Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo caminhando sempre com os pés no chão: THAI KOH SAMUI

Diário de cultivo completo.
Bom Dia!

Estou iniciando meu diário de thai koh samui.......

carimbo proveniente de um grande parceiro de cultivo OBRIGADO!

Todo este trabalho foi realizado junto com um colega do fórum o gui, é que ele é meio preguiçoso,mas, logo vai postar o seu dário.

DSC01924.JPG

Confecção dos bolos dia 28/10/2011
Esta massa foi possível fazer 10 copos: seis são meus, os quais, seguem as fotos no diário, e, 4 do nosso colega do fórum. GUI.

DSC01930.JPGDSC01933.JPG

Os bolos foram esterelizados na panela de pressão, posteriormente lacrados e aramazenados na geladeira para aguardar a inoculação.

DSC01961.JPGDSC01937.JPGDSC01936.JPGDSC01948.JPGDSC01959.JPG

Preparo das seringas e hidratação dos esporos dia 31/10/2011

Utilizei água mineral de copinho para preparo das seringas e minha GLOVE FOGAO BOX; faca esterelizada para raspar o carimbo e cone de esterelidade, sempre trabalhando próximo do fogo. Apliquei as técnicas da microbiologia para desinfectar a superficie de vidro do fogão onde trabalho, utilizando papel toalha com alcool 70% passando uma vez somente em um sentido.

Após o preparo das seringas as mesmas foram embrulhadas em papel aluminio esterelizado e colocadas na geladeira.

foram preparadas duas seringas no entanto somente foi utilizada uma (conseguimos inocular 13 copos ao todo: 3 que era anteriormente de TAZ, 6 de TKS: meus e, 4 para o nosso colega de forum GUI) a outra esta na geladeira vou utiliza-la o quanto antes......

DSC01962.JPGDSC01964.JPGDSC01965.JPGDSC01967.JPGDSC01970.JPGDSC01972.JPG

Inoculação dia 01/11/2011

A vantagem desta GLOVE FOGÃO BOX é que a superficie é de vidro e lisa sem cantos, quinas e orificios, os quais, seriam perfeitos para microorganismos, ela é muito espaçosa, porém, gasta bastante papel alumínio e sempre precisa de duas pessoas para poder montar, porque enquanto uma pessoa monta, a outra tem que segurar o papel, se não ela fica dançando.....:ROFLMAO:

todo o procedimento com assepsia porém não usei luvas. A todo caso lavei as mão muito bem com sabonete protex e antes de fazer qualquer procedimento desinfectei as mão com alcool 70%.......

DSC01990.JPGDSC01991.JPG

inicio de colonização dia 04/11/2011.

ja temos os primeiros sinais de micélios em dois dos seis copos.....
 
valeu thoth!

hoje bati fotos dos bolos no terrário: da hora que inicia a pinagem o processo fica muito rápido e a cada hora que olhamos percebemos alguma diferença!!!

DSC02256.JPGDSC02257.JPG
Estes são os nós micelares que postei fotos ontem,neste momento o que temos é a formação somente de um PIN: O bolo do meio do terrário.





DSC02263.JPGDSC02264.JPG
Este é o bolo do lado direito do terrário, hoje já apresenta diversos nós micelares.



DSC02265.JPG

Não sei se é a tecninca mais adequada, porém é assim que estou fazendo para drenar a água que acumula no pires: amasso papel toalha e com cuidado para não ter atrito com os bolos, coloco os mesmos em cima da vermiculta até encharcar. Depois retiro. Para o próximo aniversário vou virar os pires de boca para baixo desta forma a água escoa para dentro do terrário, depois só elimino o excesso!
 
:D Meus amigos esta tudo dando muito certo....

eles estão fazendo a parte deles agora :D


DSC02274.JPGDSC02277.JPGDSC02278.JPGDSC02280.JPG
Este é o bolo do meio do terrário cada vez mais pins, e que venham os frutos......


DSC02279.JPG

Este é o bolo que fica a direita do terrário por enquanto prossegue meio tímido porém promissor.

