Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo CAMBODIAN, primeiro cultivo, com uma STRAIN!

Diário de cultivo completo.
STRAIN: Cambodian
Técnicas de cultivo: PF Tek e Cocô-tek(rsrsrsrsr)
Fornecedor dos esporos: FSRE

Escolhi a Strain pela origem religiosa(assim que levo minhas experiências)......achei minha cara!
Bem, resolvi a alguns dias cultivar uma Strain mais para comparar características, com a dos selvagens que ainda estão sendo domados, ou como prefiro dizer, domesticados!:)
Com isso, fica-rá mais fácil classificar e selecionar minhas sub-linhagens de selvagens, Saberei agora, oque é e o que não é tão favorável, etc, assim Prosseguirei mais seguro no segundo passo dos ferozes...

Vamos Lá:

SERINGA DE ESPOROS
No dia 13/08/07 preparei minha seringa de esporos:
Peguei minha seringa de 3ml desmontei, deixei ferver na panela comum por 5mim, retirei as partes com um garfo limpo, montei, suguei água fervente, para dentro da seringa e retirei, umas 4 ou 5 vezes, na 6 deixei, guardei a seringa em um Zip-Lock previamente limpo com álcool, deixei no meu armário para esfriar... enquanto isso dei uma esterilizada no meu Shot-Glass, levei-o a panela, e deixei fervendo por 10 mim... depois retirei, guardei em outro Zip-Lock e deixei esfriar... limpei toda a superfície de trabalho com álcool, pulverizei álcool pra todo lado,(minha mãe achou que estava louco quando me viu! Hauhauahuhau)... coloquei tudo na superfície, meus zip-lock(seringa e Shot-Glass) meus esporos cambodian(que nem tinha tirado ainda da carta da FSRE!), uma vela(para flambar), meu canivete, coloquei minha máscara, minhas luvas azuis e abri a carta.

a mensagem é inspiradora, os esporos então, são do dia do aniver da minha maninha!!! Que cagada!:p:

