Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Keepers Creepers - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá, galerinha do CM! Venho por meio desta iniciar meu segundo diário do meu... segundo cultivo! ("Uau!!!")

A raça inoculada em 21/7 com as seringas doadas pelo nosso amigo @Azul foi da strain Keepers Creepers, que era a que eu tinha vontade de trabalhar desde o primeiro cultivo! :eba:

Utilizei 4 copos de Whisk, creio que cada um tem 250 ml (ou serão 300 ml? :unsure:). Coloquei como substrato 2/4 de vermiculita fina (ponto fraco a ser melhorado), 1/4 de arroz integral levemente moído (num moedor, não muito - aspecto que melhorei em relação ao primeiro cultivo) e 1/4 de água mineral.

Realizei a autoclave na panela de pressão por apenas uma hora após o início do apito. Esperei mais de 10 horas até inocular. Inoculei por volta de 23h do dia 20/7, por isso, para fins práticos de contagem dos dias, coloco como dia 21/7 o de inoculação.

Bem, foi minha inoculação em ambiente mais controlado até o momento. Não fiz na frente do ar-condicionado. Fui no banheirinho lá abandonado e joguei álcool 70% pra todo lado. Enfim, tomei banho com Protex, etc. Vela acesa e álcool na ponta da agulha entre cada inoculação. Em cada bolo, foram 4 pontos de inoculação. A seringa era de 20 ml, e usei um pouco mais do que a metade. :D Ainda tem pra muito! :)

Enfim, com a geladeira-incubadora já ligada desde a tarde para regular a temperatura, coloquei os bolos lá dentro:
Incubadora após inoculação.jpg Bolos recém-inoculados colocados na geladeira-incubadora em 21/07/2015.

Bem, feito isso, esperei 4 dias e eis o que acho, o micélio já visível nos quatro copos :feliz::
Bolo #01Bolo #02Bolo #3Bolo #4

[TR1][TD1] Começo de Micélio Bolo 1.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 2.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 3.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 4.jpg [/TD1][/TR1]

Acho que dessa vez a colonização está mais rápida por dois fatores: eu triturei o arroz integral e a temperatura da incubadora está melhor regulada, com base na minha experiência e dos outros membros que postam seus diários.

:contente::love:;)
 
eu quis me referir a secar os frutos. :D:D:D

:) :) :bigode:
MÉTODO DE SECAGEM E CONSERVAÇÃO DA FAMÍLIA :cool: COOL BENSIS :cool:

Primeiro vai pro túnel de vento até ficar seco normal (cogumelo seco mas ainda maleável), de 24 a 72 horas, dependendo da quantidade:
tunel de vento 2.jpg tunel de vento 3.jpg tunel de vento 4.jpg O túnel de vento é feito com um cooler e uma garrafa pet. Escurecido pra diminuir a incidência de luz sobre os cogumelos. Inclusive, coloco a touca cirúrgica no lado de saída de vento para ajudar a escurecer dentro do túnel. :geek:

Depois eu coloco num pote pequeno hermético com sílica gel até ficar seco crack´n´dr (cogumelo seco a ponto de ficar duro e quebradiço):
potinho 1.jpg potinho 2.jpg caixinha.jpg O pote pequeno é escurecido. Acho que por ser bem pequeno, possa ser mais eficiente para a transferência de umidade dos cogumelos para a sílica gel. Entre a sílica gel no fundo e os cogumelos em cima, um papel toalha. Depois o pote é colocado dentro de uma caixa, com um plástico preto em cima pra ajudar a escurecer mais ainda.

Por fim, os cogumelos crack´n´dr vão para dentro de um zip lock e são guardados em um pote maior vedado hermeticamente, onde há sílica gel. Fica anotado no zip lock o peso em gramas seco, a strain e a data em que saiu do potinho, ou seja, quando finalizei o processo de secagem e iniciei o de conservação:
pote pra conservação.jpg Cubro com um tecido preto e coloco dentro do armário, para ajudar a evitar a luz.

