Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo [BRF/PF Tek] B+ e Golden Teacher - first grow

Diário de cultivo completo.
Opa!

Eu vim postar como estao indo os meus potes. Antes de postar as fotos quero só deixar uns comentarios o processo.

Bom eu to seguinto a técnica dos videos do RR e os dicas do shroomery, pois antes de achar voces, eu ja vinha pesquisando em sites ingleses (pq atualmente moro na irlanda), ou seja, estou seguindo a velha e bem conhecida técnica da farinha de arroz com vernicula. Como essa é a minha primeira vez que "planto" cogumelos, achei melhos seguir esse processo (mesmo por que achei mais facil usar seringas do que spore-prints).

No momento os 7 potes estao naquela fase de ter que esperar pra ficar tudo branco (na verdade alguns ja estao e outro ainda nao).

Pois bem, essas sao as fotos do que ta rolando até o momento(cogumelos tipos B+ e Golden Teacher)

os 7 potes/copos/jars - nao sei como chama-los :p
(os 2 ultimos do lado direito foram feitos no dia 16/06)
IMG_2789.jpg


Como tinha sobrado na seringa um pouco de B+ e Golden T resolve fazer esses dois
(a Uma Semana atrás :D)
IMG_2790.jpgIMG_2795.jpg



Esses sao dos jars de 19 dias atrá (21/jun). Estao praticamente 98% pronto
IMG_2791.jpgIMG_2794.jpgIMG_2796.jpgIMG_2799.jpg



Esses sao os jars do dia 16/jun (um mes atrás praticamente). Eu nao sei por que esses estao indo mais lento que os outros, acho que deve ser por cause da maneira que estou estocando eles (veja mais abaixo)
IMG_2792.jpgIMG_2793.jpg



Essa é a meneira que eu comecei a guardalos, esbrulhava eles na sacola e pindurava atras da geladeira xD haha
IMG_2801.jpg



E essa é a maneira de como eu estou fazendo com os demais, guardando numa caixa de papelao no armario da cozinha (encima, proximo ao fogao). Nao sei por que mas esses tao indo numa velocidade bem maior que os dois jars que viz na primeira vez, talvez o papelao seja bom pra reter calor, sei la.. xD
IMG_2800.jpg


Comparacao com as duas maneiras
IMG_2802.jpg



E por fim, essa é a Box onde vou por eles pra crecer os cogumelos (acho que semana que vez ja vao estar ai dentro :p). Ainda to na duvida se a altura é suficiente, mas em breve irei saber :)
IMG_2797.jpg


é isso, voltarei em breve com mais atualizacoes ;)

P.S. - Posso modificar esse primeiro post com relacao ao desenvolvimento dos cogumelos?
 
Última edição por um moderador:
Como consseguiu esses esporos qual origem deles?, acopanhando mais os potes estam muito bem
o micelio ta bonito bem lacrados bom mesmo boa sorte.
 
Seus copos parecem estarem quase todos muito bem, zell.

Vi um em que o meio parece ter ficado meio que grudado no fundo, mas você vai conseguir uma boa colheita daí.

É melhor você fazer novos posts com as atualizações de como o cultivo está, pois aí vai aparecer como "novo post" para quem quiser acompanhar.
 
bolo - Eu comprei online, numa smartshop da Holanda (promoçao: 5 seringas 10cc quais quer por 35 euros). Se for permitido, posto o link direto aqui ;)

Ecuador - Olha aparentemente nao vi nenhuma mancha verde, mesmo eu nao tenha usado nenhuma glove-box pra inocular os jars (apenas limpei bem e usei o esquema da esponja com alcool na hora da inoculacao)

É verdade.. esqueci desse detalhe. Assim como voces, estou ansioso para o que esta vindo ai :p
 
bolo - Eu comprei online, numa smartshop da Holanda (promoçao: 5 seringas 10cc quais quer por 35 euros). Se for permitido, posto o link direto aqui ;)


Não é permitido a discussão de fornecedores de esporos.

Mas para quem quer que esteja pensando em encomendar essas seringas, as informações são de que atualmente a alfândega brasileira barra a entrada. Qualquer muda, semente, cultura, esporo e outros meios de propagação de material vivo deve vir com um certificado fito-sanitário.
 
Boa sorte nessa caminhada!
 