Acendi a vela, retirei a seringa do Zip-Lock e o Shot-Glass, flambei meu canivete na vela até ficar vermelho(red-hot), peguei um papel toalha e molhei com álcool, passei na lâmina para esfriar mais rápido, retirei o alumínio do zip -lock da FSRE, abri ele, não acabava mais, entrei em desespero, o alumínio não acabava! Enfim chegou na última dobra.... CADE??????:confused: UFA achei!!! O Print estava ralinho e era pequeno, bem diferente dos que fiz com esporos limpos dos meus cultivos selvagens, queria deixar um pouco para outra vez, mas era tão pouco que usei tudo! Peguei o canivete, raspei tudo para dentro do shot-glass, com a seringa despeguei metade da quantidade de água, mexi com a agulha para misturar melhor os esporos e comecei a sugar a mistura, fiz isso 2 vezes... flambei a agulha e guardei no zip-lock! Ufa acabou!
SUBSTRATO
No dia seguinte comecei a preparar o substrato PF Original, uma parte de farinha de arroz integral, uma de água de mina previamente fervida, e duas partes de vermiculita... fiz apenas dois copos PF de arroz e Vermiculita em copos de nutella, e mais um pequenino (que costumo usar para inóculo dos esporos selvagens ainda sujos), o que vou fazer com esse vocês irão ver... Coloquei o Selo de Vermiculita, etc....
ESTERILIZANDO
Os copos, foram para a pressão, o baixinho coloquei acima de um pano, esterilizei durante um período de 1:30h, pois minha panela já está meio velha e tenho de trocar a borracha dela... Quando começou a chiar abaixei o fogo e deixei!
Ao termino do tempo desliguei a panela e deixei esfriar durante umas 6hs, peguei ela coloquei sob minha mesa de trabalho, limpei tudo com álcool, vesti as luvas, a máscara e deixei o durex posicionado, junto a uma tesoura, anteriormente peguei as tampas de plástico, creio que não são de 5PP(polipropileno), de nutella fiz três furos eqüidistantes e limpei-as para está hora, abri a panela tirei os dois copos, retirei a tampa superior de alumínio, coloquei a tampa de Plástico, lacrei as bordas com durex, coloquei a tampa superior de volta, peguei o copoinho, lacrei inteiro, só não coloquei a tampa de plástico como os outros 2 copos! Guardei todos num tuppower limpo e deixei esfriar mais 2hs...
INOCULAÇÃO
Após o tempo, limpei a área de novo... vestia a luva e a máscara(já cansei de dizer isso), peguei o durex, cortei no total 10 pedacinhos dele, acendi a vela, peguei a seringa, embebi papel toalha em álcool, retirei um copo do tuppower, retirei sua tampa superior, flambei a agulha, limpei com álcool, inoculei em um dos furos da tampa de plástico atravessando-a, a agulha ficou rente ao vidro não mandei muito esporos não(mas dava para ver a suspensão de esporos descendo pelo meio), lacrei o buraco com um dos pedaços de durex que tinha cortado, e inoculei tranqüilamente o restante dos outros furos, de um furo para outro apenas limpava a agulha em papel com álcool, de copo para copo flambava...O porquê vocês sabem né?... Após tudo inoculado, guardei os copos em um saco plástico limpo com álcool, e deixei na incubadora...
COLONIZAÇÃO
Os copos foram então para a incubadora, onde a temperatura oscila entre 25C a 30C.
No dia 17/08/07 três dias após a inoculação o micélio cambodian já podia ser visto timidamente em alguns dos pontos de inoculação...
Dia 23/08/07 meu copinho de inoculação estava 100% devido a pouca quantidade de substrato, peguei ele e fiz Spawns com ele, o mesmo processo que faço com meus selvagens sujos... com os spawns inoculei dois copos de polipropileno, substrato de Estrume de eqüinos e bovinos picados, estes foram tampados apenas com uma tampa de PP que veio com o copo e uma folha de alumínio em cima... a esterilização foi boba, panela de pressão por 30mim... esperei esfriar, não tomei cuidado algum com limpeza local, só limpei minhas mãos, retirei os da panela bem fria, os copos estavam frios, abri a tampa dos 2 copos e joguei os Spawns(totalmente despreocupado com contaminantes!), sacudi os copos espalhando os spawns pelo copo... levei para a incubadora...
Dia 27/08/07 meus 2 copos PF estavam uns 47% altamente rizomórfico, coisa que nunca havia visto igual, meus copos de Esterco já estava com um micélio bem estabelecido.

Dia 31/08/07 Um dos copos de PF estavam com 70% e o outro mais lento, percebi, um provável e maldito Bacillus ssp, meu inimigo mais cruel e muito comum em outros cultivos com sementes! Deixei para ver no que dava...retirei o durex dos pontos de inoculação do saudável e virei ambos copos de ponta cabeça pra ver se ajudava a colonizar.

Meus copos de esterco são realmente mais NINJAS, em apenas alguns dias e o micélio MUITO rizomórfico, já ocupava 75% dos copos:eek:, fiquei de cara, mas isto foi algo que já havia notado nos selvagens também... No esterco a coisa CORRE MESMO e é muito mais seguro, nem tem graça, não precisa nem torcer que vai dar tudo certo, é só Ter cuidado com a água!

Hoje dia 06/09/07 Aniversariei meus dois Cambos no esterco, só foram 14 dias(geralmente o meu selvagem ainda não nomeado fica 100% em 15 a 16 dias neste meio.) Os bolos pareciam bem saldáveis, cheios de "pelos" rizomórficos espalhados por todos os lados... quando retirei um dos bolos caiu pedaços de estrume colonizado(Umm Spawns... o que farei???)... levei os garotos para tomar um banho bem gostoso, amanhã sairão do Dunk, um farei um Casing e o outro será um bolinho...

