Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cristianismo

Status
Não está aberto para novas respostas.
o cristianismo e a maioor farça que a mente humana criou, um cancer...
quantos nao morreram na mao da inquisiçao apenas por consumir cogumelos magicos???
 
Muito respeito por todas as respostas do tópico, porem gostaria de trazer um outro questionamento.
o cristianismo e a maioor farça que a mente humana criou, um cancer...
quantos nao morreram na mao da inquisiçao apenas por consumir cogumelos magicos???
Concordo com voce tchesko, mas entendo que é necessário um pouco mais de discernimento.
''Imagine uma mulher que tem cancer de útero em fase terminal, todos os dias ela vai a igreja e reza, implorar por sua cura. Após um período, quando foi refazer os exames, o cancer havia sumido e a mulher atribuiu sua cura a aquele sentimento de esperança e resignação a um ser supremo acima de voce, característico de qualquer filofofia/tradição/religião. Como voce vai dizer que; quem a curou foi exatamente quem voce acredita ser um cancer?''
será que foi a esperança e resignação da igreja que a curou? Será que foi Deus, Cristo, Krshna ou Budha?
eu particularmente acredito que foi a própria mulher que se curou ancorada em uma crença/persistencia...nesse caso, a fé na igreja ou nos avatares, foi um ponto de apoio para que ela continuasse.
Se o modelo físico/cartesiano que as disciplinas de exatas ensinam exprimissem de fato a realidade completa...não teriamos ausencia de explicações de eventos físicos, como: o que é a aurora boreau? o que é uma doença idiopática, como se dá o comportamento subatomico das moléculas, e como é possível a incrível força de uma mãe ao ver seus filhos em situação de risco. Hoje em dia os conceitos da física são tão sensíveis a refutações que só podem ser analisados dentro de seu próprio conceito, baseado na repetição do modelo metodológico e obtenção de iguais resultados.
Voltando a discussão...
na verdade o cristianismo em si não fez nada com ninguem, mesmo porque não é uma entidade material, e sim um conceito-filosófico. Em nenhum livro sagrado cristão ou de qualquer religião que seja, voce vai encontrar:
''Matem os descrentes na fogueira e em praça pública pela glória de Cristo'' ou....
''Matem todos aqueles que tomaram cogumelos''.... manter essa retórica, é colocar a culpa nas pessoas, no mundo, na vida, em uma substancia ou filosofia, e não trazer a responsabilidade para o bendito ser que cometeu determinada ação.
Porque eu nunca vi uma bíblia matar alguem...mas agora ja vi pessoas que mataram em nome do que acreditaram ser o correto ao lerem a bíblia ou a palavra de um pastor....
é a mesma coisa que dizer: ''erradiquem a igreja universal porque as pessoas que frequentam a igreja universal são tudo um bando de ladrões''
E na verdade esses delitos são cometidos por humanos e não por livros ou filosofias.
 
na boa irmao... balela!!deus e outra questao, jesus nao desce na minha guela , ainda mais jcom os braços abertos!!!
 
Desafios ? existem muitas definições para esses conceitos, a epistemologia moderna, não esta aí, pra reclassificar conceitos, antigos como esses; sim fará barulho, mas não estarei la pra ouvir, usando seu sofisma com outro exemplo, muda completamente o sentido, vamos lá:

Sua namorada(o) esta transando com seu melhor amigo(a) no seu quarto, enquanto você viaja... ela te traiu ?

dessa maneira posso estar te ajudando a não relativizar, seu possível par de chifres.... então, vamos manter o debate dentro do ponderável, não forçe a barra, pra sua visão, posso argumentar do mesmo modo. A razão é uma operação de seres que podem utilizar seu cérebro pra mais coisas que ver malhação, não é um sonho.

Falando em monstros, temos vários produzidos pelas religiões, como por exemplo o diabo, o inferno, o limbo, nesse sentindo a ciência pode explicar muito bem a impossibilidade, desses, ai sim, monstros artificiais, que geram sentimento de culpa, medo, resignação, opressão e repressão. E de maneira nenhum esta havendo um embate de egos aqui, o que ocorre é o dialogo, temido dialogo, porem necessário.



será que foi a esperança e resignação da igreja que a curou? Será que foi Deus, Cristo, Krshna ou Budha? eu particularmente acredito que foi a própria mulher que se curou ancorada em uma crença/persistencia...nesse caso, a fé na igreja ou nos avatares, foi um ponto de apoio para que ela continuasse.

