Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cristianismo

Status
Não está aberto para novas respostas.
Quero aproveitar o 100º post para propor uma idéia que pode ajudar a manter o foco:

Enquanto for permitido, eu vou editar o meu primeiro post e nele registrar o que eu penso sobre o assunto. Clarear as idéias, reler o que foi escrito e ver se ele corresponde realmente ao que eu penso.

Este é um assunto sério que merece toda a nossa atenção e reverência, assim como foi o tópico Budismo. Vou evitar sinceramente adicionar novos posts, proponho que todos os participantes façam o mesmo.

PS: 101º :(
PS2: "Um texto está bem escrito, não quando não há mais o que dizer, mas quando não há mais o que tirar."

o que importa conhecer grandes escritores do passado, se voce não consegue enxergar o seu irmão do lado e colocar o que voce sabe em prática?
Moral? Nietzsche? hahahahaha velho....por favor.....mais um que só sabia reclamar e não fazia nada para melhorar....Haviam suspeitas de demencia e depressão sobre ele. Porque será?
Se pudesse deixar-te um conselho, dirias, para que busque sua verdade sem precisar contestar a dos outros.
talvez isso seja ''Moralmente'' correto Mestre Nietzsche...quer dizer, Lagostinha

Eu concordo com você quando se pergunta de que vale conhecer grandes escritores 'póstumos' (como o próprio Nietzsche) se a pessoa naum consegue colocar em prática aquilo que ele escreveu.. mas daí a dizer que Nietzsche naum fazia nada pra merolhar eh demais.. soh ele ter apontado as falhas do cristianismo e ter afirmado a vontade de potência já foi de extema importância pra nossa evolução.. deveria agradecer ao invés de falar coisas vãs e secundárias a seu respeito..
Por que fala de moral se Nietzsche eh contra moralismos? Os valores a que se refere são no sentido de Renascimento: virtu, virtude desprovida de moralismos..

Jesus Cristo, se existiu, foi uma cara bacana! Tinha cabelão, andava simples, ajudava o povo, conscientiva as pessoas através do amor e era um habilidoso ser no plano espiritual.

Agora a religião... vem do motivo só de controle e poder msm por pessoas estúpidas..

Muitos envolvidos com o cristianismo, sem dúvida, eu gostaria de ver empalados, assim como a Inquisição fez com seus alvos acusados de heresia. É claro que no meio também tem pessoas de bem, que pensam pra paz de espírito das pessoas.

Dica: Não tente conscientizar ninguém e mover massas por que vc acabará magoando os corruptos detentos de poder e vai acabar morrendo na cruz! A não ser que queira ser um mártir, como muitos na história. Apenas pense por si mesmo, viva a paz de espírito e faça o bem a quem estiver ao seu alcance, se assim quiser!

Pesando de modo racional, com o que é comprovável e real do ponto de vista analítico, vamos lá:

1- Jesus não existiu do ponto de vista histórico, vá no tópico 2012 eu escrevi uma mensagem enorme sobre isso.

2- Se jesus existisse, ele seria negro, ou seja, ele está mais pra um rastafari jamaicano, do que pra uma figura nórdica esqualida e anorexica de olhos azuis.

(Pura mídia católica...)

3- não inverta um ato estúpido com outro ato estúpido, não é necessária matar mais ninguém, prisão perpétua já seria o suficiente, assim se para com o ciclo de violência movido pelo cristianismo, dessa maneira não caímos em questões morais como pessoas de "bem" e pessoas de "mal".

(Dualismo cristão, que tem como objetivo, separar os que são contra, e os que são a seu favor, dobradinha de proselitismo com segregacionismo.)

4- Pense e você já está incomodando os corruptos, termine o nível superior e você estará incomodando os corruptos, faça um pré-vestibular comunitário e você estará incomodando os corruptos, faça uma cooperativa para catar lixo na praia, crie um site como o cogumelos mágicos, vocês esta incomodando os corruptos, estamos na resistência pessoal, não podemos ter medo de ninguém, somos maioria.

Digo mais ainda, existem mártires e existem pessoas comprometidas, os primeiros criam mais confusões do que soluções, nós unidos somos muito fortes, não podemos apelar pra nossa fraqueza, como diria um dos maiores pensadores latino-Americanos, da nossa amada terra, esse sim foi o cara:

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

Che Guevara

Pesando de modo racional, com o que é comprovável e real do ponto de vista analítico, vamos lá:

1- Jesus não existiu do ponto de vista histórico, vá no tópico 2012 eu escrevi uma mensagem enorme sobre isso.

