Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Keepers Creepers - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá, galerinha do CM! Venho por meio desta iniciar meu segundo diário do meu... segundo cultivo! ("Uau!!!")

A raça inoculada em 21/7 com as seringas doadas pelo nosso amigo @Azul foi da strain Keepers Creepers, que era a que eu tinha vontade de trabalhar desde o primeiro cultivo! :eba:

Utilizei 4 copos de Whisk, creio que cada um tem 250 ml (ou serão 300 ml? :unsure:). Coloquei como substrato 2/4 de vermiculita fina (ponto fraco a ser melhorado), 1/4 de arroz integral levemente moído (num moedor, não muito - aspecto que melhorei em relação ao primeiro cultivo) e 1/4 de água mineral.

Realizei a autoclave na panela de pressão por apenas uma hora após o início do apito. Esperei mais de 10 horas até inocular. Inoculei por volta de 23h do dia 20/7, por isso, para fins práticos de contagem dos dias, coloco como dia 21/7 o de inoculação.

Bem, foi minha inoculação em ambiente mais controlado até o momento. Não fiz na frente do ar-condicionado. Fui no banheirinho lá abandonado e joguei álcool 70% pra todo lado. Enfim, tomei banho com Protex, etc. Vela acesa e álcool na ponta da agulha entre cada inoculação. Em cada bolo, foram 4 pontos de inoculação. A seringa era de 20 ml, e usei um pouco mais do que a metade. :D Ainda tem pra muito! :)

Enfim, com a geladeira-incubadora já ligada desde a tarde para regular a temperatura, coloquei os bolos lá dentro:
Incubadora após inoculação.jpg Bolos recém-inoculados colocados na geladeira-incubadora em 21/07/2015.

Bem, feito isso, esperei 4 dias e eis o que acho, o micélio já visível nos quatro copos :feliz::
Bolo #01Bolo #02Bolo #3Bolo #4

[TR1][TD1] Começo de Micélio Bolo 1.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 2.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 3.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 4.jpg [/TD1][/TR1]

Acho que dessa vez a colonização está mais rápida por dois fatores: eu triturei o arroz integral e a temperatura da incubadora está melhor regulada, com base na minha experiência e dos outros membros que postam seus diários.

:contente::love:;)
 
... e joguei álcool 70% pra todo lado. Enfim, tomei banho com Protex, etc. Vela acesa e álcool na ...
:eek: BOOOOOM :roflmao::LOL::rolleyes:

Acho que dessa vez a colonização está mais rápida
Provavelmente porque a seringa do @Azul foi feita de carimbo recente, veio pronta e já hidratando. Além, claro, do amor e carinho q.s.p. :contente:

Para quê tanto reforço na tampa do bolo? Eu uso duas tampas de alumínio (para caso uma esteja furada), micropore antes e depois de furar com agulha, e só. Também vedo com fita transparente, não tampa a visão como a fita isolante preta ;)

Boa sorte!
 
Opa, micélio crescendo a todo vapor com a temperatura que finalmente estabeleci para a colonização baseado nos diários dos outros membros e que está dando certo: o aquecedor (a lâmpada incandescente de 60W) lá no fundo da geladeira acende quando chega a 26,5 °C e desliga aos 27,5 °C:
Gráfico 11.pngCom a temperatura média de 27,3 °C na incubadora, os bolos devem estar por volta de 29,3 °C. :)

E abaixo seguem os bolos em ordem (#1, #2, #3 e #4):
micélio bolo 1.jpg micélio bolo 2.jpg micélio bolo 3.jpg micélio bolo 4.jpgMicélios bem visíveis, mas ainda não muito rizomórficos.

Em comparação ao primeiro cultivo, estou impressionado com a velocidade da colonização. "Go go go!" :eba::contente::feliz:

Além da temperatura, como disse no primeiro post, creio que também influa dessa vez eu ter lembrado de triturar um pouco o arroz integral. Espero que quando eu finalmente achar vermiculita que não seja fina, melhore ainda mais.
 
Última edição:
Opa, micélio crescendo a todo vapor com a temperatura que finalmente estabeleci para a colonização baseado nos diários dos outros membros e que está dando certo: o aquecedor (a lâmpada incandescente de 60W) lá no fundo da geladeira acende quando chega a 36,5 °C e desliga aos 37,5 °C:

Cara não tem uns 10 graus a mais ai não?
 
