Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo caminhando sempre com os pés no chão: THAI KOH SAMUI

Diário de cultivo completo.
Bom Dia!

Estou iniciando meu diário de thai koh samui.......

carimbo proveniente de um grande parceiro de cultivo OBRIGADO!

Todo este trabalho foi realizado junto com um colega do fórum o gui, é que ele é meio preguiçoso,mas, logo vai postar o seu dário.

DSC01924.JPG

Confecção dos bolos dia 28/10/2011
Esta massa foi possível fazer 10 copos: seis são meus, os quais, seguem as fotos no diário, e, 4 do nosso colega do fórum. GUI.

DSC01930.JPGDSC01933.JPG

Os bolos foram esterelizados na panela de pressão, posteriormente lacrados e aramazenados na geladeira para aguardar a inoculação.

DSC01961.JPGDSC01937.JPGDSC01936.JPGDSC01948.JPGDSC01959.JPG

Preparo das seringas e hidratação dos esporos dia 31/10/2011

Utilizei água mineral de copinho para preparo das seringas e minha GLOVE FOGAO BOX; faca esterelizada para raspar o carimbo e cone de esterelidade, sempre trabalhando próximo do fogo. Apliquei as técnicas da microbiologia para desinfectar a superficie de vidro do fogão onde trabalho, utilizando papel toalha com alcool 70% passando uma vez somente em um sentido.

Após o preparo das seringas as mesmas foram embrulhadas em papel aluminio esterelizado e colocadas na geladeira.

foram preparadas duas seringas no entanto somente foi utilizada uma (conseguimos inocular 13 copos ao todo: 3 que era anteriormente de TAZ, 6 de TKS: meus e, 4 para o nosso colega de forum GUI) a outra esta na geladeira vou utiliza-la o quanto antes......

DSC01962.JPGDSC01964.JPGDSC01965.JPGDSC01967.JPGDSC01970.JPGDSC01972.JPG

Inoculação dia 01/11/2011

A vantagem desta GLOVE FOGÃO BOX é que a superficie é de vidro e lisa sem cantos, quinas e orificios, os quais, seriam perfeitos para microorganismos, ela é muito espaçosa, porém, gasta bastante papel alumínio e sempre precisa de duas pessoas para poder montar, porque enquanto uma pessoa monta, a outra tem que segurar o papel, se não ela fica dançando.....:ROFLMAO:

todo o procedimento com assepsia porém não usei luvas. A todo caso lavei as mão muito bem com sabonete protex e antes de fazer qualquer procedimento desinfectei as mão com alcool 70%.......

DSC01990.JPGDSC01991.JPG

inicio de colonização dia 04/11/2011.

ja temos os primeiros sinais de micélios em dois dos seis copos.....
 
valeu dream hunter e mortandello....

A caminhada continua com injúrias e imprevistos. o terrário com as medidas que mencionei tricou um dos vidros :eek: mas não é problema, comprei outros: :D um que as medidas são 55X36X40 e outro que é 45X21X3o, quando o outro que esta arrumando terminar terei três terrários a minha disposição, mas não vai ser demais não, tenho ainda dois strains que irei cultivar no futuro e ainda há uma seriga de TKS hidratando na geladeira desde o dia 31/10/2011, espero que de tudo certo. A todo caso já fiz isto antes com a strain BHT e deu tudo certo espero que com o TKS também.

DSC02034.JPG

TKS se hidratando, acho que vai ficar bem hidratado rssrsrssrsrsrsrsr

DSC02051.JPG
terrário em processo de esterelização

DSC02052.JPG
Argila expandida: lavei muitas vezes até retirar toda a poeira, e por sinal foram muuuuuuitas enxaguadas, mas tudo certo. fervi água coloquei a argila lavada em uma bacia joguei água quente por cima e imediatamente fechei com papel alúminio. Esperei esfriar......
DSC02053.JPG

Retirei a argila expandida da bacia e coloquei no terrário, este terrário estava esterelizado e vedado enquanto a argila esfriava.
DSC02054.JPGDSC02056.JPGDSC02059.JPGDSC02060.JPG

O local escolhido da casa.... é um local que tem sol somente de manhã ainda pretendo isolar as laterais....
Utilizei uma pedra porosa, mangueira de silicone e um compressor de ar. O terrário já esta trabalhando, estou observando para ver se esta tudo certo, e também aguardando o cheiro de alcool sair......

está previsto para domingo dia 20/11/2011 fazer o aniversário amanhã faço o cold shok......

abrãço e mais uma vez obrigado pela presença de todos.
 
