Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo [BRF/PF Tek] B+ e Golden Teacher - first grow

Diário de cultivo completo.
Opa!

Eu vim postar como estao indo os meus potes. Antes de postar as fotos quero só deixar uns comentarios o processo.

Bom eu to seguinto a técnica dos videos do RR e os dicas do shroomery, pois antes de achar voces, eu ja vinha pesquisando em sites ingleses (pq atualmente moro na irlanda), ou seja, estou seguindo a velha e bem conhecida técnica da farinha de arroz com vernicula. Como essa é a minha primeira vez que "planto" cogumelos, achei melhos seguir esse processo (mesmo por que achei mais facil usar seringas do que spore-prints).

No momento os 7 potes estao naquela fase de ter que esperar pra ficar tudo branco (na verdade alguns ja estao e outro ainda nao).

Pois bem, essas sao as fotos do que ta rolando até o momento(cogumelos tipos B+ e Golden Teacher)

os 7 potes/copos/jars - nao sei como chama-los :p
(os 2 ultimos do lado direito foram feitos no dia 16/06)
IMG_2789.jpg


Como tinha sobrado na seringa um pouco de B+ e Golden T resolve fazer esses dois
(a Uma Semana atrás :D)
IMG_2790.jpgIMG_2795.jpg



Esses sao dos jars de 19 dias atrá (21/jun). Estao praticamente 98% pronto
IMG_2791.jpgIMG_2794.jpgIMG_2796.jpgIMG_2799.jpg



Esses sao os jars do dia 16/jun (um mes atrás praticamente). Eu nao sei por que esses estao indo mais lento que os outros, acho que deve ser por cause da maneira que estou estocando eles (veja mais abaixo)
IMG_2792.jpgIMG_2793.jpg



Essa é a meneira que eu comecei a guardalos, esbrulhava eles na sacola e pindurava atras da geladeira xD haha
IMG_2801.jpg



E essa é a maneira de como eu estou fazendo com os demais, guardando numa caixa de papelao no armario da cozinha (encima, proximo ao fogao). Nao sei por que mas esses tao indo numa velocidade bem maior que os dois jars que viz na primeira vez, talvez o papelao seja bom pra reter calor, sei la.. xD
IMG_2800.jpg


Comparacao com as duas maneiras
IMG_2802.jpg



E por fim, essa é a Box onde vou por eles pra crecer os cogumelos (acho que semana que vez ja vao estar ai dentro :p). Ainda to na duvida se a altura é suficiente, mas em breve irei saber :)
IMG_2797.jpg


é isso, voltarei em breve com mais atualizacoes ;)

P.S. - Posso modificar esse primeiro post com relacao ao desenvolvimento dos cogumelos?
 
Última edição por um moderador:
Esse tipo de pluma, para mim, é falta de umidade.

Nao sei nao, ja tive esse tipo de plumas por EXCESSO de umidade. Sempre tive a impressao de que quando o ambiente é muito umido o que eu vejo é o micelio se formar por todo o cogumelo devido a alta condensação de agua no cogumelo. Comeca a se formar massas miceliais vindo do tronco do caule pra cima.
 
Já devem estar rompendo o véu por ai :fome:
 
Olá! ...estou devolta com algumas novidades sobre o cultivo :)

...os pins acho que acabaram virando aborto, embora tenha uns que cresceram mas nao ficaram como esperado. Por outro lado o ultimo bolo que coloquei na caixa foi o que mais ta dando resultado (a prova que deixar mais dias após os potes estarem 100% funciona Muito mais!!) e os B+ estao indo bem melhores que os Golden Teacher (embora eu nao sei se cada "raça" de cogumelo tem diferença de tempo na fase de frutificacao :huh:)

Após o meu último post com as fotos (dia 6/ago) eu tirei mais fotos ao londo da semana, deem uma olhada:


•dia 9/ago ==========

Golden Teacher - houve um esporo que cresceu bastante nesse dia, muito mais que os outros (ultima foto).
IMG_3506.JPGIMG_3513.JPGIMG_3514.JPGIMG_3511.JPGIMG_3507.JPG

B+ - nesse bolo os pins crescerem mais em menos tempo, se comparado com outros bolos no mesmo terrário.
IMG_3508.JPGIMG_3510.JPG




•dia 12/ago =========

Golden Teacher - nesse dia aperecem alguns pins novos, mas os velho pins nao desenvolveram, inclusive alguns parecem que deram uma "murchada".
IMG_3519.JPGIMG_3520.JPGIMG_3521.JPGIMG_3522.JPGIMG_3523.JPGIMG_3525.JPGIMG_3526.JPGIMG_3527.JPG


B+ - durante a seman notei que os pins do ultimo bolo que coloquei, derem uma crescida, firam bem bonitos inclusive. Os outros pins do outro bolo que tava antes, deram uma crescida legal tambem.