2- Se jesus existisse, ele seria negro, ou seja, ele está mais pra um rastafari jamaicano, do que pra uma figura nórdica esqualida e anorexica de olhos azuis.

(Pura mídia católica...)

3- não inverta um ato estúpido com outro ato estúpido, não é necessária matar mais ninguém, prisão perpétua já seria o suficiente, assim se para com o ciclo de violência movido pelo cristianismo, dessa maneira não caímos em questões morais como pessoas de "bem" e pessoas de "mal".

(Dualismo cristão, que tem como objetivo, separar os que são contra, e os que são a seu favor, dobradinha de proselitismo com segregacionismo.)

4- Pense e você já está incomodando os corruptos, termine o nível superior e você estará incomodando os corruptos, faça um pré-vestibular comunitário e você estará incomodando os corruptos, faça uma cooperativa para catar lixo na praia, crie um site como o cogumelos mágicos, vocês esta incomodando os corruptos, estamos na resistência pessoal, não podemos ter medo de ninguém, somos maioria.

Digo mais ainda, existem mártires e existem pessoas comprometidas, os primeiros criam mais confusões do que soluções, nós unidos somos muito fortes, não podemos apelar pra nossa fraqueza, como diria um dos maiores pensadores latino-Americanos, da nossa amada terra, esse sim foi o cara:

1 - Vou ter que ler sobre isso de comprovação histórica de que JC não existiu... Uma comprovação histórica é algo que não me vem a cabeça de realmente provar nada, já que a história pode ter ocorrido de diversas formas... CONCORDO QUE A HISTÓRIA FOI COMPLETAMENTE DISTORCIDA.

2 - Concordo e muita gente sabe disso.

3 - O Bem e o Mal existem... são a mesma coisa em escalas diferentes. E desculpe se eu preferia ver um padre pedófilo ou um cardeal que ostenta quilos de ouro desaparecerem da face da terra! É apenas minha opinião estúpida.

4 - CONCORDO. Praticamente eu disse isso no meu post anterior. Sou completamente a favor do ser pensante desalienado!

mas daí a dizer que Nietzsche naum fazia nada pra merolhar eh demais.. soh ele ter apontado as falhas do cristianismo e ter afirmado a vontade de potência já foi de extema importância pra nossa evolução
Por que fala de moral se Nietzsche eh contra moralismos?
Ele era condescendente com aqueles que não eram ''moralistas''.....''Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar'' isso ja explica muito.
''Evolução''.........Schopenhauer é sinômino de evolução?Fichte?Feuerbach? talvez a existencia do ilustre Immanuel? o único que dá pra salvar ai é o Fichte, pena que ele era ''bairrista'' demais.
Segue o padrão de pensamento que estabelece categorias como: sim, não, branco, preto, yin, yang, virtude, desvirtude, evoluído e involuído, são usados a todo momento para as pessoas(eu, voce e quem esta lendo) estabelecerem suas ''verdades'' ou o que acham correto(evoluído?) fazer.
Se a ''evolução'' de alguem ou de algo é possível......se isso é realmente possível.........
a evolução de quem? e esta evoluíndo para onde? Para afirmar exatamente o que é evolução(obras de Nietzsche) deve compreender tambem o que é a ''involução''(as falhas do Cristianismo). Assim faz julgamento de valor por determinado comportamento, avaliando se merece seu crédito ou atenção...
Hitler usava esse mesmo conceito de ''evolução'' para construir o pensamento ''eugênico'' alemão, onde ele próprio com o discursso, ganhou a confiança da maioria alemã, que seus irmãos judeus(ele que não ouça isso) eram involuídos, portanto não deveriam participar na construção de ''uma nova alemanha'' onde buscava-se a ''Pureza Racial''.
Se evoluímos sob o ''efeito'' dessas obras ''notáveis''(Bíblia, BhagavadGita, ou mesmo a Crítica ao Cristianismo), acredito que pegamos o caminho errado Lianemiah...bastar olharmos para nossas vidas agora.
Tem gente exatamente agora que está dormindo na calçada com fome, estão ''pagando'' para sentarmos na cadeira, e com o computador na frente, fumando ganja, no forum de cogumelos e enteogenia, para discutirmos sobre Cristianismo... Nietzsche ou crença de cada um que acompanha o tópico.
Será que essas pessoas que não tem casa nem comida leram Nietzsche? Acho que não....é dificil concentrar-se para ler quando se esta com fome.
A crítica contemplada em sua obra, como....a crítica ao cristianismo, crítica a moral humana, crítica social, crítica ao capital...Aliás, era só isso que ele sabia fazer...Crítica ao Cristianismo, Crítica ao Pensamento Cristão, Crítica..........pô.....muita crítica e pouca coisa prática entende?
Quem esta ''evoluíndo'' (se é que isso é possível) com certeza não esta escrevendo ou lendo nenhuma crítica ou livro.
Na minha opinião a evolução esta funcionando exatamente agora, enquanto voce lê minhas palavras com tendencia ao descrédito...A evolução é notória e independente de modelos de experimento que buscam estabelecer ''verdades'' atraves da repetição, pensamentos, filosofias religiosas, críticas e livros.
Evoluindo está, aquele que deposita seu tempo, dedicando-se de maneira sincera ao seu semelhante...oferecendo seu trabalho, sua atenção, sua dedicação e carinho sem promessas de retribuição.
Contrário o pensamento teórico; as experiencias práticas em vida ultrapassam qualquer divagação entre um lápis e um papel, seja Cristo, Paulo, Darwin, Dawkins, Budha que escreveu, não importa...
no fim o que sobra de tanta crítica e evolução, é voce, e só.
''Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu''
Raul Seixas

