Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Keepers Creepers - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá, galerinha do CM! Venho por meio desta iniciar meu segundo diário do meu... segundo cultivo! ("Uau!!!")

A raça inoculada em 21/7 com as seringas doadas pelo nosso amigo @Azul foi da strain Keepers Creepers, que era a que eu tinha vontade de trabalhar desde o primeiro cultivo! :eba:

Utilizei 4 copos de Whisk, creio que cada um tem 250 ml (ou serão 300 ml? :unsure:). Coloquei como substrato 2/4 de vermiculita fina (ponto fraco a ser melhorado), 1/4 de arroz integral levemente moído (num moedor, não muito - aspecto que melhorei em relação ao primeiro cultivo) e 1/4 de água mineral.

Realizei a autoclave na panela de pressão por apenas uma hora após o início do apito. Esperei mais de 10 horas até inocular. Inoculei por volta de 23h do dia 20/7, por isso, para fins práticos de contagem dos dias, coloco como dia 21/7 o de inoculação.

Bem, foi minha inoculação em ambiente mais controlado até o momento. Não fiz na frente do ar-condicionado. Fui no banheirinho lá abandonado e joguei álcool 70% pra todo lado. Enfim, tomei banho com Protex, etc. Vela acesa e álcool na ponta da agulha entre cada inoculação. Em cada bolo, foram 4 pontos de inoculação. A seringa era de 20 ml, e usei um pouco mais do que a metade. :D Ainda tem pra muito! :)

Enfim, com a geladeira-incubadora já ligada desde a tarde para regular a temperatura, coloquei os bolos lá dentro:
Incubadora após inoculação.jpg Bolos recém-inoculados colocados na geladeira-incubadora em 21/07/2015.

Bem, feito isso, esperei 4 dias e eis o que acho, o micélio já visível nos quatro copos :feliz::
Bolo #01Bolo #02Bolo #3Bolo #4

[TR1][TD1] Começo de Micélio Bolo 1.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 2.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 3.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 4.jpg [/TD1][/TR1]

Acho que dessa vez a colonização está mais rápida por dois fatores: eu triturei o arroz integral e a temperatura da incubadora está melhor regulada, com base na minha experiência e dos outros membros que postam seus diários.

:contente::love:;)

Hoje vi que os dois primeiros bolos pinaram, mas embaixo. Não sei se é por falta de umidade do bolo, ou por excesso de colonização na parte de cima. Acho que vou poder concluir melhor vendo no que dão os 2 outros bolos que deixei 26 horas no dunk / cold shock. Por hora, abri os dois terrários e botei os bolos de ponta cabeça:
20150816_140941.jpg 20150816_140834.jpg Os dois terrários que já pinaram.

Bem, estou com boas expectativas em relação à produção desse cultivo. Vamos vendo, vamos vendo... :)

Muito legal essa strain Keepers Creepers. Ela realmente é excelente pra iniciar, vejo como o flush dela está vindo e estou surpreso! :contente:
flush 1 terrário 1.jpg Terrário 1. Cogumelo grande a caminho. :eba:
flush 1 terrário 2 escuros.jpg Terrário 2. Vários
pins albinos grandes.
flush 1 terrário 2 ambos.jpg Terrário 2. À esquerda, albinos. São realmente bonitos. À direita, normais. Que legal! Tudo filho do mesmo cogumelo. :)

Acredito que a umidade influiu nos pins por baixo, no entanto, lembro que quando aniversariei ambos os bolos já estavam pinando justamente na camada de vermiculita. Então, era de se esperar que pinassem ali mesmo. :D

Em relação aos outros dois terrários de pet de 3,3 litros, um já pinou. Coloquei-os finalmente em uma outra caixa escura, para ajudar a direcionar os cogumelos para cima.

