Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo CAMBODIAN, primeiro cultivo, com uma STRAIN!

Diário de cultivo completo.
STRAIN: Cambodian
Técnicas de cultivo: PF Tek e Cocô-tek(rsrsrsrsr)
Fornecedor dos esporos: FSRE

Escolhi a Strain pela origem religiosa(assim que levo minhas experiências)......achei minha cara!
Bem, resolvi a alguns dias cultivar uma Strain mais para comparar características, com a dos selvagens que ainda estão sendo domados, ou como prefiro dizer, domesticados!:)
Com isso, fica-rá mais fácil classificar e selecionar minhas sub-linhagens de selvagens, Saberei agora, oque é e o que não é tão favorável, etc, assim Prosseguirei mais seguro no segundo passo dos ferozes...

Vamos Lá:

SERINGA DE ESPOROS
No dia 13/08/07 preparei minha seringa de esporos:
Peguei minha seringa de 3ml desmontei, deixei ferver na panela comum por 5mim, retirei as partes com um garfo limpo, montei, suguei água fervente, para dentro da seringa e retirei, umas 4 ou 5 vezes, na 6 deixei, guardei a seringa em um Zip-Lock previamente limpo com álcool, deixei no meu armário para esfriar... enquanto isso dei uma esterilizada no meu Shot-Glass, levei-o a panela, e deixei fervendo por 10 mim... depois retirei, guardei em outro Zip-Lock e deixei esfriar... limpei toda a superfície de trabalho com álcool, pulverizei álcool pra todo lado,(minha mãe achou que estava louco quando me viu! Hauhauahuhau)... coloquei tudo na superfície, meus zip-lock(seringa e Shot-Glass) meus esporos cambodian(que nem tinha tirado ainda da carta da FSRE!), uma vela(para flambar), meu canivete, coloquei minha máscara, minhas luvas azuis e abri a carta.

a mensagem é inspiradora, os esporos então, são do dia do aniver da minha maninha!!! Que cagada!:p:

