Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo CAMBODIAN, primeiro cultivo, com uma STRAIN!

Diário de cultivo completo.
STRAIN: Cambodian
Técnicas de cultivo: PF Tek e Cocô-tek(rsrsrsrsr)
Fornecedor dos esporos: FSRE

Escolhi a Strain pela origem religiosa(assim que levo minhas experiências)......achei minha cara!
Bem, resolvi a alguns dias cultivar uma Strain mais para comparar características, com a dos selvagens que ainda estão sendo domados, ou como prefiro dizer, domesticados!:)
Com isso, fica-rá mais fácil classificar e selecionar minhas sub-linhagens de selvagens, Saberei agora, oque é e o que não é tão favorável, etc, assim Prosseguirei mais seguro no segundo passo dos ferozes...

Vamos Lá:

SERINGA DE ESPOROS
No dia 13/08/07 preparei minha seringa de esporos:
Peguei minha seringa de 3ml desmontei, deixei ferver na panela comum por 5mim, retirei as partes com um garfo limpo, montei, suguei água fervente, para dentro da seringa e retirei, umas 4 ou 5 vezes, na 6 deixei, guardei a seringa em um Zip-Lock previamente limpo com álcool, deixei no meu armário para esfriar... enquanto isso dei uma esterilizada no meu Shot-Glass, levei-o a panela, e deixei fervendo por 10 mim... depois retirei, guardei em outro Zip-Lock e deixei esfriar... limpei toda a superfície de trabalho com álcool, pulverizei álcool pra todo lado,(minha mãe achou que estava louco quando me viu! Hauhauahuhau)... coloquei tudo na superfície, meus zip-lock(seringa e Shot-Glass) meus esporos cambodian(que nem tinha tirado ainda da carta da FSRE!), uma vela(para flambar), meu canivete, coloquei minha máscara, minhas luvas azuis e abri a carta.

a mensagem é inspiradora, os esporos então, são do dia do aniver da minha maninha!!! Que cagada!:p:

Acendi a vela, retirei a seringa do Zip-Lock e o Shot-Glass, flambei meu canivete na vela até ficar vermelho(red-hot), peguei um papel toalha e molhei com álcool, passei na lâmina para esfriar mais rápido, retirei o alumínio do zip -lock da FSRE, abri ele, não acabava mais, entrei em desespero, o alumínio não acabava! Enfim chegou na última dobra.... CADE??????:confused: UFA achei!!! O Print estava ralinho e era pequeno, bem diferente dos que fiz com esporos limpos dos meus cultivos selvagens, queria deixar um pouco para outra vez, mas era tão pouco que usei tudo! Peguei o canivete, raspei tudo para dentro do shot-glass, com a seringa despeguei metade da quantidade de água, mexi com a agulha para misturar melhor os esporos e comecei a sugar a mistura, fiz isso 2 vezes... flambei a agulha e guardei no zip-lock! Ufa acabou!
SUBSTRATO
No dia seguinte comecei a preparar o substrato PF Original, uma parte de farinha de arroz integral, uma de água de mina previamente fervida, e duas partes de vermiculita... fiz apenas dois copos PF de arroz e Vermiculita em copos de nutella, e mais um pequenino (que costumo usar para inóculo dos esporos selvagens ainda sujos), o que vou fazer com esse vocês irão ver... Coloquei o Selo de Vermiculita, etc....
ESTERILIZANDO
Os copos, foram para a pressão, o baixinho coloquei acima de um pano, esterilizei durante um período de 1:30h, pois minha panela já está meio velha e tenho de trocar a borracha dela... Quando começou a chiar abaixei o fogo e deixei!
Ao termino do tempo desliguei a panela e deixei esfriar durante umas 6hs, peguei ela coloquei sob minha mesa de trabalho, limpei tudo com álcool, vesti as luvas, a máscara e deixei o durex posicionado, junto a uma tesoura, anteriormente peguei as tampas de plástico, creio que não são de 5PP(polipropileno), de nutella fiz três furos eqüidistantes e limpei-as para está hora, abri a panela tirei os dois copos, retirei a tampa superior de alumínio, coloquei a tampa de Plástico, lacrei as bordas com durex, coloquei a tampa superior de volta, peguei o copoinho, lacrei inteiro, só não coloquei a tampa de plástico como os outros 2 copos! Guardei todos num tuppower limpo e deixei esfriar mais 2hs...
INOCULAÇÃO
Após o tempo, limpei a área de novo... vestia a luva e a máscara(já cansei de dizer isso), peguei o durex, cortei no total 10 pedacinhos dele, acendi a vela, peguei a seringa, embebi papel toalha em álcool, retirei um copo do tuppower, retirei sua tampa superior, flambei a agulha, limpei com álcool, inoculei em um dos furos da tampa de plástico atravessando-a, a agulha ficou rente ao vidro não mandei muito esporos não(mas dava para ver a suspensão de esporos descendo pelo meio), lacrei o buraco com um dos pedaços de durex que tinha cortado, e inoculei tranqüilamente o restante dos outros furos, de um furo para outro apenas limpava a agulha em papel com álcool, de copo para copo flambava...O porquê vocês sabem né?... Após tudo inoculado, guardei os copos em um saco plástico limpo com álcool, e deixei na incubadora...
COLONIZAÇÃO
Os copos foram então para a incubadora, onde a temperatura oscila entre 25C a 30C.
No dia 17/08/07 três dias após a inoculação o micélio cambodian já podia ser visto timidamente em alguns dos pontos de inoculação...
Dia 23/08/07 meu copinho de inoculação estava 100% devido a pouca quantidade de substrato, peguei ele e fiz Spawns com ele, o mesmo processo que faço com meus selvagens sujos... com os spawns inoculei dois copos de polipropileno, substrato de Estrume de eqüinos e bovinos picados, estes foram tampados apenas com uma tampa de PP que veio com o copo e uma folha de alumínio em cima... a esterilização foi boba, panela de pressão por 30mim... esperei esfriar, não tomei cuidado algum com limpeza local, só limpei minhas mãos, retirei os da panela bem fria, os copos estavam frios, abri a tampa dos 2 copos e joguei os Spawns(totalmente despreocupado com contaminantes!), sacudi os copos espalhando os spawns pelo copo... levei para a incubadora...
Dia 27/08/07 meus 2 copos PF estavam uns 47% altamente rizomórfico, coisa que nunca havia visto igual, meus copos de Esterco já estava com um micélio bem estabelecido.