pensante desalienado!
o que é isso?!
quem não acredita nas mesmas coisas que voce acha que é verdade é um pensante desalienado?!!!!???
"A culpa de muito dos nossos intelectuais e artistas reside em seu pecado original; não são autenticamente revolucionários."
Ernesto Guevara

Um pensante desalienado seria um ser que acredita e reflete sobre as verdades que vem de si mesmo.

Os Filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneira: Mas o que importa é transformá-lo.

Karl Marx

Isso foi escrito por Marx em 1845... creio que sua colocação esteja um pouco deslocada no tempo, e a critica que é feita por Guevara é a mesma dita por Marx, em outras palavras o velho mutante mutatis, eu não pretendo mudar o foco do tópico, estou aqui pra discutir cristianismo, sobre a evolução teria mil colocações a fazer, mas sinceramente não vale o esforço, já que o debate esta posto nesses termos de pessoalidade e acusações.

Sobre o apelo as pessoas famintas e tudo mais, esse marketing apelativo não deve ser extrapolado, sim é verdade, é decepcionante ter que estar em um mundo real, onde essas coisas acontecem, e estão acontecendo nesses momento, mas não é pensando que a equivalência seria um mundo onde ambos estivéssemos miseráveis, ignorantes e sem a mínima infra-estrutura.

Estar aqui sentado diante desse computados dialogando sobre esse assunto, já me é muito gratificante, afinal de contas poderíamos estar no orkut, discutindo Big Brother, novela ou malhação. Sobre essa prática mais específica essa ação no mundo que você tanto fala, entenda isso é pessoal e intransferível, as pessoas devem ser livres para pensar e serem como quizerem, você mesmo disse, e ainda ousou citar Crowley, então aceite a vontade do outro como extensão da sua, por pior que isso seja, e sem duvida é horrível.

O que queremos é um mundo melhor, e cabe pensar e refletir o que é esse mundo melhor... um mundo com mais igrejas me parece um inferno, um mundo com mais pessoas fazendo caridades ? será realmente necessário? Já viu a quantidade de suprimentos que são mandados pra África e nada muda ? então antes de sair por ai fazendo coisas desesperadamente, é melhor refletir profundamente nosso papel no mundo.

O lapis e o papel num pais onde dos votantes ativos, 3,86% tem nível superior, 2,79 estão a "ponto" de concluir, com isso temos ai 6,65% dos votantes ativos com capacidade de fazer leitura especializada, ou melhor dizendo que não são analfabetos, contra 93,95% analfabetos, analfabetos funcionais e semi-analfabetos.