Ecuador - OK no problem.. ;) pra mimnao faz diferença pois uma simples busca no google ja acha trocentos sites vendendo haha.. Eu dei uma rápida busca no forum de leis e tals.. e nao encontrei nada que falasse especificamente sobre esporos.. levando em consideracao que isso nao é semente, nem planta, nem ser vivo.. etc etc.. xD

InducedComa - tem certeza? pois o link que voce passou apenas explica COMO fazer upload das fotos pelo forum. Antes de postar eu li esse tópico:
https://teonanacatl.org/threads/imagens-internas-e-externas-dicas-essenciais.7906/
Onde fala que links externosd devem ser colocados apenas o endereço da foto (link). Mas se formos usar o bom senso, por que deixar o servidor do forum carregado? ats é pra fazer backup depois seria mais complicado..
As imagens estao no meu photobucket e tenho certeza que nao serao deletadas ;)
 
EcuadorEu dei uma rápida busca no forum de leis e tals.. e nao encontrei nada que falasse especificamente sobre esporos.. levando em consideracao que isso nao é semente, nem planta, nem ser vivo.. etc etc.. xD


Bem, vivos os esporos estão, caso contrário não poderiam germinar e dar origem ao micélio ;)

Mas onde você deve ler sobre o que é permitido ou não postar, e outras normas, é nas próprias regras: https://teonanacatl.org/wiki/regras-do-forum/

Veja essa parte:

"§ 1° É expressamente proibido pedir Esporos no fórum. São permitidos apenas tópicos e mensagens de caráter informativo sobre "bancos" ("anéis", "rede") de Esporos que não possuam caráter comercial. Tais tópicos e mensagens estarão sujeitos a avaliação e aprovação da moderação. Quaisquer discussões sobre tais organismos serão deletadas e o usuário será banido sem aviso prévio, portanto esses tópicos devem ser fechados após a sua criação."
 
Ecuador - desculpa Ecuador, me expressei mal.. Eu tava me referingo a lei de importar esse tipo de material e o tal regitro de Fito-Sanitarico.

mas enfim.. melhor nao desviar o assunto do tópico. xD
 
Não é permitido? Por favor, pode me elucidar onde está essa "nova" regra?
Acho que me precipitei, uhesuhuehs, pra mim era uma regra do forum, se me enganei peço desculpas, de qualquer maneira zell, fica mais bonitinho se você colocar as fotos em miniaturas, da pra pré visualizar o conteúdo antes de abrir a imagem inteira, enfim, fica a dica ;). Apesar de carregar o servidor, acho que não temos escolha, essa opção serve pra isso mesmo, como o fórum ta crescendo, logo precisaremos investir mais, boa sorte no seu cultivo e desculpe qualquer coisa. Paz e Luz.
 
manos, a proibição tomou conta total da thread por conta dos moderadores... que chato.
eu acho que ia ser bom fechar essa poha e começar de novo...

e digo mais não se dobrar aos Sistema da opressão!!!...
 
nah.. esqueçao isso.

voltando ao assunto... fiquei com uma dúvida: Posso colocar dois tipos de bolos (um bolo B+ e outro GoldenT.) na mesma caixa mas separados por um plastico ou coisa do tipo? pois os meus jars tao crescendo rapido que acho que vo acaba fazendo os birth tudo de uma vez xD..
 
Pode sim, zell.

Mas se você coletar esporos eles podem estar misturados com os da outra strain.
 
nah.. esqueçao isso.

voltando ao assunto... fiquei com uma dúvida: Posso colocar dois tipos de bolos (um bolo B+ e outro GoldenT.) na mesma caixa mas separados por um plastico ou coisa do tipo? pois os meus jars tao crescendo rapido que acho que vo acaba fazendo os birth tudo de uma vez xD..

Sem problemas algum. Coloque tags para identificar, senão depois não vai saber quem é quem. E claro, como o colega Ecuador comentou, o que vai dificultar é a coleta de esporos.

Gostei da ideia de deixar atras da geladeira, onde os copos recebem calor, alternativa barata para quem não tem um caixa de isopor e termostato, e ao ver pelos seus copos, vem funcionando muito bem.

A altura da tua caixa é suficiente sim. Vai frutificar estilo bolo PF? Se sim seria ideal colocar uma argila expandida no fundo da caixa, com água e entrada de ar e saída de CO2, assim vai criar um micro clima ideal pra frutificação.
 
zell
mas se você, como eu, que quase nunca se preocupa em fazer um banco de esporos, tenta frutificar todos juntos mesmo só não coloca micélio estragado lá...

abraço!!!
 
Vai frutificar estilo bolo PF? Se sim seria ideal colocar uma argila expandida no fundo da caixa, com água e entrada de ar e saída de CO2, assim vai criar um micro clima ideal pra frutificação.

zell , se for frutificar estilo bolo PF como recomendou o tupy , recomendo preferencialmente perlita se tiver acesso a mesma, pois suja menos que a argila expandida, e mantem a umidade por mais tempo evitando ter que abrir o terrario com tanta frequencia para repor agua.
 
Back
Top