Ele era condescendente com aqueles que não eram ''moralistas''.....''Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar'' isso ja explica muito.
Você tem razão, também vejo condescendência nas palavras dele.. além da própria solidão pois que foi incompreendido na sua época, logo quanto mais evoluía em conhecimento menor parecia aos olhos dos seus.. livrou-se de preconceitos, de definições pré-concebidas, conceitos pre-definidos, se desgarrou da crença do medo que há décadas a própria igreja católica fomenta em seus fiéis, afirmando a vontade de potência. Foi condescendente, porém atacava a mediocridade.. suas obras em si saum um ato de condescendência e piedade.. mas não tolerava o cristianismo e os moralistas e considerava a piedade a mais desprezível das emoções.. contradição sim, mas me diga quem está passível a se contradizer e abrir mão de suas convicções? soh acho que faltava um pouco de humildade nele =p
"Crescer e voar soltando os preconceitos, as ataduras e principalmente a venda que nos dificulta a visão ...nos torna gigantes e os pobrezinhos dos medrosos, aqueles que se contentam com respostas dadas, com verdades herdadas, com o livro já escrito...não conseguem ao menos, enxergar a nossa sombra.
Os que permanecem embutidos decorando e dizendo sim ao que já foi escrito/determinado, permancem escravos e pequenos e não conseguem me enxergar nem me entender, visto que estão alienados a sua pequenez." (Nietzsche)
''Evolução''.........Schopenhauer é sinômino de evolução?Fichte?Feuerbach? talvez a existencia do ilustre Immanuel? o único que dá pra salvar ai é o Fichte, pena que ele era ''bairrista'' demais.
A evolução a que me refiro é o surgir do super-homem.. o cristianismo sufocou o além do homem.. em tds as épocas surgem, em vários lugares.. são homens raros a quem ele se refere como um 'acertar no alvo'.
Segue o padrão de pensamento que estabelece categorias como: sim, não, branco, preto, yin, yang, virtude, desvirtude, evoluído e involuído, são usados a todo momento para as pessoas(eu, voce e quem esta lendo) estabelecerem suas ''verdades'' ou o que acham correto(evoluído?) fazer.
Não segue esse padrão, sempre foi além dessa dualidade.. e considero 'pecado' corromper suas idéias..
Se a ''evolução'' de alguem ou de algo é possível......se isso é realmente possível.........
a evolução de quem? e esta evoluíndo para onde?
Um pensante desalienado seria um ser que acredita e reflete sobre as verdades que vem de si mesmo.
Isso pra mim eh evolução.. partindo de si mesmo e da própria evolução da consciência ela se expande para muito além de si mesmo.. e a EXPRESSÃO dessa expansão seja por meio das artes, oratória, escrita e tantas outras formas de expressões inclusive marginais que existem nesse mundão de meu Deus, como o grafitti por exemplo.. as formas de expressão são as mais variadas então por que haveria de ter um limite em seu acesso? Limite soh essa nossa mente analítica que coloca..
Para afirmar exatamente o que é evolução(obras de Nietzsche) deve compreender tambem o que é a ''involução''(as falhas do Cristianismo). Assim faz julgamento de valor por determinado comportamento, avaliando se merece seu crédito ou atenção...
Hitler usava esse mesmo conceito de ''evolução'' para construir o pensamento ''eugênico'' alemão, onde ele próprio com o discursso, ganhou a confiança da maioria alemã, que seus irmãos judeus(ele que não ouça isso) eram involuídos, portanto não deveriam participar na construção de ''uma nova alemanha'' onde buscava-se a ''Pureza Racial''.
Aqui vc citou algo muito importante.. esse conceito de "evolução" utilizado por Hitler em relaçaum às suas obras foi muito mal compreendido.. seriam os alemães muito burros pra deturparem grande parte dos escritos de Nietzsche depois que ficou louco, ou a vontade de potência deles ganharam proporções tão avassaladoras assim?
Sempre penso que também o poder deve ser dosado, e melhor dosá-lo com amor..
Se evoluímos sob o ''efeito'' dessas obras ''notáveis''(Bíblia, BhagavadGita, ou mesmo a Crítica ao Cristianismo), acredito que pegamos o caminho errado Lianemiah...bastar olharmos para nossas vidas agora.
Tem gente exatamente agora que está dormindo na calçada com fome, estão ''pagando'' para sentarmos na cadeira, e com o computador na frente, fumando ganja, no forum de cogumelos e enteogenia, para discutirmos sobre Cristianismo... Nietzsche ou crença de cada um que acompanha o tópico.
Será que essas pessoas que não tem casa nem comida leram Nietzsche? Acho que não....é dificil concentrar-se para ler quando se esta com fome.
Não tem como ficarmos alheios a essa realidade, mas o que me refiro eh o ecoar das suas obras e o que pode nascer delas..
A crítica contemplada em sua obra, como....a crítica ao cristianismo, crítica a moral humana, crítica social, crítica ao capital...Aliás, era só isso que ele sabia fazer...Crítica ao Cristianismo, Crítica ao Pensamento Cristão, Crítica..........pô.....muita crítica e pouca coisa prática entende?
Acredito que ele fez muito com essas críticas.. o simples desmascarar do cristianismo foi grandioso.. valido o efeito catártico de seu legado e o quanto tem surtido efeito em algumas pessoas para que elas ajam também..
Quem esta ''evoluíndo'' (se é que isso é possível) com certeza não esta escrevendo ou lendo nenhuma crítica ou livro.
Na minha opinião a evolução esta funcionando exatamente agora, enquanto voce lê minhas palavras com tendencia ao descrédito...A evolução é notória e independente de modelos de experimento que buscam estabelecer ''verdades'' atraves da repetição, pensamentos, filosofias religiosas, críticas e livros.
Evoluindo está, aquele que deposita seu tempo, dedicando-se de maneira sincera ao seu semelhante...oferecendo seu trabalho, sua atenção, sua dedicação e carinho sem promessas de retribuição.
Contrário o pensamento teórico; as experiencias práticas em vida ultrapassam qualquer divagação entre um lápis e um papel, seja Cristo, Paulo, Darwin, Dawkins, Budha que escreveu, não importa...
no fim o que sobra de tanta crítica e evolução, é voce, e só.
Chegamos num ponto de concordância..
No fim eh extamente a conclusão que eu e meu amigo chegamos ontem:
"Me lembra as linhas paralelas que no fim acabam por se encontrar num ponto soh..
É isso aí, linhas paralelas se encontram no infinito"