Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo CAMBODIAN, primeiro cultivo, com uma STRAIN!

Diário de cultivo completo.
STRAIN: Cambodian
Técnicas de cultivo: PF Tek e Cocô-tek(rsrsrsrsr)
Fornecedor dos esporos: FSRE

Escolhi a Strain pela origem religiosa(assim que levo minhas experiências)......achei minha cara!
Bem, resolvi a alguns dias cultivar uma Strain mais para comparar características, com a dos selvagens que ainda estão sendo domados, ou como prefiro dizer, domesticados!:)
Com isso, fica-rá mais fácil classificar e selecionar minhas sub-linhagens de selvagens, Saberei agora, oque é e o que não é tão favorável, etc, assim Prosseguirei mais seguro no segundo passo dos ferozes...

Vamos Lá:

SERINGA DE ESPOROS
No dia 13/08/07 preparei minha seringa de esporos:
Peguei minha seringa de 3ml desmontei, deixei ferver na panela comum por 5mim, retirei as partes com um garfo limpo, montei, suguei água fervente, para dentro da seringa e retirei, umas 4 ou 5 vezes, na 6 deixei, guardei a seringa em um Zip-Lock previamente limpo com álcool, deixei no meu armário para esfriar... enquanto isso dei uma esterilizada no meu Shot-Glass, levei-o a panela, e deixei fervendo por 10 mim... depois retirei, guardei em outro Zip-Lock e deixei esfriar... limpei toda a superfície de trabalho com álcool, pulverizei álcool pra todo lado,(minha mãe achou que estava louco quando me viu! Hauhauahuhau)... coloquei tudo na superfície, meus zip-lock(seringa e Shot-Glass) meus esporos cambodian(que nem tinha tirado ainda da carta da FSRE!), uma vela(para flambar), meu canivete, coloquei minha máscara, minhas luvas azuis e abri a carta.

a mensagem é inspiradora, os esporos então, são do dia do aniver da minha maninha!!! Que cagada!:p:

Acendi a vela, retirei a seringa do Zip-Lock e o Shot-Glass, flambei meu canivete na vela até ficar vermelho(red-hot), peguei um papel toalha e molhei com álcool, passei na lâmina para esfriar mais rápido, retirei o alumínio do zip -lock da FSRE, abri ele, não acabava mais, entrei em desespero, o alumínio não acabava! Enfim chegou na última dobra.... CADE??????:confused: UFA achei!!! O Print estava ralinho e era pequeno, bem diferente dos que fiz com esporos limpos dos meus cultivos selvagens, queria deixar um pouco para outra vez, mas era tão pouco que usei tudo! Peguei o canivete, raspei tudo para dentro do shot-glass, com a seringa despeguei metade da quantidade de água, mexi com a agulha para misturar melhor os esporos e comecei a sugar a mistura, fiz isso 2 vezes... flambei a agulha e guardei no zip-lock! Ufa acabou!
SUBSTRATO
No dia seguinte comecei a preparar o substrato PF Original, uma parte de farinha de arroz integral, uma de água de mina previamente fervida, e duas partes de vermiculita... fiz apenas dois copos PF de arroz e Vermiculita em copos de nutella, e mais um pequenino (que costumo usar para inóculo dos esporos selvagens ainda sujos), o que vou fazer com esse vocês irão ver... Coloquei o Selo de Vermiculita, etc....
ESTERILIZANDO
Os copos, foram para a pressão, o baixinho coloquei acima de um pano, esterilizei durante um período de 1:30h, pois minha panela já está meio velha e tenho de trocar a borracha dela... Quando começou a chiar abaixei o fogo e deixei!
Ao termino do tempo desliguei a panela e deixei esfriar durante umas 6hs, peguei ela coloquei sob minha mesa de trabalho, limpei tudo com álcool, vesti as luvas, a máscara e deixei o durex posicionado, junto a uma tesoura, anteriormente peguei as tampas de plástico, creio que não são de 5PP(polipropileno), de nutella fiz três furos eqüidistantes e limpei-as para está hora, abri a panela tirei os dois copos, retirei a tampa superior de alumínio, coloquei a tampa de Plástico, lacrei as bordas com durex, coloquei a tampa superior de volta, peguei o copoinho, lacrei inteiro, só não coloquei a tampa de plástico como os outros 2 copos! Guardei todos num tuppower limpo e deixei esfriar mais 2hs...
INOCULAÇÃO
Após o tempo, limpei a área de novo... vestia a luva e a máscara(já cansei de dizer isso), peguei o durex, cortei no total 10 pedacinhos dele, acendi a vela, peguei a seringa, embebi papel toalha em álcool, retirei um copo do tuppower, retirei sua tampa superior, flambei a agulha, limpei com álcool, inoculei em um dos furos da tampa de plástico atravessando-a, a agulha ficou rente ao vidro não mandei muito esporos não(mas dava para ver a suspensão de esporos descendo pelo meio), lacrei o buraco com um dos pedaços de durex que tinha cortado, e inoculei tranqüilamente o restante dos outros furos, de um furo para outro apenas limpava a agulha em papel com álcool, de copo para copo flambava...O porquê vocês sabem né?... Após tudo inoculado, guardei os copos em um saco plástico limpo com álcool, e deixei na incubadora...
COLONIZAÇÃO
Os copos foram então para a incubadora, onde a temperatura oscila entre 25C a 30C.
No dia 17/08/07 três dias após a inoculação o micélio cambodian já podia ser visto timidamente em alguns dos pontos de inoculação...
Dia 23/08/07 meu copinho de inoculação estava 100% devido a pouca quantidade de substrato, peguei ele e fiz Spawns com ele, o mesmo processo que faço com meus selvagens sujos... com os spawns inoculei dois copos de polipropileno, substrato de Estrume de eqüinos e bovinos picados, estes foram tampados apenas com uma tampa de PP que veio com o copo e uma folha de alumínio em cima... a esterilização foi boba, panela de pressão por 30mim... esperei esfriar, não tomei cuidado algum com limpeza local, só limpei minhas mãos, retirei os da panela bem fria, os copos estavam frios, abri a tampa dos 2 copos e joguei os Spawns(totalmente despreocupado com contaminantes!), sacudi os copos espalhando os spawns pelo copo... levei para a incubadora...
Dia 27/08/07 meus 2 copos PF estavam uns 47% altamente rizomórfico, coisa que nunca havia visto igual, meus copos de Esterco já estava com um micélio bem estabelecido.