Adoro o exemplo do cancêr, essa doença é enigmatica... mas quando falamos de emofilia, anemia falciforme, paralisia infantil, cegueira de nascença, altismo, numca ocorre um milagre, pois são doenças genéticas, dessa maneira seria um milagre de tal magnitude que em alguns caso seria necessário a modificação genética desses indivíduos, se isso for possível um dia o nome desse milagre vai ser ciência.

Se o modelo físico/cartesiano que as disciplinas de exatas ensinam exprimissem de fato a realidade completa...não teriamos ausencia de explicações de eventos físicos, como: o que é a aurora boreau? o que é uma doença idiopática, como se dá o comportamento subatomico das moléculas, e como é possível a incrível força de uma mãe ao ver seus filhos em situação de risco. Hoje em dia os conceitos da física são tão sensíveis a refutações que só podem ser analisados dentro de seu próprio conceito, baseado na repetição do modelo metodológico e obtenção de iguais resultados.

Isso tá uma salada mista... modelo físico, aurora boreau, doença idiopática, "a força de uma mãe", de novo física, e o grande final com "voltando a discussão", afinal de contas, pra qual discussão estamos voltando ?

na verdade o cristianismo em si não fez nada com ninguem, mesmo porque não é uma entidade material, e sim um conceito-filosófico. Em nenhum livro sagrado cristão ou de qualquer religião que seja, voce vai encontrar:
''Matem os descrentes na fogueira e em praça pública pela glória de Cristo'' ou....
''Matem todos aqueles que tomaram cogumelos''.... manter essa retórica, é colocar a culpa nas pessoas, no mundo, na vida, em uma substancia ou filosofia, e não trazer a responsabilidade para o bendito ser que cometeu determinada ação.
Porque eu nunca vi uma bíblia matar alguem...mas agora ja vi pessoas que mataram em nome do que acreditaram ser o correto ao lerem a bíblia ou a palavra de um pastor....
é a mesma coisa que dizer: ''erradiquem a igreja universal porque as pessoas que frequentam a igreja universal são tudo um bando de ladrões''
E na verdade esses delitos são cometidos por humanos e não por livros ou filosofias.


O cristianismo é um entidade materializada, nas suas construções arquitetônicas, seus adeptos, suas práticas no mundo... isso é irrefutável, e não confunda o fato de que por ser um conceito filosofico, algo não tenha participação no processo histórico, vide a democracia. E posso dizer com tranquilidade o cristianismo é um mal em sí... veja o apoio dado aos nazista no holocausto, a prática de catequização dos indiginas, a afirmação dos negros não terem alma, e recentemente a pregação de que o uso da camisinha é maléfico.

A utilização da ideia/culpa é cristã, pois o cristianismo trabalha nesse paradigma de culpa, perdão, humildade e etc... não podemos mensurar a realidade a partir de nossos valores apenas, sendo a busca pelo responsável indivídual a continuidade desse habito inquizidor, na verdade eu só vejo isso, sangue em nome de Deus, um ser imaginário, a utilização da biblía como forma de justificar essas ações catastróficas. E digo erradiquem a igreja universal, porque esta engana seus adeptos, para o enriquecimento indevido do seu pastorado.

Não cometa o erro de tentar imacular o cristianismo, dizendo que os erros são dos homens, só existem homens nessa jogada, movidos por interesse, mas como disse em outro tópico, somos adversários até que as igrejas vendam todo o seu patrimônio para erradicar a fome e o analfabetismo no mundo, do resto é o velho bla bla bla...
 
