Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ sem vermiculita, terceiro cultivo.

Diário de cultivo completo.
Depois de estar duplamente frustrado com as contaminações, retomei alguns cuidados e comecei um novo cultivo.

Usei o seguinte substrato:

- Schorot de centeio (é centeio em grão mas moido grosseiramente com casca e tudo, não é farinha)
- Mistura de grãos para pássaros (alpiste, painço, aveia descascada, linhaça)
- Fibra de casca de coco.

(Basicamente o mesmo do ultimo cultivo, só retirei a argila expandida.)

Misturei os ingredientes sem nenhum pré-cozimento em uma proporção que achei boa (nao medi gente, mas acho que tem 60% de fibra e 40% de shorot e graos). Adicionei água até conseguir sentir a umidade com os dedos, a fibra de coco absorve muita água, 5x seu próprio peso, mas ficaria muito úmido, como os grãos não foram pré-cozidos levei em conta a absorção de água que eles teriam.

O substato foi colocado em 5 copos de vidro de 200cm³ de volume. Lacrei os frascos com uma folha de papel alumínio e fita isolante, marquei os pontos de inoculação com fita isolante, pq geralmente a agulha balança e abre buracos meio grandes se for colocada direto em cima do papel alumínio, marquei 3 pontos em cada copo (não fiz 4 pq to paranóico com contaminações).

Levei tudo para a panela de pressão por 1h, esperei 24 horas e levei para a panela novamente por mais 1h, nao usei nenhuma base na panela, os copos que comprei tem uma parte de vidro bem grossa embaixo então considerei isso suficiente, nesse tempo montei duas seringas de 10ml com esporos B+.

inoculei, esterilizando a agulha com fogo a cada copo, passei mais uma camada de fita adesiva em cima dos pontos de inoculação e em torno do copo tb (só pra garantir).

a inoculação foi no dia 30 de dezembro. As fotos são de hoje.

alh5.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIgJzxfI_AAAAAAAABD0_WwYl_we_k6o_s800_micelio02.pngalh6.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIXUJMlI_AAAAAAAABDw_c5GmRttHaZ0_s800_micelio01.png

4 frascos estão apresentando micélio imediatamente abaixo do ponto de inoculação.
1 deles, não entendi o pq, só está desenvolvendo micélio em um ponto, sendo que foi tratado como os outros.

Bom, conclui que pelo menos até o momento atual, a vermiculita pode ser substituida por fibra de coco sem nenhum problema.
 
Dei mais um dunk depois do quinto flush e agora os bolos estão no sexto, poucos pins e crescimento bem lento, mas ta indo!

Acho que esse vai ser o último.
 
Parabén Sihnuhie, belo cultivo! Nos mantenha informados. Já colheu o 5º flush?

Colhi sim, colhi até o sexto.

O sétimo não vinha de jeito nenhum, dei dunk, nada. Daí fiz uma coisa bem radical, cortei os bolos ao meio, esperei um dia e dei dunk de novo, se contaminasse também não importava muito, mas funcionou! O sétimo flush já esta amadurecendo em 4 metades de bolos.
 
SHUAHSUHAUSH!
Essa de cortar os bolos ao meio foi mesmo bem radical, mas é muito bom saber que isto funciona, pode ser util futuramente. Poste algumas imagens pra ver como está indo esse sétimo flush com os bolos cortados. Vlw Sihnuhie!
 
alh5.googleusercontent.com__e_GVq5E9C3Y_TYPJVXZoUFI_AAAAAAAABI4_HAxGsiBWRoU_s400_cogu_2001.png
Acabei de colher!
alh6.googleusercontent.com__e_GVq5E9C3Y_TYPJVluQxHI_AAAAAAAABI8_tmz6lrCjtKQ_s400_cogu_2003.png
Coitado do bolo... levou facada e afogamento pra frutificar.
alh4.googleusercontent.com__e_GVq5E9C3Y_TYPJVN3ULtI_AAAAAAAABI0_n81s8FBWUoc_s400_cogu_2002.png
Não muito visível, há 4 pins.

Quase três meses depois da inoculação. Estava com medo de tirar os bolos de dentro do terrário pra tirar as fotos tendo cortado-os, mas o micélio já está cobrindo a parte cortada novamente, quando cortei dava pra ver as sementes de centeio cortadas, expostas, fiquei com medo de contaminar nesse ponto, mas deu tudo certo.