Aí é só mandar pra dentro no dia da trip! :D
 
Última edição:
Testes de Relação entre Peso Fresco x Peso Parcialmente Seco x Peso Seco
Postagens anteriores sobre os testes: link 1 - link 2

Primeiro, a amostra de controle, o cogumelo isolado que peguei pra começar os testes (link 1):
20150914_141610.jpg Pesagem crack´n´dry deu 0,409 gramas. A pesagem fresco foi de 2,966 gramas. Relação de 13,78% em relação ao peso fresco.

Observe-se que na pesagem anterior dos testes (link 2) houve uma relação de 7,5% quando pesei diversos cogumelos.

A continuar uma disparidade tão grande entre as diferentes amostras, serão exigidos ainda muitos destes testes até chegar a alguma conclusão mais segura. :bigode:

As medições abaixo não são exatas o necessário, porque esqueci de usar a balança de alta precisão, mas ainda assim servem como referência geral.


Avaliação da relação "fresco x crack and dry" com a antepenúltima colheita (link 1):
20150914_141900.jpg Pesagem crack´n´dry deu 0,5 gramas. A pesagem fresco foi de 4,9 gramas. Relação de 10,2% em relação ao peso fresco. :eba:


Agora, a última colheita (link 2):
20150914_142005.jpg Pesagem crack´n´dry deu 0,2 gramas. O peso fresco era de 1,2 gramas. Relação de 16,67% em relação ao peso fresco.

Editado:

Atualizando...

Fiz uma colheita parcial do 5º flush do primeiro bolo, que está vindo bem bonito :contente: mas já tinha um cogumelo quase esporulando. Então peguei este cogumelo também para uso nos testes de peso fresco x peso seco:
20150914_192529.jpg Peso fresco: 3,421 gramas. Para eliminar todas as impurezas, cortei a base do cogumelo e assim só restaram o corpo e o chapéu danificado.


Dúvida:
Coloquei sem muita demora o cogumelo no túnel de vento, não sei se isso influi pra produzir menos psilocibina. Influi? Pergunto porque sei que o cogumelo ainda produz psilocibina por mais duas horas depois de colhido. Seria melhor esperar essas duas horas antes de colocar no túnel de vento, para não haver perda de potência? Me pergunto também que influência teria sobre a relação final entre peso fresco e peso totalmente desidratado...
 
Última edição:
Atualizando...

Primeiramente, peguei tudo que tinha colhido e ainda não tinha colocado para conservar:
conservando 820 mg.jpg Total de 0,823 g de cubensis crack´n´dr. Reaproveitei o zip lock dos últimos cogumelos que tomei :).

Fiz duas pequenas colheita do quinto flush de dois bolos, a primeira há 2 dias atrás:
colheita fresca 15 set.jpg Colheita de anteontem. Foram 11,6 gramas frescos de cubensis.
colheita de terça seca.jpg Pesagem da colheita de anteontem após o túnel de vento, antes de ir pra sílica gel: 1,4 gramas parcialmente secos.

A segunda colheita foi a pouco, de um único cogumelo, que aproveitei para usar nos...

Testes de relação peso fresco x peso parcialmente seco x peso seco (crack and dr)

O cogumelo 3 chegou na área :eba::
cogumelo 3 zoom.jpg cogumelo 3 fresco.jpg Cogumelo 3, colhido no momento ideal da psilocibina.
Peso fresco de 2,411 gramas. Já foi pro túnel de vento :D.

Em relação ao cogumelo 2, o retirei hoje do túnel de vento:
peso seco cogumelo 2.jpg Peso parcialmente seco: 450 gramas. E já foi pro potinho com sílica gel pra ficar totalmente desidratado (crack and dr) :bigode:.
 
Última edição:
:!: Estou tirando meu primeiro carimbo :!: :fotos:

20150918_003522.jpg Eis o cogumelo que teve a honra. Já está esporulando.
20150918_003618.jpg Cortei com uma tesoura bem perto do chapéu e coloquei sobre um alumínio dentro de um potinho.

Amanhã de manhã já devo ter o resultado! :)

Muito legal, é a única etapa do cultivo que ainda não fiz :eba:.

Eu francamente não tomei nenhum grande cuidado de assepsia. Simplesmente usei luva, cortei, coloquei sobre o alumínio e fechei em cima. Espero que não dê errado por isso.


Quem dera! Só 450 mg :LOL:.
 