Desafios ? existem muitas definições para esses conceitos, a epistemologia moderna, não esta aí, pra reclassificar conceitos, antigos como esses;
Um tanto ditatorial essa sua afirmação, porque já que existem muitas definições para esses conceitos, porque voce não me ensina quais são essas definições? Quem disse que a epistemologia moderna não esta nem ai? quem disse que são antigos? Verdade, Realidade e COnsciencia são conceitos antigos?
sim fará barulho, mas não estarei la pra ouvir, usando seu sofisma com outro exemplo, muda completamente o sentido, vamos lá:
Sua namorada(o) esta transando com seu melhor amigo(a) no seu quarto, enquanto você viaja... ela te traiu ?
dessa maneira posso estar te ajudando a não relativizar, seu possível par de chifres....
Enquanto o meu exemplo é completamente impessoal a qualquer participante do forum ou opinião que das mesmas venham a possuir. Em meu exemplo, somente é necessário o aparelho auditivo para constatar a realidade; porem seu exemplo não se ''emparelha'', pois a situação que o mesmo sucita, passa por um crivo de julgamento interno envolvendo a psique, onde posso olhar para dentro e avaliar se me sinto traido ou não...porem com o exemplo do bosque não existe essa prerrogativa, posso julgar se vou ouvi ou não a árvore caindo, baseado somente em meu aparelho auditivo. Seu discursso, assim como seu exemplo, dão-me a impressão de que tenta menosprezar e ''atacar'' minha opinião (que acredito que não tenha ficado muito clara para voce)de maneira muito invasiva e pessoal.
Porque entenda meu caro, se eu perguntar a voce Mestre Lagoinha:
''Se sua mãe estivesse de pernas abertas para todos os seus amigos que tomam cogumelo transarem com ela enquanto voce estava na escola..........isso quer dizer que ela, sua mãe, é uma mulher que gosta de sexo ou não? '' e mais ''Voce Mestre Lagoinha, ficaria nervoso ou com raiva ao ler um simples exemplo que trata da intimidade de algum relacionamento ou familiar?''
Portanto, entenda o reacionismo de minha parte amigo, acredito que voce não usou muito do conhecido ''bom senso'' que permeia um diálogo racional e sensato
então, vamos manter o debate dentro do ponderável, não forçe a barra, pra sua visão, posso argumentar do mesmo modo..
''...pra minha visão?'' fiquei curioso para saber qual é a ''visão'' a que voce se refere. Pois para o seu espanto, eu concordo com voce quando diz que o ''apoio dado aos nazista no holocausto, a prática de catequização dos indiginas, a afirmação dos negros não terem alma, e recentemente a pregação de que o uso da camisinha é maléfico'' entre tantas outras sacanagens que esses Papas, Bispos e Padres fazem é realmente maléfico. Com o meu post anterior minhas palavras tinham um tom de preponderancia do que qualquer outra coisa, de ''chamamento'' para tomar responsabilidade por tudo o que acontece com voce bem como com as opiniões que sustenta. Pois não é somente de ciencia que a humanidade ainda existe, e que realmente existem fenomenos não explicados pela ciencia. Com seu discursso fica evidente que meu ultimo post mexeu com voce....tudo bem cara isso é normal... é o tal embate de egos que nem eu nem voce nem ninguem escapa nos dias de hoje, onde as pessoas(eu) são um copo cheio de água, onde se colocar mais agua irá derramar
A razão é uma operação de seres que podem utilizar seu cérebro pra mais coisas que ver malhação, não é um sonho.
Sonho????Malhação???????(cara.......... sou médico, voce acha mesmo que eu não acredito na razão e na ciencia?????) A razão que me refiro, é a razão da verdade meu amigo, ou a razão daquele que julga estar com ela....é a essa razão que me refiro....vide a história...
É construída por povos que subjulgaram e exterminaram os outros (igreja católica? com certeza foi um deles). Exterminavam exatamente por acreditar conhecerem uma verdade superior(Deus, Jesus) a dos subjulgados(Pagãos).
Falando em monstros, temos vários produzidos pelas religiões, como por exemplo o diabo, o inferno, o limbo, nesse sentindo a ciência pode explicar muito bem a impossibilidade, desses, ai sim, monstros artificiais, que geram sentimento de culpa, medo, resignação, opressão e repressão.
Concordo plenamente. Monstros e Santos :)
E de maneira nenhum esta havendo um embate de egos aqui, o que ocorre é o dialogo, temido dialogo, porem necessário.
se não é um embate de egos, porque o tópico foi criado, sendo que o criador não perguntou nada e vieram um monte de pessoas contrárias a exposição de versos bíblicos? porque voce relativou o meu exemplo direcionando seu fulgor a pessoalidade dos participantes do embate??? quando voce diz que não existe embate de egos, é dificil acreditar
Adoro o exemplo do cancêr, essa doença é enigmatica... mas quando falamos de emofilia, anemia falciforme, paralisia infantil, cegueira de nascença, altismo, numca ocorre um milagre, pois são doenças genéticas, dessa maneira seria um milagre de tal magnitude que em alguns caso seria necessário a modificação genética desses indivíduos, se isso for possível um dia o nome desse milagre vai ser ciência.
em média voce esta certo, porem devendo a preponderancia do embate que almejo, queria evidenciar o desvio padrão das curas. Onde já vi e revi dia-a-dia, doenças cronicas e de rápida evolução, desaparecerem sem evidencias. Não é a média dos casos, porem existe um numero pouco expressivo de curas que não são explicadas somente pela ciencia, e sim multifatorial.