Dia 31/08/07 Um dos copos de PF estavam com 70% e o outro mais lento, percebi, um provável e maldito Bacillus ssp, meu inimigo mais cruel e muito comum em outros cultivos com sementes! Deixei para ver no que dava...retirei o durex dos pontos de inoculação do saudável e virei ambos copos de ponta cabeça pra ver se ajudava a colonizar.

Meus copos de esterco são realmente mais NINJAS, em apenas alguns dias e o micélio MUITO rizomórfico, já ocupava 75% dos copos:eek:, fiquei de cara, mas isto foi algo que já havia notado nos selvagens também... No esterco a coisa CORRE MESMO e é muito mais seguro, nem tem graça, não precisa nem torcer que vai dar tudo certo, é só Ter cuidado com a água!

Hoje dia 06/09/07 Aniversariei meus dois Cambos no esterco, só foram 14 dias(geralmente o meu selvagem ainda não nomeado fica 100% em 15 a 16 dias neste meio.) Os bolos pareciam bem saldáveis, cheios de "pelos" rizomórficos espalhados por todos os lados... quando retirei um dos bolos caiu pedaços de estrume colonizado(Umm Spawns... o que farei???)... levei os garotos para tomar um banho bem gostoso, amanhã sairão do Dunk, um farei um Casing e o outro será um bolinho...

Meus garotos PF estão crescendo, o saudável está 97% esta crescendo não tão ferozmente como antes, talvez pela falta de oxigênio, o outro esta agoldoado, devido o Bacillus ssp "Mancha Úmida" Nojenta e fedida, credo, é a pior contaminação que já tive durante estes anos(da nojo até de limpar os Copos)...:mad:
Vou ver se consigo fazer um "Rescue"(resgate) com este micélio que praticamente parou em 68%...talvez um bolinho ou mini casing... vamos ver como vai ser....

Por enquanto é isso...:)
Alguma idéia genial ai pessoal???
 
