Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Keepers Creepers - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá, galerinha do CM! Venho por meio desta iniciar meu segundo diário do meu... segundo cultivo! ("Uau!!!")

A raça inoculada em 21/7 com as seringas doadas pelo nosso amigo @Azul foi da strain Keepers Creepers, que era a que eu tinha vontade de trabalhar desde o primeiro cultivo! :eba:

Utilizei 4 copos de Whisk, creio que cada um tem 250 ml (ou serão 300 ml? :unsure:). Coloquei como substrato 2/4 de vermiculita fina (ponto fraco a ser melhorado), 1/4 de arroz integral levemente moído (num moedor, não muito - aspecto que melhorei em relação ao primeiro cultivo) e 1/4 de água mineral.

Realizei a autoclave na panela de pressão por apenas uma hora após o início do apito. Esperei mais de 10 horas até inocular. Inoculei por volta de 23h do dia 20/7, por isso, para fins práticos de contagem dos dias, coloco como dia 21/7 o de inoculação.

Bem, foi minha inoculação em ambiente mais controlado até o momento. Não fiz na frente do ar-condicionado. Fui no banheirinho lá abandonado e joguei álcool 70% pra todo lado. Enfim, tomei banho com Protex, etc. Vela acesa e álcool na ponta da agulha entre cada inoculação. Em cada bolo, foram 4 pontos de inoculação. A seringa era de 20 ml, e usei um pouco mais do que a metade. :D Ainda tem pra muito! :)

Enfim, com a geladeira-incubadora já ligada desde a tarde para regular a temperatura, coloquei os bolos lá dentro:
Incubadora após inoculação.jpg Bolos recém-inoculados colocados na geladeira-incubadora em 21/07/2015.

Bem, feito isso, esperei 4 dias e eis o que acho, o micélio já visível nos quatro copos :feliz::
Bolo #01Bolo #02Bolo #3Bolo #4

[TR1][TD1] Começo de Micélio Bolo 1.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 2.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 3.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 4.jpg [/TD1][/TR1]

Acho que dessa vez a colonização está mais rápida por dois fatores: eu triturei o arroz integral e a temperatura da incubadora está melhor regulada, com base na minha experiência e dos outros membros que postam seus diários.

:contente::love:;)

Estou realmente impressionado com a raça Keepers Creepers. Eu não esperava muito desse flush, mesmo somando os quatro bolos, mas deu bem certo! :eba:

Eis como estavam os terrários, e seus respectivos flushes:
terr 1.jpg frutos 1.jpg O interessante é que todos os cogumelos desse bolo vieram ocos. Ou seja, não tinha nada dentro do corpo deles, dava pra apertar como se fossem canudinhos de cogumelo. :LOL:
terr 2.jpg frutos 2.jpg Assim como nos demais terrários,
pins por baixo viraram cogumelos. Eu resolvi que não ia virar o bolo, afinal, na natureza eles sabem se virar pra achar a luz :). Na verdade, é que também estava pinando em cima quando pinou embaixo. Mas a decisão de deixar crescer por baixo até que não me desagradou, já que deu certo. E tem a vantagem de que eles esporulam lá na argila expandida, não no próprio bolo.
terr 3.jpg frutos 3.jpg Um dos
flushes mais fracos, retirei tudo para poder colocá-lo no cold shock por pelo menos 24 horas.
terr 4.jpg frutos 4.jpg Pois é, só um cogumelo nesse aqui. Mas, como tem
pins crescendo bem, não os arranquei e vou esperar para colhê-los maduros antes de botar no cold shock. Ele se virou bem crescendo por baixo.

E por fim, a colheita total, meu humilde record até agora em uma só colheita:
colheita total.jpg Peso total da colheita: 50,4 gramas de cubensis frescos :fome:.