Isso tá uma salada mista... modelo físico, aurora boreau, doença idiopática, "a força de uma mãe", de novo física, e o grande final com "voltando a discussão", afinal de contas, pra qual discussão estamos voltando ?
Explique então a origem de uma doença idiopática?
O cristianismo é um entidade materializada, nas suas construções arquitetônicas, seus adeptos, suas práticas no mundo... isso é irrefutável, e não confunda o fato de que por ser um conceito filosofico, algo não tenha participação no processo histórico, vide a democracia. E posso dizer com tranquilidade o cristianismo é um mal em sí... veja o apoio dado aos nazista no holocausto, a prática de catequização dos indiginas, a afirmação dos negros não terem alma, e recentemente a pregação de que o uso da camisinha é maléfico.?
Concordo Lagostinha, porem concordo tambem que diferente de mim, de voce... eles tem seus programas de assistencia. Tem muitas pessoas que frequentam a igreja, que compoem o corpo da igreja e faz obras sociais em pról dos que necessitam de alimento e casa. Esses são diferentes de nós que ficamos em casa no computador cultivando cogumelos.
A utilização da ideia/culpa é cristã, pois o cristianismo trabalha nesse paradigma de culpa, perdão, humildade e etc... não podemos mensurar a realidade a partir de nossos valores apenas, sendo a busca pelo responsável indivídual a continuidade desse habito inquizidor, na verdade eu só vejo isso, sangue em nome de Deus, um ser imaginário, a utilização da biblía como forma de justificar essas ações catastróficas..
Concordo sim, mas vejo tambem o lado bom dessas obras.

E digo erradiquem a igreja universal, porque esta engana seus adeptos, para o enriquecimento indevido do seu pastorado.
Eu não culpo a igreja em si...mesmo porque a mesma é composta de humanos. As pessoas não são forçadas a ir lá dar dinheiro pra eles saca?!

Não cometa o erro de tentar imacular o cristianismo, dizendo que os erros são dos homens.
Se voce não colocar a responsabilidade do que voce vê e faz, e sente em voce mesmo, vai continuar a ver e sentir somente o que lhe é mostrado.

somos adversários até que as igrejas vendam todo o seu patrimônio para erradicar a fome e o analfabetismo no mundo, do resto é o velho bla bla bla...
Democrático voce não?
 
Sua namorada(o) esta transando com seu melhor amigo(a) no seu quarto, enquanto você viaja... ela te traiu ?

Neste caso você esta se referindo a uma unica pessoa, não acha?

Adoro o exemplo do cancêr, essa doença é enigmatica... mas quando falamos de emofilia, anemia falciforme, paralisia infantil, cegueira de nascença, altismo, numca ocorre um milagre, pois são doenças genéticas, dessa maneira seria um milagre de tal magnitude que em alguns caso seria necessário a modificação genética desses indivíduos, se isso for possível um dia o nome desse milagre vai ser ciência.

Talvez esteja além da suas informações, mas pelo que eu já vi, existi sim!!


cometa o erro de tentar imacular o cristianismo, dizendo que os erros são dos homens, só existem homens nessa jogada, movidos por interesse, mas como disse em outro tópico, somos adversários até que as igrejas vendam todo o seu patrimônio para erradicar a fome e o analfabetismo no mundo, do resto é o velho bla bla bla...

Exatamente, tal qual ditado " DE PODERES A MIM QUE SABERÁS QUEM EU SOU", há muitas pessoas mais precupadas em ter poderes, doque se agregar a um cargo para ajudar outras pessoas.

Se preferir ver o mundo acabar, sem tentar ajudar ninguem, é uma opção. Mas não o tornará mais experto ou melhor que ninguém. Não se tão pensimista...
 