Meus garotos PF estão crescendo, o saudável está 97% esta crescendo não tão ferozmente como antes, talvez pela falta de oxigênio, o outro esta agoldoado, devido o Bacillus ssp "Mancha Úmida" Nojenta e fedida, credo, é a pior contaminação que já tive durante estes anos(da nojo até de limpar os Copos)...:mad:
Vou ver se consigo fazer um "Rescue"(resgate) com este micélio que praticamente parou em 68%...talvez um bolinho ou mini casing... vamos ver como vai ser....

Por enquanto é isso...:)
Alguma idéia genial ai pessoal???
 
Isso ainda vai longe amigão...:)

É, já estou torcendo para que sim!!

Amanhã a decisão(o futuro) começa...

Bjsss


CLOROFILA...
Sua cara essa tatu hein?? rsrsrssr

Tirei uma foto do meu bichinho de estimação(em cima de uma amanita de mentira infelizmente) como resposta para sua imagem!!!

De Cima.jpgLindo que me dói.jpg

:teo_seta_direita:Foto 1 Bolo de arroz de cima(repare que próximo ao maior tem um bem pequeno ao seu lado)...
:teo_seta_direita:Foto 2 Garotos lindos(sou coruja) reparem na ponta dos chapéus, creio que seje característico dos cambodians, depois que abrem continuam com esta "ponta"..

Good Vibes para todos!
 
Olá pessoal, tirei outra foto de outro angulo para vocês poderem ver o outro cogumelinho que esta vindo(Bem ao lado do maiorzinho!)

:seta:Foto 1 hoje pela manhã...

paz e muita luz no caminho de todos!
Terceiro flush.jpg
 
Esse strain tem um formato lindo..
Os chapeis são bem pontudos né...:)
 
a textura da pele do chapeu é unica.
com o perdao da palavra mas parece pele de boc......
lindos!
 
Esse strain tem um formato lindo..
Os chapeis são bem pontudos né...:)

Oregon disse:
Parecem até o topo dos pilares de uma Mesquita ou algo do gênero......

Muito linda a strain mesmo !!!

Alienardo disse:
a textura da pele do chapeu é unica.
com o perdao da palavra mas parece pele de boc......
lindos!

Estes biquinhos são lindos mesmo, eles são pontudos desde Pin até a maturidade, sempre tem esta"ponta", muito legal!

Oregon, é verdade,parece o topo de pilares de mesquita mesmo... Ontem mostrei os cogus para minha mãe e ela falou que tava parecendo as torres do palacio do Aladin(Disney), rsrsr e não é que parece... Tem até o Gênio Azul cheio de mágica dentro... lembra alguma coisa?? rsrsrsrrs

Então Alien... A textura.. rsrsrs.. Lembra sim... e quando abrem o chapéu lembra outra parte lembra? Cambo teta.. rsrsrsr Acho que é uma meio Feminina e das bem sexy não acha?
Será que "ela" se daria bem com os PE6?? rsrsrsrsr iria formar uma casal lindo! hauahua


Bem, agora é sério...rsrsrs Meus cogus abriram o chapél, porem o véu continuou nele, então não haverá anel, e os chapéus estão rechando conforme vão abrindo... seria algum problema?

Felicidades a Todos!

:seta:Foto 1 Palácio Aladdin(para mim é uma enorme bosta cheia de Cambodias nascendo rsrsrsrs)
:seta:Foto 2 Os frutos, hoje...
Aladdin-palace.jpgIm000562.jpg
 
Fala Figura!!!

Muito bom seu cultivo amigo, parabéns!!!

Em experiências próprias, percebi que o motivo do píleo do cogumelo rachar no momento de abrir, deve-se (talvez) a umidade excessiva.

Já aconteceu por aqui, e já vi isso tb em frutos obtidos pelo Maurício.

