Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo [BRF/PF Tek] B+ e Golden Teacher - first grow

Diário de cultivo completo.
Opa!

Eu vim postar como estao indo os meus potes. Antes de postar as fotos quero só deixar uns comentarios o processo.

Bom eu to seguinto a técnica dos videos do RR e os dicas do shroomery, pois antes de achar voces, eu ja vinha pesquisando em sites ingleses (pq atualmente moro na irlanda), ou seja, estou seguindo a velha e bem conhecida técnica da farinha de arroz com vernicula. Como essa é a minha primeira vez que "planto" cogumelos, achei melhos seguir esse processo (mesmo por que achei mais facil usar seringas do que spore-prints).

No momento os 7 potes estao naquela fase de ter que esperar pra ficar tudo branco (na verdade alguns ja estao e outro ainda nao).

Pois bem, essas sao as fotos do que ta rolando até o momento(cogumelos tipos B+ e Golden Teacher)

os 7 potes/copos/jars - nao sei como chama-los :p
(os 2 ultimos do lado direito foram feitos no dia 16/06)
IMG_2789.jpg


Como tinha sobrado na seringa um pouco de B+ e Golden T resolve fazer esses dois
(a Uma Semana atrás :D)
IMG_2790.jpgIMG_2795.jpg



Esses sao dos jars de 19 dias atrá (21/jun). Estao praticamente 98% pronto
IMG_2791.jpgIMG_2794.jpgIMG_2796.jpgIMG_2799.jpg



Esses sao os jars do dia 16/jun (um mes atrás praticamente). Eu nao sei por que esses estao indo mais lento que os outros, acho que deve ser por cause da maneira que estou estocando eles (veja mais abaixo)
IMG_2792.jpgIMG_2793.jpg



Essa é a meneira que eu comecei a guardalos, esbrulhava eles na sacola e pindurava atras da geladeira xD haha
IMG_2801.jpg



E essa é a maneira de como eu estou fazendo com os demais, guardando numa caixa de papelao no armario da cozinha (encima, proximo ao fogao). Nao sei por que mas esses tao indo numa velocidade bem maior que os dois jars que viz na primeira vez, talvez o papelao seja bom pra reter calor, sei la.. xD
IMG_2800.jpg


Comparacao com as duas maneiras
IMG_2802.jpg



E por fim, essa é a Box onde vou por eles pra crecer os cogumelos (acho que semana que vez ja vao estar ai dentro :p). Ainda to na duvida se a altura é suficiente, mas em breve irei saber :)
IMG_2797.jpg


é isso, voltarei em breve com mais atualizacoes ;)

P.S. - Posso modificar esse primeiro post com relacao ao desenvolvimento dos cogumelos?
 
Última edição por um moderador:
Eba! finalmente 3 jars 100% colonizados... to mó feliz aqui haha

olhem ai :D
IMG_2804.jpgIMG_2805.jpgIMG_2806.jpg


e ancioso pelos outros jars, olhem
IMG_2803.jpgIMG_2807.jpgIMG_2809.jpg


..Fui ver os videos denovo pra lembrar o que tinha que fazer nessa fase... e ai me surgiram algumas outras duvidas:
•No video eles recomendam deixar os jars 100% colonizados por uma semana mais... devo mesmo deixar uma semana ou quem sabe um ou dois dias?
•Posso utilizar agua normal da torneira quando for pra deixa-los 24hs imersos na agua? ou só agua fervida fria?


essa é a maneira que irao ficar os bolos na caixa.. o que acham?
4 Golden T. do lado esquerdo e 3 B+ do lado direito
IMG_2812.jpg


Sem problemas algum. Coloque tags para identificar, senão depois não vai saber quem é quem. E claro, como o colega Ecuador comentou, o que vai dificultar é a coleta de esporos.

Gostei da ideia de deixar atras da geladeira, onde os copos recebem calor, alternativa barata para quem não tem um caixa de isopor e termostato, e ao ver pelos seus copos, vem funcionando muito bem.