É decepicionante viver numa pais onde se cria categorias para quem não saber ler e escrever bem, sabe-se que cada brasileiro tem uma média de leitura que é de 1 livro por ano, na frança são 10, na verdade os brasileiros não lêem, e quem não lê não interpreta o mundo, e logo está amputado de escrever sobre ele e analisa-lo, se alguem esta fazendo uma coisa efetiva no Brasil hoje, deveria estar trabalhando na erradicação de todas as modalidades de analfabetismo.

só para mostrar alguns números queria dizer que quantitativamente somos 127.537.699 de votantes ativos analafabetos, contra 9.027.415 teoricamente alfabetizados, sendo que um terço desses "letrados" são de universidades publicas, e os outros dois terços de particulares o que pode nós fazer afirmar que, apenas 3.009.138 desses letrados são formados em universidade publicas e logo de "qualidade".

somos hoje em torno de 192.000.000 de habitantes no Brasil hoje, com apenas 3.000.000 de pessoas "letradas", quero que fique bem claro, que nesse mundo pensar é fazer muita coisa sim, ainda mais pra pessoas como nós que habitamos o terceiro mundo.

Menos negrito gente, por favor. (Não é o tamanho ou o número de letras que dá importância à mensagem.)
Lianemiah disse:
p q a carinha triste p ser o 101º post?
Preferiria que isto tivesse acontecido ao fim do primeiro mês.

''Ousar''? citar Crowley...porque ousar? .....somente os ''letrados'' talvez...
O que queremos é um mundo melhor, e cabe pensar e refletir o que é esse mundo melhor... um mundo com mais igrejas me parece um inferno, um mundo com mais pessoas fazendo caridades ? será realmente necessário? Já viu a quantidade de suprimentos que são mandados pra África e nada muda ?
Com certeza queremos um mundo melhor, para isso ''É presico educar os educadores'' e acabar com a fome, porque ninguem estuda e aprende direito quando tem fome....
Construir mais igrejas de adoração cristã, seria impróprio. Existem mais igrejas que a quantidade de fiéis seguidores que frequentam seus templos, lógo é desnecessária sua ampliação pois não há demanda de fiéis.
Eu acredito que somente quem precisa dessas caridades sabe o quão são de fato elas são necessárias.
É decepicionante viver numa pais onde se cria categorias para quem não saber ler e escrever bem, sabe-se que cada brasileiro tem uma média de leitura que é de 1 livro por ano, na frança são 10, na verdade os brasileiros não lêem, e quem não lê não interpreta o mundo, e logo está amputado de escrever sobre ele e analisa-lo, se alguem esta fazendo uma coisa efetiva no Brasil hoje, deveria estar trabalhando na erradicação de todas as modalidades de analfabetismo..
Deve ser DECEPCIONANTE viver em um pais onde a população lê em média 10 livros ainda não aprenderam a respeitar as pessoas e suas diferenças......
"As pesquisas divulgadas pelo "Le Monde" indicam que a França é o país em que há
o maior número de racistas declarados (38%) depois da Bélgica (45%).''

Folha de São Paulo
Simplesmente quase metade da França e Bélgica (país de gente letrada) é mais racista até que a Alemanha ou Inglaterra...
O que adianta ler um monte de coisa, ser ''letrado'', e não saber como aplicar todo esse conhecimento para um entendimento ''maior'' da existencia?.....maior entendimento, me refiro ao respeito mútuo e aceitação das opiniões, diferenças étnicas e sociais dos humanos que aqui compartilham a existencia.

Pra quem se interessa pelo Jesus histórico:

A arqueologia bíblica e os historiadores de um modo geral, juntaram, através dos séculos documentos que atestam a passagem de Jesus Cristo pelas terras de israel, há mais de dois mil anos atrás.

Além dos 27 documentos que compõem o Novo Testamento, existem 39 documentos externos à Bíblia que mencionam Jesus e sua vida terrena. Estas fontes incluem: o Talmude judaico; o Didaquê; historiadores romanos, gregos e judeus; os evangelhos apócrifos (por exemplo, o evangelho de Tomé); etc. Essas fontes extra-bíblicas revelam-nos mais de 100 factos sobre a Sua vida, os Seus ensinos, a Sua morte e ressurreição. A Enciclopédia Britânica, edição XV, dedica 20.000 palavras à pessoa de Jesus Cristo e em nenhum momento sugere que ele não tenha existido. Como se isso não bastasse, existem mais de cinco mil manuscritos do Novo Testamento, o que o torna o mais bem documentado dos escritos antigos.