IMG_3520.JPGIMG_3521.JPGIMG_3528.JPGIMG_3529.JPG



vista geral: IMG_3524.JPG os 3 bolos do lado esquerdo sao B+ os 4 do lado direito sao os Golden Teacher.


•dia 14/ago ========

Golden Teacher - continua na mesma... o pin grandao de dias atras deu uma "enfraquecida".

IMG_3534.JPGIMG_3535.JPGIMG_3536.JPG


B+ - estao cada dia mais lindo. os poucos pins cresceram numa velocidade incrivel haha.. até os 2 bolos que tinha colocado antes nao desenvolverem como esse ultimo. Com toda certeza irei deixar umas 2 semanas a mais após a colonizacao chegar 100%. O bolo fica muito mais concistente e com mais vigor.

IMG_3530.JPGIMG_3531.JPGIMG_3532.JPG


vista geral: IMG_3533.JPG :feliz:



Duvidas:
-Notei esses dias uns 4 mosquitos (aqueles bem pequenos, comuns em frutas dentro de casa) voando dentro do terrario, tem alguns risco isso? obvio que ja matei eles.. mas vai saber né haha..

-Tem alguma maneira de "salvar" os bolos de golden teacher? ou é assim mesmo.. serem beeem lentos a frutiicacao? pois os B+ tao no mesmo ambiente e tao indo super bem.. acredito que o ambiente em si ta ok, so resta saber se o "problema" é os bolos.

Obrigado :)IMG_3509.JPGIMG_3512.JPG
 
Em algumas fotos notei que os pins estão encharcados. Pode estar aí o problema, os pins nao devem ficar molhados. Sabe o porquê de estarem molhados?
Com relação às moscas, elas entraram por alguma fresta. Verifique a vedação do terrário.
 
Olha, isso aí tá lindo demais!

Nunca vi fotos tão boas e cogumelos tão perfeitinhos assim, parabéns! :)
 
Muito belo seu cultivo parabens.:fome:
 
RainSpirit obrigado! :D ..os cogu tao indo bem, embora o desenvolvimento dos golden teachers me desanimaram um pouquinho :p

bolo Obrigado ;)


Em algumas fotos notei que os pins estão encharcados. Pode estar aí o problema, os pins nao devem ficar molhados. Sabe o porquê de estarem molhados?
Com relação às moscas, elas entraram por alguma fresta. Verifique a vedação do terrário.
Quando borrifo as paredes do terrário, aquela "numvem" de pingos acaba molhando um pouco os cogumelos. Na fotos eles estao molhados pois tu tinha acabado de borrifar xD... ..mas qualquer dica de como evitar isso, é bem vinda :)
Com relacao ao mosquito, eles entrarem pelo buraco no terrario, mas agora ja resolvi isso.. só fiquei com medo de eles terem interferido em algo.. ou até quem sabe algum tipo de contaminacao...
 
Sabe, nem os mosquitinhos nem a água atrapalham tanto, principalmente nessa fase do cultivo!

Mas é sempre bom ter o cuidado máximo, então você pode borrifar água só pela parede da caixa, mesmo que voe um pouquinho de água, como já está fazendo.

Abraços!
 
Com perlita talvez nem há necessidade de muitos borrifos. Se a parede do terrário permanecer "suada", tá de boa.
 
Sabe, nem os mosquitinhos nem a água atrapalham tanto, principalmente nessa fase do cultivo!

Eu ja tive cultivos arruinados pq muitos mosquitinho se acomodaram e se reproduziram na superficie e embaixo dos meus bolos e trouxeram um fungo cinzento arruinando todo um cultivo depois de somente 1 flush.

Mosquitos de fruta adoram locais umedos para se reproduzirem, e trazem muitissimos esporos de fungos q se aproveitam pra contaminar os bolos.

zell, minha sugestao é colocar filtros e tape as brechas do terrario de alguma maneira para evitar a entrada deles.
 
Galera, dei uma organizada no terrário agora, peguei uma idéia que o tupy tinha falado de evitar o contato dos bolos com a agua do terrário. Hoje eu coloquei os bolos em pratos (devidamente limpos) dentro do terrário pra deixar os bolos num lugar mais limpo e tals..

IMG_3538.JPGIMG_3537.JPG

pelos meus calculos, tem espaço pra cogumelos crescer naquele bolo que ta na caneca verde.. mas quero saber a opiniao de voces.. o que acham? :p

Sabe, nem os mosquitinhos nem a água atrapalham tanto, principalmente nessa fase do cultivo!

Mas é sempre bom ter o cuidado máximo, então você pode borrifar água só pela parede da caixa, mesmo que voe um pouquinho de água, como já está fazendo.

Abraços!
Eu to evitando de molhar os cogumelos.. mas esses pingunhos q voam fica meio complicado de evitalos :p
to pensando em colocar um prastico-film (aqueles de cozinha) com uns furinhos sobre os cogumelos (como se fosse uma tampa) .