Esse modelo de termostato também é possível programa-lo para resfriar, correto ?
Você teve alguma dificuldade na instalação, programação ?
Já experimentou usar o modo de resfriamento ?
É muito difícil usa-lo ?

É fácil, só a primeira vez você vai ter que ler o manual atentamente pra entender. Depois, é muito prático realmente.

Sem dificuldade nenhuma pra programar. Normalmente o vendedor manda com uma programação básica, e no manual anota os valores que colocou "de fábrica" e que você pode alterar.

É bem simples, e recomendo, pois tem funcionado muito bem pra mim.

Ele tem saída de aquecimento e de resfriamento, dependendo da programação escolhida.

Além disso, há bastante orientações sobre o termostato na internet, por ser muito usado. Se você não entender no manual os parâmetros, os textos da internet esclarecem melhor.

É fácil de usar, só não é intuitivo de aprender. Mas, depois que aprende, fica prático demais.
 
Estou muito feliz com a colonização deste cultivo. Todos os micélios estão bem avançados. O bolo #3 é o que está mais atrás, mesmo assim também quase totalmente colonizado. Exceto pelo bolo #3, não vejo nada de anormal. Reparem na foto alguns pontinhos nele - quase passa batido, mas não se vê nos demais bolos. Por enquanto, nada demais. Eis os copos:

Bolo #1Bolo #2Bolo #3Bolo #4

[TR1][TD1] 20150810_004641.jpg [/TD1][TD1] 20150810_004650.jpg [/TD1][TD1] 20150810_004703.jpg [/TD1][TD1] 20150810_004711.jpg [/TD1][/TR1]


Quanto à temperatura, em dias quentes a incubadora bate pouco mais de 28 °C, o que indica pouco mais de 30 °C dentro dos copos, mas não chega a 31 ºC. Assim, sei que ainda está longe de um risco letal pro micélio (41 °C dentro do copo), e que a perda na taxa de crescimento ainda está longe de ser alta, o que ocorreria aos 31,5 ºC dentro do copo. Então, está muito bom por enquanto.

Edit: revi a informação sobre temperatura mais atualizada... O fato é que a colonização está bem acelerada com essa temperatura da incubadora. Não sei se de fato dentro dos copos está 2 ºC a mais que o medido pelo termostato. Se for julgar pelos dados mais recentes de temperatura, creio que internamente os copos não estão em 30 ºC, pela velocidade de colonização bem acelerada.

Agora só espero que esses bolos feitos de copos de whisky fiquem bem nos terrários de pets de 3,3 litros, que são um pouco mais largas que as de 3 litros.
 
Última edição:
Atualizando, fui ver os copos, todos com aparência de 100% colonizados, já que ver um pouco de vermiculita aqui e ali é bom. Apenas o primeiro bolo tinha desgrudado do copo e dava pra senti-lo solto ao balançar - o que fiz com todos os copos para saber se o selo de vermiculita estava tomado. Apenas um dos copos fez qualquer barulho de vermiculita solta.

Ocorre que então eu aniversariei os dois primeiros bolos, pois para fazer cold shock só tenho dois potinhos grandes o suficiente pros bolos dos copos de whisky. Foi quando vi que nos dois bolos já tinham pins. No primeiro, em cima da vermiculita... acho que viraria um casing sem querer :LOL: (dava?) mas eu tirei os pins e vou seguir a PF Tek normal. O segundo nasceu pins na área do selo de vermiculita, mas do lado, que também não era visível.

Com isso deduzi que os outros dois bolos, que pareciam tão úmidos (bem úmidos) quanto os dois primeiros, devem também estar pinando. Então vou aniversariar tudo hoje. Só que por hora só aniversariei os dois primeiros, até terminar o dunk com cold shock de 8-10 horas, para então colocar os outros dois bolos no cold shock até amanhã de manhã.

Ah, outra coisa. Estava realmente tão úmido dentro dos copos que os dois bolos saíram praticamente "babados" dos mesmos. Até me perguntei se valia a pena o dunk com cold shock. Mas, como cold shock também é redução de temperatura, não apenas adição de umidade (dunk), então fiz os dois logo, porque atrapalhar não deve, né?

Mais tarde atualizado de novo.

