Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ sem vermiculita, terceiro cultivo.

Diário de cultivo completo.
Depois de estar duplamente frustrado com as contaminações, retomei alguns cuidados e comecei um novo cultivo.

Usei o seguinte substrato:

- Schorot de centeio (é centeio em grão mas moido grosseiramente com casca e tudo, não é farinha)
- Mistura de grãos para pássaros (alpiste, painço, aveia descascada, linhaça)
- Fibra de casca de coco.

(Basicamente o mesmo do ultimo cultivo, só retirei a argila expandida.)

Misturei os ingredientes sem nenhum pré-cozimento em uma proporção que achei boa (nao medi gente, mas acho que tem 60% de fibra e 40% de shorot e graos). Adicionei água até conseguir sentir a umidade com os dedos, a fibra de coco absorve muita água, 5x seu próprio peso, mas ficaria muito úmido, como os grãos não foram pré-cozidos levei em conta a absorção de água que eles teriam.

O substato foi colocado em 5 copos de vidro de 200cm³ de volume. Lacrei os frascos com uma folha de papel alumínio e fita isolante, marquei os pontos de inoculação com fita isolante, pq geralmente a agulha balança e abre buracos meio grandes se for colocada direto em cima do papel alumínio, marquei 3 pontos em cada copo (não fiz 4 pq to paranóico com contaminações).

Levei tudo para a panela de pressão por 1h, esperei 24 horas e levei para a panela novamente por mais 1h, nao usei nenhuma base na panela, os copos que comprei tem uma parte de vidro bem grossa embaixo então considerei isso suficiente, nesse tempo montei duas seringas de 10ml com esporos B+.

inoculei, esterilizando a agulha com fogo a cada copo, passei mais uma camada de fita adesiva em cima dos pontos de inoculação e em torno do copo tb (só pra garantir).

a inoculação foi no dia 30 de dezembro. As fotos são de hoje.

alh5.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIgJzxfI_AAAAAAAABD0_WwYl_we_k6o_s800_micelio02.pngalh6.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TSdsIXUJMlI_AAAAAAAABDw_c5GmRttHaZ0_s800_micelio01.png

4 frascos estão apresentando micélio imediatamente abaixo do ponto de inoculação.
1 deles, não entendi o pq, só está desenvolvendo micélio em um ponto, sendo que foi tratado como os outros.

Bom, conclui que pelo menos até o momento atual, a vermiculita pode ser substituida por fibra de coco sem nenhum problema.
 
Boa tecnica cara!
Faz esse teu cultivo, e anota tudo que for fazendo (pode ser aqui mesmo no formato que tu usou ae no primeiro post que ficou otimo)
Quem sabe nao pinta um novo substrato ae pra rapaziada do norte que nao arruma vermiculita.
 
O micélio cresce bem em meios sem vermiculita. Até aí nenhuma novidade. Já cultivei em copos só com sementes de pássaros.

O problema é na hora de frutificar.

Nos meus cultivos um meio sem vermiculita só chegou de forma satisfatória à etapa de frutificação fazendo casing. Mas quem sabe nesse meio com fibra de coco frutifique no próprio bolo?
 
O micélio cresce bem em meios sem vermiculita. Até aí nenhuma novidade. Já cultivei em copos só com sementes de pássaros.

O problema é na hora de frutificar.

Nos meus cultivos um meio sem vermiculita só chegou de forma satisfatória à etapa de frutificação fazendo casing. Mas quem sabe nesse meio com fibra de coco frutifique no próprio bolo?
Foi nisso que eu pensei na hora!
S.A.C.
 
O micélio cresce bem em meios sem vermiculita. Até aí nenhuma novidade. Já cultivei em copos só com sementes de pássaros.

O problema é na hora de frutificar.

Nos meus cultivos um meio sem vermiculita só chegou de forma satisfatória à etapa de frutificação fazendo casing. Mas quem sabe nesse meio com fibra de coco frutifique no próprio bolo?

É isso que eu espero, que frutifique no próprio bolo mesmo. Tomara que de certo.
 
Claro que vai frutificar.
A fibra de coco promove aeração no substrato, pelo belo micélio rizomórfico o substrato não foi compactado, ficou muito bom.

Boas vibrações !
 
3 Bolos estão completamente colonizados na superfície, daqui a uma semana vou aniversariá-los.

2 estão meio suspeitos... o micélio está muito atrasado.
 
Ótimo. Cuide bem deles e vá contando o que acontece.
 
coloca umas fotinhas ai pra gente acompanhar o desenvolvimento dos pins
ta massa demais ...
 