Opa, cheguei em casa, depois de quase 2 dias fora, e me deparo com isso :eba::
20150820_181658.jpg 20150820_181711.jpg 20150820_181938.jpgCresce tudo errado, mas cresce! :roflmao:

Nem acreditei que ficaram tão grandes e que outros pins chegaram no mesmo tamanho que os cogumelos que já estavam pra rasgar o véu quando eles nasceram! Aos poucos vou vendo melhor como funciona a frutificação, e dessa vez perdi o medo do cogumelo morrer logo depois de rasgar o véu. Mas acho que demora mais de dois dias em condições normais de terrário, certo?

Enfim, quanto tempo demora em média pra um cogumelo maduro ficar impróprio pra consumo? Essa informação está esparsa no CM e ainda não a reencontrei.

Bem, fiz a colheita e pesei a maior de todas desde que comecei a cultivar. De fato, creio que todas as outras colheitas do outro cultivo até aqui deram algo em torno desse valor. Nem preciso dizer como fiquei animado. :D
20150820_182115.jpg Colheita dos dois bolos dos dois primeiros terrários, toda misturada sobre os dois guardanapos.
20150820_200823.jpg Os mais destacados da turma. :LOL:
20150820_200429.jpg Peso total da colheita do primeiro
flush: 25,4 g.

Mas ae, porque os cogumelos albinos são tão bonitos? A estética fica muito boa.

Última edição:
Lindo flush, teve um cogumelo que quis abraçar o termohigrometro :rolleyes:
Eu particularmente só achei bonito o albino em forma de sino :fome:
Deu uma bela dose pra 1 flush :geek:

Apenas pra manter o andamento...

Os quatro bolos frutificando bem, mas não tenho registrado a colheita porque tem ocorrido sem ser tudo de uma vez. Também perdi a conta da última colheita. Eu não sou o ser mais prático do mundo, e consigo me enrolar com 4 bolos :roflmao:.

Enfim...

Descobri o seguinte sobre a temperatura dentro da minha incubadora-geladeira e a taxa de colonização. Os copos de colonização que ficam na prateleira debaixo colonizam mais devagar que os da prateleira de cima, apesar de ambos manterem uma taxa boa de crescimento. No caso, isso ocorre porque embaixo fica um pouco mais quente, e o termostato, em cima, desliga o aquecimento no limite da temperatura máxima antes da taxa de crescimento micelial reduzir. Isso significa que nas prateleiras debaixo essa temperatura é um pouco ultrapassada, e assim acho que isso explica porque os dois bolos de cima (os que foram aniversariados primeiro) colonizaram juntos um pouco mais rápido que os dois de baixo, que também colonizaram juntos um pouco menos rápido.

Nenhuma grande diferença na taxa de colonização, mas achei uma informação relevante. Se sua incubadora for grande o suficiente, haverá faixas de temperatura dentro dela, e não uma uniformidade, pelo menos durante o aquecimento e até o fim da evicção após o desligamento do aquecedor. Isso significa, no caso da minha incubadora, que em média a cada 2 horas, por cerca de 30, a temperatura dentro da incubadora não estará uniforme. Isso é relevante (1/4 do tempo total dentro da incubadora), suficiente pra influir na diferença de colonização ao longo das semanas.

Bem, hoje resolvi tirar foto dos quatro terrários:
20150826_123510.jpg Primeiro terrário. Ele frutificou muito bem no primeiro flush, agora deu uma reduzida no ritmo.
20150826_123530.jpg Segundo terrário. Também frutificou muito bem no primeiro
flush, mas desanimou um pouco.

Por que uma queda de produção entre o primeiro e o segundo flushes? Bem, creio que o cold shock foi por pouco tempo, e os bolos secaram bem. Além disso, não consegui manter as condições de umidade ideal dentro dos terrários, que observo pela parede das garrafas, não pelo higrômetro, que uso apenas pra ter noção da temperatura.

Outra razão que pode ter gerado menos pins foi um problema com a minha iluminação "automática", quando o timer quebrou e eu demorei dias pra notar - conforme explicado ali embaixo. E depois de ter notado, resolvi testar como seria sem a luz em cima. Não farei de novo.