Para se ter uma ideia do quanto a existência de Cristo é rica nas suas fontes, foram analisadas analogamente as biografias de Alexandre, o Grande e as de Jesus Cristo. As duas biografias mais antigas sobre a vida de Alexandre foram escritas por Adriano e Plutarco depois de mais de 400 anos da morte de Alexandre, ocorrida em 323 AC e mesmo assim os historiadores consideram-nas muito confiáveis. Para a maioria dos historiadores, nos primeiros 500 anos, a história de Alexandre ficou quase intacta. Portanto, comparativamente, é insignificante saber que os evangelhos foram escritos 60 ou 30 anos (isso no máximo) depois da morte de Jesus e esse tempo seria insuficiente para se mitificar uma pessoa.

São alguns deles:

1.1 Documentos de escritores romanos (110-120):

1.1.1 Tácito por volta do ano 116, falando do incêndio de Roma que aconteceu no ano 64, apresenta uma notícia exata sobre Jesus, embora curta: "Um boato acabrunhador atribuía a Nero a ordem de pôr fogo na cidade. Então, para cortar o mal pela raiz, Nero imaginou culpados e entregou às torturas mais horríveis esses homens detestados pelas suas façanhas, que o povo apelidava de cristãos. Este nome vêm-lhes de Cristo, que, sob o reinado de Tibério, foi condenado ao suplício pelo procurador Pôncio Pilatos. Esta seita perniciosa, reprimida a princípio, expandiu-se de novo, não somente na Judéia, onde tinha a sua origem, mas na própria cidade de Roma" (Anais XV,44).

1.1.2 Plínio o Jovem, Governador romano da Bitínia (Asia Menor), escreveu ao imperador Trajano, em 112: "...os cristãos estavam habituados a se reunir em dia determinado, antes do nascer do sol, e cantar um cântico a Cristo, que eles tinham como Deus" (Epístolas, I.X 96).

1.1.3 Suetônio, no ano 120, referindo-se ao reinado do imperador romano Cláudio (41-54), afirma que este "expulsou de Roma os judeus, que, sob o impulso de Chrestós (forma grega equivalente a Christós), se haviam tornado causa frequente de tumultos" (Vita Claudii, XXV). Esta informação coincide com o relato de Atos 18,2 ("Cláudio decretou que todos os judeus saíssem de Roma"); esta expulsão ocorre por volta do ano 49/50. Suetônio, mal informado, julgava que Cristo estivesse em Roma, provocando as desordens.

1.2 Documentos Judaicos:

1.2.1 O Talmud dos judeus apresentam passagens referentes a Jesus. Coletânea de leis e comentários históricos dos rabinos judeus posteriores a Jesus. Um trecho do Talmud: "Na véspera da Páscoa suspenderam a uma haste Jesus de Nazaré. Durante quarenta dias um arauto, à frente dele, clamava: "Merece ser lapidado, porque exerceu a magia, seduziu Israel e o levou àrebelião. Quem tiver algo para o justificar venha proferí-lo!" Nada, porém se encontrou que o justificasse; então suspenderam-no àhaste na véspera da Páscoa." (Tratado Sanhedrin 43a do Talmud da Babilônia).

1.2.2 Flávio Josefo, historiador judeu (37-95), escreveu: "Por essa época apareceu Jesus, homem sábio, se é que há lugar para o chamarmos homem. Porque Ele realizou coisas maravilhosas, foi o mestre daqueles que recebem com júbilo a verdade, e arrastou muitos judeus e gregos. Ele era o Cristo. Por denúncia dos príncipes da nossa nação, Pilatos condenou-o ao suplício da Cruz, mas os seus fiéis não renunciaram ao amor por Ele, porque ao terceiro dia ele lhes apareceu ressuscitado, como o anunciaram os divinos profetas juntamente com mil outros prodígios a seu respeito. Ainda hoje subsiste o grupo que, por sua causa, recebeu o nome de cristãos" (Antiguidades Judaicas, XVIII, 63a).