"Tenho sede". (João 19:28)
Háh´hahahahahahah eu to muito louco, e a culpa é sua. Não deu para segurar...
Velhos, como? como? como? como?como? como?como? como?como? como?como? como?como? como?como? como?como? como?como? como?como? como?como? como se poderia dissecar o corpo histórico do cristianismo sem a base fundamental. Sem a Pedra de angular. Discutir os reflexos praticados por homens me parece equivocado.
Talvez a estratégia do tópico seja justamente essa: Ler a Bíblia. ler e refletir. Ler sem o autosugestionamento de estar sofrendo proselitismo. Ficar lendo análise histórica me faz me sentir numa cadeira acadêmica. Mas tudo o que se disser aqui vai ser usado para o contra...

Zigg admiro sua paciência e precisão argumentativa, sem contar na sua capacidade incomum de perceber Deus. Gostaria de somente sugerir não abrir mão da Bíblia porque percebo que se usarmos outros textos cairíamos na Teologia alheia. Aí nisso eu concordo com o Bi$po Macedo: Pra quê teologia? Só sugestão. Sem contar que a "sutil" estratégia argumentativa, do Mestre Lagostinha, de anular a Bíblia da discussão além de ser descabida é preguiçosa.

Primeira tentativa de quebrar o argumento niilista racional: Amor, substantivo abstrato, Deus substantivo concreto... eis o facismo da linguagem.. Isso é Ciência Lingüística.

Primeira tentativa de quebrar o argumento histórico: Tantos dados históricos, mas nem sequer um espacinho para a Reforma, somente a Contra-reforma. Muito, mas muito tendencioso mesmo. Não se pode esquecer desse detalhe histórico para se entender o cristianismo ocidental.

Segue uma foto da prova de Deus... ou para quem quiser um bom Papel de parede.
Deus.jpg
 
Sou cristão,porém acredito que cada homem tem o direito de escolher o que e a quem vai seguir, seja Cristo seja Maomé Alá Buda ou até mesmo o seu eu interior. para mim tudo eh a mesma coisas só se difere no nome, brigas entre religioes é o que faz com que o conhecimento se perca com o tempo, pois ao meu ver a essencia de toda religiao é uma crença só, crer em um Ser supremo seja ele um Deus ou vc mesmo, até porque acredito que Deus habita em nós.

Se algum dia desejarem, façam a esperiencia de juntar todas as religioes e crenças e dai tirar uma só, verão que a diferença é bem insignificante.

O que importa é seguir o bem, praticar o bem, seguir sua conciencia, pois se existir Céu alcançaremos ele assim, e se nao existir morreremos com a conciencia limpa.
 
O drama crístico pode ser simplesmente uma parábola..
Valido muito mais os apócrifos e o cristianismo essênio em sua essência..
Mas repugno a igreja católica e seu 'maldito' e deturpado cristianismo.. diante dela também sou anti-cristã..

Não sei se entendi. Me explico: Os essênios são considerados os antecessores do cristianismo. No livro "A vida mística de Jesus" H.Spencer Lewis, Imperator da Ordem Rosa Cruz, vem detalhar tanto os essêncios, como outros povos iniciados, expondo que Cristo nada mais fazia do que pregar os conhecimentos essênios. A pergunta que eu faço é: Jesus é uma parábola criada pelos essênios, ou a vida e os ensinamentos dele aconteceram por parábolas?

Quanto aos apócrifos, são livros que foram retirados da Bíblia por não acrescentarem nada a mais sobre a vida e ensinamentos de Cristo, e também por apresentarem discordância com os Evangelhos canônicos.
 