O interior do bolo me pareceu seco, apesar dos dunks que dei antes, acho que conforme o tempo passa a superfície exposta do micélio se torna uma barreira a absorção de água, antes eu já tinha tentado injetar água neles com uma seringa, mas não funciona, a água simplesmente vaza.

Não é uma frutificação muito abundante, mas com 7 flushs da pra ir secando e acumulando.

Pra secar fiz algo bem tosco, liguei um fan novo no computador, encaixei ele com fita adesiva junto com uma peneira em um copo pra pipoca, cortei o fundo do copo, coloquei os cogumelos e colei mais uma peneira no fundo. Acho que esse é o item mais obscuro da minha casa... minha diarista continua fazendo perguntas, disse que eu seco meus "shiitakes" ali (sim, disse pra ela que os cogumelos são shiitakes), só espero que ela nao ache uns cogus no mato parecidos com os meus e faça um estrogonofe... vou falar pra ela que eles são venenosos na natureza, hehehehheheh.
 
Belos cogumelos!
É, os bolos parecem secos mesmo, eu não tenho experiência com cultivo, então não sei muito bem o que você poderia fazer para tentar melhorar. Acho que esse micélio já cumpriu com seu dever, já está até preto! xD
Seria engraçado se sua empregada começe alguns desses cogumelos achando que fossem shiitakes!!
HSUHASUHASUH!
 
Belos cogumelos!
É, os bolos parecem secos mesmo, eu não tenho experiência com cultivo, então não sei muito bem o que você poderia fazer para tentar melhorar. Acho que esse micélio já cumpriu com seu dever, já está até preto! xD
Seria engraçado se sua empregada começe alguns desses cogumelos achando que fossem shiitakes!!
HSUHASUHASUH!

Hahahahhah, os bolos tão amarelados, eles foram amarelando conforme o tempo passou, creio que seja o acumulo de alguma substância produzida como resíduo do metabolismo do micélio, as partes pretas são onde esporos cairam quando atrasei de mais para colher e também uma parte de fibra de coco com uma colonização bem baixa.

Como esse é o meu primeiro cultivo que deu certo estou que nem uma criança explorando um parquinho, to fazendo experimentando, pesquisando e me divertindo com isso tudo.

Mas o que esse micélio já cumpriu seu dever é verdade!! Coitado, ta fazendo hora extra.

Quanto a minha diarista... imagino como ficaria minha casa se ela tentasse limpa-la durante uma trip... melhor não!
 
Você está no caminho certo, curtindo criar os cogumelos. Uma empregada sob efeitos de shrooms pode não ser muito bom mesmo! Mas não deixa de ser engraçado! xD
Tá na hora desse micélio descansar mesmo. Mantenha um relato de seu próximo cultivo, adoraria ver como vai ser. Vlw!
 
HOLY SHI*******
nao sabia q podia dar tantos flushs!!
pra mim q nao acho vermiculita em local algum deu uma animada já q coco eu encontro facil ^^
cultivei um clone em solução de mel/agua-esterelizada (porção:1/3)
aí resolvi testar uma mistura de arroz integral+fibra de casca de coco jogando pedaços do clone nele ontem e dando akela sacolejada no pote
meus outros cultivos estavam mto molhados(ENXARCADOS) e demoraram quase 1 semana pra começar a aparecer o micélio(dexei aberto mesmo pra secar o exesso de agua e TALVEZ QUEM SABE fazer um rescue pra utilizar como spawn, ai ja vo aprendendo mais ne)
espero que desta vez eu tenha acertado com a umidade(já basta ter q se preocupar tanto com contaminação ne!)
espero que nao aparece um cogumelo venenoso no lugar dos cubens!
coco vamos lá!!!
 
HOLY SHI*******
nao sabia q podia dar tantos flushs!!
pra mim q nao acho vermiculita em local algum deu uma animada já q coco eu encontro facil ^^
cultivei um clone em solução de mel/agua-esterelizada (porção:1/3)
aí resolvi testar uma mistura de arroz integral+fibra de casca de coco jogando pedaços do clone nele ontem e dando akela sacolejada no pote
meus outros cultivos estavam mto molhados(ENXARCADOS) e demoraram quase 1 semana pra começar a aparecer o micélio(dexei aberto mesmo pra secar o exesso de agua e TALVEZ QUEM SABE fazer um rescue pra utilizar como spawn, ai ja vo aprendendo mais ne)
espero que desta vez eu tenha acertado com a umidade(já basta ter q se preocupar tanto com contaminação ne!)
espero que nao aparece um cogumelo venenoso no lugar dos cubens!
coco vamos lá!!!