---

Manuscritos em Existência
Nós temos 5.664 manuscritos gregos em existência, de 8.000 a 10,000 em latim vulgar e cerca de 8.000 etíopes, eslavos e armênios. (Fonte: Entrevista de Lee Strobel a Bruce M. Metzger em “The Case For Christ”). Tanto o Código do Sinai, ‘The Codex Sinaiticus’, o único completo do Novo Testamento, quanto o Código do Vaticano, ‘Codex Vaticanus’, datam de aproximadamente 350 D.C. e estão todos em letras gregas maiúsculas.
O Novo Testamento é extremamente rico em veracidade de manuscritos se for comparado aos materiais textuais de outras obras históricas antigas.
Citando novamente F.F. Bruce, “For Caesar’s “Gallic War” (escrito entre 58 e 50 a.C) existem ainda vários manuscritos, mas apenas nove ou dez são bons, e o mais velho é de 900 anos depois dos tempos de César. Dos 142 livros da História Romana de Livy (59a.C – 17D.C.) apenas trinta e cinco sobreviveram; destes nós conhecemos não mais que vinte, um dos quais data do século IV e contém fragmentos dos Livros III e IV. Dos catorze livros das “Histórias” de Tácito (100D.C.) apenas quatro e meio restaram; dos dezesseis livros de seus “Anais”, dez sobreviveram inteiros e dois em partes. O texto destes fragmentos que restaram dessas duas grandes obras depende em sua totalidade dos manuscritos, um do século nove e o outro do século onze.”
Conhecemos a ‘A História de Tucides’- “The History of Thucydides” (460-400 a.C) por oito manuscritos que restaram, o mais antigo datando de 900 D.C. e alguns são pedaços de papiros, datando provavelmente do início da era Cristã. O mesmo acontece com a ‘The History of Herodotus’- “A História de Heródoto” (488-428 a.C).
“Ainda assim nenhum erudito daria ouvidos ao argumento de que a autenticidade de Heródoto ou Tucides é duvidosa, já que os primeiros manuscritos de suas obras não foram de utilidade histórica para nós e apareceram 1.300 anos mais tarde do que os originais”.

"O mundo nao intende muito bem os genios"
amigo, vc não entendeu o que escrevi. O que escrevi foi que não dá pra "intender" porque alguns membros do forum entram neste tópico só pra achincalhar. Não falei que não dá pra entender Nietzsche ou qualquer outro "genio".:cool:

E tu se acha o dono da verdade
Os religiosos que tem essa mania ninguem pode descordar, e pra falar a verdade eu nem li o seu grande texto

Ai.. ai... minha net me mata, vou tentar reescrever....

Acho que agora a discussão deva caminhar sem querelas graças ao esforço de todos aqueles que tomaram iniciativa de automoderação.

Segue aí o vídeo de um bando de bigolóides que inventaram de revolucionar a música brasileira.

"As pesquisas divulgadas pelo "Le Monde" indicam que a França é o país em que há
o maior número de racistas declarados (38%) depois da Bélgica (45%).''
Folha de São Paulo
Simplesmente quase metade da França e Bélgica (país de gente letrada) é mais racista até que a Alemanha ou Inglaterra...
O que adianta ler um monte de coisa, ser ''letrado'', e não saber como aplicar todo esse conhecimento para um entendimento ''maior'' da existencia?.....maior entendimento, me refiro ao respeito mútuo e aceitação das opiniões, diferenças étnicas e sociais dos humanos que aqui compartilham a existencia.

Você pensa que ser letrado é sinônimo de tolerância? então você é muito ingênuo, não é porque os franceses, belgas e mais quem seja professe seu racismo a plenos pulmões, que se deve aplaudir a nossa vergonha nacional, com essa educação terrível. Essas comparações mal feitas geram discrepâncias, essa sua comparação infeliz, nos induz crer que de alguma maneira, é bom manter a ignorância em nome de uma falsa "democrácia racial".

E a folha apontou os índices de racismo no Brasil, e explicou sua maneira peculiar de ação? são infinitamente maiores do que qualquer pais europeu meu caro, e aqui mais da metade da população é negra, já contou a quantidade de negros na televisão e nos meios de comunicação, são 6% de negros pra 94% de brancos, dados mostrados pelo presidente da fundação palmares.

Esse racismo cordial aqui no Brasil é mil vezes pior, do que algo que é dito a plenos pulmões, primeiro é necessário admitirmos que somos racista assim como os franceses e belgas, pra conseguirmos mudar nosso paradigma, e se eu perguntar pra qualquer pessoas aqui no forúm e na rua todos se diram não racistas, mas o racísmo é uma lógica social, independe de individualidades, é uma lacuna história e social, e pra se mudar precisamos de educação, e de muita informação, e nem isso temos.