"Mancha Úmida" Nojenta e fedida, credo, é a pior contaminação que já tive durante estes anos(da nojo até de limpar os Copos)...

esse contaminante é um saco mesmo, notou alguma diferença de umidade nesse bolo contaminado para os outros ??? acho que esse contaminante resiste a esterelização em bolos com muita umidade, é só uma hipotese, não estudei ainda pra sber ao certo
 
esse contaminante é um saco mesmo, notou alguma diferença de umidade nesse bolo contaminado para os outros ??? acho que esse contaminante resiste a esterelização em bolos com muita umidade, é só uma hipotese, não estudei ainda pra sber ao certo

Avatar meu velho...
Nossa ele é um chato teve época que usava sementes de pássaros, ele fermentava os bolos e micélio selvagem nenhum nascia... Chegei a ficar 3 mêses sem ver meu querido micélio...:neg:

Mas ai passei para Arroz e Vermi e melhorou um pouco...para estrume então!:)

Não, notei nada, não sei dizer como ou porque dele insistir aqui, o Trichoderma é problema mínimo perto dele... Agora da para ver até a meleca, que esse cara fez, credo...
Paz!
 
Ih, oh o figurinha ai dinovo. Interessante esse "bolo" de esterco, colonização rapida mesmo. Vc adicionou algum corretor de ph no esterco? Misturou com vermiculita? Boa sorte no cultivo irmao, só to de olho. ;)
 
Ih, oh o figurinha ai dinovo. Interessante esse "bolo" de esterco, colonização rapida mesmo. Vc adicionou algum corretor de ph no esterco? Misturou com vermiculita? Boa sorte no cultivo irmao, só to de olho. ;)

Então cara, é estes bolinhos me livraram de muitos problemas, Corretor de PH? NADA, nunca usei estes treco não... A intenção destes bolos, casings, etc de estrume é promover maior velocidade de colonização, menos problemas com contaminantes, e frutos maiores, pelo menos é o que venho reparando nos meus cultivos com selvagens...:)
Valeu a força!:)
Luz ai hein!

Continuando, hoje pela manhã retirei meus dois bolos de esterco do Dunk, sairam bem mais pesados...
levei um deles para o terrário adicionando apenas vermiculita em baixo, só para ver se fara muita diferença... espero por pins em 10 dias...

Para o outro bolo, peguei meu pote que estava usando no cultivo de selvagens, limpei muito bem, peguei outro pote menor de polipropileno e coloquei um pouco estrume bem picado dentro, umideci-o e esterilizei durante 10 mim na panela, esperei esfriar, coloquei no fundo do pote do casing... e quebrei meu bolo de estrume em cima...

Cobri com um plastico de PVC, e tampei com a própria tampa do pote, agora ele voltou para a incubadora para que o micélio possa dar uma crescida.
Os PF, estão indo, devagar e sempre nesta última etapa... O bolo saudavel está quase, não vejo a hora de aniversa-lo coisa que acredito acontecer dia 11 ou 12...
 
Avatar meu velho...
Nossa ele é um chato teve época que usava sementes de pássaros, ele fermentava os bolos e micélio selvagem nenhum nascia... Chegei a ficar 3 mêses sem ver meu querido micélio...:neg:

Mas ai passei para Arroz e Vermi e melhorou um pouco...para estrume então!:)

Não, notei nada, não sei dizer como ou porque dele insistir aqui, o Trichoderma é problema mínimo perto dele... Agora da para ver até a meleca, que esse cara fez, credo...
Paz!

Fala figurinha, eu tbm já tentei cultivar selvagens, é bem interessante, pena que na epoca eu não tinha a dedicação que eu to tendo nesses ultimos cultivos, realmente o wet spot é uma M, mas esse lance da umidade faz uns bolos sem inocular que vc vai observar como isso influi. Quando vc tentou com sementes de passaros vc triturou elas ??? notei uma melhora bem boa depois que eu triturei as sementes, fica com um aspecto bem parecido com o esterco, dá uma olhada lá no meu cultivo que eu tentei uma segunda inoculação com café eu falei um pouco sobre esses como fiz esses grãos ... muito interessante cutivar bolos de esterco... eles não soltam nenhum fedor na hora da esterelização não ? eu só tenho uma panela pra tudo, se eu enfiar coco nela vou ter que comer um feijão bem"temperado" depois, quem sabe um dia não tomo coragem. Abraços
 
