Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Keepers Creepers - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá, galerinha do CM! Venho por meio desta iniciar meu segundo diário do meu... segundo cultivo! ("Uau!!!")

A raça inoculada em 21/7 com as seringas doadas pelo nosso amigo @Azul foi da strain Keepers Creepers, que era a que eu tinha vontade de trabalhar desde o primeiro cultivo! :eba:

Utilizei 4 copos de Whisk, creio que cada um tem 250 ml (ou serão 300 ml? :unsure:). Coloquei como substrato 2/4 de vermiculita fina (ponto fraco a ser melhorado), 1/4 de arroz integral levemente moído (num moedor, não muito - aspecto que melhorei em relação ao primeiro cultivo) e 1/4 de água mineral.

Realizei a autoclave na panela de pressão por apenas uma hora após o início do apito. Esperei mais de 10 horas até inocular. Inoculei por volta de 23h do dia 20/7, por isso, para fins práticos de contagem dos dias, coloco como dia 21/7 o de inoculação.

Bem, foi minha inoculação em ambiente mais controlado até o momento. Não fiz na frente do ar-condicionado. Fui no banheirinho lá abandonado e joguei álcool 70% pra todo lado. Enfim, tomei banho com Protex, etc. Vela acesa e álcool na ponta da agulha entre cada inoculação. Em cada bolo, foram 4 pontos de inoculação. A seringa era de 20 ml, e usei um pouco mais do que a metade. :D Ainda tem pra muito! :)

Enfim, com a geladeira-incubadora já ligada desde a tarde para regular a temperatura, coloquei os bolos lá dentro:
Incubadora após inoculação.jpg Bolos recém-inoculados colocados na geladeira-incubadora em 21/07/2015.

Bem, feito isso, esperei 4 dias e eis o que acho, o micélio já visível nos quatro copos :feliz::
Bolo #01Bolo #02Bolo #3Bolo #4

[TR1][TD1] Começo de Micélio Bolo 1.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 2.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 3.jpg [/TD1][TD1] Começo de Micélio Bolo 4.jpg [/TD1][/TR1]

Acho que dessa vez a colonização está mais rápida por dois fatores: eu triturei o arroz integral e a temperatura da incubadora está melhor regulada, com base na minha experiência e dos outros membros que postam seus diários.

:contente::love:;)

@Hs.Krause Claro, quando digo sua técnica me refiro à sugestão que deu, inclusive me fala uma coisa; é muito facil borrar o carimbo quando vai tirar o chapéu? Isso parece ser motivo de preocupação, realmente deve ser frágil
Realmente, qualquer deslizada do chapéu no alumínio vai borrar o carimbo, eu estraguei 1 carimbo na hora de tirar o chapéu porque o mesmo deslizou.

eu estraguei 1 carimbo na hora de tirar o chapéu porque o mesmo deslizou.

Mas, mesmo borrado, não continua funcionando como carimbo? :huh: Oras, o borrão são milhões de esporos microscópicos que, da mesma forma, podem produzir uma seringa ou serem usados na inoculação :bigode:. Ou alguma consideração me escapa? :)

@ExPoro Sem dúvida ainda funciona mas a apresentação é tudo afinal a primeira impressão é a que fica :roflmao::LOL::rolleyes:.

Que estranho... um cogumelo estava esporulando, mediano, o retirei e botei pra carimbar. Seis horas depois, nada no alumínio. O detalhe é que as lamelas desse e de outro cogumelo que estavam nesse bolo estavam muito, muito úmidas, e apesar de estar com cor de esporulação, os esporos pareciam não conseguir se desgrudar pelo excesso de umidade das lamelas. :unsure: Que estranho... Não é normal as lamelas tão úmidas, e me parece que quando fica a lamela úmida em excesso, mesmo que queira liberar os esporos, não consegue.

Vamos à minha quarta tentativa... :roflmao:

Por enquanto tenho 3 carimbos tirados em condições duvidosas, que não servem pra compartilhar...

@ExPoro Muito bom saber disso. Já checou a umidade e temperatura do seu terrário para sabe se não é isso que está provocando exesso de umidade? Já pensou em colocar sílica em gel em baixo do alumínio que está carimbando para ressecar o mesmo como o @Hs.Krause?

@ExPoro Muito bom saber disso. Já checou a umidade e temperatura do seu terrário para sabe se não é isso que está provocando exesso de umidade? Já pensou em colocar sílica em gel em baixo do alumínio que está carimbando para ressecar o mesmo como o @Hs.Krause?

Pois é, eu achava que o terrário não estava com excesso de umidade, até pelo contrário, pois não tinha nenhuma condensação nas paredes... mas por alguma razão os cogumelos estavam muito úmidos...

A ideia da sílica gel é boa, e pretendo aplicar. Mas nesse caso acho que não adiantava. Quando passei as mãos nas lamelas estava diferente dos cogumelos normais, estava bem molhada, então acho que não esporularia, e a sílica gel não sei se daria vazão a uma umidade tão alta.

@ExPoro São todos que estão umidos assim ou só alguns? Não esquece de postar os resultados da silíca em gel :).