:contente:

Agora de volta à umidade dos terrários
. Pois bem, depois de ler alguns diários, conclui que a umidade não deve estar sendo suficiente pra uma pinagem mais prolífica porque eu fiz um furo muito grande para troca de ar na parte debaixo, que deve estar atrapalhando a umidade. Então vou fazer o seguinte: nos dois primeiros terrários adicionei mais um pouco de água oxigenada, mas em um vou tapar metade do buraco de respiração, e no outro apenas vou deixar como está. Vamos ver os resultados.

Mas, tenho medo de ao ter adicionar mais água oxigenada, tenha chegado num ponto em que a argila expandida não fique tão boa pra umidificar o terrário, o que vai atrapalhar meu teste de tapar parte do furo (na verdade um rombo!) de respiração. Não acho que seja o caso, mas fica a ressalva.

Bela coleita, parabéns! :)
Eu só acho que eles nasceram meio tortos porque a garrafa pet é transparente.

Bela coleita, parabéns! :)
Eu só acho que eles nasceram meio tortos porque a garrafa pet é transparente.

Valeu! :D

Então, por isso também. Apesar da garrafa ser transparente, eu podia fechar melhor a caixa onde ela fica dentro, com um furinho em cima pra só vir luz de cima. Mas, eu fico tranquilo que eles sejam meio doidos :LOL:, é só seguir pra cima no geral. Aí a caixa que eles ficam dentro ajuda um pouco. Se fosse só a garrafa pet, nem pra cima eles cresceriam. Aliás, se não tivesse a luz fluorescente que acendo em cima dos terrários, as caixas de papelão não seriam suficientes para dar uma orientação "geral" pra cima. A melhor opção seria pintar de preto as garrafas na parte de baixo.

Valeu! :D

Então, por isso também. Apesar da garrafa ser transparente, eu podia fechar melhor a caixa onde ela fica dentro, com um furinho em cima pra só vir luz de cima. Mas, eu fico tranquilo que eles sejam meio doidos :LOL:, é só seguir pra cima no geral. Aí a caixa que eles ficam dentro ajuda um pouco. Se fosse só a garrafa pet, nem pra cima eles cresceriam. Aliás, se não tivesse a luz fluorescente que acendo em cima dos terrários, as caixas de papelão não seriam suficientes para dar uma orientação "geral" pra cima. A melhor opção seria pintar de preto as garrafas na parte de baixo.

Com certeza, tem várias coisas simples que você pode fazer pra melhorar isso. Mas se não te incomoda então ta bom ;)

Com certeza, tem várias coisas simples que você pode fazer pra melhorar isso. Mas se não te incomoda então ta bom ;)

Eu sempre tento ideias simples. Me passa aí suas dicas, por favor! :)

Eu sempre tento ideias simples. Me passa aí suas dicas, por favor! :)
Eu não uso garrafas pets mas imagino que seja algo até que simples para resolver. Por exemplo: poderia pintar com tinta escura ou recortar e colar partes de saco de lixo preto na parte inferior da garrafa. Ou então cobri-la totalmente com algo escuro e colocar um led em cima.
São mais idéias gerais mesmo, não tenho nada específico! (n)

Eu não uso garrafas pets mas imagino que seja algo até que simples para resolver. Por exemplo: poderia pintar com tinta escura ou recortar e colar partes de saco de lixo preto na parte inferior da garrafa. Ou então cobri-la totalmente com algo escuro e colocar um led em cima.
São mais idéias gerais mesmo, não tenho nada específico! (n)

Valeu a ideia de colar partes de saco de lixo preto. :)

DSCN0433 (Copy).JPG Fita isolante, foi assim que fiz nas minhas. Uma solução ainda mais barata é papel alumínio, cola ele na garrafa com durex.

Hoje fiz uma pequena colheita. Basicamente tirei de um terrário um cogumelo que já rasgou o véu e deixei os demais cogumelos jovens. E do outro terrário, que foi pro cold shock, tirei tudo que tinha. Não tenho mais guardado pins para secagem, pelo menos não sempre. Assim, ficaram no final apenas 3 cogumelos:
20150907_230947.jpg 20150907_231126.jpg Colheita de 4,9 gramas frescos de cubensis.