Bom é isso ae.

Agradeço a presença de todos!
 
Pessoal estou pretendendo armazenar uns bolos, li aqui no forum que era possível fazer este procedimento congelando os bolos, ou seja, após injetarmos água no bolo ao invés de colocar na geladeira eu coloco no freezer. Este procedimento eu li para casing, para o bolo é possível?????

outra questão:

Escolhi fazer casings com 50/50 vermiculita+ fibra de cocô moida....

aqui no mercado próximo de casa tem pra vender a fibra de coco "em forma de palha" e um outro que é cocô moido pode ser utilizado um destes? sempre vejo posts aqui no forum falando de fibra de coco moida.....

preciso de uma força;)

e para acompanharmos o crescimento as fotos de hoje por volta de 09:00 am.

DSC02285.JPGDSC02288.JPG

Este é o bolo que estava meio timido, estão surgindo os pins....


DSC02288.JPGDSC02290.JPGDSC02291.JPGDSC02292.JPG

aqueles nós micelares estão trazendo os pins
 
Fibra de Pó de Coco (é o mais comercializado) tem em mercados e floriculturas.

Pode congelar sim, mas pode acontecer desse bolo nunca mais prestar também. Pode ser que nem frutifique mais, como pode te surpreender.
 
Pessoal estou pretendendo armazenar uns bolos, li aqui no forum que era possível fazer este procedimento congelando os bolos, ou seja, após injetarmos água no bolo ao invés de colocar na geladeira eu coloco no freezer. Este procedimento eu li para casing, para o bolo é possível?????

Isso seria um cold-shock, mais apropriado para a frutificação. Mas para o armazenamento, se o tempo se prolongar demais, o micélio pode morrer.
 
pow valeu tup e rainspirit, vou viajar e vou ficar dez dias fora, por isso quero armazenar estes bolos, a todo caso, vamos experimentar não vou fazer com todos mas com um deles: frezer no bixo rsrsrrsrs:)

como mencionei pretendo fazer casings andei lendo no forum acompanhei alguns diários e vou proceder da seguinte forma, vou descrever ai vcs podem me ajudar se tiver algo errado, nesta etapa do processo ainda é tudo muito novo para mim, é a primeira vez que confecciono casings, acredito também que poderei ganhar mais um tempo enquanto viajo,pois, até a colonização ficar em 100% da tempo de eu retornar.....



1 vou montar a glove box

2 vou pegar um bolo ( pelo que li, de um bolo pode ser feito uma camada de 3 cm ao fundo do recepiente aproximadamente e da para fazer de dois a três casings) confere isto?

3 vou utilizar pó de fibra de coco mencionado pelo nosso colega tup. ( este FDS vou atraz disto)

4 vou fazer 50/50 de vermiculita + fibra de pó de coco: vou pegar uma tupeware colocar uma camada de papel alumínio devidamente desinfectada no fundo e cobrir com os pedaços de bolo com uma camada de aproximadamente 3 cm, em seguida, mais 3 cm de pó de fibra de coco + vermiculita, vou tampar pode ser uma destas tocas que uso para fazer a inoculação. Isto esta correto?

5 vou deixar no terrário colonizando .

uma outra dúvida como faço a esterelização do casing?

pretendo fazer todo o procedimento no dia 20 de dezembro.... em geral quanto tempo leva para o casing colonizar, precisa de cold shok?

desculpa tantas perguntas mas quando estamos lhe dando com o desconhecido:)...



" a mente humana está disposta a desistir daquilo que não compreende"

Por isso vou lutar para descontruir este dogma acima, mas, preciso da ajuda dos universitários rsrsrrsrsrs.

mais uma vez obrigado pela atenção de todos


PAZ E LUZ
 
1 vou montar a glove box

;)

2 vou pegar um bolo ( pelo que li, de um bolo pode ser feito uma camada de 3 cm ao fundo do recepiente aproximadamente e da para fazer de dois a três casings) confere isto?