Muito bom o teu terrário, só não deixa pegar sol, ai se não vai conseguir humidade.
 
não vejo a hora de aniversariar estes bolos! a ansiedade corrói......
agora a próxima etapa é fazer mais meio de cultura, e utilizar esta seringa que postei as fotos

pretendo também fazer uns testes para ver como me saio com a cultura liquida....
entao tupy vou tirar porque ali recebe luz direta por cerca de duas horas e ou mais
 
Lembrei de um outro fator que pode ter sido a causa da minha contaminação.

A ùnica diferença dos procedimentos que meu brother guii, fez no cultivo dele foi que ele abriu a panela de pressão somente na hora da inoculação dentro da glove box. Eeu não; abri a panela de qualquer jeito e coloquei fitas nos furos. O cultivo do meu camarada, nenhum bolo contaminou, já o meu.....
Acredito que foi este pequeno detalhe que fez toda a diferença
Desta vez montei uma glove box e vou abrir a panela de pressão lá dentro para tapar os furos , estou com uma panela no fogo neste momento esterlizando 4 copos. No entanto existem mais seis copos na fila aguardando uma vaga na panela de pressão: dois copos são de cultura líquida, vou testar uns carimbos de 2008 que tenho aqui: PESA, ORYSSA INDIA, LIZAARD KING e MEX com excessão do mex que é de 2010 os demais são de 2008. Com a cultura liquida pretendo testar no momento dois PESA e LIZARD KING.

Seguem abaixo as fotos dos procedimentos que foram realizados hoje dia 19/11/2011. Aquela seringa que postei a foto, já tenho alguns planos para ela e assim continuar este diário. O show não pode parar rsrsrsrsrsrs:LOL:

DSC02063.JPG

Copos esterelizados no forno a 280 graus por 20 minuntos

DSC02066.JPG
materias utilizados para o meio de cultura, o arroz integral foi totalmente moido no liquidificador.
DSC02069.JPG

DSC02069.JPG
Glove box para poder vedar os furos dos copos e posterior inoculação, desta vez não vai ser a GLOVE FOGAO BOX, porque preciso de uma glove fixa, se eu descer o vidro do fogão, não dá para usar as bocas para a panela de pressão, então pra evitar de ficar montando e desmontando a GB de papel aluminio, retirei o microondas e a frutera do armário ( A mulher brigou um pouco, mas tudo em prol da enteogina) daqui trÊs dias tenho que tirar se não apanho rsrsrsrssrsrsrs. Três dias da para fazer tudo na boa acho que amanha mesmo eu finalizo tudo!
DSC02070.JPGDSC02071.JPG
Os copos esterelizados e virados para baixo

DSC02072.JPG
copo que trincou, acredito que a temperatura estava muito alta, pode ser em uma temperatura mais baixa?

DSC02073.JPG

vermiculita esteril para fazer o selo
DSC02074.JPGDSC02076.JPG

copos para esterelização

DSC02079.JPG

Preparado para cultura liquida, utilizei uma colher daquelas pequenininas de mexer cafe raza de açucar, e cerca de 200 ml de água até menos.......

Desta vez eu caprichei na assepsia e vou continuar caprichando. O que eu "relaxei" na outra remessa estou concertando nesta. A prática leva a excelência.

Os outros dois copos que seguem na incubadora vou aguardar mais um pouco para aniversariar, os mesmo seguem sem contaminação e já estão em 100% vou aguardar mais uns 4 dias. Tive grandes perdas espero que nesta nova remessa de tudo certo.

PAZ E LUZ A TODOS!
DSC02067.JPG
 
Acho que vc está indo muito bem, Basidio. Os micélios, mesmo os dos copos contaminados, estão com uma aparência muito saudável. Não da pra salvar??? hehe

Que receita vc vai usar na C.L.

Eu usei uma colher média (aquelas de sobremesa) de "alimento a base de glicose", como diz no rótulo, da marca Yoki. O primeiro que eu vi no super, para cada 100ml de água destilada. Tem pra vender de litro na loja de produtos hospitalares e laboratoriais que tem aqui na minha cidade. Tem também de galão de 5 litros em uma outra loja de produtos odontológicos.

Só fiz dois copos. 1 Mazatapec e um T. N. Muang. Só o mazata deu certo.
 
Pow valeu dan!!!!! os copos contaminados eu cheguei até a pensar em fazer um case ou algo assim. Mas para mim contaminação é tolerância zero, descarto tudo mesmo sem dó. hehehehhehhehee.

algumas fotos dos procedimentos que tomei!