20150826_123551.jpg Terceiro terrário, rendeu bem no primeiro flush. Reparem como está muito machucado: nunca vi um azul quase preto assim. :bigode:
20150826_123618.jpg Quarto terrário. É o que tá rendendo melhor o segundo
flush, apesar de eu não ter certeza se é ainda o primeiro. :confuso:

Sobre a iluminação dos terrários. Bem, meu timer da luz que ficava em cima dos terrários parou de funcionar, e eu não tenho um tostão furado. Por um tempo eu simplesmente deixei sem a luz em cima, já que estão dentro de caixas escurecidas. Mas isso não deu certo, porque virou o samba do crioulo doido o crescimento dos cogumelos. Pois então, passei a usar agora um novo sistema avançadíssimo de iluminação: eu vou lá e encaixo a lâmpada na tomada, mais tarde desligo :roflmao:. Resultado: os cogumelos voltaram a se orientar pra cima, a luz forte ali em cima venceu a luz dispersa do ambiente.

Até eu reparar que estava quebrado, eu deixei mais de uma semana lá. Creio que isso tenha influído também pra menor pinagem no segundo flush de todos os bolos, como já disse.

25,4g para o primeiro flush do primeiro bolo certo?

Eae, @arc144 , valeu a força!

Então, 25,4 gramas foi o total dos dois primeiros bolos :). São quatro no total, imagina como vão produzir! :D

Legal o link, mas minha intenção é saber em média quantos dias no máximo eu posso esperar desde o cogumelo amadurecer até eu colher ele, de forma que eu o colha ainda com vida, justamente pra poder começar o processo de secagem (túnel de vento) e conservação (pote com sílica). Por hora, na minha experiência aqui em casa, sei que 2 dias eles vivem depois de amadurecer. Mas ainda não deixei por três.

A questão de saber isso é porque o terrário de pet de 3,3 litros, apesar de ser ótimo pra isolar contaminantes dos bolos e possuir ventilação "automática" devido ao formato da garrafa, é meio chato/inconveniente de abrir e fechar com muita frequência toda hora pra colher algum cogumelo isolado que amadureceu antes dos outros. A isso se soma que quanto mais tempo eu deixar os cogumelos crescerem, maior biomassa terei na colheita. Então, a partir do amadurecimento do primeiro cogumelo, começam a contar os dias para eu abrir e fazer a colheita, baseado no tempo-limite do cogumelo mais "velho" não morrer antes de ser colhido.

Por isso a informação que busco: quantos dias demora pro cogumelo ficar morrer depois dele amadurecer, se não for colhido? :ler:

Última edição:
Por isso a informação que busco: quantos dias demora pro cogumelo ficar morrer depois dele amadurecer, se não for colhido? :ler:
No caso não acredito que você deva esperar até o cogumelo estiver prestes a morrer, mas sim até ele estiver prestes a liberar os esporos. Li em algum lugar que não me lembro bem (vou tentar procurar a fonte, se conseguir posto aqui) que o bolo não frutifica mais onde caíram esporos. Por isso não é interessante, caso você almeje novos flushes deixar os cogumelos mais tempo no terrário do que quando os chapéus começarem a ficar convexos.
Tem um pouco mais de informações nesse link aqui:
https://teonanacatl.org/threads/quando-devo-iniciar-a-colheita.75/

Opa, agora foto do advanced iluminator system for br:
20150826_161143.jpg De dia liga a luz na tomada ali em cima, de noite tira ela. :teo_ninja:

o bolo não frutifica mais onde caíram esporos

Não sabia e é algo extremamente relevante :eek:h:! Se for fato, realmente não vai dar mais pra esperar tanto. É colher entre rasgar o véu e antes de esporular, esperar no máximo até esse ponto, se der pra colher.