Nem. Dependendo, preenche meio recipiente de casing.

3 vou utilizar pó de fibra de coco mencionado pelo nosso colega tupy. ( este FDS vou atraz disto)

Não sinto muita firmeza nesse material, já contaminou para mim. Eu usaria somente vermiculita! Dá certo também. Mas uma boa esterilização resolve o problema.

4 vou fazer 50/50 de vermiculita + fibra de pó de coco: vou pegar uma tupeware colocar uma camada de papel alumínio devidamente desinfectada no fundo e cobrir com os pedaços de bolo com uma camada de aproximadamente 3 cm, em seguida, mais 3 cm de pó de fibra de coco + vermiculita, vou tampar pode ser uma destas tocas que uso para fazer a inoculação. Isto esta correto?

5 vou deixar no terrário colonizando .

Hum, o processo está certo, mas deve ser somente 1cm de cobertura, senão os pins nunca vão furar essa camada aí. :geek:

uma outra dúvida como faço a esterelização do casing?

Não se faz esterilização, mas sim pasteurização. Leia mais aqui.

pretendo fazer todo o procedimento no dia 20 de dezembro.... em geral quanto tempo leva para o casing colonizar, precisa de cold shok?

O casing não demora muito para RE-colonizar, mas não tenho o tempo correto. O que ocorre é uma espécie de "junção" nos pedacinhos do bolo, e depois a pinagem. Depende também do casing.

Mas lembre sempre garoto, a BIBLIOTECA é sempre a melhor solução!

:whistle:;)
 
Todas as tuas CLs estão contaminadas, nem perca tempo as usando.
 
Pq as C.Ls dele estão contaminadas?

Já é bom saber, estou com algumas também esperando germinar.

Eu fiz uma que aparentemente não contaminou, mas o micélio ficou fraco.
Eu inoculei dois potes de milho, que se desenvolveu bem ralinho, mas não acredito que seja outra coisa senão micélio de cubensis.
Eu reinoculei os potes com esporos do mesmo carimbo da C.L pra ver no que dá.
 
Todas as tuas CLs estão contaminadas, nem perca tempo as usando.

opa tupy valeu pelo toque!!!!!

agradeço a atenção rainspirit estou estudando, para quando for confeccionar o casing, que sera em breve.....

estas fotos são do dia 03/12/2011

DSC02302.JPGDSC02303.JPGDSC02304.JPGDSC02305.JPG

achei que tive um indice elevado de abortos.



agora as fotos de hj.... hora da colheita!!!!!

DSC02358.JPG DSC02359.JPGDSC02360.JPGDSC02363.JPGDSC02364.JPGDSC02365.JPG

Este é o bolo que eu falava que seguia tímido.......


DSC02366.JPGDSC02367.JPGDSC02369.JPG DSC02370.JPGDSC02371.JPGDSC02372.JPGDSC02374.JPG

agora o bolo que ficava ao meio do terrário, a última foto é o meu tunel de vento ( improvisado) .

MAIS UMA VEZ OBRIGADO PELAS DICAS E RESPOSTAS APRESENTADAS POR TODOS.....DSC02368.JPGDSC02373.JPG
 
opa valeu camaradas!

eu não consegui encontrar silica gel fui em varios mercados mas nenhum deu certo!

a unica coisa que eu encontrei foi cloreto de calcio... serve? se sim como eu procedo: coloco umas destas pedrinhas em um pote junto com os cogus?

DSC02377.JPG

comprei o refil era mais barato hehehehe
 
valeu Lupelius!:)



DSC02386.JPGDSC02398.JPG
secagem!
foram tres dias de tunel de vento e segue no segundo no anti-mofo. Alguns ficaram crack-dr, estes por sua vez estão no zip loc, os que ainda não estão crack, permanecem no anti-mofo.


DSC02391.JPGDSC02392.JPGDSC02399.JPGDSC02403.JPG
os bolos! a caminho do segundo flush, lembrando que o primeiro da esquerda é o que esta postado no diario de tazmanianos....optei em isolar as laterais do terrario para ver se orienta melhor o crescimento, achei meio desorientado da ultima vez..... vamos ver no que dá:)


agora atualizando as informações da segunda remessa de bolos que está por vir.....