Assim falava Zaratustra;
Chegando à cidade mais próxima, situada nos bosques, Zaratustra encontrou uma grande multidão na praça pública, porque estava anunciado o espetáculo de um bailarino de corda. E Zaratustra falou assim ao povo: "E vos anuncio o Super−homem". "O homem é superável. Que fizestes para o superar? Até agora todos os seres têm apresentado alguma coisa superior a si mesmos; e vós, quereis o refluxo desse grande fluxo, preferis tornar ao animal, em vez de superar o homem? Que é o macaco para o homem? Uma zombaria ou dolorosa vergonha. Pois é o mesmo que deve ser o homem para Super−homem: uma irrisão ou uma dolorosa vergonha. Percorrestes o caminho que medeia do verme ao homem, e ainda em vós resta muito do verme. Noutro tempo fostes macaco, e hoje o homem é ainda mais macaco do que todos os macacos. Mesmo o mais sábio de todos vós não passa de uma mistura híbrida de planta e de fantasma. Acaso vos disse eu que vos torneis planta ou fantasma? Eu vos apresento o Super−homem! O Super−homem é o sentido da terra. Diga a vossa vontade: seja o Super−homem, o sentido da terra. Exorto−vos, meus irmãos, a permanecer fiéis à terra e a não acreditar em que vos fala de esperanças supraterrestres.São envenenadores, quer o saibam ou não. Não dão o menor valor à vida, moribundos que estão, por sua vez envenenados, seres de que a terra se encontra fatigada; vão−se por uma vez! Noutros tempos, blasfemar contra Deus era a maior das blasfêmias; mas Deus morreu, e com ele morreram tais blasfêmias. Agora, o mais espantoso é blasfemar da terra, e ter em maior conta as entranhas do impenetrável do que da terra. Noutros tempos a alma olhava o corpo com desprezo, e então nada havia superior a esse desdém; queria a alma um corpo fraco, horrível, consumido de fome! Julgava deste modo libertar−se dele e da terra. Ó! Essa mesma alma era uma alma fraca, horrível e consumida, e para ela era um deleite a crueldade! Irmãos meus, dizei−me: que diz o vosso corpo da vossa alma? Não é a vossa alma, pobreza, imundície e conformidade lastimosa? O homem é um rio turvo. E preciso ser um mar para, sem se toldar, receber um rio turvo. Pois bem; eu vos anuncio o Super−homem; é ele esse mar; nele se pode abismar o vosso grande menosprezo. Qual é a maior coisa que vos pode acontecer? Que chegue a hora do grande menosprezo, a hora em que vos enfastie a vossa própria felicidade, de igual forma que a vossa razão e a vossa virtude. A hora em que digais: "Que importa a minha felicidade! É pobreza, imundície e conformidade lastimosa. A minha felicidade, porém, deveria justificar a própria existência!" A hora em que digais: "Que importa minha razão! Anda atrás do saber como o leão atrás do alimento. A minha razão é pobreza, imundície e conformidade lastimosa!"A hora em que digais: "Que importa a minha virtude? Ainda me não enervou. Como estou farto do meu bem e do meu mal. Tudo isso é pobreza, imundície e conformidade lastimosa!" A hora em que digais: "Que importa a minha justiça?! Não vejo que eu seja fogo e carvão! O justo, porém, é fogo e carvão!" A hora em que digais: "Que importa a minha piedade? Não é a piedade a cruz
onde se crava aquele que ama os homens? Pois a minha piedade é uma crucificação". Já falaste assim? Já gritaste assim? Ah! Não vos ter eu ouvido a falar assim! Não são os vossos pecados, é a vossa parcimônia que clama ao céu! A vossa esquinhez até no pecado, isso é que clama ao céu! Onde está, pois, o raio que vos lamba com a sua língua? Onde está o delírio que é mister inocular−vos? Vede; eu anuncio−vos o Super−homem: "É ele esse raio! É ele esse delírio!" Assim que Zaratustra disse isto, um da multidão exclamou: "Já ouvimos falar muito do que dança na corda; queremos conhecê−lo agora". E toda a gente se riu de Zaratustra. Mas o dançarino da corda, julgando que tais palavras eram com ele, pôs−se a trabalhar.