Acendi a vela, retirei a seringa do Zip-Lock e o Shot-Glass, flambei meu canivete na vela até ficar vermelho(red-hot), peguei um papel toalha e molhei com álcool, passei na lâmina para esfriar mais rápido, retirei o alumínio do zip -lock da FSRE, abri ele, não acabava mais, entrei em desespero, o alumínio não acabava! Enfim chegou na última dobra.... CADE??????:confused: UFA achei!!! O Print estava ralinho e era pequeno, bem diferente dos que fiz com esporos limpos dos meus cultivos selvagens, queria deixar um pouco para outra vez, mas era tão pouco que usei tudo! Peguei o canivete, raspei tudo para dentro do shot-glass, com a seringa despeguei metade da quantidade de água, mexi com a agulha para misturar melhor os esporos e comecei a sugar a mistura, fiz isso 2 vezes... flambei a agulha e guardei no zip-lock! Ufa acabou!
SUBSTRATO
No dia seguinte comecei a preparar o substrato PF Original, uma parte de farinha de arroz integral, uma de água de mina previamente fervida, e duas partes de vermiculita... fiz apenas dois copos PF de arroz e Vermiculita em copos de nutella, e mais um pequenino (que costumo usar para inóculo dos esporos selvagens ainda sujos), o que vou fazer com esse vocês irão ver... Coloquei o Selo de Vermiculita, etc....
ESTERILIZANDO
Os copos, foram para a pressão, o baixinho coloquei acima de um pano, esterilizei durante um período de 1:30h, pois minha panela já está meio velha e tenho de trocar a borracha dela... Quando começou a chiar abaixei o fogo e deixei!
Ao termino do tempo desliguei a panela e deixei esfriar durante umas 6hs, peguei ela coloquei sob minha mesa de trabalho, limpei tudo com álcool, vesti as luvas, a máscara e deixei o durex posicionado, junto a uma tesoura, anteriormente peguei as tampas de plástico, creio que não são de 5PP(polipropileno), de nutella fiz três furos eqüidistantes e limpei-as para está hora, abri a panela tirei os dois copos, retirei a tampa superior de alumínio, coloquei a tampa de Plástico, lacrei as bordas com durex, coloquei a tampa superior de volta, peguei o copoinho, lacrei inteiro, só não coloquei a tampa de plástico como os outros 2 copos! Guardei todos num tuppower limpo e deixei esfriar mais 2hs...
INOCULAÇÃO
Após o tempo, limpei a área de novo... vestia a luva e a máscara(já cansei de dizer isso), peguei o durex, cortei no total 10 pedacinhos dele, acendi a vela, peguei a seringa, embebi papel toalha em álcool, retirei um copo do tuppower, retirei sua tampa superior, flambei a agulha, limpei com álcool, inoculei em um dos furos da tampa de plástico atravessando-a, a agulha ficou rente ao vidro não mandei muito esporos não(mas dava para ver a suspensão de esporos descendo pelo meio), lacrei o buraco com um dos pedaços de durex que tinha cortado, e inoculei tranqüilamente o restante dos outros furos, de um furo para outro apenas limpava a agulha em papel com álcool, de copo para copo flambava...O porquê vocês sabem né?... Após tudo inoculado, guardei os copos em um saco plástico limpo com álcool, e deixei na incubadora...
COLONIZAÇÃO
Os copos foram então para a incubadora, onde a temperatura oscila entre 25C a 30C.
No dia 17/08/07 três dias após a inoculação o micélio cambodian já podia ser visto timidamente em alguns dos pontos de inoculação...
Dia 23/08/07 meu copinho de inoculação estava 100% devido a pouca quantidade de substrato, peguei ele e fiz Spawns com ele, o mesmo processo que faço com meus selvagens sujos... com os spawns inoculei dois copos de polipropileno, substrato de Estrume de eqüinos e bovinos picados, estes foram tampados apenas com uma tampa de PP que veio com o copo e uma folha de alumínio em cima... a esterilização foi boba, panela de pressão por 30mim... esperei esfriar, não tomei cuidado algum com limpeza local, só limpei minhas mãos, retirei os da panela bem fria, os copos estavam frios, abri a tampa dos 2 copos e joguei os Spawns(totalmente despreocupado com contaminantes!), sacudi os copos espalhando os spawns pelo copo... levei para a incubadora...
Dia 27/08/07 meus 2 copos PF estavam uns 47% altamente rizomórfico, coisa que nunca havia visto igual, meus copos de Esterco já estava com um micélio bem estabelecido.

Dia 31/08/07 Um dos copos de PF estavam com 70% e o outro mais lento, percebi, um provável e maldito Bacillus ssp, meu inimigo mais cruel e muito comum em outros cultivos com sementes! Deixei para ver no que dava...retirei o durex dos pontos de inoculação do saudável e virei ambos copos de ponta cabeça pra ver se ajudava a colonizar.

Meus copos de esterco são realmente mais NINJAS, em apenas alguns dias e o micélio MUITO rizomórfico, já ocupava 75% dos copos:eek:, fiquei de cara, mas isto foi algo que já havia notado nos selvagens também... No esterco a coisa CORRE MESMO e é muito mais seguro, nem tem graça, não precisa nem torcer que vai dar tudo certo, é só Ter cuidado com a água!

Hoje dia 06/09/07 Aniversariei meus dois Cambos no esterco, só foram 14 dias(geralmente o meu selvagem ainda não nomeado fica 100% em 15 a 16 dias neste meio.) Os bolos pareciam bem saldáveis, cheios de "pelos" rizomórficos espalhados por todos os lados... quando retirei um dos bolos caiu pedaços de estrume colonizado(Umm Spawns... o que farei???)... levei os garotos para tomar um banho bem gostoso, amanhã sairão do Dunk, um farei um Casing e o outro será um bolinho...