To amando!

Parabéns!

Torcida aqui tb!
 
=D

Amanhã teremos fotos.

Detalhe: to revoltado e feliz: hoje fui na minha floricultura de costume para comprar mais argila expandida (pro meu pé de salvia divinorum na verdade...) e encontrei sacos e mais sacos e mais sacos de vermiculita! hahahahahhah levei um saco inteiro pra casa, perguntando pra florista quando chegaram ela me disse que chegaram semana passada, devido a um cliente fanático que toda semana ia la perguntando se tinha, no caso esse cliente sou eu.

No meu próximo cultivo vou fazer concomitantemente alguns bolos com vermiculita e outros com fibra de coco, pra executar algumas comparações.

Até amanha!!
 
=D

Amanhã teremos fotos.

Detalhe: to revoltado e feliz: hoje fui na minha floricultura de costume para comprar mais argila expandida (pro meu pé de salvia divinorum na verdade...) e encontrei sacos e mais sacos e mais sacos de vermiculita! hahahahahhah levei um saco inteiro pra casa, perguntando pra florista quando chegaram ela me disse que chegaram semana passada, devido a um cliente fanático que toda semana ia la perguntando se tinha, no caso esse cliente sou eu.

No meu próximo cultivo vou fazer concomitantemente alguns bolos com vermiculita e outros com fibra de coco, pra executar algumas comparações.

Até amanha!!

Que bom!
Valeu a insistência, hein!
Faça sim, será de muita valia para todos!

Estamos acompanhando..
 
Bom gente, depois que vi que o micélio já tinha colonizado toda a superfície esperei mais alguns dias e comecei a expor os bolos no vidro mesmo a luz solar indireta, quando o primeiro bolo começou a apresentar pins construí um terrário em uma caixa organizadora com vermiculita (agora que tenho), fiz 8 furos na tampa.

A temperatura na cidade está bem constante, entre 28 a 32ºC, a umidade parece estar boa, a água condensa nas paredes da caixa plástica sempre.

O bolo que apresentou os primeiros pins esta muito bem, já os outros estão diferentes, muitas "micro-bolinhas" brancas apareceram e começam a crescer, eu imagino que essas bolinhas sejam início de frutificação, no bolo que ja esta com alguns cogus a crescer também vejo essas bolinhas e uma delas se transformou em um pin e as outras estão crescendo. Isso está correto? Como esse é a primeira vez que consigo chegar a esse ponto to meio perdido.

alh6.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TT_EJB6CkGI_AAAAAAAABEM_GwSYfeTejbw_s800_cogus_20002.JPGalh4.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TT_EJmY_uJI_AAAAAAAABEQ_Xnif7DTNIiY_s800_cogus_20003.JPGalh6.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TT_EJzZ7GsI_AAAAAAAABEU_Vc0htHt8tkM_s800_cogus_20006.JPGalh6.ggpht.com__e_GVq5E9C3Y_TT_IFliIrTI_AAAAAAAABEg_5onnbmi455k_s800_cogus_20002_20_282_29.JPG

Bom, ja estou muito feliz, é muito divertido cultivar cogumelos! Ficarei muito contente se os outros bolos frutificarem logo, alias, como nunca consegui fazer um bolo chegar até esse estado, simplesmente chegar até a etapa final nesse cultivo já vai ser muito bom pra mim! =D
 
Parabens, os bolos estao completamentes saudaveis

Aquelas bolinhas brancas que ficam nos bolos sao chamadas de primordias, sao de la que os seus pins vao surgir...

Pode ser impressao minha ou os bolos estao meios secos, vc deu dunk neles §
 
Só uma pequena correção, as bolinhas brancas são nós Hifais ou nós miceliais, primordia já tem a cabeça marrom
 
Pode ser impressao minha ou os bolos estao meios secos, vc deu dunk neles §

Brigado pelos parabéns!!! =D Então, os bolos me parecem umidos o suficiente, eles estão pesadinhos, quando ainda estavam no vidro tinha bastante umidade se acumulando então não dei dunk não.

Só uma pequena correção, as bolinhas brancas são nós Hifais ou nós miceliais, primordia já tem a cabeça marrom

Então a frutificação acontece assim: nós hifais -> primordia -> pins -> cogumelos?
 
Última edição por um moderador:
Confirmei empiricamente! As bolinhas estão dando origens a pins, contei 18 pins até agora naquele bolo do prato rosa =D

-
Que bom que está voltando MadHatter!!! Abraço.
 
Back
Top