Resolvi também fazer um teste. Peguei o cogumelo maior e o pesei fresco com minha balança de alta precisão (0,001 grama), assim após o fim do processo de secagem, vou poder ver quanto ficará o peso em crack and dry de forma bem precisa. Pretendo fazer isso algumas vezes nesse e nos próximos cultivos, para poder avaliar na prática a relação "peso fresco" x "peso seco (crack and dry)". Aqui segue a pesagem dele:
20150907_231410.jpg O maior cogumelo dessa colheita rendeu 2,966 gramas. Agora, vamos esperar para ver quanto dará o peso seco crack´n´dry :bigode:.

Por fim, creio que resolvi o problema da umidade nos terrários. Não cheguei a reduzir o furo de respiro embaixo, mas no terrário que eu coloquei água a última vez, o fiz um pouco mais abaixo do que antes. Resultado: voltou a ter condensação na parede das garrafas. Assim, hoje eu abri os outros terrários e retirei o excesso. Eis aqui o nível de água para dar certo nos terrários de 3,3 litros:
20150907_235445.jpg O nível da água é bem na altura das divisórias que fazem a parte debaixo da garrafa, pelo menos para essa quantidade de argila expandida. Assim funcionou melhor tanto no terrário de 3 litros, quanto no de 3,3 litros.

Última edição:
pesei fresco com minha balança de alta precisão (0,001 grama)
:vesgo::vesgo::vesgo: Conte-me mais sobre esta balança de alta precisão!!! Quando comprei a minha de 0,01g não achei nenhuma balança de alta precisão que não custasse alguns milhares de reais.

condensação na parede das garrafas
Do que eu medi com o higrômetro esta ideia de que se não tem condensação a umidade está baixa é balela, só condensa porque o ar está ultra saturado de água, o que não é necessário.

:vesgo::vesgo::vesgo: Conte-me mais sobre esta balança de alta precisão!!! Quando comprei a minha de 0,01g não achei nenhuma balança de alta precisão que não custasse alguns milhares de reais.

No ML ( http://lista.mercadolivre.com.br/balança-precisão-0,001#D[A:balança-precisão-0,001] ) eu comprei a minha por cerca de 150 reais. Acho que agora tá na casa dos 160 reais. :) Mas essa de 0,01 grama já é suficiente pra medição de alta precisão com cogumelos.

Do que eu medi com o higrômetro esta ideia de que se não tem condensação a umidade está baixa é balela, só condensa porque o ar está ultra saturado de água, o que não é necessário.

Ah, sim, meu higrômetro mostrava 99% de umidade, mesmo sem condensação na parede. Mas, andei tendo uma taxa de pinagem extremamente baixo, menor do que quando antes tinha condensação na parede da garrafa. Agora, vamos ver se melhora. :)

Última edição:
pinagem extremamente baixo, menor do que quando antes tinha condensação na parede da garrafa
Poderia ser também porque a condensação veio da umidade do bolo e não da argila!

eu comprei a minha por cerca de 150 reais
É, provavelmente passou batido esta sua balança, mas de qualquer forma estava fora do meu orçamento. Acabei de achar balanças de alta precisão no Aliexpress com excelente preço, na época que fiz minha compra talvez eu nem tenha visto esta opção também.
http://pt.aliexpress.com/premium/0%...ative_id=SB_20150907195139&isViewCP=y&catId=0

O próprio bolo também umidifica a garrafa, então o bolo que pinou mais com a garrafa condensada poderia ser por causa do bolo e não por causa da argila.

O próprio bolo também umidifica a garrafa, então o bolo que pinou mais com a garrafa condensada poderia ser por causa do bolo e não por causa da argila.

Nunca tinha pensado nisso. :)

Vamos ver se nos outros 2 terrários que regulei a água oxigenada vai aumentar a condensação nas paredes das garrafas igual no outro, o que vai indicar que a umidade chega a ponto de condensar por causa da argila, pelo menos nesse momento.