Tirei meu primeiro carimbo: :feliz:
primeiro carimbo.jpg carimbo no ziplock.jpg Dobrei o alumínio e guardei num zip lock, com a raça, a data do carimbo e o tamanho dele (p/m/g) :).

Um cogumelo muito estranho, mas bonito:
cogumelo 4 no bolo.jpg cogumelo 4 de cima.jpg Na primeira foto, ainda dentro do terrário. Na segunda, zoom por cima pro detalhe do chapéu sardento.
Veja esse cogumelo acima que irado! O corpo dele cresceu cheio de listras amareladas, e o chapéu veio todo sardento. Particularmente, achei mais bonito que os albinos! Me lembrou até um pouco a Amanita, apesar das cores serem bem diversas.

Que massa! De uma só seringa vieram cogumelos normais, albinos, alguns do tipo penis envy e agora até mesmo sardentos e de caules listrados! Isso tudo do mesmo cogumelo-pai. Muito legal :coffee:.


Testes de Relação Peso Fresco x Peso Seco (crack´n´dry) - Postagem 5
Postagens: 1 - 2 - 3 - 4
Esse cogumelo sardento com o caule listrado virou o cogumelo 4 dos testes de relação entre peso fresco e totalmente desidratado:
cogumelo 4 fresco.jpg Foram 4,701 gramas de peso fresco para o cogumelo 4.
 
Última edição:
Tirei dois carimbos pequenos do primeiro cogumelo. E agora colhi mais um cogumelo, agora grande e em condição perfeita de chapéu, para tirar mais dois ou três carimbos dessa strain que eu não quero perder nunca:
IMG_20150918_142636270.jpg Cogumelo colhido para carimbos. Peso fresco de 11,3 gramas. Vai dar um carimbo tamanho G :D.
 
Após cometer dois erros crassos na hora de fazer os carimbos (link para o post no tópico sobre como fazer carimbos), um que tornou meu carimbo com maior possibilidade de contaminação e outro que foi colocar pra carimbar um cogumelo que ainda não tinha começado a carimbar :facewall:...

Hoje fiz uma pequena colheita em dois bolos, com peso fresco total de 5,64 gramas (imagem no fim do post).

Também terminei a secagem de uma das colheitas anteriores:
seco colheita (2).jpg Peso seco total: 1,15 gramas.



Testes de Relação Peso Fresco x Peso Seco (crack´n´dry) - Postagem 6

Postagens: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6
Então, terminei a secagem do cogumelo 2:
cogumelo 2 seco.jpg Peso seco: 0,380 gramas. O peso fresco foi de 3,421 gramas. Relação de 11,11% entre peso fresco e peso seco.
 

Anexos

  • colheita de hoje.jpg
    colheita de hoje.jpg
    67.2 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Boa cara, parabéns! Fiquei uns dias sem tempo e não comentei nada mas estava acompanhando!
Tenho certeza que seu proximo carimbo vai dar certo! :)
Achei muito legal também tua iniciativa de coletar os dados dos pesos secos e frescos. É bom pra saber a proporção de água dentro de uma strain específica! Afinal, aquele 90% é uma regra mais geral.
Abraço!
 
É bom pra saber a proporção de água dentro de uma strain específica!

Pode estar certo que não é esse dado que as medições do @ExPoro vão fornecer, mas sim a proporção de água dos cogumelos que nasceram das condições do cultivo dele.

Tentar estabelecer diferenças e proporção de água entre strains é uma tarefa bem mais complexa, e, como no fundo um cubensis é um cubensis, nem sei se vale a pena o esforço. Em cultivos com parâmetros similares e bem controlados aposto que quase todas as strains terão um percentual de água versus peso seco bem parecido.
 
Pode estar certo que não é esse dado que as medições do @ExPoro vão fornecer, mas sim a proporção de água dos cogumelos que nasceram das condições do cultivo dele.

Tentar estabelecer diferenças e proporção de água entre strains é uma tarefa bem mais complexa, e, como no fundo um cubensis é um cubensis, nem sei se vale a pena o esforço. Em cultivos com parâmetros similares e bem controlados aposto que quase todas as strains terão um percentual de água versus peso seco bem parecido.
De fato, não tinha pensado nessa questão que o peso seco x peso fresco pode mudar também em função do Tek e das condições... Pra ser sincero, nem sabia que tinha diferença entre strains...