Pois é, eu também não sabia que podia dar tantos flushs, isso que meu cultivo é meio basicão, nem termostato e umidificador eu tenho, mas as condições climáticas por aqui foram perfeitas durante esses 3 meses, isso ajudou.

Eu também não encontrava vermiculita de modo algum, quando encontrei, tentei um cultivo e não foi pra frente, acho que me acostumei com fibra de coco, porém, num copo fiz um mix de fibra e vermiculita, esse foi o copo de colonização mais rápida, não tem nenhum valor estatístico, mas acho que no futuro vou tentar essa composição novamente.

Ao menos nesse cultivo uma coisa ficou bem clara pra mim: fibra/pó de coco é um bom substituto pra vermiculita em pf tek... não sei se o número de flushs é diferente em fibra de coco, tem gente que conseguiu 11 flushs em vermiculita (li em algum lugar do forum).

Acho que seria muito legal que mais pessoas documentassem cultivos em fibra de coco para analisarmos as diferenças, como sou noob nisso não tenho muita autoridade pra fazer essas análises.

Nos próximos cultivos vou tentar aumentar a quantidade de grãos, para ver se consigo flushs mais abundantes.

Boa sorte no cultivo Paulo!!! Posta um diário pra acompanharmos ^^
 
aaaaaaaa assim vc me deixa com vergonha!!
meus cultivos ainda tao mto esperimentais(mo serial killer d esporo eu) vendo melhor jeito para cultivar aqui, mas se eu começar a ver um micélio nascendo rápido e saudavel pod deixar q eu começo a postar :)
E BONS CULTIVOS AE!

notei uns trecos marrom aparentemente crescendo no coco, na prox vou usar um metodo mais eficaz para esterelizar o coco separado do arroz primeiro(para esterilizar por mais tempo ja q o arroz pode ficar papado se for esterelizado no microondas por tanto tempo acredito eu) ja q eu tentei esterelizar arroz no metodo do microondas e nao em um mais efetivo como o seu na panela de pressao!!!!
talvez isso viabilize melhor o metodo para mim e para outros(o foda eh q dizem as boas mentes por ae q qto mais manuzeio do bolo maior a chance de contaminação, mas ja q vai ser esterelizado d novo acredito q as chances d contaminação diminuam ao inves d aumentar xD)
 
reeditanto, to começando a acreditar q eles vem do arroz pois outras culturas q eu fiz errado tb teve arroz ficando preto e nao tinha coco na parada =P
abandonarei o microondas....
 
Mandou bem no cultivo amigo,
mas podia ter dado um flax com mais cogus,
mas de boa parabens pelo cultivo.

Paz e luz.
 
Flax ???

Tenho de estudar como incluir isto no glossário.
 
8 flushs no total, o último foi bem fraco, mas valeu.

Esse cultivo está terminado! Agora limpando o terrário para o próximo, hehehhehe. :giggle:

Obrigado pelas dicas e comentários de todos! Aprendi muito e espero poder retornar a ajuda a outros usuários do forum. ;)
 
me corrigam se eu estiver errado mas o ideal seria usar um pouco de pó de ostras(carbonato de calcio) na mistura para deixar o ph mais alcalino. Pois isso evita o desenvolvimento de alguns contaminates.

houve fotoexposição no seu cultivo?
 
me corrigam se eu estiver errado mas o ideal seria usar um pouco de pó de ostras(carbonato de calcio) na mistura para deixar o ph mais alcalino.

Carbonato de cálcio é buffer, é usado para que o meio fique "estável", ou seja, não fique ácido. O ideal para aumentar o pH seria Carbonato de cálcio com um pouco de Hidróxido de cálcio (cal hidratada) ou Sulfato de cálcio (gipsita, gesso).

http://archives.mycotopia.net/discus/messages/5/15.html?1006311422
 
Vou responder sua dúvida do outro tópico aqui, @Teonanacatl :rollees:
... cosmik em outro post vc disse que o carbonato de calcio só serve para neutralizar, mas o ph ideal para o cogumelo é entre 7 e 8. entao neutralizar acaba sendo melhor que alcalinizar não?
Depende do substrato. Alcaliniza-se principalmente bulk e peat moss.

Além do glossário e a "Busca", nós temos uma biblioteca!
Você já leu?
Tudo?
Depois que ler tudo, leia novamente! :)
 
Back
Top