Dia 31/08/07 Um dos copos de PF estavam com 70% e o outro mais lento, percebi, um provável e maldito Bacillus ssp, meu inimigo mais cruel e muito comum em outros cultivos com sementes! Deixei para ver no que dava...retirei o durex dos pontos de inoculação do saudável e virei ambos copos de ponta cabeça pra ver se ajudava a colonizar.

Meus copos de esterco são realmente mais NINJAS, em apenas alguns dias e o micélio MUITO rizomórfico, já ocupava 75% dos copos:eek:, fiquei de cara, mas isto foi algo que já havia notado nos selvagens também... No esterco a coisa CORRE MESMO e é muito mais seguro, nem tem graça, não precisa nem torcer que vai dar tudo certo, é só Ter cuidado com a água!

Hoje dia 06/09/07 Aniversariei meus dois Cambos no esterco, só foram 14 dias(geralmente o meu selvagem ainda não nomeado fica 100% em 15 a 16 dias neste meio.) Os bolos pareciam bem saldáveis, cheios de "pelos" rizomórficos espalhados por todos os lados... quando retirei um dos bolos caiu pedaços de estrume colonizado(Umm Spawns... o que farei???)... levei os garotos para tomar um banho bem gostoso, amanhã sairão do Dunk, um farei um Casing e o outro será um bolinho...

Meus garotos PF estão crescendo, o saudável está 97% esta crescendo não tão ferozmente como antes, talvez pela falta de oxigênio, o outro esta agoldoado, devido o Bacillus ssp "Mancha Úmida" Nojenta e fedida, credo, é a pior contaminação que já tive durante estes anos(da nojo até de limpar os Copos)...:mad:
Vou ver se consigo fazer um "Rescue"(resgate) com este micélio que praticamente parou em 68%...talvez um bolinho ou mini casing... vamos ver como vai ser....

Por enquanto é isso...:)
Alguma idéia genial ai pessoal???
 
Fotos lindas e um cultivo de sucesso !!!

Parabéns guri !
 
Valeu HEADMUSHROOM(???:D???)
CIA OREGON
e
Mathmagro:p:

Esses cambo não morrem, se transformam.
 
ae figura ótimos experimentos com substratos

eu não tive tanta sorte com o estrume, como spawn tive problemas com bactérias, talvez água demais na receita

desejo tudo de bom com eles ( quem sabe até provo um pouco com um pãodequeijo :D )
 
ae figura ótimos experimentos com substratos

eu não tive tanta sorte com o estrume, como spawn tive problemas com bactérias, talvez água demais na receita

desejo tudo de bom com eles ( quem sabe até provo um pouco com um pãodequeijo :D )

:D Certamente um cogu a lá mineirinha deve ficar uma delicia!!
O estrume não pode haver exageiro na água mesmo, ele tem um funcinoamento parecido com a vermiculita, pois absorve bem a água, para se chegar no ponto de úmidade, adicione um pouco de água, aperte um punhado na mão até que escorram 2 a 3 gotas, adicione água se necessário ou exprema a água em exesso fora para chegar no ponto de 3 gotas.

Um estrume préviamente preparado com algumas seções de descanço e banho é benéfico para se obter um esterco mais "limpo" mesmo que no processo ele perca parte de sua composição nutricional para o fungo, ele vai ficar mais seguro e terá uma função mais próximada vermiculita no substrato, o fungo ganha água dele e também o alimenta, diferentemente da vermiculita que só fornece água.

A quantidade de farináceos a adicionar varia de receita para receita, o importânte é deixar o subtrato no ponto.

Isso acima funciona no caso de bolos(para preparar casing ou não) por exemplo.

O que você disse sobre spawn, você utilizou o esterco como spawn para inocular outro substraro, ou inoculou o esterco com sementes ou bolo quebrado como spawn?
 
Back
Top