DSC02085.JPG
Basidioma's girl fazendo a assepsia da glove box

DSC02088.JPGDSC02089.JPG

Preparado, cultura liquida. Utilizei água mineral, uma colher de café rasa de açucar, aproximadamente 200 mls de água. Um dos copos foi feito a raspagem de um print de abril de 2004; Strain Lizard king e outro foi feito a raspagem de um print de Pesa.

DSC02093.JPGDSC02094.JPG

Carimbo de pesa a esquerda já aberto e carimbo de lizard king a direita, ambos de 2004.

DSC02095.JPG
A Raspagem dos prints foram feitas com uma faca devidamente esterelizada e flambada antes de iniciar a raspagem de cada print.

DSC02096.JPG DSC02097.JPGDSC02098.JPG

o copo que está com fita é Lizard King. Copos já realizados todos os procedimentos.
DSC02099.JPG

A Turma após a inoculação.....
DSC02107.JPGDSC02111.JPGDSC02110.JPG
Estou com duas incubadoras uma a 30 graus e outra a 27 graus. Na primeira coloquei cinco copos, na segunda coloquei 4 c0pos e mais dois de CL e em uma caixa de papelão estão mais dois copos.

DSC02102.JPGDSC02103.JPGDSC02105.JPGDSC02106.JPG

E por fim os dois bolos fortes que conseguiram seguir sem contaminação e aguardando o aniversário, entre terça ou quarta vou aniversaria-los, estou aguardando ficar mais resistente, acredito que mais dois dias são o suficiente. Tirei duas fotos de cada bolinho.
 
Pegou gosto pela coisa, bonito de ver :)
 
Valeu tupy, e, realmente eu curto muito fazer todos os procedimentos as vezes tenho um pouco de preguiça de começar mas quando começo me envolve não vejo nem o tempo passar.

Agora tenho boas noticias: um dos copos já esta com sinal de colonização, fiz a inoculação domingo dia 20/11/2011 isto pra mim é um recorde é a primeira vez que em menos de dois dias já tenho sinal de colonização, porém ainda é apenas um pontinho branco, não consegui fazer uma foto. A camera não é tão boa hehehehehhe.

Fala galera agora a noite consegui tirar fotos de trÊs bolos da incubadora que mantenho a temperatura de 30 graus, mas todos eles estão já com sinais de colonização. a incubadora que mantenho a 27 graus nenhum dos copos até o momento com sinal de colonização, a CL da mesma forma. Acabei de fazer a transferencia da CL para o terrário da temperatura a 30 graus......

Os dois copos que chamo de controle que estão na caixa de papelão, também até o momento não há sinais de colonização.

Abaixo os dois bolos que aguardam eu dar o cold shok, amanhã pela manhã vai ser a hora. Dpois eu posto as fotos.

DSC02156.JPGDSC02158.JPG
Tem areas que a vermiculita se destaca mais que os micélios mas acredito que ja pode ser dunkado porque a vermiculita se destaca superficialmente, por baixo pelo que da pra ver é so micélio. Isto deve ocorrer porque deve ser uma porção concentrada de vermiculita sem nutrientes.

Agora os bebes que germinaram e foi possível a camera registrar
DSC02159.JPGDSC02161.JPG

até logo menos. To adorando isso!
 
Última edição por um moderador:
valeu tchescko!

DUNKEI

os bolos hoje dia 23/11/2011 às 09:30

DSC02162.JPGDSC02163.JPGDSC02164.JPGDSC02166.JPGDSC02167.JPG
Fervi a seringa na panela ( Pasteurização), esperei esfriar, peguei o copinho de água mineral desinfectei com alcool, em seguida realizei o procedimento padrão para inejtar água nos copos, os quais, estão na geldeira neste momento.
 
Aniversário 24/11/2011 às 09:30.

Levei vermiculita levemente umidecida para o forno 3 minutos, uma das plataformas é um pires e a outra uma tampa de plastico. Preciso comprar pires......:oops: srsrsrsrs.

Agora os bolos estão no terrário, aguardo os mesmos, fazerem a parte deles......:p

Segue algumas fotos:

DSC02169.JPGDSC02171.JPGDSC02172.JPGDSC02173.JPGDSC02174.JPGDSC02175.JPG

Estes são os 2 sobreviventes que permancem na jornada, este lado que está para a foto (parte de cima dos bolos) tecnicamente deveria ficar em baixo quando aniversariei, porém, optei em deixa-los para cima mesmo, porque já tem uns nós se formando....... Ao contrário do copo que era de taz e reinoculei TKS postado no meu outro diário: peguei o copo e "bati" em cima da vermiculita, em outras palavras, o lado do bolo que estava na parte de baixo do copo está para cima agora.