Zaratustra, no entanto, olhava a multidão, e assombrava−se. Depois
falava assim: "O homem é corda estendida entre o animal e o Super−homem: uma corda
sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar. O que é de grande valor no homem é ele ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é ele ser uma passagem e um acabamento.Eu só amo aqueles que sabem viver como que se extinguindo, porque são esses os que atravessam de um para outro lado. Amo aqueles de grande desprezo, porque são os grandes adoradores, as setas do desejo ansiosas pela outra margem. Amo os que não procuram por detrás das estrelas uma razão para sucumbir e oferecer−se em sacrifício, mas se sacrificam pela terra, para que a terra pertença um dia ao Super−homem. Amo o que vive para conhecer, e que quer conhecer, para que um dia viva oSuper−homem, porque assim quer ele sucumbir. Amo o que trabalha e inventa, a fim deexigir uma morada ao Super−homem e preparar para ele a terra, os animais e as plantas, porque assim quer o seu fim.Amo o que ama a sua virtude, porque a virtude é vontade de extinção e umaseta do desejo. Amo o que não reserva para si uma gota do seu espírito, mas que quer ser inteiramente o espírito da sua virtude, porque assim atravessa a ponte como espírito. Amo o que faz da sua virtude a sua tendência e o seu destino, pois assim, por sua virtude, quererá viver ainda e não viver mais. Amo o que não quer ter demasiadas virtudes. Uma virtude é mais virtude do que duas, porque é mais um nó a que se ata o destino. Amo o que prodigaliza a sua alma, o que não quer receber gradecimentos nem restitui, porque dá sempre e não quer se poupar. Amo o que se envergonha de ver cair o dado a seu favor e, por essa razão, se pergunta: "Serei um jogador fraudulento?", porque quer ir ao fundo. Amo o que solta palavras de ouro perante as suas obras e cumpre sempre com usura o que promete, porque quer perecer. Amo o que justifica os vindouros e redime os passados, porque quer que o combatam os presentes. Amo aquele cuja alma é profunda, mesmo na dor, e pois a cólera do seu Deus o confundirá. Amo aquele cuja alma é profunda, mesmo na ferida, e ao que pode aniquilar um leve acidente, porque assim de bom grado passará a ponte. Amo aquele cuja alma transborda, aponto de se esquecer de si mesmo e quanto esteja nele, porque assim todas as coisas se farão para sua ruína. Amo o que tem o espírito e o coração livres, porque assim a sua cabeça apenas serve de entranhas ao seu coração, mas o seu coração o leva asucumbir.Amo todos os que são como gotas pesadas que caem uma a uma da nuvem escura suspensa sobre os homens, anunciam o relâmpago próximo e desaparecem como anunciadores. Vede: eu sou um anúncio do raio e uma pesada gota procedente da nuvem; mas este raio chama−se o Super−homem"
 
"Se deus não existisse seria necessário inventá-lo", Voltaire.
 
"Gostaria de somente sugerir não abrir mão da Bíblia"...
A minha está sempre comigo, Caverna.
É que pra mim Deus está tão vivo que já saiu do livro e passou pra vida. E a vida tornou-se Vida.

---
Quanto ao lance dos essênios, estes eram anteriores aos primeiros cristãos, eram uma coisa a parte embora não seja improvável que tenham havido ligações entre os dois grupos. Na própria Bíblia, João, diz que muitos livros poderiam ser escritos se tudo que Cristo falou e fez fosse contado. Ora, os essênios viviam no deserto, paisagem mais que recorrente para o Cristo e seus seguidores. Aliás esse livro que você citou("A vida mística de Jesus" ) é muito interessante. "As Doutrinas secretas" também, do mesmo autor. Aborda o tema de que para o grande círculo de seguidores a Palavra era transmitida através de parábolas e para o círculo interno, mais preparado para as coisas espirituais, era transmitida sem véu.
 
Quando falei que Jesus é uma parábola quis me referir a todo drama crístico..

A bíblia foi forjada em parte com fatos reais da vida de Jesus O Cristo.. por essa razão desprezo os ensinamentos e a falsa conversão de Saulo de Tarso..

Sugiro mais duas leituras: O Sermão da Montanha e O Evangelho Segundo Tomé na tradução do Humberto Röhden.

Trecho do Evangelho dos Doze Santos, traduzido do Aramaico em 1880, palavras de Jesus:

“Mas ali se erguerão após vós homens de mentes perversas que, através de astúcia e ignorância, suprimirão muitas coisas que falei a vós; e atribuirão a Mim coisas que nunca ensinei, semeando sementes venenosas entre o trigo bom que vos tenho dado para semear no mundo"...
"Outra vez a verdade de Deus resistirá à contradição dos pecadores, porque assim foi e assim será. Mas tempo vem quando as coisas que eles ocultaram serão reveladas e trazidas ao conhecimento, e a verdade fará livre aqueles que a encontraram".

"Sede aceitos cambistas do reino, rejeitando o mau e o falso e retendo o bom e o verdadeiro."