A altura da tua caixa é suficiente sim. Vai frutificar estilo bolo PF? Se sim seria ideal colocar uma argila expandida no fundo da caixa, com água e entrada de ar e saída de CO2, assim vai criar um micro clima ideal pra frutificação.
Eu pretentendo ao menos fazer 2 ou 3 spore-print pra guardar mas se nao der pra fazer desses bolos, farei dos outros que virao depois ;)

Pois é a idéia da geladeira foi a primeira coisa que pensei quando li que precisava de um lugar quente e tals haha.. mas mesmo assim, os jars que deixei na caixa de papelao dentro do armario.. o micélio cresceram muito mais rapidos.. :p

A respeiro da altura.. é eu acho que nao vai ter problemas, eu só estou na dúvida se faço os buracos na tampa :p ou opito por abanar mais vezes durante o dia.. xD

hoje tirei algumas fotos da caixa, confere ai ;)

IMG_2813.jpgIMG_2815.jpg




zell
mas se você, como eu, que quase nunca se preocupa em fazer um banco de esporos, tenta frutificar todos juntos mesmo só não coloca micélio estragado lá...

abraço!!!
...entao eu nao preciso colocar algo no meio pra separar cada bolo? pois minha procupacao foi a dos bolos de diferentes esporos estarem no mesmo ambiente..


zell , se for frutificar estilo bolo PF como recomendou o tupy , recomendo preferencialmente perlita se tiver acesso a mesma, pois suja menos que a argila expandida, e mantem a umidade por mais tempo evitando ter que abrir o terrario com tanta frequencia para repor agua.
haha.. hoje mesmo, antes mesmo de ler o seu comentatio, eu comprei perlite.. :D

ta ai a foto:
IMG_2810.jpg
 
Última edição por um moderador:
show de bola zell !!

Tao lindo esses potes, só mandar ver q tao com tudo pra dar uns butelos merecidos!! =)
 
•No video eles recomendam deixar os jars 100% colonizados por uma semana mais... devo mesmo deixar uma semana ou quem sabe um ou dois dias?
•Posso utilizar agua normal da torneira quando for pra deixa-los 24hs imersos na agua? ou só agua fervida fria?

se está na dúvida, divida, deixe uns por 2 dias no máximo e os outros 1 semana depois, depois compare e veja se notou alguma diferença.

essa é a maneira que irao ficar os bolos na caixa.. o que acham?
4 Golden T. do lado esquerdo e 3 B+ do lado direito
tá ótimo

A respeiro da altura.. é eu acho que nao vai ter problemas, eu só estou na dúvida se faço os buracos na tampa :p ou opito por abanar mais vezes durante o dia.. xD

hoje tirei algumas fotos da caixa, confere ai ;)

buracos na tampa não vão te adiantar, ou faça a troca de ar na faixa vermelha ali mais embaixo ou se preferir abra a caixa para abanar, quem trabalha fora durante o dia já nao pode escolher por essa técnica.

terrario.jpg

...entao eu nao preciso colocar algo no meio pra separar cada bolo? pois minha procupacao foi a dos bolos de diferentes esporos estarem no mesmo ambiente..

nao vai ter como separar os bolos no terrário, os esporos inevitavelmente vao se misturar, então, não passe esses carimbos adiante/pra frente por motivos éticos.
 
Hoje peguei os 3 jars colonizados e coloquei eles na água onde ficaram nas proximas 24hs. Amanha coloco as fotos ;)

e

Obrigado Insider e principalmente tupy pela grande ajuda ;)


se está na dúvida, divida, deixe uns por 2 dias no máximo e os outros 1 semana depois, depois compare e veja se notou alguma diferença.
Eu deixei dois dias e ai hoje eu afoguei os bolo haha... mas os outros 4 acho que deixarei um pouco mais como voce falou, notar se tem alguma grande differença ;)

Segui as dicas que o pessoal do shroomery
(http://www.shroomery.org/10253/PF-TEK-Update-Dunk-and-Roll)


buracos na tampa não vão te adiantar, ou faça a troca de ar na faixa vermelha ali mais embaixo ou se preferir abra a caixa para abanar, quem trabalha fora durante o dia já nao pode escolher por essa técnica.

No momento to optando por abanar com mais frequencia.. to com um certo tempo livre entao acho que posso cuiddar disso.. mas outro detalhe é que onde vai ficar a caixa, nao da pra fazer muita sujeira (vai ficar na sala) entao prefiro deixar a caixa sem buracos por mais segurança :)


nao vai ter como separar os bolos no terrário, os esporos inevitavelmente vao se misturar, então, não passe esses carimbos adiante/pra frente por motivos éticos.
Ah sim... definitivamente nao irei passar, isso eu ja tomei como certo. Como essa é a minha primeira vez, to mais preocupado se tudo vai dar certo (e super ansioso tb haha)

Irei fazer print deles mais pra frente.. ainda tenho os Thai, Cambodian and Mexican pra "plantar" :p
 
é, acho que o problema mesmo em ficar tudo junto é só na obtenção de esporos que vai misturar esporos dos dois, inevitavelmente.. mas só isso tb...
 