E agora, alguém mais percebeu isso?

good vibes!!!:pos:
 
uahuah o cara é uma "figura" rrsrss

Sumido hein Victor?
Então o cultivo está bem produtivo(informações, experiência, etc)...

Eu vi está foto sua no tópico(inclusive um belo tópico) do Doctor Martin!!
Quantos Metros deu este Monstro??? é de Bulk???

Fala figurinha!!!rsrs

To com caimbra nos dedos!!rsrsrs
Ando só lendo e apreciando os resultados da galera!! mas to de olho em tudo!!!rsrsr
Não cheguei a medir, e tambem ele curvou um pouco em cima, mas pelo litro de alcool atrás dá pra ter uma idéia!!rsrs
Foi pftek mesmo e o bolo ficou numa caixa plastica, com argila no fundo e uns buracos pra ventilar, quando abri até assustei!!!rsrs
Abraço!!
 
E aí garoto...

as crianças já estão no 4º flush?

Os cogus estão nascendo vitaminados heim...muito grandes...belezura!!!

E aí, no geral quantos cogus rendeu até agora contando todos os flushes?

Abraços e sucesso ai com os garotos!!!
 
se for pra consumo ta no ponto.
flush-tripp completa de 3o grau alienigena detectada.

É, NO ponto!

Sir. Muilok disse:
Fala Figura!!!

Muito bom seu cultivo amigo, parabéns!!!

Em experiências próprias, percebi que o motivo do píleo do cogumelo rachar no momento de abrir, deve-se (talvez) a umidade excessiva.

Já aconteceu por aqui, e já vi isso tb em frutos obtidos pelo Maurício.

E agora, alguém mais percebeu isso?

good vibes!!!:pos:

Ahnn! talvez seje mesmo, mas eu achei que fosse o contrario, talvez ressecamento, mas não sei dizer...:D

corpsebiff disse:
E aí garoto...

as crianças já estão no 4º flush?

Os cogus estão nascendo vitaminados heim...muito grandes...belezura!!!

E aí, no geral quantos cogus rendeu até agora contando todos os flushes?

Abraços e sucesso ai com os garotos!!!

Fala biff!
Tudo bom cara?
Então este foi o terceiro dele, sim estão maiores, mas isso é comum nos segudos e terceiros flushes, não sei dizer exatamente o porquê, mas saem maiores sim, geralmente em menos número que o primeiro flush!

Até o momento, foram 33 cogus, porém em peso que seria legal de te falar, pois a muita variação em massa(pena eu não ter como pesa-los)... tipo, o bolo e casing de esterco deram poucos cogus, porém bem Grandes, o que da praticamente o mesmo peso de um flush cheio de cogus menores do bolo e mini-casing de arroz, ou seja, o peso é praticamente igual, se fossem todos de bolos de estrume daria a metade de cogus uns 15 talvez, porém cogus pesados, se focem só de arroz, daria o dobro, uns 60 cogus médios! Sacou?

Foram 4 copos inoculados(2 esterco com spawn e dois de arroz com esporos), acho até que deu uma quantidade boa para mim, sou levinho então não preciso de muito para uma trip forte! Estou satisfeito! rsrsrs

Ontem colhi os cogus, e mandei o bolo para mais um Dunk gelado para um talvez quarto flush... veremos né! hoje eu o retirei e já está no terrário de novo!
O cogu maior nasceu Grudado(siames mesmo), com outro menor, tentei separar eles mas estavam grudados na volva, machucou um pouco ai dei uma de doutor maluco...


Secagem: troquei meu ventilador por um daqueles de computador e fiz tipo um túnel de vento simples com tela anti inseto, elasticos e tubo que fiz de uma garrafa de álcool vazia, os cogus parecem estar secando mais rápido, e tem vantagem de não fazer o barulhão que o outro fazia(não aguentava mais)...

Estou aprontando umas aqui...