Pensei aqui agora: já que vários micélios não compatíveis podem crescer no mesmo mesmo, fazer dunk antes do primeiro flush pode fazer com que eles se comportem mais como "um único" micélio, por transmitir informação entre os mesmos. Que acham? Apesar de que acho que micélios mesmo não compatíveis já devem trocar informações por estarem no mesmo bolo...
 
Última edição:
To ansioso pra ver seus cogumelos engarrafados :rolleyes:
 
Bem, após 10 horas de dunk com cold shock, coloquei os dois primeiros bolos nos dois terrários de pet de 3,3 L:
2 primeiros terrários do segundo cultivo.jpg Os dois primeiros terrários. Muita expectativa! :eba:

Pois bem, como repararam, só coloquei higrômetro em um, pois ambos estão no mesmo ambiente, dentro da mesma caixa escurecida. Assim, creio que a temperatura se mantenha parecida em ambos terrários. No mais, a umidade é possível sacar através da condensação.

Os dois últimos bolos PF aniversariei também, fiz o dunk e cold shock e ficará aproximadamente o dobro do tempo dos dois primeiros bolos (planejo cerca de 20 horas). Vamos ver se isso fará uma diferença muito sensível.

Gostaria de destacar uma estranha coloração levemente menos branca no topo do selo de vermiculita do bolo #3. Mas não tirei foto. Entretanto, conclui que não seria nada demais, pois o micélio está no todo sem sinal nenhum de nada ruim. Como os terrários de pet também são individuais, eventual contaminação será eliminada sem afetar os demais bolos.
 
@ExPoro, não sei como anda o clima aí na sua região, mas sugiro deixar os bolos mais tempo no dunk & cold shock. Talvez umas 24 ou 30 horas.

Os bolos, além de não terem sido cobertos com vermiculita ou pó de fibra de coco, estão em garrafas pet, sem nenhuma bomba de aquário ou umidificador ao seu redor.
 
Creio que fazendo um roll resultaria em cogumelos mais robustos, como vi em outro cultivo com terrario de pet.
 
Creio que fazendo um roll resultaria em cogumelos mais robustos, como vi em outro cultivo com terrario de pet.

@ExPoro, não sei como anda o clima aí na sua região, mas sugiro deixar os bolos mais tempo no dunk & cold shock. Talvez umas 24 ou 30 horas.

Os bolos, além de não terem sido cobertos com vermiculita ou pó de fibra de coco, estão em garrafas pet, sem nenhuma bomba de aquário ou umidificador ao seu redor.

Pois é, eu faço só o dunk e agora também cold shock, sem o roll. É que considero o roll mais um complicador (não no sentido de rolar na vermiculita, mas depois de ter que manter a umidade), e como não sou uma pessoa prática por natureza, vou aos pouquinhos adicionando os procedimentos.

Por isso a pet foi minha escolha. Ela tem uma "ventilação" própria, por causa do formato da garrafa, não pedindo que eu ventile. E em relação à umidade, uma vez errei na quantidade de água oxigenada (botei demais) e a pet ficou tão úmida que nem pin nasceu. Então, creio que no ambiente bem pequeno da pet a umidade consiga ser bem mantida, sem as dificuldades de um terrário de 40-60 litros, devido ao volume.

Mas, quando eu fizer meu terrário "nível dois", vou colocar os dois.

Enfim! Segui seu conselho, @Cantaro , deixei os dois últimos bolos por pouco mais de 24 horas :) e coloquei em dois novos terrários de pet. O problema é que fiz certa confusão e as garrafas não estão escurecidas embaixo. Pretendo acertar isso amanhã, espero que não faça prejuízos, porque deve demorar um pouco pra virem os pins.

Mas, queria falar que estou colocando os bolos colonizados diretamente sobre a argila expandida, apesar de saber que isso é um erro que pode gerar contaminações, porque estou usando água oxigenada com a argila expandida, então creio que isso mate os contaminantes. Depois, as garrafas ficam totalmente "vedadas" com microporo. Que acham disso?

Prefiro usar um suporte sobre a argila expandida, até pela estabilidade que dá ao bolo, mas no momento não consegui achar nenhuma tampa de requeijão ou palmito. Então, botei todos diretamente sobre a argila expandida.
 
Última edição:
Back
Top