Acho que vou precisar de muitos dados e muitos cultivos pra ter algo consistente então... :bigode:
 
Testes de Relação Peso Fresco x Peso Seco (crack´n´dry) - Postagem 7
Postagens: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7
Finalizada a secagem dos cogumelos 3 e 4:
cogumelo 3 seco.jpg Cogumelo 3 - O peso fresco = 2,411 gramas. Peso seco = 0,157 gramas. Relação de 6,51% :!:.
cogumelo 4 seco.jpg Cogumelo 4 - O peso fresco = 4,701 gramas. Peso seco = 0,378 gramas. Relação de 8,05%.

Interessante, os dois deram medições bem abaixo de 10%.
 
Novas tentativas de tirar meu primeiro carimbo sem meter os pés pelas mãos :roflmao::
carimbo segundo cultivo.jpg Aproveitei que vieram dois cogumelos em boas condições de carimbar e mandei brasa! :D

Também fiz a colheita do sexto flush do quarto bolo, de onde tirei os dois cogumelos dos carimbos sendo tirados na imagem acima:
colheita parcial segundo cultivo.jpg A pesagem fresco deu 6,5 gramas, mas faltam os chapéus dos dois cogumelos dos quais estou tirando carimbo. Quis colocar logo pra carimbar e não levar pra pesar pra reduzir as chances de contaminações do carimbo.
 
Talvez ficariam mais fácil cortar o papel alumínio, dobrar, e então colocar o chapéu. Do modo que você fez vai expor o carimbo na hora de cortar o alumínio e dobrar. :confused:

Eu faço assim:
DSC_01471.jpg DSC_0148 (1)2.jpg

Recorto um retângulo, dobro ao meio, coloco o chapéu e baixo a parte dobra, sem apertar, fecho o pote com a tampa, e o pote leva 1 pouco de sílica gel ao fundo.
Creio que dessa forma tem menos manuseio, logo menos chances de contaminar.
 
Talvez ficariam mais fácil cortar o papel alumínio, dobrar, e então colocar o chapéu. Do modo que você fez vai expor o carimbo na hora de cortar o alumínio e dobrar. :confused:

Eu faço assim:
View attachment 84129 View attachment 84130

Recorto um retângulo, dobro ao meio, coloco o chapéu e baixo a parte dobra, sem apertar, fecho o pote com a tampa, e o pote leva 1 pouco de sílica gel ao fundo.
Creio que dessa forma tem menos manuseio, logo menos chances de contaminar.
Irmão, fiz um carimbo esses dias, e aprendi que se enfiar um palito no chapéu fica mais fácil de tirá-lo sem danificar o próprio carimbo, fica a dica aí ;)

E creio que se ficarem no escuro é melhor pra eles..
 
Eu também faço a técnica do palito, e deixo o pote dentro da gaveta.
Irmão, fiz um carimbo esses dias, e aprendi que se enfiar um palito no chapéu fica mais fácil de tirá-lo sem danificar o próprio carimbo, fica a dica aí ;)

E creio que se ficarem no escuro é melhor pra eles..
 
@pslodelic Da fato a técnica do @Hs.Krause é a melhor forma de fazer, basca colocar um palito pequeno o sulfificente para pegar o chapéu. Recortar o alumínio dessa forma facilita muito mais na hora de guardar o carimbo para que não fique exposto desnecessáriamente ao ambiente :).
 
@pslodelic Da fato a técnica do @Hs.Krause é a melhor forma de fazer, basca colocar um palito pequeno o sulfificente para pegar o chapéu. Recortar o alumínio dessa forma facilita muito mais na hora de guardar o carimbo para que não fique exposto desnecessáriamente ao ambiente :).
Na verdade não é uma técnica minha, juntei uma coisa aqui, uma coisa ali, de todas as informações que encontrei no fórum, e tenho tido êxito nos meus carimbos e com simplicidade e segurança.
 
@Hs.Krause Claro, quando digo sua técnica me refiro à sugestão que deu, inclusive me fala uma coisa; é muito facil borrar o carimbo quando vai tirar o chapéu? Isso parece ser motivo de preocupação, realmente deve ser frágil
 
Back
Top