Não procureis a lei nas vossas Escrituras porque a lei é vida enquanto que a escritura está morta...A Lei é uma palavra viva, proferida por um Deus vivo, transmitida a profetas vivos para homens vivos...
 
reciclem seus livros.
tanto bla bla bla e formulas secretas para a vida...
sendo que o sentido da vida eh vive-la.
experimenta-la, expia-la, executa-la.

se existe ou existiu alguma coisa historica nessa biblia, nao existe mais.
 
Quando falei que Jesus é uma parábola quis me referir a todo drama crístico..

A bíblia foi forjada em parte com fatos reais da vida de Jesus O Cristo.. por essa razão desprezo os ensinamentos e a falsa conversão de Saulo de Tarso..

Sugiro mais duas leituras: O Sermão da Montanha e O Evangelho Segundo Tomé na tradução do Humberto Röhden.

Trecho do Evangelho dos Doze Santos, traduzido do Aramaico em 1880, palavras de Jesus:

“Mas ali se erguerão após vós homens de mentes perversas que, através de astúcia e ignorância, suprimirão muitas coisas que falei a vós; e atribuirão a Mim coisas que nunca ensinei, semeando sementes venenosas entre o trigo bom que vos tenho dado para semear no mundo"...
"Outra vez a verdade de Deus resistirá à contradição dos pecadores, porque assim foi e assim será. Mas tempo vem quando as coisas que eles ocultaram serão reveladas e trazidas ao conhecimento, e a verdade fará livre aqueles que a encontraram".

"Sede aceitos cambistas do reino, rejeitando o mau e o falso e retendo o bom e o verdadeiro."

Não procureis a lei nas vossas Escrituras porque a lei é vida enquanto que a escritura está morta...A Lei é uma palavra viva, proferida por um Deus vivo, transmitida a profetas vivos para homens vivos...

Muito interessante tudo isso que vc disse. Acho um tema digno de pesquisa a forma como de um grupo de cristãos primitivos a Doutrina de Cristo foi pervertida por intrusos em meio aos primeiros cristãos gerando séculos mais tarde o que seria a igreja católica romana.
---

me explique por favor: porque você diz que a conversão de Paulo foi falsa?
Justamente o que você disse, que a Lei foi abolida, não procureis nas escrituras, etc. é um ensinamento que Paulo também prescreve.
 
Bacana, você respondeu citando dois posts, agora seria interessante que você começasse a usar seus próprios argumentos pra que possamos discutir o cristianismo, você pode fazer isso ?

Cuidado amigo crustáceo, no fim do caminho de Éris há um vala. Não vá por ele.
---
"Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas." (Voltaire)
 
O próprio Saulo disse:
"Mas seja assim; eu não vos fui pesado mas, sendo astuto, vos tomei com dolo." (II Coríntios 12:16)
Fonte: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/12

dolo
(ó) [Do lat. dolu.]
Substantivo masculino.
1. Qualquer ato consciente com que alguém induz, mantém ou confirma outrem em erro; má-fé, logro, fraude, astúcia; maquinação.
2. Jur. Vontade conscientemente dirigida ao fim de obter um resultado criminoso ou de assumir o risco de o produzir. [Cf. culpa (6).]

Paulo de Tarso - o Anti Cristo, confiram no apocalipse:

18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.

19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.

20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.

21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.

Paulo nega toda a obra e vida de Jesus em carne com seus discípulos, substitui o trabalho dos 12 e O Evangelho do Reino pelo seu Evangelho pessoal recebido pelo espírito em contradição com a vida do Mestre.

23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.

24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai.

25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

26 Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.

27 E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.

28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.

29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

I João 4
1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.

************

Uma pequena ressalva aqui: vale lembrar que não estou aqui a tirar o cisco do olho alheio sem antes tirar a trave do meu próprio olho.. apenas estou respondendo o que o zigg dust me perguntou..
Lembrando também que temos Bíblias corruptas, com traduções passíveis de erros, interpretações as mais variadas..
 
muito interessante esse lance do nascer do sol caverna
Sei que o tópico trata sobre o cristianismo, porem é só um post informativo com um viés de curiosidade.
No hinduísmo o conceito de Deus ou Verdade é representado no período mais escuro do dia, 4:30 da manhã....a verdade ou Deus é expressa instantes antes do nascer do sol, que eles chamam de RTA(rita)
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top