Meus garotos PF estão crescendo, o saudável está 97% esta crescendo não tão ferozmente como antes, talvez pela falta de oxigênio, o outro esta agoldoado, devido o Bacillus ssp "Mancha Úmida" Nojenta e fedida, credo, é a pior contaminação que já tive durante estes anos(da nojo até de limpar os Copos)...:mad:
Vou ver se consigo fazer um "Rescue"(resgate) com este micélio que praticamente parou em 68%...talvez um bolinho ou mini casing... vamos ver como vai ser....

Por enquanto é isso...:)
Alguma idéia genial ai pessoal???
 
Nossa, figurinha....vc viu o que o AMOR e a dedicação fazem???

To impressionado!!!!

Vc só vai precisar desse Titan aí p uma trip heim!!!!

Hehehehehe!!!

Parabéns pelo Gigante!!!

Valeu amigo!... é, o titan vai ser fogo(+mágico+)!
Impressionado, eu TREMIA de MEDO dele!:D


Pessoal, Acho os de estrume ficam meio diferentes dos em PF(sei lá diferentes..menores talvez...rsrsrsrsr)...

Fotos do DIA:
:seta:Foto1 Bolo de Esterco 2 flush com um PIN(será ele um Gigante como os outros??)
:seta:Foto2 Mini-Casing e seus PINS!
:seta:Foto3 Bolo de arroz.. frente
:seta:Foto4 bolo de arroz.. costa
:seta:Foto5 bolo de arroz.. COGITOs!(reparem nos anões):D

Abraços a todos..e.. Muita Sabedoria!:):pos:
Im000069.jpgIm000067.jpgIm000071.jpgIm000073.jpgIm000075.jpg
 
https://teonanacatl.org/attachments/im000067-jpg.8981/

Esse cogumelo que parece um cacete tá contaminadissimo com verticulum

Esses riscos marrons perto do cogumelao sao sinal da contaminaçao, de longe a mais comum aqui no fórum.

Cogumelos contaminados nao devem ser carimbados.

Cuidado, seque-os antes de consumir ou faça chá com eles.
a diarreia é BRABA man.
 
Poxa a foto ta mto bonita vei, essa contaminação tinha passado despercebida total por mim. :eek: nem reparei!
 
experiencia total do cultivo:
1- preparaçao
2- cultivo
3- contaminaçao
4- consumo
5- experiencia
6- goto 1
 
Num falei q esse casing ia bombar! Pena q contaminou. :(

Alien, Verticillium causa diarreia se for consumido mesmo seco? Causa mais algum outro efeito colateral? Tem como combater?
 
Esse cogumelo que parece um cacete tá contaminadissimo com verticulum

Esses riscos marrons perto do cogumelao sao sinal da contaminaçao, de longe a mais comum aqui no fórum.

Cogumelos contaminados nao devem ser carimbados.

Cuidado, seque-os antes de consumir ou faça chá com eles.
a diarreia é BRABA man.

:pos::):pos:...Valeu o Toque amigo... esse funginho não vai ser espalhado por ai, nem vou fazer carimbos com estes(não quero espalhar esse bicho):)... Mas vou seca-los sim!:cool::pos:... eu tinha reparado, mas não achei que fosse algo maléfico, ironico meus selvagens não terem contaminado com esse trem e os Cambo sim, afinal este é um dos mais comuns em selvagens sujos...
Mais um pra minha lista(Dry buble):pos:...

Este contaminante vem com o ar, e com os insetos... Não tem inseto algum no terrário, nem ta na época, provavelmente, foi na troca de ar que algum esporo pode ter vindo...

PapaCobweb disse:
Poxa a foto ta mto bonita vei, essa contaminação tinha passado despercebida total por mim. :eek: nem reparei!

É, Fungos lindos, contaminantes fazem parte do ecosistema, parabéns pra eles, :D estão fazendo um trabalho muito importante(sabe, devo respeita-los:eek:)... Abraços!

Alienardo disse:
experiencia total do cultivo:
1- preparaçao
2- cultivo
3- contaminaçao
4- consumo
5- experiencia
6- goto 1

É, "mantenha seus amigos por perto, seu inimigos ainda mais"(afinal que micologo que não vai querer estudar seus contaminantes??):D:pos:

MicélioCarioca disse:
Num falei q esse casing ia bombar! Pena q contaminou. :(

Alien, Verticillium causa diarreia se for consumido mesmo seco? Causa mais algum outro efeito colateral? Tem como combater?

