Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ sem vermiculita, terceiro cultivo.

Diário de cultivo completo.
Depois de estar duplamente frustrado com as contaminações, retomei alguns cuidados e comecei um novo cultivo.

Usei o seguinte substrato:

- Schorot de centeio (é centeio em grão mas moido grosseiramente com casca e tudo, não é farinha)
- Mistura de grãos para pássaros (alpiste, painço, aveia descascada, linhaça)
- Fibra de casca de coco.

(Basicamente o mesmo do ultimo cultivo, só retirei a argila expandida.)

Misturei os ingredientes sem nenhum pré-cozimento em uma proporção que achei boa (nao medi gente, mas acho que tem 60% de fibra e 40% de shorot e graos). Adicionei água até conseguir sentir a umidade com os dedos, a fibra de coco absorve muita água, 5x seu próprio peso, mas ficaria muito úmido, como os grãos não foram pré-cozidos levei em conta a absorção de água que eles teriam.

O substato foi colocado em 5 copos de vidro de 200cm³ de volume. Lacrei os frascos com uma folha de papel alumínio e fita isolante, marquei os pontos de inoculação com fita isolante, pq geralmente a agulha balança e abre buracos meio grandes se for colocada direto em cima do papel alumínio, marquei 3 pontos em cada copo (não fiz 4 pq to paranóico com contaminações).

Levei tudo para a panela de pressão por 1h, esperei 24 horas e levei para a panela novamente por mais 1h, nao usei nenhuma base na panela, os copos que comprei tem uma parte de vidro bem grossa embaixo então considerei isso suficiente, nesse tempo montei duas seringas de 10ml com esporos B+.

inoculei, esterilizando a agulha com fogo a cada copo, passei mais uma camada de fita adesiva em cima dos pontos de inoculação e em torno do copo tb (só pra garantir).

a inoculação foi no dia 30 de dezembro. As fotos são de hoje.

alh5.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIgJzxfI_AAAAAAAABD0_WwYl_we_k6o_s800_micelio02.pngalh6.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIXUJMlI_AAAAAAAABDw_c5GmRttHaZ0_s800_micelio01.png

4 frascos estão apresentando micélio imediatamente abaixo do ponto de inoculação.
1 deles, não entendi o pq, só está desenvolvendo micélio em um ponto, sendo que foi tratado como os outros.

Bom, conclui que pelo menos até o momento atual, a vermiculita pode ser substituida por fibra de coco sem nenhum problema.
 
O bolo que apresentou os primeiros pins esta muito bem, já os outros estão diferentes, muitas "micro-bolinhas" brancas apareceram e começam a crescer, eu imagino que essas bolinhas sejam início de frutificação, no bolo que ja esta com alguns cogus a crescer também vejo essas bolinhas e uma delas se transformou em um pin e as outras estão crescendo. Isso está correto? Como esse é a primeira vez que consigo chegar a esse ponto to meio perdido.

É quase certo que o maior cogu esta contaminado com verticillium(o com a mancha branca no chapeu), mas belos cogus de qqer forma kra! :eek: A receita é boa mesmo!! :):):) Fibra de coco eh o bixo mesmo!
 
Oi Insider, não ta contaminado não, eh que ele cresceu muito dentro do vidro quando ainda era um pin e ficou espremido coitado, a mancha esta desaparecendo conforme ele cresce.

Mas bom saber que esse tipo de contaminação existe, não conhecia ainda (espero nunca presenciar, hahahahhah)
 
Oi Insider, não ta contaminado não, eh que ele cresceu muito dentro do vidro quando ainda era um pin e ficou espremido coitado, a mancha esta desaparecendo conforme ele cresce.

Mas bom saber que esse tipo de contaminação existe, não conhecia ainda (espero nunca presenciar, hahahahhah)

É verdade sihnuhie, agora q comparo com fotos de um cultivo antigo meu, esqueci que no verticillium tem uma linha tipica no decorrer da estirpe do cogumelo, e a cabeca amassada, mas sem a mancha branca.
flush.JPG

Note o 1° cogu abaixo na foto com estirpe rasgada a causa do verticillium.
cogu contam.JPG

Boa trip com esses cogus! :)
 
Bom gente, colhi os cogus pq o veu ja tinha estourado hoje de manhã, eles crescem tão rápido, é impressionante!

O primeiro bolo, que é o da foto ali em cima produziu 4 cogumelos no primeiro flush e agora contei mais 10 cogumelos indo bem! =D

Já os outros 2 bolos produziram 14 cogumelos grandes, mais alguns abortos. Tem uns pequenos de 1 a 2cm de comprimento que deixei lá, isso é um problema?

Eu imaginava que o primeiro flush seria o mais abundante, mas o segundo é que está se mostrando mais produtivo.

Enfim, a substituição da vermiculita por fibra de coco é, pelo menos até agora, perfeitamente possível.
Fisicamente a fibra de coco promove aeração do substrato e ótima retenção de umidade. Quimicamente é quase inerte, mas ao contrário da vermiculita que é completamente inerte quimicamente, ela possui alguns componentes que podem ser úteis ao micélio, apesar da baixa taxa de nitrogênio (contra 0 da vermiculita) e ser fungicida.