Sobre sua tentativa de invertar jesus cristo, leia meu post no tópico 2012 onde eu falo sobre isso, não vou aqui entrar em debate com argumentações fanáticas, se informe mais. E sobre o racísmo, lembre que quem legitimou a escravidão foram os católicos e evangêlicos, lembre do sul dos estados unidos e as fazendas de algodão, e quando pensar no jesus nórdico, anórexico de olhos azuis, pense porque ainda existe tanta relutância em aceitar os negros como iguais, em países com amplo histórico de cristandade.

Sobre sua tentativa de invertar jesus cristo, leia meu post no tópico 2012 onde eu falo sobre isso, não vou aqui entrar em debate com argumentações fanáticas, se informe mais.

Essa também não é exatamente o tipo de frase que as regras pedem, Lagostinha.

E em que post o Andreas escreveu isso com o que você não concorda?

Pra quem se interessa pelo Jesus histórico:

A arqueologia bíblica e os historiadores de um modo geral, juntaram, através dos séculos documentos que atestam a passagem de Jesus Cristo pelas terras de israel, há mais de dois mil anos atrás.

Além dos 27 documentos que compõem o Novo Testamento, existem 39 documentos externos à Bíblia que mencionam Jesus e sua vida terrena. Estas fontes incluem: o Talmude judaico; o Didaquê; historiadores romanos, gregos e judeus; os evangelhos apócrifos (por exemplo, o evangelho de Tomé); etc. Essas fontes extra-bíblicas revelam-nos mais de 100 factos sobre a Sua vida, os Seus ensinos, a Sua morte e ressurreição. A Enciclopédia Britânica, edição XV, dedica 20.000 palavras à pessoa de Jesus Cristo e em nenhum momento sugere que ele não tenha existido. Como se isso não bastasse, existem mais de cinco mil manuscritos do Novo Testamento, o que o torna o mais bem documentado dos escritos antigos.

Para se ter uma ideia do quanto a existência de Cristo é rica nas suas fontes, foram analisadas analogamente as biografias de Alexandre, o Grande e as de Jesus Cristo. As duas biografias mais antigas sobre a vida de Alexandre foram escritas por Adriano e Plutarco depois de mais de 400 anos da morte de Alexandre, ocorrida em 323 AC e mesmo assim os historiadores consideram-nas muito confiáveis. Para a maioria dos historiadores, nos primeiros 500 anos, a história de Alexandre ficou quase intacta. Portanto, comparativamente, é insignificante saber que os evangelhos foram escritos 60 ou 30 anos (isso no máximo) depois da morte de Jesus e esse tempo seria insuficiente para se mitificar uma pessoa.

São alguns deles:

1.1 Documentos de escritores romanos (110-120):

1.1.1 Tácito por volta do ano 116, falando do incêndio de Roma que aconteceu no ano 64, apresenta uma notícia exata sobre Jesus, embora curta: "Um boato acabrunhador atribuía a Nero a ordem de pôr fogo na cidade. Então, para cortar o mal pela raiz, Nero imaginou culpados e entregou às torturas mais horríveis esses homens detestados pelas suas façanhas, que o povo apelidava de cristãos. Este nome vêm-lhes de Cristo, que, sob o reinado de Tibério, foi condenado ao suplício pelo procurador Pôncio Pilatos. Esta seita perniciosa, reprimida a princípio, expandiu-se de novo, não somente na Judéia, onde tinha a sua origem, mas na própria cidade de Roma" (Anais XV,44).

1.1.2 Plínio o Jovem, Governador romano da Bitínia (Asia Menor), escreveu ao imperador Trajano, em 112: "...os cristãos estavam habituados a se reunir em dia determinado, antes do nascer do sol, e cantar um cântico a Cristo, que eles tinham como Deus" (Epístolas, I.X 96).

1.1.3 Suetônio, no ano 120, referindo-se ao reinado do imperador romano Cláudio (41-54), afirma que este "expulsou de Roma os judeus, que, sob o impulso de Chrestós (forma grega equivalente a Christós), se haviam tornado causa frequente de tumultos" (Vita Claudii, XXV). Esta informação coincide com o relato de Atos 18,2 ("Cláudio decretou que todos os judeus saíssem de Roma"); esta expulsão ocorre por volta do ano 49/50. Suetônio, mal informado, julgava que Cristo estivesse em Roma, provocando as desordens.