Fala figurinha, eu tbm já tentei cultivar selvagens, é bem interessante, pena que na epoca eu não tinha a dedicação que eu to tendo nesses ultimos cultivos, realmente o wet spot é uma M, mas esse lance da umidade faz uns bolos sem inocular que vc vai observar como isso influi. Quando vc tentou com sementes de passaros vc triturou elas ??? notei uma melhora bem boa depois que eu triturei as sementes, fica com um aspecto bem parecido com o esterco, dá uma olhada lá no meu cultivo que eu tentei uma segunda inoculação com café eu falei um pouco sobre esses como fiz esses grãos ... muito interessante cutivar bolos de esterco... eles não soltam nenhum fedor na hora da esterelização não ? eu só tenho uma panela pra tudo, se eu enfiar coco nela vou ter que comer um feijão bem"temperado" depois, quem sabe um dia não tomo coragem. Abraços

As sementes, não, na época eu não tinha vermiculita então não moia para deixar o substrato mais aerado... vou olhar sim! Fedor? na verdade soltam um cheiro, mas longe de ser fedor! rsrsrsr depois é só lavar BEM se não quizer arriscar com o tempero!:D
 
Hoje, retirei meu casing da incubadora, retirei as tampas, e cobri o micélio com vermiculita úmida esterilizada no microondas, coloquei de volta o PVC(sei lá se precisa) e fiz furos nele para manter uma troca gasosa para evitar o CobWeb e levei para o terrário...

Meu bolo de bosta que foi ontem para o terrário, já se apresentava mais branco, e ficando "felpudo"....

Os bolos PF ainda estão colonizando, o mais rápido está a 99%, eta aflição!
Aniver chegando...:D
 
Atualizando...
Meu bolo de estrume no terrário está bem felpudo, logo chegam primórdias! UeBa! Meu casing ainda não avistei nenhum desenvolvimento(coisa que me preocupa e causa ansiedade)...

Ontem, aniversariei meu bolo PF saudável, ele estáva com um cheiro ótimo, uma coisa que notei de diferença para com meus selvagens foi a agressividade desta strain, ela já tinha "engolido" até parte da vermiculita seca!:eek:

Meu outro bolo contaminado por "Mancha Úmida", foi feito um processo lento de resgate... fiquei bom tempo retirando toda a parte infectada, coloquei em um dunk separado do outro, mas ainda não sei oque farei com ele, mini casing talvez... Sugestões???
Paz para todos!
06 Aniver bolo 1.jpg07 bolo 2 rescued.jpg
 
Meu outro bolo contaminado por "Mancha Úmida", foi feito um processo lento de resgate... fiquei bom tempo retirando toda a parte infectada, coloquei em um dunk separado do outro, mas ainda não sei oque farei com ele, mini casing talvez... Sugestões???

Fala figurinha....

eu fiz algo desse tipo por aqui.... eu tinha um bolo contaminado e retirei toda a contaminação e inclusive uma parte do micelio "bom", peguei somente um pouquinho do micelio bem do fundo (onde tava mais longe da contaminacao) e fiz um "mini-casing" e deu certo. Hoje já coloquei pra frutificar... to no aguardo pra ver o que acontece.

Boa sorte aí!!
abraços
 
Boa !!!

Faz um mini-casing e fica monitorando isso aí..... essa tek tem funcionado legal por aqui tbm irmão....

Boa sorte e Sucesso....

Paz e Luz !
 
Esses pedaços de micelio em bolos que contaminaram eu tenho pego eles juntado com uma parte de fibra de coco e meia de café exterelizados e enterrado em um vaso de plantas bem adubado aqui, quem sabe não vai brotar algo deles...

Best VIbes for you :pos::pos::pos:
 
Pessoal, estou amplamente Grato pelos comentários e pelas Vibes!
Valeu!

Bem, resolvi fazer um mini-casing mesmo, os procedimentos foram o mesmo do casing de "bosta"...
mas não deixei por um dia na incubadora para o micélio crescer, adicionei logo a Vermiculita úmida! Hoje ele já apresenta micélio na vermiculita(Oba!):)

Meu bolo saudavel, fiz um Roll nele, hoje ele já está ficando felpudo!

Meu bolo de bosta está curiozo, de um lado esta meio agoldoado, do outro isageradamente cheio de Pelos de micélio, parece agressivo!(coiza que não reparei em meus selvagens não domados!)
vejo uns pontinhos pequeninos... parecem nós hifais...:D
vamos ver no que vai dar!