Na verdade é estranho pensar que fibra de coco como um fungicida pode ser componente de substratos, mas funcionou! Pelo menos até o que observei até agora.

Estou muito contente com esse cultivo pois apesar de ser o terceiro e ter 40% dele contaminado (aqueles 2 bolos que descartei) é meu primeiro cultivo que chega a etapa de frutificação.

Fibra/pó de coco funciona, mas não quão bem funciona, resta agora fazer um comparação detalhada dos desempenhos de substratos compostos com fibra de coco e vermiculita. ^^
 
Gente, fiz algo que não sei se é muito recomendável mas funcionou.

O terceiro flush estava meio complicado, os pins secaram! apesar da umidade no terrário estar alta... então retirei com uma pinça todos os pins secos e joguei os bolos em água durante 12 horas. Funcionou, pq agora novos pins apareceram e estão crescendo, alguns estão com 3cm.
 
O que vc fez foi o certo (mesmo sem saber),hidratou os bolos para eles ganharem mas força (dunk), lembra que eu falei que eles estavam com uma aparencia meio seca...

Continua dando o Dunk depois dos flhush's, isso ajuda, e muito
 
O que vc fez foi o certo (mesmo sem saber),hidratou os bolos para eles ganharem mas força (dunk), lembra que eu falei que eles estavam com uma aparencia meio seca...

Continua dando o Dunk depois dos flhush's, isso ajuda, e muito

Ai que bom que fiz certo, eu estava com dúvidas sobre dar dunk entre os flushs. Valeu Kleber! =D

Enfim, percebi que os cogumelos não estavam crescendo muito, li que B+ precisa de água pra atingir todo o potencial, provavelmente foi falta de umidade mesmo, devia ter dado dunk antes da primeira frutificação mesmo.

-
aproveitando, comecei um cultivo com vermiculita usando a ultima porção do carimbo de esporos que tinha, na verdade só pra ter experiência com esse substrato antes de tentar um cultivo comparativo entre vermiculita e fibra de coco, pois para esse cultivo preciso de um carimbo novo, esse que tenho aqui foi coletado a 8 meses! Fiz 6 bolos a 8 dias e somente 4 estão apresentando micélio, que alias é um micélio bem sem graça, acho que 8 meses pros esporos é tempo muito longo...
 
O que vc fez foi o certo (mesmo sem saber),hidratou os bolos para eles ganharem mas força (dunk), lembra que eu falei que eles estavam com uma aparencia meio seca...

Continua dando o Dunk depois dos flhush's, isso ajuda, e muito
Cara dar dunk apos cada flush eh burrice.
De um dunk a cada 3 ou 4 flushs somente quando o bolo parecer muito ressecado.
senao acaba ferrando tudo.

Sobre a idade dos carimbos:
Tenho carimbos com 5 ou 6 anos que sao plenamente viaveis.
Basta saber guarda-los em local protegido da luz e calor em excesso que eles duram "eternamente".
 
Cara dar dunk apos cada flush eh burrice.
De um dunk a cada 3 ou 4 flushs somente quando o bolo parecer muito ressecado.
senao acaba ferrando tudo.

Brigado pela resposta Mortandelloo bolo parecia muito ressecado mesmo, mas entre o primeiro e o segundo flush eu não dei dunk.

Sobre a idade dos carimbos:
Tenho carimbos com 5 ou 6 anos que sao plenamente viaveis.
Basta saber guarda-los em local protegido da luz e calor em excesso que eles duram "eternamente".

Sério?! Nossa então eu estava completamente equivocado, mas to feliz por estar equivocado, que bom que os carrimbos duram tanto tempo!!! =D
 
Cara dar dunk apos cada flush eh burrice.
De um dunk a cada 3 ou 4 flushs somente quando o bolo parecer muito ressecado.
senao acaba ferrando tudo.".

Da o dunk pra mim a cada flush é necessário,sempre quando não dou meus casing's sofrem e so me mandam cogumelos surrados, e olha que não é por causa de oxigenção e temperatura...

Generalisei minha experiência né, ta bom, essa experiência so vai sevir para mim então.
 
Muito bacana o cultivo, gostei de mais da simplicidade sem a vermiculita!
O Micélio pede água, e quando pede nós damos, o problema que acredito ter o dunk é que talvez ele encroste a superfície do micélio.

Danificar a superfície pode ser útil caso realmente aconteça um "endurecimento" do micélio.
 
O terceiro flush foi bom, porém com muitos abortos.

Um dos bolos produziu um monte de pins, somente o mais adiantado continuou e mas ficou grandinho, 15cm de comprimento, fiz um carimbão! :D

Eu tinha um bolo mais adiantado que acho que está no 4º flush, me perdi, no próximo cultivo acho que vou ter que dar nome pra cada um, kkkkkkkkk. Indo bem, dessa vez eles estão nascendo em grupos grandes, todos seguindo, sem abortos até agora.