Pra minha sorte, apenas um dos bolos (o do terrário 2) tem cogumelos que já esporularam. E aqui o lado bom do terrário pet é que não chega nada nos outros micélios. Vou colher hoje todos os bolos, e colocar os dois primeiros em dunk / cold-chock por cerca de 40 horas. Será que fazer isso libera o micélio de produzir cogumelos novamente onde caíram os esporos?

Ah, na hora da colheita, vou fazer a do terrário com cogumelos que esporularam por último, para evitar que cheguem esporos nos outros bolos.

Última edição:
Opa, agora foto do advanced iluminator system for br:
View attachment 83188 De dia liga a luz na tomada ali em cima, de noite tira ela. :teo_ninja:

Não sabia e é algo extremamente relevante :eek:h:! Se for fato, realmente não vai dar mais pra esperar tanto. É colher entre rasgar o véu e antes de esporular, esperar no máximo até esse ponto, se der pra colher.

Pra minha sorte, apenas um dos bolos (o do terrário 2) tem cogumelos que já esporularam. E aqui o lado bom do terrário pet é que não chega nada nos outros micélios. Vou colher hoje todos os bolos, e colocar os dois primeiros em dunk / cold-chock por cerca de 40 horas. Será que fazer isso libera o micélio de produzir cogumelos novamente onde caíram os esporos?

Ah, na hora da colheita, vou fazer a do terrário com cogumelos que esporularam por último, para evitar que cheguem esporos nos outros bolos.
Calma, calma não criemos pânico. Eu li essa frase em algum comentário de tópico aqui do fórum, portanto eu mesmo não sei a validade da mesma. Por isso ta difícil encontrar também. Se alguém mais experiente pudesse confirmar ia ser bom.

-Edit- Achei!!
https://teonanacatl.org/threads/lá-vai-1º-cultivo-cogumelístico-do-sir-muilok.1011/page-5#post-14138
https://teonanacatl.org/threads/b-primeiro-cultivo.3891/page-2#post-60063

Última edição:
Então, agora no começo da noite, 3 bolos estavam em condição de serem colhidos:

CAM00395.jpg À esquerda, o bolo com cogumelos esporulando - um erro que não será mais repetido . No centro, um bolo com um cogumelo que rasgou o véu, e como vou ficar quase 2 dias longe de casa, não quero arriscar que esporule - acabei tirando tudo. E, à direita, o bolo com um flush bem bonito.

CAM00396.jpg Detalhe do bolo com
flush mais farto. Tirei essa foto porque fiquei em dúvida em comer esse cogumelo que parecia esquisito, no meio da foto, porque parecia não ter chapéu. Depois, ao olhar por outro ângulo, entendi como é o chapéu dele.

CAM00398.jpg CAM00399.jpg Colheita e peso total: 21,9 gramas.

Detalhe: primeiro eu pesei e só depois eu lavei pra tirar a vermiculita dos que precisavam. Assim, garanti que a pesagem não seria afetada.

Mas, também inventei de lavar os cogumelos que esporularam, pra tirar os esporos, e quase destruí o chapéu de um deles :LOL:. Mas, ficou tudo bem no fim. Já está tudo no túnel de vento.

Por fim, coloquei os dois primeiros bolos (na primeira foto, da esquerda pra direita) num dunk / cold shock que pretendo manter por cerca de 40 horas. Espero com isso reduzir o efeito de terem secado muito nessa semana.

Última edição:
Cogumelos pra consumir é melhor colher pouco antes de rasgar o véu (que é quando eles estão mais potentes), ou logo em seguida do véu ter se rompido. Pra fazer carimbo deixe o chapéu abrir completamente, tendo um formato mais plano.

Bonito caraa! Principalmente aquele bolo da direita!! É um albino no topo?
Talvez você consiga ajustar o timing de pinagem com o tempo que deixa eles no cold and shock. Ajustar pra tentar compensar atrasos e deixar a pinagem mais uniforme!

