Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo [BRF/PF Tek] B+ e Golden Teacher - first grow

Diário de cultivo completo.
Opa!

Eu vim postar como estao indo os meus potes. Antes de postar as fotos quero só deixar uns comentarios o processo.

Bom eu to seguinto a técnica dos videos do RR e os dicas do shroomery, pois antes de achar voces, eu ja vinha pesquisando em sites ingleses (pq atualmente moro na irlanda), ou seja, estou seguindo a velha e bem conhecida técnica da farinha de arroz com vernicula. Como essa é a minha primeira vez que "planto" cogumelos, achei melhos seguir esse processo (mesmo por que achei mais facil usar seringas do que spore-prints).

No momento os 7 potes estao naquela fase de ter que esperar pra ficar tudo branco (na verdade alguns ja estao e outro ainda nao).

Pois bem, essas sao as fotos do que ta rolando até o momento(cogumelos tipos B+ e Golden Teacher)

os 7 potes/copos/jars - nao sei como chama-los :p
(os 2 ultimos do lado direito foram feitos no dia 16/06)
IMG_2789.jpg


Como tinha sobrado na seringa um pouco de B+ e Golden T resolve fazer esses dois
(a Uma Semana atrás :D)
IMG_2790.jpgIMG_2795.jpg



Esses sao dos jars de 19 dias atrá (21/jun). Estao praticamente 98% pronto
IMG_2791.jpgIMG_2794.jpgIMG_2796.jpgIMG_2799.jpg



Esses sao os jars do dia 16/jun (um mes atrás praticamente). Eu nao sei por que esses estao indo mais lento que os outros, acho que deve ser por cause da maneira que estou estocando eles (veja mais abaixo)
IMG_2792.jpgIMG_2793.jpg



Essa é a meneira que eu comecei a guardalos, esbrulhava eles na sacola e pindurava atras da geladeira xD haha
IMG_2801.jpg



E essa é a maneira de como eu estou fazendo com os demais, guardando numa caixa de papelao no armario da cozinha (encima, proximo ao fogao). Nao sei por que mas esses tao indo numa velocidade bem maior que os dois jars que viz na primeira vez, talvez o papelao seja bom pra reter calor, sei la.. xD
IMG_2800.jpg


Comparacao com as duas maneiras
IMG_2802.jpg



E por fim, essa é a Box onde vou por eles pra crecer os cogumelos (acho que semana que vez ja vao estar ai dentro :p). Ainda to na duvida se a altura é suficiente, mas em breve irei saber :)
IMG_2797.jpg


é isso, voltarei em breve com mais atualizacoes ;)

P.S. - Posso modificar esse primeiro post com relacao ao desenvolvimento dos cogumelos?
 
Última edição por um moderador:
gldtn Obrigado por arrumar as fotos.. ainda nao saquei como fazer esse esqueminha ai

Se estiver precisando de mais umidade borrife nas paredes do terrário, deixe para reidratar os bolos após o flush fazendo dunk.
Vo ver com forme for dando os flush... se eu notar que deu uma parada, vo manda pro dunk (embora eu nao saiba quando de fato quando termina de dar flushes.. xD)


zell

NUNCA borrife agua sobre o micelio/cogumelos, no MAXIMO nas paredes do terrario. Pelas fotos posso dizer que basta manter boa umidade no terrario. Se os bolos estiverem secos, e começarem a azular, faça um dunk de 24horas ou injeçao de agua esterilizada.

Mas pelas fotos seus bolos estao sanos e vigorosos, preocupe-se principalmente com umidade e ventilação por agora.

De resto...

LINDAS FOTOS !!!

Esta com cara boa os meninos! =)
OPS! :p
...eu estava borrifando tudo ali haha :p ...mas agora vo prestar mais atencao e manter só as paredes molhadas mesmo. Com relacao a ventilacao.. isso ta tranquilo, abano e deixo a tampa com +/- 1 cm pra dar uma circulada no ar bem de leves :)

É essas fotos tao bem bacana.. o gldtn deu uma agilizada ai pra ficar melhor a visualizacao ;)
 
tá com a mão boa zell, não é preciso nem bola de cristal pra prever o que vai acontecer nessa caixa ai!
 
Acho que não adianta muito deixar a tampa um pouco aberta, sendo que não tem aberturas pra circulação de ar no terrário...
Você poderia cortar uns buracos retangulares com uma faca quente, e depois cobri-los com tecido de máscara (cirúrgica, ou de pintura...) ou filtro de papel mesmo. O gás carbônico é pesado e se acumula no fundo, por isso o ar não circula se estiver aberto só em cima, a não ser que você abane constantemente.
 
obrigado tupy

pois é pgmr ..eu to deixando assim por enquanto. Se eu notar que ta demorando alem do normal para crescerem e tals, irei fazer os furos na caixa tampar com fita de microporo (até estava com esse plano caso nao tivesse dado nenhum Pin até o final desse mes). Enfim.. vo ficar de olho ;)
 
E DALHE PINS!! :feliz:

Trago-lhes mais fotos de como estao os bolos e os pins. Engraçado como eles crescem rápidos... e se multiplicam também. :alien:

Sabado acabei colocando o sétimo e ultimo bolo no terrário, ficando 3 bolos B+ e 4 bolos Golden Teacher.:)


IMG_3088.JPG IMG_3089.JPG IMG_3100.JPG IMG_3101.JPG IMG_3102.JPG IMG_3103.JPG IMG_3105.JPG
 
bota qualidade nisso. Vai da pra tirar umas fotos exemplares de frutos maduros!!