Então estava tentando entender, o que causa abortos? umidade de mais? de menos? Observei que quando há um cogumelo mais adiantado ele faz com que os outros parem de crescer, enquanto que se eles todos tem o mesmo tamanho todos seguem em frente, lentamente.

Li na biblioteca que B+ tem ótimos flushs iniciais e flushs com menos cogus depois, o que aconteceu aqui foi um primeiro flush não tão bom, um segundo ótimo, e um terceiro melhor que o primeiro mas não tão bom quanto o segundo. Algo assim:

1ºF < 3ºF < 2ºF
(primeiro flush menor que o terceiro e terceiro menor que o segundo).

Estou sem câmera, mas vou tentar conseguir uma e postar as fotos.

Não vejo a hora de começar o próximo cultivo, comparando vermiculita e fibra de coco, vai ser um cultivo que vai exigir bastante atenção, então pretendo começar ele dia 23, já que atualmente estou muito ocupado com meu atual projeto (estou isolando cristais de Salvinorina A, minha casa ta parecendo um laboratório e minha diarista está começando a fazer perguntas... heheheh), mas até termino.
 
Qual a quantidade média de flushs que se obtem em PF tek?

Depende do tipo de strain, do tipo de substrato, de se o micélio é de origem multi-esporo/isolado, e das condições do entorno(oxigenação, água, luz etc).

Os B+ foram os que mais cultivei em PF tek, e comigo chegaram até 4 flushes, máximo. Em media tres flushes. As vezes acontecia de sair só 1 ou 2 por flush,mas eram uns MONSTRUO q pesavam mais que o bolo em si. Ate tombava o bolo pro lado rsrs. Sao lindos os frutos do B+. Mto bom a tek sem vermiculita. Inovador. Ótimo traze-lo até aqui sihnuhie!

Vlw

PS: Posta umas foteeenha ai pra nois poo!
 
Estou sem câmera infelizmente, mas usei a web cam pra quebrar um galho, da pra ter uma noção de como vão as coisas:

alh6.googleusercontent.com__e_GVq5E9C3Y_TWGIbA3MP2I_AAAAAAAABHc_b_dOecpoa7w_s400_cogu_2001.jpgalh5.googleusercontent.com__e_GVq5E9C3Y_TWGIboP5ldI_AAAAAAAABHg_Qe5oG4Qs6rM_s400_cogu_2002.jpgalh4.googleusercontent.com__e_GVq5E9C3Y_TWGIbgFgOpI_AAAAAAAABHk_dEcSu7zjiy8_s400_cogu_2003.jpg

Reparei que os bolos estão progressivamente mudando de cor, manchas pretas apareceram mas por causa de uns esporos que cairam quando demorei de mais pra colher, e uma cor amarelada que não sei o que é, estava teorizando que são substâncias que estão se acumulando como resultado do metabolismo do micélio, de todo modo, não me deram problemas, essa cor fica mais visível quando os cogus estão crescendo, e diminui quando o micélio de vez em quando forma uma penugem branca.

Como pode se ver, virei todos os bolos de lado, pq eles começaram a frutificar em baixo, tanto que na primeira foto da pra ver um cogu com a cabeça torta, ele cresceu em baixo do micélio e agora que esta se redirecionando, reparem que a base dele está interiorizada no micélio, uma coisa loca.

Também reparei que depois daquele dunk entre flushs os cogus rompem uma camada de micélio pra nascer, é como se a superfície tivesse ficado rígida.

Ainda to tendo muitos abortos! nessa ultima foto só um cogu ta indo pra frente (ta quase no ponto de colher acho) mas havia 6 pins nele, como ele ta ficando grandinho não to me preocupando.

Quem colonizou o substrato foi o cubensis e não eu, ele deve saber o que faz! "to botando fé". :p

Esse é o quarto flush.
 
O bolo dessa segunda foto está azulado. Isso é falta d´água.

Capriche na umidade e faça um dunk após o flush.
 
Ele ta pedindo água mesmo. Cara essa ultima foto só o coguzao saino do pf é TIPICO B+, ja tive altos flush assim haha, mas adoro os godzillas que saem. São ótimos pra clonar e carimbar!! Boa cogumelada em. não é atoa que são popular os meninos. rsrs
 
O bolo dessa segunda foto está azulado. Isso é falta d´água.
Capriche na umidade e faça um dunk após o flush.

Blz! Vou fazer isso!

Ele ta pedindo água mesmo. Cara essa ultima foto só o coguzao saino do pf é TIPICO B+, ja tive altos flush assim haha, mas adoro os godzillas que saem. São ótimos pra clonar e carimbar!! Boa cogumelada em. não é atoa que são popular os meninos. rsrs

Verdade! Fiz um carimbão com um último que também veio assim, é esporo pra usar a vida toda e ainda sobra pra deixar de herança! :D
 
Back
Top