Bonito caraa! Principalmente aquele bolo da direita!! É um albino no topo?
Talvez você consiga ajustar o timing de pinagem com o tempo que deixa eles no cold and shock. Ajustar pra tentar compensar atrasos e deixar a pinagem mais uniforme!

É, parece que é sim! :D

Nossa, demorei pra entender a dica do cold shock, mas captei a mensagem! Vamos ver, já estão dois lá no dunk / cold shock até amanhã a tarde. :)

Aliás, sobre isso, infelizmente coloquei os dois bolos no dunk/ cold shock dentro do mesmo recipiente, porque não tenho potinhos que caibam esses bolos "gordinhos" de copo de Whisk :lol:. Creio que agora eles definitivamente vão influir um no outro. Vamos ver como virão os flushes deles.

É, parece que é sim! :D

Nossa, demorei pra entender a dica do cold shock, mas captei a mensagem! Vamos ver, já estão dois lá no dunk / cold shock até amanhã a tarde. :)

Aliás, sobre isso, infelizmente coloquei os dois bolos no dunk/ cold shock dentro do mesmo recipiente, porque não tenho potinhos que caibam esses bolos "gordinhos" de copo de Whisk :LOL:. Creio que agora eles definitivamente vão influir um no outro. Vamos ver como virão os flushes deles.
Na verdade eu quis dizer ajustar o tempo de cold and shock deles proporcional aos atrasos de pinagem de um bolo pro outro. (Exemplo: Se a diferença for pouca, você poderia deixar um no dunk por um/dois dias enquanto o atrasado completa a sua frutificação. Ai depois você devolve o adiantado no terrário e não dunka o atrasado. Único cuidado é não deixar o dunk exceder 48 horas, senão mata o micélio.)
Não sei se o fato de dunkar eles todos juntos pode ocasionar uma pinagem regular o_O, mas espero que dê certo! :)
Só tome cuidado com contaminações ao dunkar os bolos todos juntos, porque se um estiver contaminado pode passar pros outros! :alien:

Hoje colhi mais um pouco:
20150828_195458.jpg Serão consumidos frescos em breve, no chá que está a caminho. :fome:

Em relação aos bolos que estavam no cold shock, já estão de volta nos terrários. Ficaram imersos na água e na geladeira por cerca de 42 horas. Na torcida pelo próximo flush! :eba:

Nossa que cogumelo mais torugo! Bem bonito haha :)
Mas agora fiquei perdido, você não tinha tirado todos os bolos pra por no dunk? Esses frutos ai são de qual?

Nossa que cogumelo mais torugo! Bem bonito haha :)
Mas agora fiquei perdido, você não tinha tirado todos os bolos pra por no dunk? Esses frutos ai são de qual?

Ficou bonito mesmo o cogumelo, né? :contente:

Então, eu colhi 3 bolos anteontem e dunkei apenas 2 deles no mesmo pote, porque o terceiro ainda não tinha chegado no segundo flush. Mas eu não colhi para dunká-los não! :D Eu os colhi porque eu ia ficar tempo fora de casa o suficiente pra ter esporulação em qualquer um dos três bolos, o que agora eu quero evitar, sacou? ;)

Na próxima "dunkagem", vou dunkar os outros 2. :)

Última edição:
Atualizando...

Nenhum dos bolos vem mais flush direito, apesar de que vem. Detalhe que nenhum deles passou do segundo flush ainda! Bem, vou esperar uns dias, mas me parece claro que preciso mudar de terrário, ou acertar a quantidade certa de água pra umidificar bem o terrário de 3,3 litros. Por acaso, os terrários de 3 litros, por tão pouco menores que sejam, ficam com umidade aparente mais fácil na parede da garrafa.

Me resta agora apenas esperar o fim desses flushes fraquinhos, colher, fazer cold shock e refazer o terrário. Durante o cold shock, vou fazer o teste pra medir a melhor quantidade de água oxigenada na argila expandida.

Back