Muito se tem discutido sobre isso mas, um consenso é 12h de tempo de dunks (manter o bolo submerso em água).
 
Não é permitido a discussão de fornecedores de esporos.

Mas para quem quer que esteja pensando em encomendar essas seringas, as informações são de que atualmente a alfândega brasileira barra a entrada. Qualquer muda, semente, cultura, esporo e outros meios de propagação de material vivo deve vir com um certificado fito-sanitário.
Chega sim acabei de receber umas coisitas normalmente!
 
Hey, cheguei atrasado, mas os potes estão muito saudáveis! ;)

Está com tudo preparado para realizar a pinagem?
 
Opa! sou eu denovo com mais atualizacoes :)

Finalmente coloquei os bolo na caixa.. depois do dunk.. dei roll na vernicula e coloquei na caixa onde havia perlita. Eu nao tenho como medir se ta com boa densidade do ar.. to sem medidor de temperatura e de humidez (escrevi certo?:p)

Deem uma olhada nas fotos ;)
IMG_2816.jpgIMG_2817.jpgIMG_2818.jpgIMG_2819.jpgIMG_2820.jpgIMG_2821.jpgIMG_2822.jpg

..agora uma coisa que ta me deixando intrigado sao os 2 primeiros jars que inoculei a mais de um mes. Eles estao demorando séculos para ficarem prontos.. nesse meio tempo eu ja ja fiz praticamente 5 jars tranquilamente.

fotos dos dois primeiros jars
IMG_2826.jpgIMG_2827.jpgIMG_2828.jpg


e essa sao as fotos dos jars que fiz a 14 dias atrás
IMG_2823.jpgIMG_2825.jpg


Hoje eu deixei um tempo os dois primeiros jars no sol dentro de uma vazilha com agua quente (nao é agua fervendo, apenas quente) pra dar uma aquecida e quem sabe dar um empurraozinho do processo ali..


é, acho que o problema mesmo em ficar tudo junto é só na obtenção de esporos que vai misturar esporos dos dois, inevitavelmente.. mas só isso tb...
Ah! tranquilo... os esporos posso conseguir denovo depois, o que me deixo mais na duvida era de deixar duas espécies juntas.. agora só tenho que esperar :)


Muito se tem discutido sobre isso mas, um consenso é 12h de tempo de dunks (manter o bolo submerso em água).
Ah! bacana.. eu deixei 16hs de dunk.. :)


Hey, cheguei atrasado, mas os potes estão muito saudáveis!
Está com tudo preparado para realizar a pinagem?
Eu estou borrifando a caixa todos os dias.. 3x ao dia.. espero que esteja tudo ok até comecar os primeiros pins que devem acontecer semana que vem eu acho.. xD
 
Última edição por um moderador:
é normal de uns copos se atrasarem, ou estagnarem, nem sempre todo o trabalho vai correr padrão e 100% equiparado.
tá bem bonito esses bolos no terrário, fique de olho na temperatura logo deve ter primórdias.
seria bom embaixo dos bolos um pires de xícara, algo do genero, assim evita de ficar sujando a sua perlita.
 
Lindas suas fotos,dá até pra distinguir grão por grão da vermiculita.
Podia abrir pequenos furinhos (bem pequenos mesmo, mas muitos) mais ou menos meio centímetro acima da linha da perlita. CO2 é pesado, ele acumula no fundo, então os buracos vão otimizar a ventilação, sendo necessário que abane menos ou menos vezes para manter a umidade alta.
Sempre falam pra manter a umidade em qualquer lugar a partir dos 90%, mas 99 ou 100% o tempo inteiro, se conseguir manter os cogus com bastante O2, com certeza vai render frutos belíssimos desses bolos.

No fórum do Mycotopia, vi um cara que respirava o ar de dentro do terrário e percebia se tinha CO2 demais. Vai saber...
 
é normal de uns copos se atrasarem, ou estagnarem, nem sempre todo o trabalho vai correr padrão e 100% equiparado.
tá bem bonito esses bolos no terrário, fique de olho na temperatura logo deve ter primórdias.
seria bom embaixo dos bolos um pires de xícara, algo do genero, assim evita de ficar sujando a sua perlita.
Eu ja to ciente que va demorar pra aparecerem os pins, da uma média de 10 a 15 dias em condicoes normais.