Em relação à pinagem dos primeiros flushes, tenho certeza que a alta umidade com a qual os bolos saíram dos copos ajudou a ser tão farta. Depois, nem com cold shock de 24 horas consegui recuperar a umidade dos bolos igual no momento em que os aniversariei.

Bem, a boa notícia é que, de qualquer forma, agora consegui aumentar a umidade lá dentro dos terrários. Espero com isso mais pins :D.

Última edição:
Bem, como o @Genio_Lampada disse, parece que a forte umidade que obtive no terrário 4 veio mesmo do dunk / cold shock que fiz, ou seja, da umidade do próprio bolo. Deduzo isso porque apenas o terrário 3, em que também coloquei um bolo após dunk / cold shock, foi o único outro que deu condensação na parede da garrafa pet de 3,3 litros. Os terrários 1 e 2, que eu apenas acertei o volume da água oxigenada, não passaram de 50% de umidade. No entanto, sem antes ter acertado o volume da água oxigenada, não tinha dado condensação em nenhum dos quatro. Creio que seja a somatória dos fatores.

Também creio que seja relevante não somente o nível da água oxigenada, mas o nível da argila expandida. Vou reduzir a quantidade de argila quando retornar o bolo 1 ao terrário 1. Coloquei este bolo em dunk / cold shock por 24 horas após a pequena colheita do quarto flush dele, bem fraquinho:
colheita de hoje.jpg Colheita humilde de 1,2 gramas. De grão em grão... :D

Testes de Relação entre Peso Fresco x Peso Parcialmente Seco x Peso Seco (crack and dry)
peso seco normal amostra.jpg Eis o cogumelo da última colheita que destaquei pra usar como parâmetro. No peso fresco, tinha 2,966 gramas. Agora, ainda não está crack´n´dry, está apenas parcialmente seco, com peso de 0,477 gramas. A pesagem final será após terminar de deixá-lo crack´n´dry.

pseo crackndry.jpg peso cracdry .jpg Essa colheita rendeu 50,4 gramas de cubensis frescos. Mas, ao fim da secagem, deu apenas 3,8 gramas crack´n´dry! Uma relação de cerca de 7,5%, e não de 10%. Para confirmar, coloquei na balança de alta precisão, e deu o mesmo: 3,909 gramas (erro de 0,1 grama da outra balança).

Última edição:
Parabéns pelos frutos, um dos aspectos mais importantes dos bolos é a própria umidade, não somente que eles vivem, mas do próprio bolo, é importante sempre dar uma olhada pra ver se compensa fazer o dunk cold shock ;) Como e por quanto tempo voce os secou?

Como e por quanto tempo voce os secou?

Então... Só coloco em dunk / cold shock assim que aniversario, e depois a cada dois flushes. Aí coloco dentro da garrafa pet de 3,3 litros, fecho e não mexo mais no bolo até fazer alguma colheita, pra não abrir/fechar demais o terrário. Só regulo "umidade x ventilação" mexendo na tampinha. ;)

Isso responde? Eu realmente não sei como e por quanto tempo se deve secar um bolo, nem porque fazer isso... :unsure:

Então... Só coloco em dunk / cold shock assim que aniversario, e depois a cada dois flushes. Aí coloco dentro da garrafa pet de 3,3 litros, fecho e não mexo mais no bolo até fazer alguma colheita, pra não abrir/fechar demais o terrário. Só regulo "umidade x ventilação" mexendo na tampinha. ;)

Isso responde? Eu realmente não sei como e por quanto tempo se deve secar um bolo, nem porque fazer isso... :unsure:
Desculpa pela minha má interpretação, eu quis me referir a secar os frutos. :D:D:D
É um bom planejamento dos dunks e shocks, eu me sinto mais confortável, fazer após todos os flushs a partir do primeiro flush, que pelo menos após gastar boa parte da sua energia pra frutificar, ele ganha de volta mais umidade pra poder continuar o mesmo gasto energético com a mesma quantidade de água. ;)

Back