Falow e Bombou, contaminou sim, mas lembre-se, este casing já tinha passado por alguns problemas com Bacillus quando ainda incubado no copo...
Limpei a area, mas o deu Verticillium, pelo menos, estou aprendendo muito com estes garotos, realmente curiozo!:)
Não creio que cause algum efeito colateral, pelo menos não com secos... mas vamos deixar o expert comilão de cogus responder! :D

Abraços amigo!

Pessoal, estou com algumas dúvidas quanto a este curiozo ser...
:seta:Devo retirar este casing do terrário?
:seta:É contagioso?(passa para outros bolos?)
:seta:Medidas de prevenção... consistem em que?
:seta:Devo colocar uma bomba de aquário? (para uma troca de ar mais segura?)

... mudando de assunto, meu PIN do segundo flush do bolo de estrume está ficando grosso e GRANDE, já estou preocupado:D, lá vem ele de novo(GodZila Attack!)...Amanhã(hoje mais tarde) posto mais fotos!

:pos:Abraços e Luz para todos!:pos:
 
Num falei q esse casing ia bombar! Pena q contaminou. :(

Alien, Verticillium causa diarreia se for consumido mesmo seco? Causa mais algum outro efeito colateral? Tem como combater?
Se estiver seco o risco diminui.
Porém é bom fazer um chá.

Só pra evitar a caganeira.
Nao sei se acontece com todos.
Mas comi uns pesa verticulado rapaiz.

Sabe aquelas caganeiras de canivetada?
que parece que enfiaram prego nas suas tripa?
....
eu fervo..
ou mistura na cachassa pode ser também,
Cana desinfeta até a alma.
 
Se estiver seco o risco diminui.
Porém é bom fazer um chá.

Só pra evitar a caganeira.
Nao sei se acontece com todos.
Mas comi uns pesa verticulado rapaiz.

Sabe aquelas caganeiras de canivetada?
que parece que enfiaram prego nas suas tripa?
....
eu fervo..
ou mistura na cachassa pode ser também,
Cana desinfeta até a alma.

Eta receita boa sô... Pinga(de leve) com mel + Cogus! hummmm vai ficar o bicho! rsrsrs :D:pos:
Vi a dica que vc deu pro rodTROLL, sobre o bicarbonato... nem vou pensar duas vezes em usa-lá! Eta contaminação danada, pega todo mundo!

Bem pessoal, hoje, meus cogus do bolo estão maduros, neste momento apresentam um chapéu bem aberto, meu bolo de estrume, está com um cogu grandinho(comparado com os de arroz), logo, terei mais um presente caprichado...
Quanto ao Mini-casing que apresentou Verticilium, eu colhi hoje os cogus que me pareciam infectados(pouco antes de abrirem o chapéu), quando colhi eles, dei uma estudada nos bichos e reparei nos seguintes sintomas do contaminante: riscos escuros da estipie, estipie rachada, deformação do chapéu, uma bolha seca no chapéu de um dos pins abortados(principal sintoma), e outras coisas foram notadas como, cogumelos aparentemente + secos e borrachudos e cheiro não comum(meio estranho)...

Deixei os cogus que aparentavam saudaveis no terrário(Mas estou de olho para ver se não surgem sintomas!), no momento, estes, estão com o chapéu aberto, mas estou na dúvida.... POSSO colher esporos deles??? estou meio bolado, mesmo eles não apresentando sintomas algum, será que os esporos não estarão contaminados?? vou esperar respostas antes de qualquer ação! Só não quero esporos infectados correndo por ai!;)

Os cogus que foram colhidos, após estuda-los, limpei-os esternamente com papel embebido em álcool, e levei eles para secar em uma lâmpada, creio que o calor seja a melhor solução para tal problema... mas de qualquer forma não estou desesperado para come-los, tenho um estoque bom de selvagens(psi-cub1) cultivados secos... e minha região é muito rica em Cogus.. Nem vejo motivo para arriscar ingerir estes infecteds, mas sequei!(nunca se sabe!).

