Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ sem vermiculita, terceiro cultivo.

Diário de cultivo completo.
Depois de estar duplamente frustrado com as contaminações, retomei alguns cuidados e comecei um novo cultivo.

Usei o seguinte substrato:

- Schorot de centeio (é centeio em grão mas moido grosseiramente com casca e tudo, não é farinha)
- Mistura de grãos para pássaros (alpiste, painço, aveia descascada, linhaça)
- Fibra de casca de coco.

(Basicamente o mesmo do ultimo cultivo, só retirei a argila expandida.)

Misturei os ingredientes sem nenhum pré-cozimento em uma proporção que achei boa (nao medi gente, mas acho que tem 60% de fibra e 40% de shorot e graos). Adicionei água até conseguir sentir a umidade com os dedos, a fibra de coco absorve muita água, 5x seu próprio peso, mas ficaria muito úmido, como os grãos não foram pré-cozidos levei em conta a absorção de água que eles teriam.

O substato foi colocado em 5 copos de vidro de 200cm³ de volume. Lacrei os frascos com uma folha de papel alumínio e fita isolante, marquei os pontos de inoculação com fita isolante, pq geralmente a agulha balança e abre buracos meio grandes se for colocada direto em cima do papel alumínio, marquei 3 pontos em cada copo (não fiz 4 pq to paranóico com contaminações).

Levei tudo para a panela de pressão por 1h, esperei 24 horas e levei para a panela novamente por mais 1h, nao usei nenhuma base na panela, os copos que comprei tem uma parte de vidro bem grossa embaixo então considerei isso suficiente, nesse tempo montei duas seringas de 10ml com esporos B+.

inoculei, esterilizando a agulha com fogo a cada copo, passei mais uma camada de fita adesiva em cima dos pontos de inoculação e em torno do copo tb (só pra garantir).

a inoculação foi no dia 30 de dezembro. As fotos são de hoje.

alh5.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIgJzxfI_AAAAAAAABD0_WwYl_we_k6o_s800_micelio02.pngalh6.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIXUJMlI_AAAAAAAABDw_c5GmRttHaZ0_s800_micelio01.png

4 frascos estão apresentando micélio imediatamente abaixo do ponto de inoculação.
1 deles, não entendi o pq, só está desenvolvendo micélio em um ponto, sendo que foi tratado como os outros.

Bom, conclui que pelo menos até o momento atual, a vermiculita pode ser substituida por fibra de coco sem nenhum problema.
 
côco
cocô
 
Back
Top