Eu nao tenho como medir a temperatura e nem como checar se está com mais de 90% de humidade... :/

Quanto a perlita.. um amigo meio q bateu na caixa e tombo um dos bolos na perlita.. dai acabo fazendo uma sujeira ali.. da pra aproveirtar a mesma por bastante tempo (2 ou 3 vezes)?

Lindas suas fotos,dá até pra distinguir grão por grão da vermiculita.
Podia abrir pequenos furinhos (bem pequenos mesmo, mas muitos) mais ou menos meio centímetro acima da linha da perlita. CO2 é pesado, ele acumula no fundo, então os buracos vão otimizar a ventilação, sendo necessário que abane menos ou menos vezes para manter a umidade alta.
Sempre falam pra manter a umidade em qualquer lugar a partir dos 90%, mas 99 ou 100% o tempo inteiro, se conseguir manter os cogus com bastante O2, com certeza vai render frutos belíssimos desses bolos.

No fórum do Mycotopia, vi um cara que respirava o ar de dentro do terrário e percebia se tinha CO2 demais. Vai saber...
É as fotos tao bem bacans mesmo ;)

Como falei pro tupy.. nao to medindo a humidade mas to tentando manter a média de 5 abanadas por dia e borrifando bem..

Po.. eu consigo sentir a diferença de quando tem CO2 e O2 tambem.. hahaha.. De uma cheirada quando tu abrir a caixa... e depois que tu abanar e borrifas agua cheire denovo.. tu vai ver a dierença xD (embora eu nao sei se tem muito CO2 ou pouco.. :p)


Cadê as fotos ? Só o link !
É um saco as fotos assim !
Mas até as fotos anexadas demoram um pouco pra abrir.. :p

A próxima vez vo tentar anexar algumas..
 
perlita e argila expandida não tem prazo de validade, mas depois de usar para um cultivo é bom deixar de molho no cloro (hipoclorito de sódio) e posteriormente ferver o material em água. Assim eles ficam novinhos e cumprem bem a sua função.
 
PINS!

Finalmente aparecerem os primeiros PINS!!! :D :D :D

Antes vo por ordem e mostrar o que fiz final-de-semana passado, onde eu coloquei outros 3 bolos na caixa

22/jul
Aqui os bolos após dunk de 12hs
IMG_2887.jpg

Lembram quando eu falei sobre fazer os birth depois, dando uns dias após ficar 100%... pois bem deem uma olhada como ficou o micéio.. Lindo!.. mais aboixo eu mostro a diferença que notei :)
IMG_2888.jpg

roll na vernicula normal mesmo..
IMG_2889.jpg

Aqui só pra mostrar como organizei.. note que na segunda foto os novos bolos estao com a vernicula um pouco seca, nao tinham sido borrifadas ainda :)
IMG_2890.jpgIMG_2896.jpg

27/jul

Eis que hoje de manha fui borrifas e me deparei com uns "chifrinhos" haha... e nao é que eram os PINS!!! :D

IMG_3077.jpgIMG_3078.jpgIMG_3076.jpg

espero que nao abortem xD

...e eis a difrença do bolo que ficou mais tempo dentro do jar. O micéio que cresceu sobre a vernicula fui muito mais rapido do que os outro jars, devem ter demorado uns 3~4 dias a mais pra estar no mesmo estado.
IMG_3081.jpg

e aqui uma vista geral de como andam as coisas
IMG_3082.jpg


Duvida: Agora que está crescendo os pins.. eu posso borrifar sobre eles sem problema? ou é nescessário que mantenha o chapél sempre seco e o micéio molhado.. ?
 
Última edição por um moderador:
Duvida: Agora que está crescendo os pins.. eu posso borrifar sobre eles sem problema? ou é nescessário que mantenha o chapél sempre seco e o micéio molhado.. ?

zell

NUNCA borrife agua sobre o micelio/cogumelos, no MAXIMO nas paredes do terrario. Pelas fotos posso dizer que basta manter boa umidade no terrario. Se os bolos estiverem secos, e começarem a azular, faça um dunk de 24horas ou injeçao de agua esterilizada.

Mas pelas fotos seus bolos estao sanos e vigorosos, preocupe-se principalmente com umidade e ventilação por agora.

De resto...

LINDAS FOTOS !!!

Esta com cara boa os meninos! =)
 
Última edição:
Back
Top