Amanhã(hoje) vou colher esporos dos cogus do bolo de arroz...

Segue fotos do Dia:
:seta:foto1 segundo flush do Bolo de esterco!
:seta:foto2 Bolo de arroz, chapéu abrindo!
:seta:foto3 Pra quem queria ver uma Floresta encantada...(tenho uma bem temperada:D:pos:)
:seta:foto4 Cogus infectados colhidos, sob medida
:seta:foto5 Deformações(causadas por dry bubble)
:seta:foto6 Azulamento forte(estão temperados, mais ainda são magicos!:p:)

Sabedoria e paz para todos!
Giga.jpgBolo.jpgfloresta.jpgIm000093.jpgIm000096.jpgIm000099.jpg
 
Fala figurassa, me fala uma coisa, você usou esterco puro para camada de casing ou misturou com vermiculita? Se misturou, qual a proporção? Dê detalhes da confecção da camada, abraços!
 
Lindas torinhas ai hein irmão !!!!

Parabéns pelo trabalho de respeito !

Paz Luz e Sucesso !!!
 
Fala figurassa, me fala uma coisa, você usou esterco puro para camada de casing ou misturou com vermiculita? Se misturou, qual a proporção? Dê detalhes da confecção da camada, abraços!

Nem uma das alternativas! desta vez, só usei Vermiculita pura mesmo!
Mas costumo misturar com estrume sim, a proporção que uso é de 20%estrume(bem picado!) 80% vermi... O importânte é não isagerar no estrume, para o micélio não colonizar a camada toda, ou da problem!
Esterilizo a camada no microondas, por 1minuto, espero esfriar e coloco acima do bolo quebrado, normal mente!

pakalolo disse:
Grandes e gordinhos... ta lindo!!

sucesso aí fii!
abraço
Valeu véito! sorte no cultivo aeh também!

Oregon disse:
Lindas torinhas ai hein irmão !!!!

Parabéns pelo trabalho de respeito !

Paz Luz e Sucesso !!!
rsrsrsrs!
:):pos: Valeu amigo, tamo ai!
Abração pro cê!

Pessoal hoje(ou melhor ontem) o dia foi movimentado, colhi alguns coguzitos e fiz carimbos com os cogus do Bolo de arroz e de estrume, os do Mini-casing preferi não fazer!;)
O garoto do Bolo de estrume ficou bem grandinho como o do primeiro flush...
o bolo foi para mais um Dunk!

O bolo de arroz ainda tem os cogus menores que ainda não colhi! vou esperar ficarem maduros para fazer o tal!

O Mini-Casing, foi para o Dunk, hoje vou retira-lo e adicionar vermiculita, borrifada com bicarbonato!

Meu Casing de estrume.... não apresentou evolução ainda! estranho!

Pronto ai vai mais fotos:
:seta:Fotos 1,2 e 3 Cogu do bolo de esterco!
01Grandinho segundo flush do bolo de esterco.jpg01 Grandinho lindo.jpg01 Grandinho.jpg
 
Então...
Hoje, retirei meu bolo de estrume do dunk e meu Mini-Casing também, o minicasing adicionei após o dunk, vermiculita úmida com bicarbonato(nada de exageiro)... cobri ele com um filme de PVC(fis uns furinhos) para o cresimento miceliar e deixei no terrário, onde faço(farei) ventilação 1 vez ao dia para prevenção de Cob-Web;).

É incrível o tempo que fico parado em frente o terrário mandando boas vibrações para meus garotos(micélio)! minha mãe fala que eu sou louco...mas quem não é?? rsrsrsrsr:D

Meu bolo de arroz está com cogumelos(aqueles menores das fotos) com o chapéu quase aberto, pretendo fazer alguns prints com eles, só vou deixar chegarem no ponto de coleta!

amanhã posto mais fotos deles!

Agora, mais algumas fotos...