DSC02176.JPGDSC02177.JPGDSC02178.JPGDSC02179.JPG

Os bolos agora em seu hotel cinco estrelas: a temperatura que sem mantém no terrário é de 23 graus. Tenho burrifado água gelada no terrário duas vezes ao dia ( a única hora que abro o mesmo).



DSC02184.JPGDSC02183.JPG

e aqui dos dois bolos que seguem na jornada. Fotos tiradas de dentro do terrário
 
Está lindo meu amigo!
Bonito de ver sua dedicação...

Sucesso!!
 
Muito lindo mesmo. Parabéns.

Sugiro investir em um terrário maior nos próximos cultivos. Principalmente quando for fazer uns casings eventualmente. ;)

Abraço!
 
Valeu meus brothers!!!

Então Dan estou com três terrários, este é um deles tenho um outro maior e outro que é menor, com intuito de fazer cases, mesmo.:p hehehehe.

Hoje bati algumas fotos dos bolos que estão na incubadora:D

DSC02189.JPG DSC02190.JPGDSC02192.JPG
Estes copos estão na temperatura de 30 graus

DSC02193.JPGDSC02194.JPGDSC02195.JPG
Por outro lado temos estes copos que estão na temperatura de 27 graus


DSC02196.JPGDSC02197.JPG

Este são outros dois copos que estão dentro de uma caixa de papelão na temperatura ambiente, aqui a temperatura tem oscilado entre 23 a 27 graus.




DSC02203.JPG DSC02207.JPG DSC02210.JPG

Agora temos as fotos da cultura liquida, a qual, a tecnica foi adapatada da postada pelo nosso colega TUPY.
Estes micélios, (espero eu rsrsrsrsrsrsrs), são dos carimbos de PESA. tirei uma das fotos em frente a geladeira desta forma é possível compararmos os brancos da mesma com a cristalinidade da água, que por sinal está: turva, mas acredito eu, que é porque utilizei água mineral e sacarose.

DSC02213.JPGDSC02214.JPG
Agora a CL do carimbo de LIZARD KING, sem nenhum sinal até o momento........ só a água turva mesmo hehehehehehe.

Mais uma vez obrigado pelas criticas, sugestões e aprovações recebidas.

Vou esperar mais um pouco e logo tiro mais umas fotos.....

agora vou olhar os diários de meus colegas de cultivo e continuar aprendendo.

PAZ E LUZ
 
Fodastico o cultivo @basidioma! Parabens mesmo pela dedicaçao, haja carinho!!
 
Porra, basidio, MEUS PARABÉNS, deidicaçao, amor e trabalho é isso aí irmão! muito metódico e cuidadoso seu trabalho, gostei muito de ver.

Já tive um terrário muito parecido com esse.
 
Porra !! valeu camaradas, fico muito feliz em saber que o meu trabalho reflete esta imagem!:ROFLMAO:
 
hahahahhahah mas eu to rindo a toa!!!!


Olha os nós chegando galera, isto é o sinal mais evidente do pins!!!!!!

DSC02221.JPGDSC02222.JPG

Este é o bolo do meio do terrário o outro que está a direita deste não há nada evidente...... mas é questão de tempo..........

Valeu pela presença de todos mais uma vez!
 
por mais que tomamos todos os cuidados estamos sujeittos as baixas :(

Os dois copos que estavam na incudora à 27 graus estão contaminados :cry:

A temperatura acredito que não influencia acho que pode ser o isopor, na primeira vez que utilizei ele usei a garrafa com aquecedor aberta, mas a todo caso vamos observar os demais

DSC02234.JPGDSC02235.JPGDSC02236.JPG

Estes já estou providenciando o descarte.......



DSC02238.JPGDSC02239.JPGDSC02240.JPG
Agora os que estão na temperatura de 30 graus, o primeiro bolo da primeira foto da esquerda para a direitra já está com 100%. Espero que siga sem nenhuma contaminação os demais: tenho planos de fazer cases.......




DSC02242.JPGDSC02244.JPGDSC02245.JPG
a Cultura liquida, acho que estagnou a colonização, alguém tem algum palpite ae?





DSC02247.JPG
A Cultura que esta sem sinais de colonização. pretendo aguardar so até começar a nova remessa, que será daqui a alguns dias.


DSC02248.JPGDSC02249.JPG

Estes são os copos que estão na temperatura ambiente.

neste momento vou descartar os dois bolos contaminados e desinfectar aquele isopor, e jogar água fervida.
 
Back
Top