e colocar o que voce sabe em prática?
Moral? Nietzsche? hahahahaha velho....por favor.....mais um que só sabia reclamar e não fazia nada para melhorar....Haviam suspeitas de demencia e depressão sobre ele. Porque será?
Se pudesse deixar-te um conselho, dirias, para que busque sua verdade sem precisar contestar a dos outros.
talvez isso seja ''Moralmente'' correto Mestre Nietzsche...quer dizer, Lagostinha

Se eu paro pra comparar o genesis da biblia e a teoria de darwin, putz, só um lavado cerebral ou um demente poderia escolher o genesis. É tao absurdamente obvio... a seletividade natural esta na ponta do seu nariz, nao sei como um cristao pode ser tao cego de nao ver isso. A lavagem cerebral é muito bem feita mesmo viu.

Se eu paro pra comparar o genesis da biblia e a teoria de darwin, putz, só um lavado cerebral ou um demente poderia escolher o genesis. É tao absurdamente obvio... a seletividade natural esta na ponta do seu nariz, nao sei como um cristao pode ser tao cego de nao ver isso. A lavagem cerebral é muito bem feita mesmo viu.
Se alguém toma o gênesis (uma tradição anterior até mesmo ao surgimento dos hebreus) literalmente, falta-lhe conhecimento de hermeneutica. Pesquise por gêneros literários da Bíblia.;)

Se alguém toma o gênesis (uma tradição anterior até mesmo ao surgimento dos hebreus) literalmente, falta-lhe conhecimento de hermeneutica. Pesquise por gêneros literários da Bíblia.;)

E qual seria a interpretacao "convincente" hermenautica do genesis entao?

E outra, des de quando se aplica hermenautica biblica? A biblia foi tomada como verdade absoluta por muuuuito tempo até onde eu sei...

E ai de quem tentar provar alcontrario...

BOTA O BASFLEMO NA FOGUEIRA!!

E qual seria a interpretacao "convincente" hermenautica do genesis entao?

E outra, des de quando se aplica hermenautica biblica? A biblia foi tomada como verdade absoluta por muuuuito tempo até onde eu sei...

E ai de quem tentar provar alcontrario...

BOTA O BASFLEMO NA FOGUEIRA!!

Justamente por que não lêem a Bíblia, não pesquisam sobre. Cristãos e não cristãos.
Faça ao contrário dos estúpidos cristãos e como bom não-cristão demonstre sua superioridade intelectual:
Leia, pesquise!;)

Se eu paro pra comparar o genesis da biblia e a teoria de darwin, putz, só um lavado cerebral ou um demente poderia escolher o genesis.

Gênesis é uma fábula poética, escrita há milhares de anos, para camponeses. Entretanto, a visão extrema da teoria da evolução (principalmente na questão da origem da vida) é tão dogmática quanto. Por favor, não confundam 'origem da vida', com 'origem das espécies' que são coisas completamente diferentes. Ou seja, é questão de escolher entre dois dogmas.

Se for para escolher entre poesia e pseudociência, eu fico com a primeira. (Sim, eu escolho o Gênesis :))

Também concordo com evitarmos longas citações bíblicas, mas, sendo este um tópico sobre cristianismo, não vejo como fazê-lo sem utilizar como referência o principal documento da doutrina. Mas que o façamos com parcimônia. "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos" (Mateus 6,7)

Peço aos debatedores que façam esforço sincero no sentido de manter a discussão em um nível alto e amigável. (Não se apeguem tanto as suas opiniões, um dia você vai descobrir que elas nunca foram suas.)

Para finalizar, lembro que a palavra cristão significa 'pequeno cristo' ou 'novo cristo'. (Pense nisso)

"Peço aos debatedores que façam esforço sincero no sentido de manter a discussão em um nível alto e amigável."
Isso que está difícil... Cadê o Ecuador?

Eu to sentindo um cheiro de ofensa no ar.. ou estou enganado... :whistle:

Justamente por que não lêem a Bíblia, não pesquisam sobre. Cristãos e não cristãos.
Faça ao contrário dos estúpidos cristãos e como bom não-cristão demonstre sua superioridade intelectual:
Leia, pesquise!;)

Nao preciso pesquisar mais do que ja pesquisei sobre a biblia, nem me interessa francamente, com o pouco do que eu sei sobre ela ja me contento, mas acredite, existe muita, mas MUITA gente que interpreta a biblia literalmente hj em dia. Nao me referia mais que aos estupidos cristaos, que neste mundo esta cheio deles

Se for para escolher entre poesia e pseudo-ciência, eu fico com a primeira. (Sim, eu escolho o Gênesis :))

Nao falei de pseudo-ciencia em nenhum momento, falei de FATOS. :)

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back