:seta:foto1 Manhã de ante-ontem
:seta:foto2 O bolo de arroz, cogumas..
:seta:foto3 Lindos, simplesmente...
:seta:foto4 Charrpé dos Cogumas
:seta:foto5 Sob medida..
:seta:foto6 Mini casing ante-ontem
:seta:foto7 Presente do mini-casing(não percebi sintoma algum de verticilliun)
:seta:foto8 Presente sob medida
:seta:foto9 outros garotinhos aparentemente saudaveis!
:seta:foto10 Na mão!

Sabe, os Cambojas estão me ensinando muito com este cultivo(suas caracteristicas em geral são diferentes dos meus selvagens, isso me ajudará muito em meus próximos passos!)!

Abraços a todos, e Muita luz também!:D:pos:
00Pela manhã.jpg02Cogus do bolo de Arroz.jpg03Cogus do bolo de arroz.jpg04Chapéus B. Arroz.jpg05Cogus sob medida do bolo de arroz.jpg06Mini-Casing frutos maduros.jpg07Cogu maior do Mini-Casing1.jpg08Cogu maior do Mini-Casing.jpg08Cogus Mini-Casing de arroz.jpg09Na mão.jpg
 
Puzt, esses dois da foto 5 tão me parecendo 2 que colhi aqui duas vezes mais grosso que meu polegar.
Quando vi nem acreditei.
compridos eles são mas assim grossos mesmo só apareceu dois.
Eu fiquei besta...huauauha
Parabens , ta lindo figurita.:)
 
Que beleza hein figurinha, louco, louco, louco, louco melo louco de cogumelos!
 
Nossa heim, que lindos!!!

Estão bem bonitos mesmo garoto!!! Estou mto feliz por seu cultivo, ta um sucesso!!!

:seta:Uma pergunta, desculpe a ignorância, mas:

-O que é COB-WEB???

To acompanhando!!!
 
Nossa heim, que lindos!!!

Estão bem bonitos mesmo garoto!!! Estou mto feliz por seu cultivo, ta um sucesso!!!

:teo_seta_direita:Uma pergunta, desculpe a ignorância, mas:

-O que é COB-WEB???

To acompanhando!!!

Valeu!!!:)

Então amigo, Cob-Web é um contaminante, geralmentew aparece em bolos, e casings com muita úmidade e pouca ventilação!

Da uma lida aqui: https://teonanacatl.org/threads/quais-são-os-contaminantes-mais-comuns.27/

-> Muito obrigado pela força que tens me dado pessoal(corpse, su, calango, DIGO, etc...) fiquem todos em paz, e que os passos de vocês sejam ainda mais belos do que os meus!!

Hoje colhi meus cogus restantes do bolo de arroz, os cogus estavam lindos! fiquei emprecionado como aqueles pins A"nões" viraram cogus de tamanho mediano a pequeno, muito interessante! Estes foram levados para coleta de esporos após a colheita! O bolo foi para um Dunk para quem sabe um segundo flush!
Agora fico na espera por novos pins dos casings e bolos!


Fotos do dia:

:teo_seta_direita:foto1 Visão de lado
:teo_seta_direita:foto2 Visão de cima
:teo_seta_direita:foto3 Chapéus
:teo_seta_direita:foto4 Sob medida

Paz e sabedoria para todos!
Clipboard01.jpgIm000155.jpgClipboard02.jpgClipboard03.jpg
 
UUUUUEEEEEBBBBBAAAAA!!!!
Segundo Flush a vista!!!!

Meu casing de estrume(aquele do coguzão) tem um pin crescendo rápido, este, se localisa entre a parede do pote e a "parede" de micélio... me parece grandinho! amanhã ele já estara para fora do "buraco" pretendo tirar algumas fotinhos pra vocês!:pos:

O bolo de arroz retirei ontem do Dunk... ja estou mandando vibrações para meu garoto(micélio)!

O bolo de esterco está começando a ficar felpudo de novo... o mini-casing, também esta começando a ficar felpudo!:D:D:pos:

Paz para todos!
 
fala figura, tudo bom?

como vc está fazendo pra armazenar esses cogus? e as experiências?