Caprichae zell!!
 
Que camerazita hein! :)

Esperando o crescimento dos meninos, e claro, as fotos!!
 
PINS! PINS e mais Pins! :D

Os meninos estrao crescendo e cada vez aparece novos pins, ta bem bacana acompanhar. Essa semana apareceram os pins dos outros bolos que coloquei depois na caixa. Confira as fotos ;)

Golden Teacher
IMG_3477.JPG IMG_3478.JPG IMG_3480.JPG IMG_3482.JPG IMG_3483.JPG IMG_3484.JPG IMG_3493.JPG IMG_3494.JPG IMG_3500.JPG IMG_3501.JPG IMG_3502.JPG


B+
IMG_3488.JPG IMG_3492.JPG IMG_3496.JPG
Aqui apena o micéio.. ainda nao deu pin mas ta tipo com uma "espuma" branca em volta do bolo..
IMG_3498.JPG



Dúvida:
•Os Golden Teacher estao crescendo e com isso notei que alguns tem o caule/haste meio murcha.. como que fossem ocos por dentro. Isso é normal? alguem aqui ja cultivou essa espécie?

•Estou borrifando como borrifava antes a caixa (a perlita ta bem emsopada) devo manter o ritimo ou agora que os pins tao nascendo, devo deixar um pouco menos humido a caixa?

Obrigadoooo! :DIMG_3487.JPG
 
Os Golden Teacher estao crescendo e com isso notei que alguns tem o caule/haste meio murcha.. como que fossem ocos por dentro. Isso é normal? alguem aqui ja cultivou essa espécie?

esse problema é bem provável que esteja sendo causado por Verticillium
 
esse problema é bem provável que esteja sendo causado por Verticillium

:eek: ...existe algo que eu possa fazer pra parar ou erradicar essa suposta contaminacao? no wiki aqui do forum nao deixa muito claro se afeta o ser humano ou nao xD
 
Dúvida:
•Os Golden Teacher estao crescendo e com isso notei que alguns tem o caule/haste meio murcha.. como que fossem ocos por dentro. Isso é normal? alguem aqui ja cultivou essa espécie?


Bem, tem que ver o que está acontecendo.

Caule oco ou estufado (nesse caso com um tecido menos denso no interior) é comum em Psilocybe cubensis, especialmente na parte basal mais grossa, perto do solo ou substrato.

Inclusive está na descrição pública oficial da espécie (Psilocybe cubensis (Earle) Singer).

  • Stipe: 4 — 15 cm long, .5 — 1.5 cm thick, white to yellowish in age, hollow or somewhat stuffed, the well developed veil leaves a persistent white membranous annulus whos surface usually becomes concolorous with the gills because of falling spores, bruising blue or bluish-green when injured.
http://mushroomobserver.org/name/show_name_description/180?_js=on&_new=true


O que você está observando pode ser só essa característica da espécie ou pode ser um problema mesmo, como o tupy apontou.




:eek: ...existe algo que eu possa fazer pra parar ou erradicar essa suposta contaminacao? no wiki aqui do forum nao deixa muito claro se afeta o ser humano ou nao xD


Há algumas dicas para combater Verticillium, como aumentar a circulação de ar no terrário, mas não sei se realmente funcionam.

Quanto à ingestão de cogumelos assim, se for mesmo Verticillium, é seguro. Eu, pelo menos, já ingeri várias vezes cogumelos que certamente cresceram contaminados com Verticillium.
 
Ecuador pelo que pesquisei no shroomery, os meus pins parecem estarem normal, talvez com excesso de humidade, mas no geral pare que está ok se comparado com o vi em fotos lá. Eu vo ficar atento a aqueleles pelinhos/espuminha que ta na base dos pins ali, me parece que aquilo nao é pra ser "normal" digamos assim e apesar da descricao citada, eu imaginava que o caule ali fosse sempre roliço sem deformacoes.

Pelo menos o mais importante ta garantido depois da colheita :p

Obrigado Ecuador ;)
 
De nada, zell.

Para mim os seus pins estão normais, mesmo na base da haste um pouco "plumosa". É assim mesmo.

Só não entendi o que você quis dizer com "excesso de humidade". Na fase de crescimento dos pins a umidade no terrário deve diminuir um pouco, porém não muito.
 
Esse tipo de pluma, para mim, é falta de umidade.

estou a concordar contigo, pois tudo indica que sim, as condições desses frutos, são provenientes de baldes pequenos, ou seja, com uma umidade mínima, sem controle de parametros, sem argila expandida ou semelhantes.
 
Back
Top