Obrigado amigos!
Paz e Muito sucesso para todos!

Fotos:

:seta:Foto 1 Na Mão!
:seta:Foto 2 Sob medida
:seta:Foto 3 O tunel simples e cruel!
:seta:Foto 4 Aeh Boca éssa eu fiz inspirado em você! rsrsrsrs
Im000573.jpgIm000571.jpgIm000584.jpgIm000579.jpg
 
Caramba Figurinha, vc ta dando o que pros filhotes heim? Hormônio?

Estão ficando bombados!!! Ta uma maravilha isso aí!!!
 
:!: Esse maior na foto da mão com luva tá enorme mesmo hein ...?
se é loko

tomara que consigamos assim com pan cambojanos né?
rs
hihihih


Jhon Lock:cool:
paz e luz
 
...capitulo 2...
casing(1) pf + cremogema:)


:seta:foto1 casing

:seta:foto2 close

:seta:foto3 os filhotes do cambodizila

Muita vibração positiva a todos!
CMcamclose0.jpgCMcamclose.jpgCMcamclose2.jpg
 
E vem que vem...

casing(2) pf + cremogema

:seta:reparem que romance que os dois cogus do fundo estão:p::pos:

:seta:colhidos e medidos

:seta:por baixo da saia hehehe

:seta:por estas e outras é complicado querer ter uma trip hiperspace com trinta cogumelos deste tamanho...
S6301828.JPGS6301831.JPGS6301832.JPGS6301836.JPG
 
...o cocôzinho sempre aparece:p:
casing(3) esterco + farinha de sementes(arroz integral, linhaça, colza e níger):cool::pos:

:seta:!!:)//

:seta:nem parecem cubbies

:seta:colhidos e medidos

:seta:lamelas
S6301842.JPGS6301844.JPGS6301849.JPGS6301850.JPG
 
Todas estas fotos para que?

bem pessoal como poderam notar utilizei 2 tipos de substrato diferente para a colonização, sendo que foram 2 copos pf com adição de cremogema e calcáreo e outro copo com farinhas(de sementes já citadas) e esterco. todos com a mesma capacidade(220mls)

E a minha intenção aqui é mostrar a vocês algo que venho utilizando muito aqui como substituto da vermiculita em bolos.

Já faz algum tempo que estudo este substituto e tenho obtido bons resultados com o mesmo.
Acho que seria legal compartilhar com vocês, O resultado final, vocês podem observar nas fotos.

Inoculei 0,25ml em 4 pontos equidistantes em todos os copos com uma seringa(esporos) da strain cambodian, foi notificado visualmente hifas recém germinadas em:

:seta:pf: 3 dias

:seta:esterco: 4 dias

Assim proceguiu durante toda a fase de colonização, em temperaturas ótimas de 29C concluiu-se a colonização total do substrato contido nos potes em:

:seta:pf: 23 dias

:seta:esterco: 27 dias

A frutificação dos casings ocorreram um atraz do outro,
tempo total no terrário até inicio de pinagem foi :

:seta:pf: 8 dias

:seta:esterco: 6 dias

Todos os frutos obtidos esporularam, porém o inicio de esporulação nos de esterco ocorreu com coguemlos ainda mais jovens comparados com os dos pf.(casing2 pf).

a diferença na coloração dos frutos também foi notável, mesmo eles estando em condições identicas de úmidade e iluminação.

Os frutos obtidos dos casings pf vieram numerosos porém em tamanhos menores, enquanto que no de esterco obtive frutos maiores e também em bom número.

fotos ilustrando final da colonização.
:seta:pf+cremogema(vermiculita, FAI, calcáreo, água e cremogema)
:seta:esterco mais farinhas(FAI, colza, níger, linhaça e água)
S6300676.JPGS6300905.JPG
 
Coisa linda de cultivo meu irmão!
Parabéns pelo sucesso!

Paz e Luz!
 
Back
Top