Meu casing de Cocô, apresentou ontem micéli ralinho junto a vermiculita, espero por primórdias daqui a 10 dias!:pos:

Abraços a todos e obrigado por comentarem!

Abaixo fotos "ilustrando", olhem bem o bolo de bosta!
Paz para todos!
foto1 Casing antes da vermiculita
foto2 Bolo PF
Fotos 3 e 4 bolo de bosta!
Mini Casing.jpgBolo.jpgClipboard01.jpgClipboard02.jpg
 
Vai na fé irmão que o negocio tá show de bola......:)
 
Su, valeu a força!
Sabe que a bola esta em jogo aqui! rsrsrsr

Bem pessoal, a situação no terrário é a seguinte, meu bolo de arroz está bem Felpudo, logo chegam pins dele, os casings, estão felpudos acima da vermiculita, provavelmente daqui a uns dias tenho pins neles também(tomara)...
E a grande notícia, TENHO PINS, meu bolo de estrume começou a frutificar, neste momento vejo dois Pins crescendo rápido... amanhã vou postar fotos, vejo neste bolo também alguns pontinhos brancos que acredito que serão logo primórdias... vamos ver!
Nesse bolo estão ocorrendo coisas que nunca vi, de um lado esta muito peludo e do outro não, no lado não peludo, tem umas manchinhas amareladas creio que seje água(espero)!:pos:
Vamos esperar pra ver!
 
Pronto galera hoje já tirei algumas fotos novas, os pins estão cada vez mais lindos!:D
Achei curiozo como eles tem uma formação forte, como se estivessem em seu ambiente natural... Eles são de certa forma, diferentes dos pins dos meus selvagens...
Neste meio de cocô meus Selvagens produziram MUITOS pins, muitos abortaram, e só um ou dois cresceram e ficaram grandinhos... curiozo como neste só nasceu dois até agora.
Curiozo tambem, foi que ele só apresentou estes pins na parte de baixo, onde fica a vermiculita...
Os selvagens não domados crescem em qualquer canto neste meio!:pos:
Não são "frescos":D.
A Strain me parece muito agressiva também, em meu bolo de Arroz, adicionei Vermiculia com Dunk and Roll e o safado comeu toda ela... Hoje ele esta bem felpudo, o casing do bolo de bosta apresenta-se com muitos "Ramos", na camada de vermiculita, muito bunitinho. O casing do bolo Pf que passou por um "rescue", me parece muito saldavel, ele está crescemdo muito, a ponto dele engulir grande parte da Vermiculita de cima do Casing(estou meio preocupado, pois não sei se isso, pode atrapalhar)!

Mas ai vai mais algumas fotos, lembrem-se ajudem me com esse bolo de bosta, eu nuca vi algo assim:
:seta:Foto1- Terrário bolos e casings Cambodian
:seta:Foto2-Bolo esterco peludo(lado esquerdo), ficando diferente...:confused:
:seta:Foto3-Bolo de esterco com Pins(lado direito)...
:seta:Foto4-Close dos primeiros Pins!;)

Valeu pessoal, Luz para todos:eek:k:
IM000371.jpgClipboard01.jpgIM000365.jpgIm000364.jpg
 
Ta ficando show de bola esses bolos ai hein figura! Felpudão mesmo, agressivo os meninos. ShoW! :cool::pos:

Então, tenho medo deles, são muito agressivos! rsrsrsrsrs Valeu M.Carioca!
Tirei mais algumas fotos hoje, caraca meu, tô ancioso pra ver os casings frutificarem:rolleyes:!

Foto1 Hoje 13:15h Pins
Foto2 Hoje Agora 18:50h Pins
09 Pins do bolo1.jpgIm000381.jpg
 
Então, tenho medo deles, são muito agressivos! rsrsrsrsrs Valeu M.Carioca!
Tirei mais algumas fotos hoje, caraca meu, tô ancioso pra ver os casings frutificarem:rolleyes:!

Foto1 Hoje 13:15h Pins
Foto2 Hoje Agora 18:50h Pins
pra mim, nao sao mais pins e sim JOVENS CARPOFOROS.
;)
(modestos eles neh.. )
to PREVENDO cogus de um metro nessa merda ae!;)
 
Back
Top