1.2 Documentos Judaicos:

1.2.1 O Talmud dos judeus apresentam passagens referentes a Jesus. Coletânea de leis e comentários históricos dos rabinos judeus posteriores a Jesus. Um trecho do Talmud: "Na véspera da Páscoa suspenderam a uma haste Jesus de Nazaré. Durante quarenta dias um arauto, à frente dele, clamava: "Merece ser lapidado, porque exerceu a magia, seduziu Israel e o levou àrebelião. Quem tiver algo para o justificar venha proferí-lo!" Nada, porém se encontrou que o justificasse; então suspenderam-no àhaste na véspera da Páscoa." (Tratado Sanhedrin 43a do Talmud da Babilônia).

1.2.2 Flávio Josefo, historiador judeu (37-95), escreveu: "Por essa época apareceu Jesus, homem sábio, se é que há lugar para o chamarmos homem. Porque Ele realizou coisas maravilhosas, foi o mestre daqueles que recebem com júbilo a verdade, e arrastou muitos judeus e gregos. Ele era o Cristo. Por denúncia dos príncipes da nossa nação, Pilatos condenou-o ao suplício da Cruz, mas os seus fiéis não renunciaram ao amor por Ele, porque ao terceiro dia ele lhes apareceu ressuscitado, como o anunciaram os divinos profetas juntamente com mil outros prodígios a seu respeito. Ainda hoje subsiste o grupo que, por sua causa, recebeu o nome de cristãos" (Antiguidades Judaicas, XVIII, 63a).

---

Manuscritos em Existência
Nós temos 5.664 manuscritos gregos em existência, de 8.000 a 10,000 em latim vulgar e cerca de 8.000 etíopes, eslavos e armênios. (Fonte: Entrevista de Lee Strobel a Bruce M. Metzger em “The Case For Christ”). Tanto o Código do Sinai, ‘The Codex Sinaiticus’, o único completo do Novo Testamento, quanto o Código do Vaticano, ‘Codex Vaticanus’, datam de aproximadamente 350 D.C. e estão todos em letras gregas maiúsculas.
O Novo Testamento é extremamente rico em veracidade de manuscritos se for comparado aos materiais textuais de outras obras históricas antigas.
Citando novamente F.F. Bruce, “For Caesar’s “Gallic War” (escrito entre 58 e 50 a.C) existem ainda vários manuscritos, mas apenas nove ou dez são bons, e o mais velho é de 900 anos depois dos tempos de César. Dos 142 livros da História Romana de Livy (59a.C – 17D.C.) apenas trinta e cinco sobreviveram; destes nós conhecemos não mais que vinte, um dos quais data do século IV e contém fragmentos dos Livros III e IV. Dos catorze livros das “Histórias” de Tácito (100D.C.) apenas quatro e meio restaram; dos dezesseis livros de seus “Anais”, dez sobreviveram inteiros e dois em partes. O texto destes fragmentos que restaram dessas duas grandes obras depende em sua totalidade dos manuscritos, um do século nove e o outro do século onze.”
Conhecemos a ‘A História de Tucides’- “The History of Thucydides” (460-400 a.C) por oito manuscritos que restaram, o mais antigo datando de 900 D.C. e alguns são pedaços de papiros, datando provavelmente do início da era Cristã. O mesmo acontece com a ‘The History of Herodotus’- “A História de Heródoto” (488-428 a.C).
“Ainda assim nenhum erudito daria ouvidos ao argumento de que a autenticidade de Heródoto ou Tucides é duvidosa, já que os primeiros manuscritos de suas obras não foram de utilidade histórica para nós e apareceram 1.300 anos mais tarde do que os originais”.

Aqui ecuador, são informações falsas, só isso, independente de concordância, simplesmente são informações falsas... já expliquei o motivo no tópico 2012, por isso que criar esse novo tópico cristianismo, foi um grande equivoco desde o início, teria que explicar novamente, inventar a roda novamente ?

As informações contida no texto são de origem não citadas, pratica de cópia e cola, meu texto falando sobre jesus histórico, exigiu que eu digitasse a punhos as citações do Marc Block, simplesmente o zigg, copio e colou esse texto-intulho sem citar o nome de um único historiador, a interne tá cheia dessas porcarias, posso começar a prática de copiar e colar também, puro fanatismo.

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back