Com perlita talvez nem há necessidade de muitos borrifos. Se a parede do terrário permanecer "suada", tá de boa.
tao sempre suadas.. mas acho que to borrifando demais, a perlita ta quase boiando de tanta agua ja borrifada xD


Eu ja tive cultivos arruinados pq muitos mosquitinho se acomodaram e se reproduziram na superficie e embaixo dos meus bolos e trouxeram um fungo cinzento arruinando todo um cultivo depois de somente 1 flush.

Mosquitos de fruta adoram locais umedos para se reproduzirem, e trazem muitissimos esporos de fungos q se aproveitam pra contaminar os bolos.

zell, minha sugestao é colocar filtros e tape as brechas do terrario de alguma maneira para evitar a entrada deles.
eu to deixando tipo um pano cobrindo o terrário (até eu comprar uma fita larga de micro-poro) mas tenho certeza que esses malditos nao voltaram xD
 
Eu to evitando de molhar os cogumelos.. mas esses pingunhos q voam fica meio complicado de evitalos :p
to pensando em colocar um prastico-film (aqueles de cozinha) com uns furinhos sobre os cogumelos (como se fosse uma tampa) .

Está melhor agora, garanto que os cogumelos irão molhar menos.

Outra coisa, não faça isso com os frutos não. Tá doido, colocar camisinha nos cogumelos! :rolleyes:


Eu ja tive cultivos arruinados pq muitos mosquitinho se acomodaram e se reproduziram na superficie e embaixo dos meus bolos e trouxeram um fungo cinzento arruinando todo um cultivo depois de somente 1 flush.

Mosquitos de fruta adoram locais umedos para se reproduzirem, e trazem muitissimos esporos de fungos q se aproveitam pra contaminar os bolos.

zell, minha sugestao é colocar filtros e tape as brechas do terrario de alguma maneira para evitar a entrada deles.


É, pode ser que atrapalhe, mas quatro moquititos quenem ele falou não devem ser prejudiciais. Mas se eles começarem a se reproduzir, daí já era.
 
Eu to evitando de molhar os cogumelos.. mas esses pingunhos q voam fica meio complicado de evitalos :p
to pensando em colocar um prastico-film (aqueles de cozinha) com uns furinhos sobre os cogumelos (como se fosse uma tampa) .


tao sempre suadas.. mas acho que to borrifando demais, a perlita ta quase boiando de tanta agua ja borrifada xD


Você tá muito preocupado com a umidade zell, deixa por conta da perlita que ela resolve. Se borrifar somente quando secar as paredes do terrário, e somente as paredes, os cogus não ficarão molhados.
Como disse o Rain, nada de camisinha, deixa o cogu ser feliz!

Muito bonito seu trabalho, terrário e bolos lindos, fotos de excelente qualidade, parabéns pela dedicação!
 
Belo cultivo irmão!!!
Boas energias fluindo por aí!!
Raxei de rir quando lí o comentário de RainSpirit. kkkkkkkkkk Camisinha não..hasuhasu

Valeu, paz e luz!
 
Obrigado beraldo e LamelaAzul

Esses cogumelos tao crescendo na velocidade da luz hahaha... hoje o flush de B+ começou a escurecer.

IMG_3542.JPGIMG_3543.JPGIMG_3544.JPGIMG_3545.JPGIMG_3546.JPGIMG_3547.JPGIMG_3548.JPG

Quando eu devo colher eles? ..amanha quem sabe?



Você tá muito preocupado com a umidade zell, deixa por conta da perlita que ela resolve. Se borrifar somente quando secar as paredes do terrário, e somente as paredes, os cogus não ficarão molhados.
Como disse o Rain, nada de camisinha, deixa o cogu ser feliz!

Muito bonito seu trabalho, terrário e bolos lindos, fotos de excelente qualidade, parabéns pela dedicação!
É que nao tenho medidor de humidade e como é minha primeira vez que to cultivando-os.. fico meio noiado com isso... mas é bom receber esse feedback de voces, me da mais confiança :contente: ..agora vo borrifar quando as paredes ficarem secas mesmo.. ;)
 
Fala irmão, esses do bolo mais avançado vc já pode colher agora e dá até pra tirar carimbo, pois eles estão bem maduros e no ponto de carimbar.
Para ingestão, o ideal é colher assim que o véu se rompe, um pouco antes do que eles estão na foto. Mas cada um colhe na hora que preferir. :)
 
lindissimas fotos!!! temfuncao macro nessa camera, zell ? :p

Mto bom mesmo!

Estava pensando em pergunta o mesmo. Se ele usa alguma lente macro, com minha lente prime 50mm.. não conseguir tira fotos tão boas.

zell poderia me passar as informações da sua camera e qual lente vc usa? Tenho uma nikon D5100 e gosto de usar muito minha lente Nikkor 50MM f1.4G Prime http://d.pr/i/e79H

[]s
 
Back
Top