Abraço! :)
 
fala figura, tudo bom?

como vc está fazendo pra armazenar esses cogus? e as experiências?

Abraço! :)

Tudo joia Cob! então estou guardando em um pote de vidro, com um saquinho de desecante junto, eu lacro ele bem para não aver troca gasosa...

Expêriência, com os Cambo? ainda não, mais pra frente, muita correria aqui.... mas logo-logo mando os Cambo pra dentro!:pos:

ATUALIZANDO:

Bem pessoal, durante este tempo que o CM ficou off, muita coisa aconteceu por aqui, o meu casing de estrume que produziu o Gigante, gerou dois Cogumas no segundo flush, tirei muitas fotos deles, um dos cogus rachou pois ele cresceu lá do fundo do casing e ficou com um dos lados do chápel encostado(quando pin) na parede do casing... Ah ainda fiz uma imagem em homenagem a todos vocês do CM!:)

O casing foi para mais um dunk, porem por motivos de congestionamento na incubadora(selvagens limpos chegando!:D), coloquei(na verdade desenformei) o casing em um outro terrário improvisado, este, é um terrário bem simplérimo mesmo, coloco no quintal em baixo de uma árvore, e de noite no quarto(pra não pegar muito friu), hoje tenho dois pins!:):pos: a temperatura a natureza quem da, a úmidade mantenho com um borrifador e argila expandida no fundo!
O terrário só é protegido com uma rede anti-insetos...

Não colherei, esporos dos cogus obtidos deste, pois creio que o terrário não forneça isolamento sulficiente contra outros tipos de esporos ,etc(que poderão "sujar" os esporos cambodian!)...


Fotos:

:seta:Fotos 1 e 2 Jovens!
:seta:Fotos 3 a 5 Maduros reparem no chapéu rachado!
:seta:Foto 6 Sob medida
:seta:Foto 7 Grandinhos
:seta:FOTO 8 Camboja´s magic! Para vocês do CM que eu respeito muito, e que procuram por iluminação! Abraços para todos! com respeito Figurinha.:pos:
Clipboard02.jpgClipboard03.jpgIm000189.jpgIm000193.jpgIm000196.jpgIm000199.jpgIm000207.jpgIm000212.jpgBem vindo ao templo Angkor Wat red.jpg

Neste periodo, também, meu bolo de esterco e meu casing de arroz, frutificaram juntos, o bolo deu um terceiro flush com um cogu menor, e o Mini-casing que tinha contaminado com Verticilium eu tratei com bicarbonato(Grato a Victor e Alienardo!), e gerou dois belos Frutos grandes e saudáveis!:D

O meu bolo após colher o presente, eu o enterrei(por causa do congestionamento da incubadora...), o mini-casing foi para mais um dunk, do qual já voltou e esta no terrário de novo!

Hoje Meu bolo de arroz está no segundo flush, até o momento vejo 2 pins pequenos, vamos vêr, como vai ser...:)

Muito 10 estes garotos de Cambodia!

Mais Fotos para vocês:

:seta:Foto 1 e 2 frutos do bolo de estrume e do Mini-casing!
:seta:Fotos 3, 4 e 5 Coguma colhido do bolo de esterco!
:seta:Fotos 6 e 7 do Mini-Casing com frutos maduros!
:seta:Foto 8 sob medida
:seta:Fotos 9 e 10 Na mão...
:seta:Foto 11 o terrário simples onde está o ex-casing no momento(podem ver os pins?)
Im000220.jpgIm000222.jpgIm000230.jpgIm000234.jpgIm000239.jpgIm000242.jpgIm000249.jpgIm000254.jpgIm000263.jpgIm000257.jpgIm000265.jpg
 
Última edição por um moderador:
Coisa linda de mais...... Trabalho muito bem executado !!!!

É por essas e outras que já tava quase morrendo sem o CM.... heheheh

Sucesso ai irmão figura !!!

Paz e Luz .
 
Back
Top