DSC02404.JPGDSC02408.JPG

estes cinco bolos estão a 30 graus: dois já foram para o cold shok hj, pretendo colocar mais um em cold shok assim q chegar a 100% e os outros dois fazer casings........


DSC02405.JPG

estes dois são os copos que estão na caixa de papelão em temperatura ambiente....acho que um deles contaminou!:cr: se não ocorreu um deles vira casing e o outro cold shok;)

DSC02406.JPGDSC02407.JPG

é contaminante???

As duas CLs foram descartadas, agora pelo menos sei que o carimbo de PESA pode ser feito seringas para posterior inoculação e o de LIZARD KING ja era!!!!

no total até o momento esta segunda remessa de bolos foram perdidos dois copos!!!!

abraços, neste momento estou preparando o segundo terrário para receber os inquilinos.....DSC02404.JPGDSC02405.JPGDSC02406.JPGDSC02407.JPGDSC02408.JPG
 
Esses bolos aí estão comprometidos. Eu não arriscaria todo o cultivo por causa deles! Tente enterrá-los de modo raso para ver se eles dão algum fruto.

Tá muito bonito! :)
 
Esses bolos aí estão comprometidos.

Fala RainSpirit, é somente um dos bolos que corresponde a contaminação o outro está normal;)


Pessoal
aniversariei dois bolos ontem dia 09/12/2011 e um hoje dia 10/12/2011; o primeiro ficou de cold shok por dois dias na geladeira, sendo assim o dunk ocorreu dia 07/12/2011. Já o segundo dunkei no dia 09/12/2012 e aniversariei hoje, vale ressaltar que, este bolo o cold shok foi no frezer: congelei o bolo:) vamos ver o que ocorre.

DSC02420.JPGDSC02422.JPG

Desta vez só tirei fotos do bolo que foi congelado e aniversariado hoje: não estava com a camera:rollees: , ao invés de usar pires, estou usando estes pratinhos de plástico, que servem para colocar vasos de plantas eles suportam a esterelização em microodas na boa, cabem os bolos certinho e ocupam bem menos espaço que os pires, além disso são bem baratos:)

DSC02423.JPGDSC02425.JPGDSC02426.JPG

Nesta foto podemos ver os outros dois bolos que já estavam no terrário um dia antes!!!! mais o novo hospede. Fotos do material que garante minha umidade no terrário: compressor de ar e valvulas de distribuição. Um dos terrários deixo com as laterais isoladas e o outro está normal, vamos ver quais diferenças podem ocorrer.;)


Ainda temho três bolos que estão na incubadora, já estão com 100% de colonização desde o dia 09/12/2011 porém pretendo fazer casings dos mesmos, vou aguardar até dia 20/12/2011 terça feira.

Até lá estou estudando tudo o que posso sobre casings para ter sucesso na operação, uma vez que será a primeira vez que confecciono casings.

Bom no momento é só!

PAZ E LUZ a todos os cultivadores e curiosos do ramo

BASIDIOMA'S
 
Muito bom ver teu cultivo dando tão certo! E belos bolos os que já frutificaram..
Ah, e também aconselharia a comprar sílica, é bem barato naquele site que indicaram aqui, e compensa muito mais que cloreto de cálcio (além de ser mais seguro quanto a saúde).
E força pros novos bolos!
 
Ah, e também aconselharia a comprar sílica, é bem barato naquele site que indicaram aqui, e compensa muito mais que cloreto de cálcio (além de ser mais seguro quanto a saúde).

com certeza dream. acabei comprando o cloreto proque já estava chegando a hora da colheita e não encontrava a silica gel, a culpa foi minha mesmo porque fui adiando, adiando e adiando até que quando vi precisava fazer algo, mas para os próximos pretendo sim adquirir a silica:)
 
Back
Top