@ExPoro São todos que estão umidos assim ou só alguns? Não esquece de postar os resultados da silíca em gel :).

Pois é, foram apenas os cogumelos do quarto flush do segundo bolo desse cultivo. Os demais estão com aspecto normal. Hoje ou amanhã vou fazer a colheira do terceiro bolo, que está com chapéus muito bonitos, e aí vou ver se também vai estar excessivamente molhado embaixo, ou se estará normal :).

A sílica gel o @Hs.Krause acho que pode dizer se funfa legal: quando tira o chapéu de cima do carimbo já tá seco? Vc viu quais diferenças em relação aos carimbos que não usam sílica gel na hora de tirar? :D

@ExPoro Se puder fotografar :fotos: para acompanhamos e entendermos melhor o que está acontencendo seria o ideal ;).

@ExPoro Se puder fotografar :fotos: para acompanhamos e entendermos melhor o que está acontencendo seria o ideal ;).

Pois é, eu sempre fotografo, mas dessa vez não deu... O aspecto visual das lamelas estava diferente do normal, talvez fosse possível ver na foto, talvez não... Na próxima igual a essa eu fotografo :).

Pois é, foram apenas os cogumelos do quarto flush do segundo bolo desse cultivo. Os demais estão com aspecto normal. Hoje ou amanhã vou fazer a colheira do terceiro bolo, que está com chapéus muito bonitos, e aí vou ver se também vai estar excessivamente molhado embaixo, ou se estará normal :).

A sílica gel o @Hs.Krause acho que pode dizer se funfa legal: quando tira o chapéu de cima do carimbo já tá seco? Vc viu quais diferenças em relação aos carimbos que não usam sílica gel na hora de tirar? :D
Eu deixo 24h no alumínio dentro de um pote com silica gel que fica dentro de uma gaveta, passada as 24h retiro o chapéu e mesmo o carimbo aparentando estar seco deixo ele lá mais 24h para só então lacrar.

Mais uma colheita do segundo cultivo:
colheita segundocultivo.jpg Peso fresco total: 24,8 gramas :D.

Sinto que está chegando ao fim. No entanto, apesar da demora dos últimos flushes, eles estão vindo até que bons. Imagino que alguns bolos aguentem até o 8º... Enquanto a maioria está no 6º, um deles acabou de sair do 4º flush que, apesar de ter demorado, veio bem forte. Aprendendo, aprendendo... :bigode:

Testes de Relação Peso Fresco x Peso Seco (crack´n´dry) - Postagem 8
Postagens: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

Chegou a hora do cogumelo 5, que será o último desse cultivo utilizado para tais fins, para não enrolar os diários. Vou prosseguir no diário do terceiro cultivo. Segue a foto do cogumelo 5 e seu peso:
cogumelo 5 peso fresco.jpg Peso do cogumelo 5: 8,78 gramas frescas.
Edit: misturaram meus cogumelos no túnel de vento e perdi a amostra cogumelo 5... continua no próximo diário.

Última edição:
@AlexRauppCM Bem vindo ao forum mano, e esse avatar ai? Esse cultivo é seu? Muito lindo :feliz:.

Finalmente tirei meu primeiro carimbo sem problemas! O chapéu já estava esporulando quando colhi e eu deixei as 24 horas pro carimbo secar antes de armazená-lo:
20150930_141121.jpg Strain Keepers Creepers (KC), data do armazenamento do carimbo e tamanho dele (p/m/g).

Pode parecer bobagem, mas deu trabalho fazer algo tão simples :roflmao:.

Vocês vêem necessidade de guardar carimbos em potes com vedação hermética, com ou sem sílica gel? Eu guardo numa caixinha normal, sem qualquer vedação especial. Só o zip lock mesmo que o carimbo tá dentro oferece algum isolamento.

Agora a colheita do sétimo flush do bolo #4 desse cultivo :feliz::
IMG_20151008_193327277.jpg Colheita de 6,5 gramas em peso fresco.

Na verdade, eu já estava de olho naquele cogumelo maior há uns 3 dias. Eu tava crente que ia ficar perfeito pra carimbar, mas ai ele abriu, terminou de abrir, entortou, terminou de entortar e nada, nada de esporular :roflmao:, então tirei antes que estragasse. Puxa, eu queria muito esses esporos, porque se um micélio consegue dar tantos flushes, então creio que os "filhos" dele serão também bem produtivos... No entanto, nenhum dos dois cogumelos esporulou.

O que pode levar um cogumelo grande e com chapéu perfeito a não esporular? É a segunda vez que acho que vou ter um carimbo grande e... nada! :(

Declaro encerrado o segundo cultivo. Os dois últimos bolos estão com um micélio preto crescendo, então melhor fazer um outdoor pra ver no que dá. Edit: enterrei os dois bolos inteiros no quintal.

A produção, em número de flushes, foi:
  • 1º bolo => 6;
  • 2º bolo => 4;
  • 3º bolo => 5;
  • 4º bolo => 7.

Em resumo, o segundo cultivo foi mais fácil de fazer que o primeiro, devido à prática, e rendeu bem mais ;).

A todos que me ajudaram e/ou acompanharam...

Última edição:
Back